A Bandeja

A Bandeja Lycia Barros

Resenhas - A Bandeja

Clari Moutinho 12/11/2021

Sobre o livro!!
O livro te envolve de uma forma sensacional. Uma história cristã e voltada para pessoas que querem alcançar muitas vidas.
Uma história envolvente e mesmo que pareça clichê, você sente vontade de ler para descobrir o que vai acontecer.
Conta a história da jovem Angelina e todos as suas aventuras e desafios ao se mudar para o Rio de Janeiro e começar sua faculdade.

Camille 11/08/2011

Depositar todas suas expectativas em um livro é algo perigoso. Suas chances de decepção, no mínimo, duplicam e, enquanto você não tem essa certeza de que é mesmo bom, sua ansiedade te leva a procurar mais e mais informações. Estas te deixam mais curiosa, o que aumenta sua expectativa. Ainda mais se você, como eu, for de uma religião diferente e estiver com um livro em mãos com aparente potencial e que por alguns é classificado como romance gospel / cristão / evangélico. Classificação justa, pelo que o livro fala. Ou seja: tinha em mãos um pacote novo, com muita expectativa e, ao mesmo tempo, receio. É com sincera felicidade que asseguro como, de forma impressionante, Lycia Barros não permite que suas expectativas sejam falhas.

O livro traz uma história real, com a qual muitas garotas e mulheres vão se identificar. Angelina é como toda garota loucamente apaixonada, enquanto Rico é o homem quase-perfeito dos livros românticos. Impossível não se apaixonar com a história do casal, do início ao fim. "A Bandeja" cumpre o que promete: uma grande lição – o crescimento dos personagens – emocional e principalmente espiritual – é muito bem desenvolvido. Não vejo personagens cujas atitudes deixam dúvida, sendo então amplamente explicados de forma breve e que incrivelmente não acelera a história ou a deixa como se faltassem informações.

Lycia nos leva de um extremo a outro, e faz com que nos apaixonemos por ambos. Talvez por se tratar de algo tão verdadeiro e cotidiano, tão real que mesmo quando os dias passam rápido, as situações não são resolvidas em questão de segundos. Há todo um processo, bem escrito e desenvolvido – sem cair na chatisse de ser a mesma coisa sempre, que não pode ser pulado. São etapas. Acompanhar a história de Angelina é muito bom, e divertido. Só acho que seja um pouco problemático o que foi feito nos primeiros capítulos, nos quais gírias e falas da adolescente foram colocadas entre aspas por serem diferentes – se Angelina que conta a história, ela não se preocupa da gíria ser ou não adequada para um livro.

Claro que, como a própria autora disse, ele terá um gosto especial para pessoas que acreditam totalmente nas mesmas coisas que Angelina, Natasha (sua melhor amiga) e Dante (irmão de sua melhor amiga). Acho importante ressaltar que ele realmente não tenta converter ninguém, está claro que se trata de uma história e que pode ser considerada apenas como tal para os que pensam e acreditam de forma diferente.

Juliana565 12/10/2011

Emocionante
Comprei o livro da Ly na Bienal pois como sabia que se tratava de uma ficção cristã eu estava louca para ler, para minha sorte encontrei com a Ly e ainda peguei autógrafos, comprei seus 3 livros autografados! Ela me encantou com seu jeito despojado e falante, eu estava toda travada porque estava nervosa em conhecê-la acho que foi por isso que não gritei ou mesmo tagarelei rs. Conversamos por alguns minutos agradáveis no stand da Danprewan e eu realmente amei a pessoa que ela é! Só queria dizer que esse livro literalmente mostra a realidade do que é cuidar das pessoas, quando você leitor ler vai entender, o verdadeiro evangelho é ''amar o próximo como a ti mesmo''. O que vale hoje no cristianismo é isso, não regras ou dogmas... Ly seu trabalho está espetacular, sei que você teve 3 ajudantes incríveis com você em todo o tempo que você escrevia. Por isso ficou essa benção!
Confesso que comecei a ler hoje às 17:00 e terminei às 23:00 do mesmo dia.
Ao iniciarmos a leitura, somos apresentados a Angelina, ela é carioca e é moradora da região serrana do Rio, Petrópolis. Uma menina criada em um lar cristão, que se muda para o Rio para entrar na Faculdade para cursar Letras. Porém Angelina não imaginava se apaixonar por ninguém e principalmente por seu professor de Linguística I. Alderico é um cara dos sonos, o colírio para olhares femininos... E a nossa querida protagonista é enfeitiçada pela capa linda do lobo... Ele literalmente é o lobo na pele de cordeiro. Vemos e presenciamos - como o livro é narrado na 1° pessoa - a angustia, felicidade, vicio e paixão dela por ele. A todo o momento eu queria entrar no livro e esbofetear a Angelina rs, Deus começou a alertá-la com sonhos, e não eram apenas sonhos, eram revelações. Ai enquanto eu lia e via que a Angelina não acordava eu ficava assim ''Oh meu Santo Deus faça essa menina acordar!''. Leva um tempo e o leitor vai ter que acompanhar o coração viciado dela por ele ser desintoxicado. Eu simplesmente estava a todo instante pensando que eu - felizmente - conhecia a autora dessa obra tão tocante no coração e alma, o livro mostra que - ao contrário desses muitos por ai - a pessoa não pode depender do amor de outra pessoa, uma pessoa deve depender somente e exclusivamente de Deus afinal ele não divide a Glória dele com ninguém.
Eu amei o livro por diversas razões! Amar uma pessoa depois que ela te magoa é uma coisa muito difícil de se fazer! Depois que Rico arranca tudo o que Angelina tem, ele ainda quer mais, porém graças a Deus a essa altura a Angelina está firme e forte com Deus e resiste a tentação não se entregando. Deus é misericordioso ao longo da caminhada da Angelina, enviando a ela amigos de verdade e um presente que ela aprendeu a esperar. Dante é um amigo de infância e eu me apaixonei pelo jeitinho quieto e brincalhão ao mesmo tempo. Ele é que ajuda a Angelina se reerguer. O final me deixou com os nervos a flor da pele, e com aquela atitude de Dante eu passei a amá-lo mais ainda! Meu Deus que atitude mais linda aquela que ele tomou!
Bom se eu pudesse eu escreveria uma big resenha pois eu amei o livro, amei, amei e ameeeei! Vou começar a ler o segundo que é com outro personagem inclusive é narrado pelo Rico.
A literatura cristã está a cada dia me surpreendendo, não iria nunca escrever um livro cristão como escrevi sem saber como era lindo ler alguém se entregar aos braços do Pai e claro sem ajuda dos meus 3 ajudantes mais que lindos! Vocês me inspiram amor. Depois de ler Amor de Redenção eu procurei e procuro essa literatura que nos faz crescer espiritualmente e pessoalmente. E o livro A Bandeja é um desses que nos faz pensar e crescer. 5 estrelinhas com certeza!

Danni 09/10/2011

Uma lição...
A Bandeja foi um dos livros que me surpreendeu esse ano.
Li sem esperar nada,e foi totalmente uma surpresa, uma lição.

O livro conta a estória de Angelina,jovem cristã. Que saí de sua cidade para faculdade.
É lá que desenrola toda a estória, onde ela conhece Rico, um professor, e se apaixona perdidamente por ele, a ponto de deixar sua religião de lado.
Mas será que realmente vale apena? Esquecer Deus e seus princípios por um homem?

O livro traz bastante passagens da Bíblia, mas nada que seja chato, ao contrário. Uma lição pra nós.
Ainda mais nesse momento, que todos nós realmente precisamos de sua palavra.

Aguardo ansiosa pela continuação do livro....

Recomendo o livro, mas pra ler com a mente aberta, e deixar Deus entrar na sua vida!

Vanessa.Martins85 08/04/2023

Apaixonada por essa escritora
Amei o livro, tive muitas emoções lendo esse livro, chorei muiito quase no final. DANTE É QUASE UM ATLAS DA COHO PORÉM CRISTÃO ?

Recomendo muito esse livro, principalmente para quem é cristã e esta começando a sua vida quase adulta

Tania.Cruz 22/07/2018

Reflexivo
Protegeu por diversas vezes a leitura deste livro. Recentemente resolvi lê -lo e em poucos dias o fiz. De forma geral posso dizer que se trata De uma leitura leve, capítulos de bom tamanho e tudo é escrito em primeira pessoa, o que, do meu ponto de vista, deixa tudo mais interessante. Outro fator a se considerar é que é uma história ambientada em nosso próprio pais, o que torna mais fácil conseguir imaginar tudo o que acontece nela.
O livro de forma geral é tocante. A historia se Angelina com certeza se mistura com a história de muitas mulheres em situação semelhante. Com certeza é algo que leva a reflexão sobre como temos encarado diversas situações do nossocsia a dia, seja ela conosco ou com um amigo.
Nota-se que toda a história preza pelos conceitos cristãos, pelo real sentido de se amar o próximo e pelo significado de graça e compaixão. De fato posso considerar que esta narrativa foi simples porém profunda e precisa. Se eu soubesse, com certeza teria lido antes. Portanto, vale a pena dar uma chance a está história maravilhosa e apreciar todo seu ensinamento.

Ana Karolina 24/03/2017

O livro A bandeja – Qual pecado te seduz? É um livro que fala de Deus sem citar nenhuma religião em si. Aliás, ele é mais do que um livro que fala de Deus, ele descreve em cada uma de suas páginas o que Deus quer e espera de nós. Através da vida de Angelina a autora nós mostra erros que todos nós cometemos tanto no decorrer de nossa vida, quanto em algumas situações especificas. São dificuldades e escolhas que passamos, mas também são avisos que desconsideramos. O livro nos faz refletir como estamos tanto quanto pessoas, quanto em relação a nossa fé. Nos vemos em pelo menos uma das situações de Angelina, e uma personagem com a qual podemos nos identificar, ao mesmo tempo em que podemos tirar proveito de aprender para evitar situações que podem ser postas a nós futuramente. Quanto mais eu penso, mais concluo que para explicar a escrita, a estória, o aprendizado e a fé que fortalece através deste livro só podemos citar o amor. E Deus é amor.
O que quero dizer, é que vale a pena ler este livro. Vale a pena dedicar uma parte de seu tempo para ele, mesmo que você não seja religioso. Como disse, o livro não cita nome de igrejas ou religiões, até porque ele é mais do que um livro de determinada religião. Ele é um livro que fala de Deus para todos. Seja quem conheça a Deus ou quem quer conhecer. E mesmo se você não se encaixar em nenhuma dessas duas pessoas há uma terceira: Ele é para aqueles que estão perdidos e que buscam a Ele sem (ainda) saber.
Espero ansiosamente poder ler os outros livros da autora o quanto antes!

Rayssa 07/01/2021

Tem meu amor
Foi um dos primeiros livros que li!
A história, as analogias... surreal
Eu amo ?

Lady 19/12/2011

Em A Bandeja somos, mais que tudo, conduzidos através de um vasto mar de citações bíblicas e significados que permeiam as entrelinhas, seja através dos sonhos confusos de Angelina, seja através dos dilemas da personagem. A discussão da fé, do papel da religião na vida de uma pessoa, e especialmente das nossas escolhas em relação aos mandamentos de Deus são temas abordados em praticamente todas as páginas. Angelina é uma espécie de filha pródiga, que abandona seu Pai em busca de outra coisa, e depois retorna, mais consciente de suas escolhas.
Pessoalmente, achei toda a história focada demais nessas discussões a respeito de Deus, o que é apenas um modo de se ver a situação da personagem. É um ângulo sob o qual a autora, Lycia Barros, decidiu olhar: o que acontece na vida de uma pessoa quando ela se afasta demais de Deus. Se a história de Angelina estivesse nas minhas mãos pra ser contada, eu provavelmente daria uma visão diferente, pois acredito que tudo seja uma questão de vivência e escolha, e que a minha fé ou o tamanho da minha devoção não tenham muito a ver com isso. Uma questão de opinião, é claro. Mas se você, leitor, se incomoda ou simplesmente não gosta de livros onde a religião está na mesa, então talvez A Bandeja não seja o livro certo pra você.
Deixando todas essas questões de lado, o livro é interessante. Algumas coisas me incomodaram - como um personagem super importante pro final do livro que me pareceu cair de pára-quedas, sem ter tido nenhuma importância no início da história - mas nada que seja ruim pro andar da narrativa. Um bom livro, facinho de ler, e com uma história que, em algum momento, de alguma maneira, todo mundo pode se relacionar.

Andreia Vieira 28/03/2020

Me emocionei
Uma estória linda, não perfeita. É dolorido ler algo que machuca, mas não menos gratificante.

Duda 13/07/2021

Edificante do início ao fim
Nunca li nada da autora, não sabia nem a sinopse do livro, mas o título me chamou muita atenção. E com razão, este livro é daqueles que conseguem ter referências em tudo, até mesmo no título. Não é como os outros que nos teletransportam para o cenário e nós vamos assistindo tudo dali, na verdade com este nos sentimos parte da história. Recebemos conselhos, rimos, choramos e nos sentimos amada. Mas é um amor diferente, um amor que nós não merecemos, mas mesmo assim temos. É mais que uma ficção, é forte e traz um ensinamento fora do comum??

Eu diria que esta leitura é obrigatória ?

melina 25/03/2022

triste pois dante não existe
terminei o livro querendo viver um romance cristão pra ontem kkkkkkk
passei muita raiva com o rico, mas gostei muito de como ele mudou no final, apesar de tudo.
passei um pouco de raiva com a angelina também mas me identifiquei muitíssimo com ela, afinal ela enfrenta lutas que eu como mulher cristã também enfrento todo dia. michele também me surpreendeu e amei ver o crescimento e amadurecimento espiritual dela ao longo do livro.
e dante, um doce, entrou pra lista de personagens fictícios que eu facilmente namoraria. recomendo a leitura, me sinto animada pra ler outros livros desse mesmo gênero, que até então ainda não conhecia.

deixa.lendo 30/12/2021

Pessoalmente, o melhor livro que li esse ano. Ele falou comigo de uma forma particular muito incrível. O jeito que a autora aborda os temas é incrível, eu amei a escrita, os personagens, incrível.

sarinhasqr_ 19/07/2022

Imediatamente tenho crise de ansiedade
Senti muita vontade de socar a cara da Angelina, mas n julgo ela KKKKK
Se eu tivesse lido esse livro quando era mais nova? ?
Vanessa.Martins85 08/04/2023minha estante
Somos 2, pensei a mesma coisa, pq não li esse livro quando era nova ?