A Bandeja

A Bandeja Lycia Barros

Resenhas - A Bandeja

Annie 06/11/2011

A Bandeja, por Ana Nonato.
Resenha completa em: http://seismilenios.blogspot.com/2011/11/resenha-bandeja-qual-pecado-te-seduz.html

Espaço
Alterna-se entre a casa (cidadezinha) da personagem e a faculdade (cidade grande). Também há o sonho da mesma que rege alguns capítulos.

• Caracterização: Uma caracterização de acordo com o foco da personagem; inteligente pelo fato de ser sucinta na necessidade. Quanto maior a importância do espaço no enredo, maior a caracterização dele, e assim inversamente.

Tempo
Este século.

• Caracterização: Não é o aspecto mais importante do livro, mas sempre está muito bem determinado nas ações das personagens, vestimentas, aparatos tecnológicos, fala... É consequência dos outros aspectos.

Personagens
Como o livro é narrado em 1ª pessoa, na maioria das vezes as outras personagens são vistas de um modo mais subjetivo de acordo com Angelina, a personagem-narradora. Nas outras vezes, a personagem adquire uma visão mais objetiva (a autora está ali, disfarçada) e neste caso as mesmas são descritas de um modo mais conciso e próximo à realidade de cada uma.
Um dos grandes diferenciais deste livro realmente é a personagem principal, Angelina, e seu crescimento pessoal durante o livro. A fé, com certeza, é a pauta principal por trás de tudo, é uma constante comparação e rege muitos momentos da personagem. Analogamente, pode-se compará-la com Eriana, do livro de mesmo nome escrito por Marcelo Paschoalin, já que sua fé é tão forte sem ser cega quanto; a diferença é que Angelina, em alguns momentos, não consegue "passar" nos testes que a vida e sua fé lhe impõem. E como é um livro que tem por regente a fé cristã, um ponto positivo é que Angelina aprende que nunca é tarde para aprender.

Coerência entre espaço, tempo e personagens
São muito coerentes entre si, principalmente espaço e personagens. Tempo está sempre junto deles, não destoa.

Enredo
É um enredo muito interessante. O cunho religioso é a parte mais e menos importante do livro ao mesmo tempo; mais importante por ser a inspiração do mesmo, mas menos importante porque não quer doutrinar o leitor (e este é um ponto EXCELENTE, um diferencial) e sim fazê-lo se questionar acerca de suas crenças, de como é a sua fé, se ele a tem... Acompanhando o crescimento de Angelina e o desenrolar da história, o próprio leitor se coloca no lugar das personagens e se pergunta se as suas ações seriam iguais ou diferentes. Acima de tudo, este é um enredo que possibilita a reflexão; muito bem escrito.

Capa e Sinopse
A capa é totalmente condizente com a história (principalmente com o sonho de Angelina); a sinopse é boa, mas acaba por revelar um pouco mais do que deveria.

Estrutura física
Muito bem diagramado e estruturado, os materiais de capa e páginas são muito bons. Fundo branco do papel pode cansar a visão do leitor.
Título condizente com a obra, erros nulos de português, tamanho excelente das letras.

Gostou da obra?
Eu confesso que não gosto muito de obras com cunho religioso principalmente pelo fato de que estes livros, na maioria absoluta dos casos, pretendem doutrinar seu leitor. A Bandeja é diferente, pretende apenas uma reflexão acerca de sua fé, e não importa que a personagem seja evangélica, como ela mesma diz: o que importa é a fé e seus valores. Há uma frase que explicita bem a que o livro quer chegar:
Deus é único; múltiplos são os caminhos de se chegar a ele.
Eu creio que esta frase é a expressão máxima do que o livro é. Foi uma experiência marcante, como eu nunca tive igual, e tive muito orgulho de esta produção ser NACIONAL, mais uma prova da qualidade de nossos escritores. Só há três autores que conheço que conseguiram imprimir a religiosidade em suas obras sem desrespeitar o leitor: J.B.Barone, Marcelo Paschoalin e Lycia Barros. Estes, sim, têm zelo por seu leitor sem abandonarem suas convicções.

Avaliação

- Enredo (original, sem grandes variações de intensidade, permite a reflexão): 5 (ótimo)
- Capa e sinopse (esquema de cores e conformidade excelentes): 4 (muito bons)
- Estrutura Física (bom material de capa e letras. Cor branca das páginas é uma desvantagem): 3 (boa)
- Espaço (caracterização excelente e inteligente): 4 (muito bom)
- Tempo (é atual, facilmente identificado pelo leitor): 3 (bom)
- Personagens (complexidade, crescimento de Angelina): 5 (ótimas)
- Fluxo narrativo (há uma variação, mas não altera de forma significativa): 4 (muito bom)
- Aspectos linguísticos (não há inconformidades): 5 (ótimos)

Nota: 4,1

Recomendações
A todos que queiram uma reflexão profunda acerca dos valores sem se preocupar com a compatibilidade entre suas crenças e as do livro. Não se recomenda a crianças por passagens sexuais (embora bem veladas) e profundidade reflexiva provavelmente acima da compreensão das mesmas.
Annie 30/12/2011minha estante
Obrigada, Lycia!! *-*'

C_R 21/07/2018

Um dos melhores nacionais que li na vida! A autora é fantástica e escreve maravilhosamente bem. Envolvente do inicio ao fim, um livro que vale muito a pena ler! Principalmente para os jovens!

Nanda 11/07/2011

Um livro que te faz pensar
A história é narrada por Angelina, uma petropolitana que acaba de passar para uma das melhores faculdades do Rio de Janeiro e tem que se mudar. Sua família, toda cristã fica meio com o pé atrás, mas sabem que é uma oportunidade única e assim ela logo se muda para uma república, ficando no mesmo quarto de Michele, a filha de uma amiga da sua mãe que ela não vê a muito tempo. Michele fuma, bebe e falta muitas aulas, um péssimo exemplo para Angelina, só que essa não se deixa abater por nada, ou quase nada.
No primeiro dia de aula, Angelina estava nervosa e muito ansiosa então dá um encontrão no cara, sim... ele, mais um cara lindo e absolutamente irresistível pelo qual, é claro, eu me apaixonei :D Mas só por um tempo u_ú. Rico. Alto, moreno, bonitão e super simpático... Porém, o professor de linguística de Angelina também :O' Morroné? Olha a tentação! E é exatamente esse o grande foco. Rico também não se contém e logo se apaixona por Angelina formando um casal que inicialmente era secreto, mas que logo todos sabem mas fingem que não sabem.

O grande problema é que Angelina passa a viver para Rico, a idolatrá-lo, sofrer por ficar um dia sem vê-lo, abandona seus amigos, sua família e a Deus. Rico é sedutor, envolve completamente Angelina, mas também tem seus problemas, que não vou falar aqui. Angelina começa a ter estranhos sonhos, com "demônios" segurando bandejas para ela com alimentos e bebidas... Toda vez que Angelina come ou bebe algo das bandejas eles se transformam em animais ferozes que depois fogem por algum motivo estranho.

Michele é minha personagem favorita! Sua mudança durante o livro é incrível e o fato dela não perder a personalidade única dela por isso, é mais ainda :D Dante é um fofo, apaixonante, lindo, muito muito amor... E Rico? Rico é... Tudo! rs. Angelina é meio chata e ingênua demais as vezes, isso me incomodava bastante nela, mas depois foi superado :DDD

O livro tem muita religião, muitos salmos e para quem não é muito ligado a alguma religião, como eu, pode ser meio cansativo as conversas com Ana (já no final) e todos os trechos da bíblia que são citados. Ao mesmo tempo que é tudo superado pela narrativa leve e bem direta da Lycia! Esse livro foi um super presente, fiquei muito feliz de poder tê-lo lido e me encaixado em muitas situações, apesar de Angelina ser chatinhaa muitas vzs eu me comparei com ela e me vi em várias situações parecidas, me fazendo pensar que deveria ter sido MUITO mais forte como ela foi, mas agora já passou né? kkkk.

Eu recomendo siiiim o livro, é um livro maravilhoso e não é daqueles romances mela-mela que vemos por aí. É uma história sobre força, amor a Deus, religião sim e pecado... muuuuuito pecado, IAUEHUIAH (6)' Li o livro em DUAS TARDES e foram duas tardes muito proveitosas < rs Vale muito a pena!

Luana Moraes 20/10/2017

Qual pecado te seduz?
Um romance que começa como outros, uma jovem começando a faculdade, cheia de planos e empolgada para o futuro. Em seu primeiro dia no Campus conhece Rico, um homem bonito e sedutor, que mais tarde descobre ser seu professor, um relacionamento proibido, que vai contra tudo o que aprendeu desde pequena, mas como não ceder a tentação quando ela tem uma doce voz e te faz suspirar.

A mensagem cristã deste livro é linda, mostrando a realidade pela qual muitas pessoas passam. Mostrando os dilemas e as consequências de nossas ações. Tocante e único como todos os livros de Lycia Barros.

Eu li primeiro Perdido sem Você que acontece depois desse, peguei alguns spoiler no anterior, mas nada que acabasse com a magia desse livro

Camille 11/08/2011

Depositar todas suas expectativas em um livro é algo perigoso. Suas chances de decepção, no mínimo, duplicam e, enquanto você não tem essa certeza de que é mesmo bom, sua ansiedade te leva a procurar mais e mais informações. Estas te deixam mais curiosa, o que aumenta sua expectativa. Ainda mais se você, como eu, for de uma religião diferente e estiver com um livro em mãos com aparente potencial e que por alguns é classificado como romance gospel / cristão / evangélico. Classificação justa, pelo que o livro fala. Ou seja: tinha em mãos um pacote novo, com muita expectativa e, ao mesmo tempo, receio. É com sincera felicidade que asseguro como, de forma impressionante, Lycia Barros não permite que suas expectativas sejam falhas.

O livro traz uma história real, com a qual muitas garotas e mulheres vão se identificar. Angelina é como toda garota loucamente apaixonada, enquanto Rico é o homem quase-perfeito dos livros românticos. Impossível não se apaixonar com a história do casal, do início ao fim. "A Bandeja" cumpre o que promete: uma grande lição – o crescimento dos personagens – emocional e principalmente espiritual – é muito bem desenvolvido. Não vejo personagens cujas atitudes deixam dúvida, sendo então amplamente explicados de forma breve e que incrivelmente não acelera a história ou a deixa como se faltassem informações.

Lycia nos leva de um extremo a outro, e faz com que nos apaixonemos por ambos. Talvez por se tratar de algo tão verdadeiro e cotidiano, tão real que mesmo quando os dias passam rápido, as situações não são resolvidas em questão de segundos. Há todo um processo, bem escrito e desenvolvido – sem cair na chatisse de ser a mesma coisa sempre, que não pode ser pulado. São etapas. Acompanhar a história de Angelina é muito bom, e divertido. Só acho que seja um pouco problemático o que foi feito nos primeiros capítulos, nos quais gírias e falas da adolescente foram colocadas entre aspas por serem diferentes – se Angelina que conta a história, ela não se preocupa da gíria ser ou não adequada para um livro.

Claro que, como a própria autora disse, ele terá um gosto especial para pessoas que acreditam totalmente nas mesmas coisas que Angelina, Natasha (sua melhor amiga) e Dante (irmão de sua melhor amiga). Acho importante ressaltar que ele realmente não tenta converter ninguém, está claro que se trata de uma história e que pode ser considerada apenas como tal para os que pensam e acreditam de forma diferente.

Rayssa 07/01/2021

Tem meu amor
Foi um dos primeiros livros que li!
A história, as analogias... surreal
Eu amo ?

Juliana565 12/10/2011

Emocionante
Comprei o livro da Ly na Bienal pois como sabia que se tratava de uma ficção cristã eu estava louca para ler, para minha sorte encontrei com a Ly e ainda peguei autógrafos, comprei seus 3 livros autografados! Ela me encantou com seu jeito despojado e falante, eu estava toda travada porque estava nervosa em conhecê-la acho que foi por isso que não gritei ou mesmo tagarelei rs. Conversamos por alguns minutos agradáveis no stand da Danprewan e eu realmente amei a pessoa que ela é! Só queria dizer que esse livro literalmente mostra a realidade do que é cuidar das pessoas, quando você leitor ler vai entender, o verdadeiro evangelho é ''amar o próximo como a ti mesmo''. O que vale hoje no cristianismo é isso, não regras ou dogmas... Ly seu trabalho está espetacular, sei que você teve 3 ajudantes incríveis com você em todo o tempo que você escrevia. Por isso ficou essa benção!
Confesso que comecei a ler hoje às 17:00 e terminei às 23:00 do mesmo dia.
Ao iniciarmos a leitura, somos apresentados a Angelina, ela é carioca e é moradora da região serrana do Rio, Petrópolis. Uma menina criada em um lar cristão, que se muda para o Rio para entrar na Faculdade para cursar Letras. Porém Angelina não imaginava se apaixonar por ninguém e principalmente por seu professor de Linguística I. Alderico é um cara dos sonos, o colírio para olhares femininos... E a nossa querida protagonista é enfeitiçada pela capa linda do lobo... Ele literalmente é o lobo na pele de cordeiro. Vemos e presenciamos - como o livro é narrado na 1° pessoa - a angustia, felicidade, vicio e paixão dela por ele. A todo o momento eu queria entrar no livro e esbofetear a Angelina rs, Deus começou a alertá-la com sonhos, e não eram apenas sonhos, eram revelações. Ai enquanto eu lia e via que a Angelina não acordava eu ficava assim ''Oh meu Santo Deus faça essa menina acordar!''. Leva um tempo e o leitor vai ter que acompanhar o coração viciado dela por ele ser desintoxicado. Eu simplesmente estava a todo instante pensando que eu - felizmente - conhecia a autora dessa obra tão tocante no coração e alma, o livro mostra que - ao contrário desses muitos por ai - a pessoa não pode depender do amor de outra pessoa, uma pessoa deve depender somente e exclusivamente de Deus afinal ele não divide a Glória dele com ninguém.
Eu amei o livro por diversas razões! Amar uma pessoa depois que ela te magoa é uma coisa muito difícil de se fazer! Depois que Rico arranca tudo o que Angelina tem, ele ainda quer mais, porém graças a Deus a essa altura a Angelina está firme e forte com Deus e resiste a tentação não se entregando. Deus é misericordioso ao longo da caminhada da Angelina, enviando a ela amigos de verdade e um presente que ela aprendeu a esperar. Dante é um amigo de infância e eu me apaixonei pelo jeitinho quieto e brincalhão ao mesmo tempo. Ele é que ajuda a Angelina se reerguer. O final me deixou com os nervos a flor da pele, e com aquela atitude de Dante eu passei a amá-lo mais ainda! Meu Deus que atitude mais linda aquela que ele tomou!
Bom se eu pudesse eu escreveria uma big resenha pois eu amei o livro, amei, amei e ameeeei! Vou começar a ler o segundo que é com outro personagem inclusive é narrado pelo Rico.
A literatura cristã está a cada dia me surpreendendo, não iria nunca escrever um livro cristão como escrevi sem saber como era lindo ler alguém se entregar aos braços do Pai e claro sem ajuda dos meus 3 ajudantes mais que lindos! Vocês me inspiram amor. Depois de ler Amor de Redenção eu procurei e procuro essa literatura que nos faz crescer espiritualmente e pessoalmente. E o livro A Bandeja é um desses que nos faz pensar e crescer. 5 estrelinhas com certeza!

Lady 19/12/2011

Em A Bandeja somos, mais que tudo, conduzidos através de um vasto mar de citações bíblicas e significados que permeiam as entrelinhas, seja através dos sonhos confusos de Angelina, seja através dos dilemas da personagem. A discussão da fé, do papel da religião na vida de uma pessoa, e especialmente das nossas escolhas em relação aos mandamentos de Deus são temas abordados em praticamente todas as páginas. Angelina é uma espécie de filha pródiga, que abandona seu Pai em busca de outra coisa, e depois retorna, mais consciente de suas escolhas.
Pessoalmente, achei toda a história focada demais nessas discussões a respeito de Deus, o que é apenas um modo de se ver a situação da personagem. É um ângulo sob o qual a autora, Lycia Barros, decidiu olhar: o que acontece na vida de uma pessoa quando ela se afasta demais de Deus. Se a história de Angelina estivesse nas minhas mãos pra ser contada, eu provavelmente daria uma visão diferente, pois acredito que tudo seja uma questão de vivência e escolha, e que a minha fé ou o tamanho da minha devoção não tenham muito a ver com isso. Uma questão de opinião, é claro. Mas se você, leitor, se incomoda ou simplesmente não gosta de livros onde a religião está na mesa, então talvez A Bandeja não seja o livro certo pra você.
Deixando todas essas questões de lado, o livro é interessante. Algumas coisas me incomodaram - como um personagem super importante pro final do livro que me pareceu cair de pára-quedas, sem ter tido nenhuma importância no início da história - mas nada que seja ruim pro andar da narrativa. Um bom livro, facinho de ler, e com uma história que, em algum momento, de alguma maneira, todo mundo pode se relacionar.

Danni 09/10/2011

Uma lição...
A Bandeja foi um dos livros que me surpreendeu esse ano.
Li sem esperar nada,e foi totalmente uma surpresa, uma lição.

O livro conta a estória de Angelina,jovem cristã. Que saí de sua cidade para faculdade.
É lá que desenrola toda a estória, onde ela conhece Rico, um professor, e se apaixona perdidamente por ele, a ponto de deixar sua religião de lado.
Mas será que realmente vale apena? Esquecer Deus e seus princípios por um homem?

O livro traz bastante passagens da Bíblia, mas nada que seja chato, ao contrário. Uma lição pra nós.
Ainda mais nesse momento, que todos nós realmente precisamos de sua palavra.

Aguardo ansiosa pela continuação do livro....

Recomendo o livro, mas pra ler com a mente aberta, e deixar Deus entrar na sua vida!

Bia 16/01/2016

Altamente surpreendente! O livro havia sido recomendado pela superintendente da escola bíblica da minha igreja e não pensei que a história pudesse me prender tanto!
"A Bandeja" é um livro narrado em primeira pessoa, por Angelina Hermann, a personagem principal da história. Angelina é uma garota comum, criada em um lar cristão e mora numa cidade do interior do Rio de Janeiro, chamada Petrópolis. Sempre rodeada de amigos, mimada pela família, Angelina se sente um tanto insegura agora que vai para a república da faculdade, afinal, lá não terá ninguém para observá-la e interrogá-la acerca de tudo que faz. A partir daquele momento era dona de si mesma.
Mas o que a princípio a aflige, torna-se algo incontrolável quando ela conhece Alderico, seu professor de Linguística. Mesmo abominando as práticas de sua colega de quarto, Michele - uma garota baladeira, que vive se drogando -, se vê totalmente envolvida pelo professor e começa a se relacionar com ele.
Nos revelando seus pensamentos e anseios no decorrer da narrativa, Angelina também retrata um sonho que se repete muitas vezes, com apenas a mudança de alguns elementos entre um sonho e outro. Está em uma floreta de dois "andares" e uma escada a leva a ver uma porção de "anjos" segurando bandejas. Cada vez que sonhava, um "anjo" a apresentava sua bandeja acompanhada de um objeto em específico. O que ela não esperava eram que esses sonhos pudessem ter tanta conexão com sua vida espiritual e suas escolhas.
E assim vemos no desenrolar que a cada vez que ela peca, um sonho novo e diferente lhe é revelado e somente com o passar do tempo e se aproximando novamente de Deus é que Angelina pára para refletir em suas ações e no modo como se envolveu e tomou o controle da própria vida, abrindo mão de finais de semana com a família, tempo de estudo e o mais importante seu relacionamento com Deus, para suprir suas necessidades físicas e afetivas com o novo namorado.
Mesmo sabendo de todos os seus erros, Angelina tenta dar um jeito em tudo, mas quanto mais tenta consertar a situação, mais se vê sufocada pelo sofrimento. "Como é que o amor pode doer tanto?" diz. E quantas vezes não vemos pessoas na mesma situação? Presas em relacionamentos destrutivos que só visam a atração física e o egoísmo...
Aos poucos a protagonista, se reergue e vemos seu envolvimento com a obra do Senhor. Se aproximando de Michele, juntas agora leem a Bíblia e buscam pelo conhecimento da palavra.
E quando tudo parece estar perdido, com Angelina consciente de seus erros, nasce um romance (que permita me dizer aqui, muito fofo) dessa vez muito mais racional - apesar da recente marca deixada por Alderico e do sofrimento -, vemos Deus lhe dando uma nova chance para viver de acordo com a Sua vontade.
O que me fez pensar no modo como os planos de Deus são mil vezes melhores do que os nossos e do quanto vale a pena viver de acordo com essa perfeita e agradável vontade. E fica aí, para pensarmos. Será que estamos sendo totalmente dependentes de Deus? O que tem preenchido o todo da sua lista de prioridades?
Muitas vezes não entendemos o plano de Deus para as nossas vidas e não sabemos o jeito como Ele vê a nossa história de forma completa, ou seja, independente de qual seja a minha escolha, Ele sabe qual é a consequência dela e todos os outros caminhos possíveis caso a minha escolha fosse diferente também.
E foi dessa forma que enxerguei o livro, como o nosso livre-arbítrio atua. Todos somos falhos e até mesmo os cristãos estão propensos a errar, diferente do que muitos imaginam. Vi personagens incríveis e profundos, nem “vilões” e nem “bonzinhos”, mais sim personagens próximos a nossa realidade, fáceis de se identificar. Nos trazendo a mensagem do amor de Deus, de como sua graça age em nós e do como viver a sua vontade vale a certeza da alegria, do que simplesmente a dúvida dos momentos de felicidade.
Beatriz Valêncio

29/11/2015

Como devo começar? Ah já sei... Surpreendente! Leitura cativante, li em um dia (mas isso é normal rsrsrsrs).
Esse foi o segundo livro que li da Lycia, comecei por Perdido sem Você (o 3º da série), os livros dão pra ler separadamente. Já tinha lido sobre a história de Angelina e fiquei curiosa, não sou muito fã de livros cristãos de autoajuda, mas esse me chamou atenção. Adiei a leitura ao máximo porque achava que era leitura para adolescentes e não é que me enganei!!
O livro não é nada como imaginei. É um romance, mas um romance de conhecimento do amor próprio e do amor de Deus. A história retrata situações que acontece o tempo todo, mas muitos acham normal e natural , os conceitos de certo e errado estão sendo esquecidos e não necessariamente só pelos cristãos.
Angelina se torna independente quando vinda de Petrópolis onde vivia com seus pais vai morar numa república por conta dos estudos na Universidade. Lá conhece pessoas de vários estilos e crenças, inclusive sua colega de quarto Michelle que mesmo vindo da mesma cidade só quer saber de curtir, mas há muita mudança no decorrer da história e se tornam melhores amigas.
Angelina conhece Alberico (Rico) seu professor (lindo e charmoso) por quem se apaixona perdidamente e começa a ter uma vida completamente diferente dos ensinamentos familiares e cristãos que teve, mas nem tudo são flores e as coisas começam a dar errado e ela começa a questionar suas escolhas.
Há vários personagens essenciais na história que em cada momento de turbulência de Angelina tem seu papel fundamental como a Missionária Ana, Carla, Raimunda, Natasha e Dante que por sinal é meu personagem preferido (protagonista do 3º livro da série).
Uma história que não é o que você espera, Lycia conseguiu transmitir exatamente o que acontece com os jovens cristãos ou não de forma clara e objetiva sem especificar uma religião. Fala do amor de Deus e como Ele cuida de nós mesmo afastados da Sua presença, basta querermos ouvir. Um livro que me emocionou e Deus falou muito comigo. Meu conselho? Leia sem pré-conceitos!!!

site: http://www.pequenaresenha.com.br/#!Resenha-A-Bandeja-–-Qual-pecado-te-seduz-Lycia-Barros/cu6k/098C3AAD-92BC-4F13-91FB-550C133537CD

Vanessa Motaa 23/08/2016

Impossível largar a leitura
Ai que orgulho venho tendo das literaturas nacionais!
Esse foi meu primeiro livro da Lycia Barros e fiquei altamente chocada do quanto essa obra falou comigo. Quando acabou fiquei com necessidade do próximo livro.
A Bandeja conta a história de Angelina que vai aprender muito ao longo do livro o peso de suas decisões.
Que leitura marcante e escrita fluida! certamente vai ser uma história que irei ler e reler.
Slayer_D2 04/09/2016minha estante
Realmente VanCruzz, a leitura fácil e explícita, ajudou muito e me chamou muita atenção.
A autora, nos mostrou através da trama de Angelina, que apesar dos erros cometidos, ainda há chance para aquele que a deseja.

Vanessa Motaa 20/09/2016minha estante
Oi Ally! foi exatamente essa a minha conclusão =)

Tiago 12/10/2015

Até que ponto o coração do ser humano consegue enganá-lo?
Após entrar numa ressaca literária, me indicaram esse livro, mas, eu o abandonei logo no início e retomei na sexta-feira (9/10) e venho recomendar ele para você que está querendo ler algo leve e atual para fugir um pouco do padrão de livros que vem sendo lançados no meio cristão e vencedor do Prêmio Codex de Ouro de Melhor Romance.

Logo de início somos apresentados à Angelina, uma jovem, que leva uma vida normal, cristã (do tipo que ia apenas à igreja mas que não tinha uma fé prática), que morava com seus e seu irmão de apenas 3 anos, Victor, e sua rotina diária não era completa sem a sua confidente e amiga Natasha, incluindo o irmão gêmeo de Natasha, Dante, filhos do pastor de sua igreja.

Prestes a entrar na faculdade, Angelina se vê despedindo de Natasha e Dante, que em breve vão morar fora do país e a aceitação de seus pais para esse novo tempo em sua vida, mas, o que ela não imaginava é que todos os motivos de alegria que ela havia vivido até então, vão servir de nada durante os próximos anos, fora de casa.

Ao começar ler o livro, além da apresentação dos personagens, vemos que a história se passa no Brasil, no Rio de Janeiro, Petrópolis – Val Paraíso, e isso nos aproxima ainda mais da personagem e com essa realidade entenderemos melhor a realidade de seus pensamentos.
Sempre bajulada e bem protegida ela se vê prestes a encarar uma realidade que ela não está acostumada, a começar em dividir o seu quarto com Michele, filha de uma amiga de sua mãe, que ao contrário de Angelina, ela bebia, era envolvida com drogas e tinha uma vida sexual ativa além de ser bem descolada, mas, no começo a adaptação foi meio estranha para as duas, nada que não fosse impossível a convivência, mesmo que Michele fosse a veterana ali no quarto. Após se instalar já vemos que a sua independência começa a entrar em prática quando ela não tem mais sua mãe para a acordar, servir o café, almoço, o pai para levá-la a escola, nada mais está disponível a não ser a sua independência.

Em seu primeiro dia de faculdade ela conhece um jovem que tem entre 20 a 30 anos, chamado Alderico Schmitz, devido a um tropeço sobre o mesmo, teve seu material escolar e seu celular espatifados no chão e antes dela se alterar, ele ofereceu ajuda e a tratou educadamente, o que fez ela enxergar nele algo que não havia visto em nenhum outro homem: além de sua beleza física, a sua gentileza. Após um flerte, por parte dela, e ao chegar na aula atrasada, de forma desesperadora ela vê que aquele rapaz que havia feito o coração dela se agitar era seu professor.
E assim se inicia uma história de reviravoltas em sua vida, ela não era mais a mesma menina, agora ela estava estudando fora de casa, morando numa república agitada, dividindo o seu quarto com uma menina que não tinha o perfil de suas amizades, um professor que roubou o seu coração e alguns sonhos repetitivos.

O foco do livro é o romance entre Angelina e Rico, e com alguns personagens em segundo plano que vão agitar os primeiros semestres.

As informações a seguir não são spoilers, pois, somos apresentados aos fatos nos primeiros capítulos do livro.

Quando se vê apaixonada pelo seu professor e sendo correspondida, Angelina se entrega a esse romance sem ao menos saber quem verdadeiramente ele era, a beleza do rapaz a cegava e aquilo que ele oferecia eram novidades que em sua vida pacata em Val Paraíso, jamais, teria acesso, apesar de seu pai ser um comerciante bem sucedido, ela ainda não havia desfrutado dessas coisas ao lado de um homem. Já envolvida, ela esconde dele sua crença e seu comportamento acaba sendo transformado por essa paixão, fazendo questão de fugir de seus pais e amigos somente para estar ao lado de seu amor, ela não se vê, ela só vê ele. Essa dependência trará algumas alegrias e grandes dores nesse caminho.

Durante o primeiro semestre a vemos entregue a esse amor e cada vez mais envolvida até descobrir através de outra pessoa, um detalhe do passado de Rico que faz com que tudo se desmorone e sem a quem recorrer ela começa a buscar novamente em Deus a sua força.

Durante todo esse tempo ela não meditava na Bíblia e nem orava, até que após o ocorrido no final do semestre ela volta pra casa dos seus pais e lá vai a igreja da qual congregava, juntamente com uma amiga, que vem a se converter e ela simplesmente começa a despertar para tudo aquilo que estava acontecendo.

Durante o primeiro semestre ela começa a ter um sonho, que se repetia, no qual ela sempre estava diante de um cenário, com homens segurando bandejas, uma escada, uma floresta e monstros que a perseguiam, e afim de encontrar respostas para seus sonhos ela se vê sendo alertada por ele e consequentemente as coisas na sua vida depois de uma queda começam a se reajustar.

Enquanto acompanhamos o desenrolar dessa relação fervorosa entre a estudante e o professor, que nessas alturas já não se viam mais assim, ela conhece outras pessoas como Raimunda e sua família (que são cristãos), Desiree, amiga de Michele, Ana e a volta de personagens que estavam esquecidos a essa altura, mas, nem todos são grandes o suficiente para substituir o bendito Rico, hehehe.

Em meio a tantas reviravoltas é impossível não entender a personagem, as vezes você fica irritado pelas decisões de todos os personagens, e de repente se vê envolvido em algumas situações.

Essa foi a primeira literatura cristã romântica que li, em certos momentos pensei que estivesse lendo um romance YA (Jovem Adulto) com um velho texto batido mas ao mesmo tempo era uma novidade, pois, os personagens são reais (houve momentos que relacionei os personagens com pessoas que conheço) e ao mesmo tempo parecia que eu já sabia onde o livro ia chegar, mas, fiquei surpreendido e depois pensei muito a respeito disso, o perigo da dependência emocional e o resultado dela que gera o afastamento dos que estão por perto e de Deus sem que a pessoa venha perceber.

O livro é fácil de se ler (Li em dois dias), é voltado para adolescentes e jovens, dependendo do seu envolvimento com a história a leitura se torna rápida, mas, não recomendo para adultos que não estão acostumados com o gênero.

A autora Lycia Barros tem outras obras que certamente quero ler, gostei da sua escrita e da maneira que ela concluiu esse livro. Não encontrei muitas informações, mas vou me atualizar, parece que esse livro é o primeiro de uma série.

Eu gostei do livro, do enredo, dos personagens (que digo novamente são atuais e reais), a autora poderia ter caprichado mais nas decisões de alguns personagens, e o principal, eu recomendo para aquele que como eu sofreu uma ressaca literária.

site: http://www.tsctiago.com/2015/10/resenha-bandeja-qual-pecado-te-seduz.html
Raquel 14/11/2015minha estante
Oi desculpe. só uma pergunta? Como faço pra ler os livros??