A Bandeja

A Bandeja Lycia Barros

Resenhas - A Bandeja

Psychobooks 06/12/2010

Angelina é a filha mais velha de uma família classe média alta que sempre viveu em Petrópolis, Rio de Janeiro.

Vinda de uma família evangélica, Angelina se muda para uma república e, irá dividir o quarto com uma garota de sua cidade e ‘amiga de igreja’.

Ao chegar ao Rio e se deparar com Michele, a surpresa: Sua colega de quarto mudou radicalmente, tanto fisicamente quanto mentalmente. Agora Michele fuma, bebe e não segue mais as palavras de Deus.

Angelina a partir daí previa que sua estadia na república seria um inferno por conta da colega de quarto.

No primeiro dia de aula, ela é pura ansiedade, mas logo se decepciona e ate se frustra ao ver que o professor da primeira aula faltou.

Na segunda aula, ela conhece o homem “mais lindo que ela já viu na vida”, seu professos de Linguística, Alderico Schmitz.

A partir daí, ambos se envolvem num romance ‘secreto’, já que ele é um professor e ela uma aluna.

Pouco a pouco Angelina vai se entregando completamente a nova paixão e inclusive deixe sua fé de lado.

Nada de bom pode sair de um amor doentio, onde o outro está acima de você.

As coisas começam a fugir de seu controle e mais e mais Alderico a decepciona. Será que esse amor doentio poderá sobreviver a qualquer coisa?

Bom, quanto a minha avaliação, dei 4 estrelas porque partes desse livro pregam a religião evangélica e não sigo tal religião.

Uma ótima definição para a minha ‘religião’ seria essa: “Acredito numa força superior, numa energia espiritual. Acho a vida muito complexa para ser um mero acaso.” (citação retirada do livro Halo, pág. 141)

Gostou? Acesse:

Silvia M. B. 30/07/2012

O livro é muito interessante! Não é porque está na faculdade que pode fazer o que quiser sem pensar nas consequencias! As atitudes que qualquer pessoa toma, seja ela de que religião for, terá consequencias. Isso me faz lembrar da Lei de Newton: Cada ação tem uma reação igual e contrária. Se você faz uma coisa boa a alguém, coisas boas acontecerão com você. O oposto é igualmente verdadeiro. Isso se aplica a: "se você se aproxima de Deus, seguindo seus passos, seus mandamentos, indo à igreja, e amando o próximo como a ti mesmo, acontecerão coisas muito boas em sua vida, coisas que você não encontra explicação para aquilo, o que podem ser chamados de "Milagres Divinos", e se você se desviar deste caminho, seguido por Deus, coisas ruins acontecerão com você, farão você ter sentimentos ruins por pessoas que não devia, até perceber que está no caminho errado, pedir orientação ao Pai e retornar ao caminho onde Deus está guiando.
É um livro bom para se ter um tipo de orientação, para saber que não podemos fazer tudo o que queremos "a torto e a direito", pois para tudo na vida existem regras, e estas servem para serem seguidas, não quebradas ou manipuladas. E é bom retratar uma situação em uma cidade brasileira, pois a maioria dos livros que leio, são estrangeiros e retratam cidades como Nova York, Londres... Mas realmente achei interessante! E ainda não terminei de ler! estou na 53. mas li todas em uma noite.
Lycia Barros 31/07/2012minha estante
Estou adorando seus comentários. Gosto quando alguém que não está habituada a ler esse tipo de livro começa a ler. Sào impressões parecidas para todos. Muito bom :-)

Talita 28/12/2010

A história é um romance cristão , e eu não tenho palavras pra descrever o quão magnifica é esta história. É incrivel a forma como a história te prende e te envolve como se fosse tudo muito real, tudo muito claro para ser uma história de um livro.

Nunca desejei tanto ser parte de uma história, querer estar ali dentro para poder ajudar e fazer parte de cada personagem ali descrito.

Estou extremamente tranformada depois dessa leitura, exatamente, este livro é TRANSFORMADOR. Ele nos mostra como destribuimos de maneira errada e egoista a nossa vida, deixando com que pessoas tomem lugar das nossas necessidades, sonhos e objetivos;e o mais grave, dos nossos entes queridos e de Deus.

Nos mostra como o pecado, a idolatria e o egoismo são um só , e nos ensina o poder de Deus nas nossas vidas e de como o amor incondicional (Ágape) transforma o nosso ser e nos faz sermos então felizes , pois ser feliz é primeiramente fazer o próximo feliz.

Vocês podem ver que esta é uma resenha diferente, pois eu não narrei a história e nem citei nomes, bom , na verdade isso não ocorreu, porque sinceramente não tem como resumir uma obra tão fascinante como esta, vocês podem ter uma base na sinopse e mesmo sem eu descrever a história , espero que leiam porque vocês iram simplesmente se apaixonar pela história de Angelina e por cada personagem que faz parte da vida dela.

Cabe ainda resaltar as emoções que a história te trsnmite.Eé praticamente impossivel não se emocionar , amar, sofrer e sorrir com o desfecho de cada capítulo, de cada aprendizado e principalmente de cada prova que Deus nos dã, que independentemente dos nossos pecados e de nosso afastamento DEle , Ele vai continuar sempre nos amando e nos protegendo e que o que Ele mais quer é ser nosso melhor amigo e nos ajudar em tudo que precisarmos.

Para finalizar, gostaria de pedir a você que leiam esse livro, pois acredito que vai mudar a vida de você , como aconteceu comigo. Esta obra magnifica é pra ser lembrada, vivida e elogiada pra sempre.

Obrigada Lycia , por nos proporcionar uma história incrivel, com uma narrativa simplesmente perfeita e de muito fácil compreensão e que me fez devorar o livro em menos de dois dias, e que me fez mudar completamente os meus conceitos e viver a minha vidadando valor ao que realmente importa, sem idolatrias que só nos prejudiam e nos afundam.

Estou muito anciosa pra ler os próximos volumes da coleção despertares, e acredito que vão ser iguais ou até mesmo mais incriveis que este.

Leia mais aqui:

Karine414 16/02/2011

A Bandeja me tocou profundamente diferente de qualquer livro que eu tenha lido nessas ultimas semanas. O livro conta a história de Angelina uma menina do interior do Rio de Janeiro, mas especificamente de Petrópolis, que ver sua vida ser mudada ao passar em uma faculdade da capital, de família religiosa Angelina sempre foi um exemplo a seguir, mas agora longe de sua família e tão perto das "maldades do mundo", Angelina toma suas próprias decisões, e com toda essa liberdade recem adiquirida, nem todas as suas escolha são as melhores.

Leia resenha completa: http://girlspoiled.blogspot.com/2011/02/resenha-bandeja-qual-pecado-te-seduz.html

Carol 06/02/2011

Resenha A Pirâmide Vermelha
"A Bandeja" foi o primeiro livro considerado cristão que eu li, já que o mais perto que tinha chegado disso era com os livros do Nicholas Spaks onde, na maioria das vezes, os personagens têm alguma ligação especial com Deus.

Estava receosa no início, e logo após ler a sinopse fiquei pensando se livro seria maçante no sentido de ficar impondo a todo o momento ensinamentos e mensagens, mas me enganei (ainda bem!).

Angelina é uma garota de família religiosa que está saindo da casa dos pais em Petrópolis, temporariamente, para cursar a faculdade no Rio de Janeiro. Chegando lá, ela se acomoda no quarto de uma garota que está longe de seguir os preceitos que Angelina tanto preza e um garoto aparece no seu caminho. Na verdade esse garoto é um pouco mais velho que a nossa protagonista, mas isso não impede que os dois comecem uma arrebatadora paixão.

Como numa primeira paixão - ou primeiro amor, quem não teve o seu, vai ter um dia - Angelina se vê deslumbrada pelas sensações, emoções e sentimentos novos e acaba negligenciando de seu contato com a família e outras coisas que eram importantes pra ela. Isso, é claro, não poderia acabar bem.

O mistério do livro gira em torno dos sonhos persistentes de Angelina, onde vários anjos a estão esperando em pé numa escadaria, cada um com uma bandeja contendo um objeto do seu interesse nas mãos. A cada vez que um sonho começa, só conseguimos pensar qual será o próximo objeto que ela encontrará sobre a bandeja.

"A Bandeja - Qual Pecado Te Seduz?" foi uma surpresa. O livro é simples, mas ao mesmo tempo faz nos identificarmos com as situações, com a personagem Angelina. Ela não é perfeita, com níguém é, e comete seus pecados. Dante foi um dos personagens que eu mais gostei.

A leitura também faz repensar, claro, em nosso relacionamento com Deus, com as outras pessoas, e com nós mesmos. Após o fim da leitura me vi pensando sobre várias coisas. Um ótimo livro para o começo de ano!

[Open Page http://openbookpage.blogspot.com]

Cíntia Mara 16/07/2011

Achei bem realista essa questão da moça que sai de casa pra estudar e acaba sendo “contaminada” e iludida por um amor perigoso. A faculdade é um lugar de descobertas, onde aprendemos a conviver com pessoas muito diferentes e somos influenciados por elas. Algumas influências podem ser boas, desde que não firam nossos princípios. Conheço gente que se deixou levar e foi se perdendo, perdendo a sua identidade cristã porque não soube administrar todas essas influências. Do outro lado, há aqueles que se isolam completamente. Na minha opinião, nenhum dos extremos é bom. Temos que respeitar a todos, com suas particularidades e suas opiniões, mas é fundamental não se deixar levar por impulsos.

Luciane 13/12/2011

Não gosto de contar a história do livro, pois pode revelar surpresas inesperadas (também não leio as sinopses), mas gosto de deixar as minhas impressões:
O livro é ótimo, muito gostoso de ser lido. A leitura flui rápida.
E o que é melhor, traz muitas reflexões sobre decisões que podem alterar o rumo da vida, para o bem ou para o mal.
É um livro cristão e, por isso, traz bons valores.
Vale muito a pena ser lido.
Este livro é do Grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/grupo/1284-livro-viajante

Deborynha 24/05/2012

Um livro não somente voltado para adolescentes, mas para todos que um dia esperar viver ou esta vivendo aquela que pode ou não ser seu grande amor. Viver intensamente para uma pessoa e depois descobrir que ela é tão humano e com tantos defeitos como qualquer pessoa.
Ver que Deus nos ama mesmo quando erramos.
Um livro maravilhoso, com uma escrita de fácil entedimento, um show de entretenimento e aprendizado.

Laury 30/07/2012

A Bandeja – Qual pecado te seduz? – Lycia Barros
Na nossa vida, passamos por uma infinidade de coisas, acontecimentos, sentimentos. Temos dúvidas, certezas, ressentimentos, magoas, e às vezes com sorte, alegria e felicidade. Todos passamos por dificuldades em busca do aclamado final feliz, mas o que vem antes? Fazemos por merecer o “felizes para sempre”? E as pessoas que escolhemos para ficar ao nosso lado? É sobre tudo isso que se trata A Bandeja.

A leitura foi rápida, mas ao mesmo tempo longa, fácil, mas ao mesmo tempo difícil. Antes que comecem a achar que não gostei do livro ou não sei o que achar dele, já vou adiantar que sim, eu gostei, talvez até mais do que gostei, mas isso a gente deixa pro final, vamos “analisar” o livro.

A Bandeja conta a história de Angelina, mas parece contar a história de todos. É fácil se identificar. Somos apresentados a ela durante sua mudança Petrópolis – Rio, onde ela vai fazer faculdade. Devido a distancia, passa a morar em uma republica, dividindo o quarto com uma conhecida da sua cidade natal. Quando ela começa as aulas, senti como se eu estivesse começando também, porque tive o mesmo baque, porque para quem não sabe, faculdade é total e completamente diferente de ensino médio e muitas vezes, não de uma forma positiva. E em pouco tempo ela começa um relacionamento com Rico, um de seus professores (não é spoiler, tem na sinopse). Lindo, rico, charmoso, educado, inteligente.

Bem, eu sempre leio anotando coisas para não esquecer de falar na resenha e dessa vez não foi diferente, anotei muitas coisas, principalmente de Rico. No inicio coisas boas, mas parei quando percebi que eu estava com uma sensação ruim. Sabe aquela sensação de “tem alguma coisa errada”? Estava tudo indo muito bem, apesar do meu sentimento de desconforto quando… PAM! Tudo mudou. Eu estava preparada para tudo, TUDO mesmo, menos para o que aconteceu. Me chocou de um modo que não tem como explicar.

Era meio obvio que Angelina estava se “desviando do caminho”, e não falo só no sentido religioso, mas também no sentido sensato. No momento que o relacionamento começou, Angelina morreu, assim como tudo no que ela acreditava, só existia Rico. Ela ficou total e completamente cega. Sem família, amigos, faculdade, religião, Deus.

Ok, eu vou parar aqui. Não falarei mais sobre os acontecimentos, pois sinto que a qualquer momento falarei de mais, vou passar para o outro ponto importante, talvez o mais importante de todos, a essência do livro.

Não sou a pessoa mais religiosa do mundo, não sou de freqüentar igreja periodicamente, sei pouquíssimas passagens da bíblia e apesar de batizada católica, já fui em encontros de todas as religiões. Por que eu disse tudo isso? Para dizer que sou imparcial, da mesma forma que o livro, não importa sua religião ou falta dela, o importante é acreditar em Deus. O livro mostra que quando se acredita Nele, tudo é possível, que Nele está o caminho certo. E Angelina passa por poucas e boas para entender isso.

O subtítulo “Qual pecado te seduz?” já diz muito, afinal, encarar o pecado todos os dias é normal, o importante é saber a qual deles você cederá. E acredite, ao menos uma vez na vida você cederá. Cobiça, vaidade, luxuria, ira, orgulho, gula, inveja, preguiça e tantos outros. A tentação é infinita. No livro, Angelina se desvia por acreditar de forma erronia ter encontrado a felicidade, quando na verdade tal felicidade a estava matando, assim como a tudo no que ela acreditava. Somos apresentados a perspectiva de que tudo pode mudar quando se acredita em Deus, e para “provar” isso, vários personagens se transformam, até os mais improváveis.

Talvez a leitura tenha sido tão contraditória para mim por puro reconhecimento. Não nas atitudes da personagem, mas o livro em si, que é maravilhoso. E não falo apenas de escrita, criatividade e afins, apesar dessa parte também ser fantástica – principalmente os sonhos de Angelina, que são impecavelmente criados, descritos e narrador pela Lycia. O fato é que o livro tem um propósito, não foi escrito a esmo. E quem lê tem facilidade para identificá-lo, entender o amor/poder de Deus. Li o livro com a sensação de que ele havia sido escrito pra mim, como se eu não estivesse lendo um livro, mas como se o livro falasse comigo (parece idiota, mas é verdade).

Ler a bandeja foi como ir à igreja, da forma mais prazerosa possível. Foi conhecer pessoas interessantes, me decepcionar, ser surpreendida positivamente e negativamente com outras, vê-las crescer. Me apaixonei pelo Dante, afinal, quem não se apaixona por alguém como ele? Seu ato final foi idiota e louvável, o fazendo merecer ainda mais meu respeito. Fiquei feliz por Michele e adorei conhecer Raimunda e sua família. Algumas pessoas eu não fazia questão de conhecer, mas às vezes na vida é necessário.

Segui com o livro até a madrugada sem conseguir parar. Sempre que eu achava que as coisas iriam se ajeitar, eu descobria ser uma ilusão. A Lycia conseguiu me segurar até a ultima linha, me virando de cabeça para baixo sempre que podia. Você tem idéia de o que é faltar cinco paginas para o livro acabar e tudo estar desmoronando? Eu tenho. E quase morri por isso, aflição com desespero. Mas no final tudo valeu a pena, superou todas as minhas expectativas. Foi divertido e educativo, fazendo você refletir e sendo capaz de fazer qualquer um encontrar seu caminho novamente. Recomendadíssimo.

É isso, a resenha foi grandinha, mas acho que falei tudo que eu queria.

Beijos para vocês,

Laury.
Lycia Barros 30/07/2012minha estante
Sem palavras para expressar o quanto fiquei feliz ao ler...

Lina DC 16/09/2012

Tem duas coisas que eu não discuto de jeito nenhum: política e religião. Na minha opinião, todo mundo está completamente certo e completamente enganado ao mesmo tempo nesses dois temas.
Então eu vou me focar na trama do livro, sem discutir os aspectos religiosos ok?
Vou começar com a seguinte afirmação: Eu amei o livro! A trama demonstra de um modo maravilhoso o que acontece quando abandonamos os nossos princípios por outra pessoa. Como alguém que tem valores tão claros abre mão de tudo e todos para se envolver com outra pessoa. Angelina cresceu rodeada de amor e de uma família que sempre ensinou e a guiou. Quando vai para a faculdade, em sua primeira experiência de "adulta" envolve-se com Alderico, uma pessoa mais experiente e que de certa forma explora a inocência da Angelina. O problema é que esse romance faz com que Angelina abra mão de tudo: seus pais, seus amigos e da sua integridade. Será que Angelina vai perceber o que está acontecendo? O livro trata de valores pessoais, amor e amizade. É uma linda e emocionante história!

Duda Oliveira 14/10/2012

Gospel, envolvente e viciante
O livro conta a história de Angelina. Uma jovem que deriva de uma família cristã e vai se aventurar deixando sua cidade, Petrópolis, para cursar Letras em uma universidade pública da capital do Rio de Janeiro. Mas o que a menina não esperava era se apaixonar pelo professor da faculdade, Alderico. Mas está paixão acaba afastando Angelina de sua família, seus amigos, seus estudos e até mesmo de Deus. E, de quebra, uma sessão de sonhos no mínimo estranhos começam a surgir, entretanto no fim, a jovem descobre seus significados.
É impossível não lembrar de alguém na leitura deste livro! Com certeza, vira imediatamente a imagem de uma pessoa ao decorrer da leitura. O livro, sim, é bem voltado ao divino Deus e tem vários versículos da Bíblia! Mas digo e repito se for preciso: Se não é muito ligado a este assunto dê uma chance à Lycia! Tenho certeza que ela vai te conquistar! Este é seu dom. Ela consegue transformar uma lição de moral em uma história envolvente, viciante e que te prende até a última página! Estou louca para ler Entre a mente e o coração que, para quem não sabe, é uma continuação a parte, da história de Rico.

Gostou da resenha? Conheça um pouco mais sobre mim e minhas opiniões aqui: http://dudaoliveira10.blogspot.com.br e não deixe de seguir para acompanhar o blog.

Link da postagem: http://dudaoliveira10.blogspot.com.br/2012/07/resenha-bandeja-qual-pecado-te-seduz.html?spref=fb

Twitter: @DDigitalDuda

Andressa 30/07/2012

A Bandeja - muito bom!
Na minha opinião, perfeito, como na sinopse a autora teve o cuidado de realmente trazer o leitor para a pele dos personagens. Não mentirei, este livro me tocou profundamente, pelo simples fato de eu estar numa situação parecida. Não aguentei, chorei na pagína 44 e em outra mais a frente. Falou profundamente comigo e acredito que falará contigo também.

Angelina é uma menina normal, criada por uma família evangelica, sempre esteve na igreja mas não entendia realmente o porque daquilo, não tinha uma ligação com Deus, ouvia a doutrina, obedecia e achava que só isso era necessário para ter Deus. Agora se vê longe de toda essa proteção, quando passa para a faculdade no Rio de Janeiro. É o momento de se tornar independente, em que suas decisões teram sérias consequências para sua vida. Vem morar com uma conhecida no alojamento do campus e logo de cara cobiça o professor gato, Rico. Tudo poderia ter dado certo se ela não tivesse deixado de lado Deus em sua vida.

Nessa louca paixão que se encontra ela esquece tudo, seus objetivos, seus estudos, sua família, seus amigos e até mesmo Deus. Angelina nunca sonha, mas nos últimos tempos veêm tendo uns sonhos esquisitos, que na verdade possuem grande significado em sua vida. A cobiça, a tentação, a luxúria e outros. Em cada sonho ela faz a escolha de pegar o objeto da bandeja e logo depois o anjo transforma-se em um animal feroz para mata-la.

Sem mas esperança, manda um email para sua amiga Natasha que se encontra no outro lado do mundo, mas quem acaba lendo é seu irmão Dante, não tão próximo de Angelina mas também amigos de peito.
Ele decide voltar ao Brasil e tentar ajudar Angelina. Ele será sua salvação!

Depois de tantos infortúnios, algo surpreendente acontece na vida de Angelina e ela percebe o que significa o verdadeiro amor com Dante, algo que não era como um vício, uma dependência em Rico. A vida dela se tranforma porque ela realmente resolve colocar Deus na frente de todos seus planos e decisões.
Sua confiança gerou seu sucesso.

A história é perfeita e ainda tem continuação com o livro Entre a Mente e o Coração.
Amei e acredito que vocês também gostarão, pois pode ser uma leitura simples, mas apresenta o que acontece com todos nós quando não colocamos um verdadeiro propósito em nossas decisões.
Lycia Barros 30/07/2012minha estante
Bom mesmo foi ler essa resenha :-)Obrigada querida!

Bárbara 23/09/2012

Eu fiquei muito tempo com um pé atrás com os livros da Lycia por saber que eles tinham um teor mais evangélico (e eu sou uma pessoa que não segue religião alguma, apenas acredita em Deus), mas acabei me deixando levar e acabei vendo que ela fala de religião, sim, mas em momento algum tenta converter o leitor, nem tenta mostrar que a religião das personagens dela é que é a certa. Eu acredito que ela quis apenas mostrar a importância de Deus na vida das pessoas, em como podemos mudar para pior quando não O temos ao nosso lado.

Em A Bandeja: Qual Pecado te Seduz? ela nos apresenta a Angelina, que sai de casa para fazer faculdade e que acaba se deixando levar pela beleza de um professor, se envolvendo com ele e deixando a sua vida religiosa de lado. Esquece de ler a Bíblia, não vai mais a igreja e está dependente de seu novo namorado, Alderico.

Alderico é um homem muito bonito, e que está sempre perto de seus alunos, fazendo amizade com todos eles. Ele tem uma vida totalmente diferente da vida dos outros professores. Tem um apartamento, mas mora na república e acaba se apaixonando por Angelina. Eles engatam num romance, começam a namorar e deixam que todos os outros alunos sabem.

O que Angelina não sabe é que Rico é casado com uma mulher bem mais velha e mais rica que ele. Então todo o dinheiro que ele tem, que diz ser de família, na verdade é desta mulher, com quem se casou há alguns anos.

Angelina é uma personagem fraca, mas, ao mesmo tempo, forte. Ela tem esses dois momentos e conseguimos perceber que a sua fraqueza vem a partir do momento que ela se vê longe de Deus pois quando Ele está por perto, ela se transforma, parecendo até mesmo ser uma nova personagem.

O título do livro se deve ao fato de sonhos que a personagem começa a ter a partir do momento que se envolve com Rico. Ela sonha com essas bandejas. São sete. Em cada uma, tem alguma coisa que ela deseja e aceita. É um sonho super estranho e que tem tentado mostrar algo para ela. Este algo, ela ainda não sabe o que é, mas está disposta a descobrir.

Eu gostei bastante do livro. É uma leitura fácil e gostosa de ler. Me senti envolvida com o livro e, com certeza, vou querer ler os outros desta trilogia. Lycia Barros tem uma facilidade muito grande para fazer o leitor entender seus livros e tirar um ensinamento deles. Eu tirei um ensinamento de A Bandeja e tenho certeza que cada um que fizer a sua leitura, entenderá alguma coisa dele.