Al este del Edén

Resenhas - A Leste do Éden

1 | 2 | 3 | 4 | 5

helena 10/01/2022

poderás
cara?. que livro. eu acho que nunca vou superar esses personagens, essa história, as coisas que são debatidas. se você me dissesse antes que eu ia amar tanto esse calhamaço, clássico, que fala sobre preconceito, rejeição, a alma humana, conhecimento, oportunidades, e que tem personagens como a cathy e o lee eu provavelmente riria de você. mas é verdade, esse livro tem tudo isso

eu fiquei mais do que surpresa, pq você não espera que um livro tão antigo como esse tenha um personagem como a cathy, aka amy dunne dos anos 1900, ou o lee, que é literalmente uma das pessoas mais inteligentes do livro, que debate tanto sobre preconceito racial, ele sendo chinês-americano. e o que falar sobre samuel hamilton?? assim como o adam e o lee foram impactados com ele, eu fui também, ele tem uma alma tão boa, as coisas que ele fala são tão geniais. (como já disse o lee, ?Talvez nós dois tenhamos ficado com um pedaço dele ? disse Lee. ? Talvez a imortalidade seja isso?)

esse livro é genial.

foi muito divertido ler ele, foi muito rápido também, eu não esperava. achei o final meio abrupto, podia ter demorado um pouco mais (o que é meio irônico, pq o livro tem +600 páginas, mas enfim kkk) mas não deixa de ser impactante.

sério, eu acho que eu nunca vou conseguir calar a boca sobre esses personagens. todos eles. eles são tão bem desenvolvidos, criados, explorados, EU TÔ BERRANDO ESSE LIVRO É MUITO BOM.

agora falando dele talvez eu aumente a nota dele. só talvez rs

?Mas tenho um novo amor por esse instrumento, a alma humana. É uma coisa adorável e única no universo. Sempre é atacada mas nunca destruída, porque existe o ?poderás??

Andy 03/01/2022

Foi facilmente a minha melhor leitura de 2021. Acho que ninguém escreve como John Steinbeck, o significado que ele coloca em cada palavra que põe no texto, parece que torna a obra maior do que o conjunto das partes que ela engloba. É inteligente, interessante, e uma jornada bem instigante de descobrir. Espero ler mais obras do autor em breve!

Edméia 22/11/2021

* Timshel !
Tradução : Roberto Muggiati.
Editora : Record.

*Minhas impressões :

Eu fiz a minha assinatura no Kindle Unlimited e fui dar uma olhadinha no catálogo que a Amazon disponibiliza para e-books nesta assinatura. De repente, olho para a capa deste livro e algo me disse que seria uma leitura boa ! De fato ! Ameiiiiiiii o livro e quero ler mais livros deste autor !!! (Vou favoritar esta leitura na minha página no Skoob ! https://www.skoob.com.br/usuario/1575421 ).
"A Leste do Éden " fala sobre a vida de duas famílias : os Hamiltons e os Trasks !
*Samuel Hamilton e Liza vieram da Irlanda já casados e sem filhos para morar em King City nos E.U.A. e Adam Trask se casou com Cathy e decidiu iniciar uma nova vida na mesma cidade ! Antes , porém, tomamos conhecimento da vida de Adam , Charles, seu irmão e o pai deles ! Também ficamos sabendo sobre o jeito de ser de Cathy e como eram os pais dela !
Na verdade, neste livro, John Steinbeck narra a história da família do avô materno dele ! Samuel Hamilton foi o avô do autor !!!
Temos aqui uma narrativa REALISTA ! A vida é assim ! Somos assim ! É isso.
Fiquei gamada em dois personagens : Samuel Hamilton, homem dinâmico, alegre, brincalhão, generoso, amante dos livros, bom chefe de família, marido fiel, pessoa criativa e o chinês Lee , homem de uma bondade in-dis-[*****]-tí-vel e de uma sabedoria admirável !!! É impressionante como com humildade e discrição ele manda e comanda a vida de todos na casa dos Trask !
Odiei a personagem Cathy ou Kate como ela virá a ser chamada depois !!! Trata-se , na minha modesta opinião, de um tipo de DEMÔNIO que se encarnou num corpo de mulher !!! A maldade dela dá arrepios na gente !!! Principalmente porque constatamos que realmente existem MUITAS Cathies e Kates em nossas vidas e que, há momentos que realmente pensamos e desejamos e planejamos as coisas na nossa vida como ela !!!
Os gêmeos Aron e Cal em determinado ponto da história dominam o cenário e é interessante percebermos como eles representam o drama familiar de muitas famílias que nós conhecemos na nossa vida real !!!
Bom, de zero a cinco, dou nota CINCO para este livro e posso afirmar com total segurança que será o meu livro do ano de 2021 !!! Sem sombra de dúvida, foi e será a melhor leitura minha deste ano !!!
Agora, vamos para a próxima leitura de um livro disponível na minha assinatura do Kindle Unlimited : " A Jornada de Ruth " do escritor Donald McCaig (tradução de Marilene Tombini, editora Record). Também é um escritor que eu desconheço !

*Guaratinguetá , Novembro de 2021.

*Timshel é uma expressão em hebraico que significa : "Tu poderás !" (Vemos isso aqui no livro quando Adam , Samuel e Lee discutem uma passagem bíblica que narra a morte de Abel provocada pelo seu irmão Caim !!! ).

site: www.mesadeestudo.blogspot.com

Carla.Ligia 15/08/2021

Um livro pra vida
Que livro maravilhoso. Uma saga familiar intensa, cheia de sofrimento e alegrias. Quando terminou eu precisava mais páginas, porque ainda queria estar com aqueles personagens mais um pouquinho. Superrecomendo.

Matildes 29/01/2021

Simplesmente incrivel
Essa não é uma história de coisas ruins que acontecem com pessoas boas. É uma história de sentimentos ruins, de inveja, de ódio, solidão, injustiças.

É a historia de Caim e Abel se repetindo em círculo sem fim, através dos tempos. É o aprendizado bíblico que não foi assimilado.

Enfim, é a saga de uma família que ultrapassa gerações. 40 anos de história na virada do século XX, permeada pela guerra. Iniciando pela guerra contra os povos indígenas na expansão do território americano, na anexação da Califórnia e do Arizona e terminando com a participação dos Estodos Unidos na segunda Guerra mundial.

Uma obra belíssima!
Raquel.Santos 12/11/2021minha estante
Obrigada. Tenho ele, vou ler.

Pedro Matias 12/01/2021

Um Clássico
A Leste do Éden conta a história da Região de Salinas, intermediado pela história dos EUA. Nesse processo, acompanhamos o desenvolvimento da família Trask e da Família Hamilton (baseada na família do próprio autor, Steinbeck). O livro, com várias alegorias bíblicas, faz, por meio das histórias desses personagens, uma reflexão sobre a condição humana e sobre o que buscamos na vida. O final é dos melhores da literatura ocidental.

Sylvia76013 20/09/2020

Maravilhoso!
Este é o segundo livro de John Steinbeck que eu leio, o primeiro foi As Vinhas da Ira... Fiquei impressionada com ambas as histórias, estou viciada nesse autor!

marcosm 15/07/2020

Timshel
Que livro é esse!? Maravilhoso!
Que personagens, que história... Amei!

E não consegui conter as lágrimas na última página.

Marcelo 20/04/2020

Que livro maravilhoso!!!! Criamos uma relação de amor e de ódio com os personagens que encontra seu ápice no final deste livro. Não imaginava que fosse ser tocado tão profundamente por está história e que ela me fizesse derramar lágrimas ao termina-la. Fica a recomendação máxima de leitura e a surpresa com esse autor que conseguiu escrever um livro ainda mais poderoso que Vinhas da Ira que era até então meu preferido.

GePaula 18/02/2020

EXPECTATIVAS...
Já havia lido de John Steinberg, AS VINHAS DA IRA e HOMENS E RATOS. Impactantes não só pelos ricos personagens que parecem tão reais mas, principalmente pelo estilo de escrita do autor. O livro correspondeu às minhas expectativas. Ele escreve com maestria sobre os homens do seu tempo e é fiel as suas histórias.
Indico.
(Gersonita Paula)

jefftavaresjuni 26/12/2019

"And now that you don't have to be perfect, you can be good."

A leitura mais marcante (e demorada) de 2019 foi sem dúvidas 'East of Eden' (A Leste do Éden), de John Steinbeck, premiado com o Nobel de Literatura em 1962.

Em suas 602 páginas, este livro traça a saga de duas famílias - os Hamilton e os Trask - no Vale do Salinas, na Califórnia (EUA), compreendendo um período que passa pelas últimas décadas do século XIX até o fim da Primeira Guerra Mundial.

Trata-se de um romance clássico, com narrativa linear e um narrador onisciente em terceira pessoa. Sendo assim, o que torna 'East of Eden' memorável obviamente não é um estilo inovador, mas sua linguagem magnífica - admirável tanto estética quanto tecnicamente por sua capacidade de descrever com precisão, detalhes e elegância o ambiente físico onde a história se desenrola e as ações dos personagens - e, sobretudo, as personalidades inesquecíveis de seus personagens.

Steinbeck trabalha com destreza, através da construção de seus personagens, temas e sentimentos profundamente humanos como a moralidade (o bem e o mal), inveja, ciúme, ambição e ganância, além de bondade, altruísmo, desprendimento e sabedoria. Dentre eles, sobressaem Samuel Hamilton e o chinês Lee por seu caráter reflexivo e perceptivo, dotado de uma excepcional capacidade de analisar a alma humana; Adam e Aron Trask por seu carisma e comovente ingenuidade; Caleb Trask (em quem o autor personifica a ambiguidade de caráter tão característica do ser humano, capaz de atos e pensamentos ora esplendidamente generosos e ora abjetamente atrozes); e Catherine 'Kate' Trask, a personagem mais cruel e calculista com a qual já tive contato em qualquer forma de arte, seja literatura, cinema, teatro, roteiro para TV etc.

Este é certamente um livro que eu leria novamente.

Racestari 19/03/2019

Como é bom ler...
Delicioso como Vinhas da Ira e Ratos e Homens. Como ele constrói bem os personagens. Sorrimos com ele, choramos com ele, nos afeiçoamos a eles. Odiei Caleb, amei Aaron, e depois Amei Caleb e odiei Aaron, putz, isso é a vida afinal de contas, uma montanha russa.

Rub.88 26/01/2019

Poderás?
O romance é um épico que narra à vida de duas famílias no Vale de Salinas, Califórnia, onde o autor nasceu. Parte da estória é uma biografia dos seus familiares.
Tudo começa com uma descrição minuciosa da geografia para captar a dificuldade selvagem do terreno e o tipo das pessoas que pretendiam se estabelecer ali. O governo sedia terrenos para quem se aventura-se a ficar com que os espanhóis deixaram depois que os índios foram dizimados.
Imigrantes e migrantes correram para ganhar lotes e labutar sem experiência no chão ressequido e sob um céu de temperamento imprevisível.
O primeiro grande personagem do livro é Samuel Hamilton. Venho da Irlanda para constituir família numerosa. Foi à única coisa que foi bem sucedido. Ele era um desses sujeitos que todos respeitam, gostam e admiram por sua felicidade contagiante e habilidade infinita em resolver problemas. Porem, no mesmo nível que era um gênio inventivo na construção de utensílios práticos e consertava de tudo durante uma conversa divertida, também era um desastre em finanças. Nunca fez dinheiro com os seus inventos, nem com a mão de obra a terceiros ou na sua fazenda poeirenta. Uma negação para o lucro. Vivia ele, os filhos e as filhas e a mulher, Liza, figura pequena e inflexível que acreditava em todas as palavras da bíblia, negando que houvesse se quer uma contradição entres os livros sagrados, quase na miséria.
A outra família da estória tem Adam e seu irmão Charles, de Connecticut, que são filhos de um General de fabula auto imposta Cyrus Trask. Como soldado Cyrus durou poucos minutos na guerra de secessão norte americana. Levou um tiro na perna e teve que amputar. Mancou pelo resto da vida como herói de suas próprias estórias. As façanhas que contava eram tão extraordinárias que só sendo onipresente em todo o conflito para poder executa-las. E com esses relatos notáveis se fez conhecer, com texto e cartas publicadas, tudo muito bem escrito e com logica que adquiriu estudando bem o assunto e não por experiência própria, e acabou sendo chamando a capital do país para o serviço militar de alto nível. Mentirosos chegam longe se forem convincentes. Mas Cyrus, no fundo da sua mente, sabia que foi sempre um soldado bucha de canhão e então quis que seu filho seguisse rigidamente a carreira militar e assim o treinou desde criança. Adam foi obrigado a isso, e a consequência de fazer algo a contragosto quase destruir sua jovem vida. Charles não teve esse treinamento de caserna e se ressentia do pai e do irmão. Ele ficou obcecado por agradar Cyrus e de ser sempre uma ameaça a Adam. Cuidava da fazenda, obstinado e amargo.
O General morreu, enterrado com honras de estado, deixando uma fortuna de origem dúbia para os filhos. Eles tentaram viver juntos na fazenda enquanto decidiam o que fazer com o dinheiro. As rusgas entre eles cresciam e diminuíam. Adam pegava a estrada quando a coisa perigava a violência e Charles começara a caçar pedras pelo terreno da fazenda. E quando limpava tudo comprar mais terras para continuar com isso. Adam sempre voltava depois de uns meses de vagabundagem.
Mas o que acabou de vez com relação conturbada dos irmãos foi à chegada dela.
Ela teve vários nomes durante o romance, como fugitiva que era. Para descrevê-la teria que olha-la de frente e eu não quero fazer isso. Muito perigoso. Durante uma vida simples se pode encontrar muitos tipos de pessoas, e se tiver sorte nenhum delas será parecido com ela. Toda a definição da palavra preconceito que encontrei em dicionários tem um conotação ruim. Preconceito é um mal por si só, ponto. Eu imagino se alguém me visse de longe, sim eu mesmo, numa rua escura, debaixo de um foco de luz, encostado num poste jogando uma moeda para alto ou olhando o vazio, se essa pessoa iria querer mesmo assim passar por aquele a caminho. Eu não a culparia se ela fizesse meia volta. E acredito que tem algo que tilinta dentro de algumas pessoas quando presente perigo numa situação ou em alguém. E esse personagem despertava isso em alguns e fascinação em outros.
Assim que ela chegou arrebentada a socos e ponta pés na soleira da fazenda dos irmãos Trask, cada um deles viu algo. E um estava certo a primeira impressão. Acolhida e tratada ela começou a traçar seus planos. No fim, curada, mas com cicatrizes e um passado devidamente oculto, ela vai gravida para o Vale de Salinas com o sorridente Adam.
Tudo que falei até agora é um terço desse extraordinário romance.
As décadas passam. Os filhos de Samuel Hamilton vencem ou são derrotados pela vida do começo do século 20. Ela, a maldita, tem gêmeos que abandona com o frágil Adam e com um empregado sino americano chamado Lee que esta longe do estereotipo que possa sugerir.
Tem toda uma discussão filosófica sobre a origem do mal e hereditariedade. A perda da ingenuidade norte americana com a entrada mais pesada na era industrial e na especulação monetária durante a grande guerra mundial.
Os valores da sociedade se modificando com ascensão e crescimento populacional da região de Salinas.
Em todos os livros que li do John Steinbeck o tema é a batalha do pequeno grande homem contra a grande e pequena realidade. É a resistência. É o se manter de pé até cair, não de joelhos, mas tombar para a morte. Eu tinha lido A Leste de Éden há uns 15 anos atrás. Nessa releitura pude ver que a estória fala mais do que tudo na convivência nunca inteiramente pacifica entre irmãos. As verdade e mentiras que contamos para proteger instintivamente quem é do nosso sangue. E isso não significa que não queremos, em algum nível de consciência, derrama-los também. O perdão é a única dadiva sincera que alguém pode dar a outra pessoa. Mas seremos capazes de fazê-lo...

Juliana 17/06/2018

Vocês precisam conhecer
Enquanto As vinhas da Ira é encontrado facilmente e por um preço razoável nas livrarias, só tive o prazer de encontrar A Leste do Éden por um bom preço no sebo da minha cidade. Talvez por isso esse livro pareça ser um tanto desconhecido (pelo menos no meu ciclo de amigos).
Muitas pessoas me disseram que John Steinbeck era uma leitura pesada, mas me deleitei com esse livro por conta dos personagens tão encantadores e bem construídos (especialmente Lee e Cal).
Impossível deixar de comentar a relação dessa história com o texto bíblico sobre Caim e Abel, abordada de forma tão clara e ao mesmo tempo sutil. Com certeza, esse já se torna um dos meus livros preferidos porque, como o próprio texto diz, é uma história sobre a humanidade, a culpa que nos torna diferentes dos outros animais e nossa possibilidade de escolha.
Rodrigo1001 07/07/2018minha estante
Juliana, se vc me permite, te indico outro do Steinbeck que, acho, vais gostar: A Longa Noite Sem Lua. Será difícil encontrá-lo, mas valerá a pena! É excelente (e curtinho, bem menor que A Leste do Éden). Abraço!

Juliana 30/07/2018minha estante

Jessica.Agustuni 02/01/2018

No ínicio n dei nada pra esse livro, pois no começo a narrativa estava um pouco pesada. Porém, avançando a leitura percebi que o livro era envolvente, não consegui largar mais.
É uma história um tanto mistériosa, de uma menina completamente doida.
O psicológico da personagem lembra um pouco "a órfão ".O final
É um pouco decepcionante, mas há surpresa e expectativa o livro todo.
O personagem que mais gostei foi o lee, ele faz o papel meio que paterno da história.

Amei esse livro ??

1 | 2 | 3 | 4 | 5