Contos fluminenses

Resenhas - Contos Fluminenses

1 | 2 | 3 | 4

João 01/05/2021

Contos Fluminenses - Machado de Assis
Esse é o primeiro livro de contos do Machado publicado em 1870. As principais temáticas se referem ao período romântico, tais como: amor, casamento e traição. No entanto, Machado já faz algumas críticas implícitas a sociedade da época e seus costumes. Além disso, muitas vezes o autor se direge diretamente ao leitor, o que eu, particularmente, gosto muito. Enfim, é um ótimo livro para aqueles que desejam conhecer o início da escrita daquele que é o maior escritor brasileiro de todos os tempos.

MatheusPetris 30/04/2021

Desbravando o gênero conto mais detidamente, temos aqui, talvez, os primeiros passos mais consistentes do Machado contista. Ainda que tenha publicado contos desde bem cedo, penso por exemplo, em “O País das Quimeras” publicado em 1862, com apenas 23 anos; é só em 1870 que irá organizar em livro alguns de seus contos. Com exceção de “Miss Dollar" (conto inédito), os demais contos foram publicados entre 1865 e 1869.

Me explicarei sobre o contexto biográfico aqui delineado. Pois, é através dele, que nos deparamos com a imaturidade de Machado, mas também com lampejos de sua genialidade em construção. O contra senso da frase “genialidade em construção”, é justamente aquilo em que acredito. Machado além de negar os realistas fiéis a verossimilhança, também negava os românticos. Se há um consenso que Machado é nosso maior escritor, não vejo a mesma preocupação em traçar que essa grandeza foi construída com muito esmero, passo a passo, livro por livro.

Vamos ao livro. Todos os contos têm como pano de fundo um enredo romântico, todavia, utilizam de sua temática para eclodir a expectativa de um estética romântica. É a partir de seu conteúdo que Machado irá explorar livremente (e de certo modo, experiencialmente) a forma de seus contos. Passeando entre o puro romanesco, a comédia, a tragédia, desenha-se (como sempre) todo aquele painel social, crítico e agudo. As contradições da aristocracia, seus olhares enviesadamente fechados, em alguns casos, são o ponto de chegada e motivo para o triste desenlace de algumas histórias.

Ademais, temos o embrião dos narradores auto-conscientes de Machado, sua postura arguta, escorregadia. Talvez, possamos enxergar aqui, algumas linhas de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro (para falar de romances). Dentro desses contos, já podemos vislumbrar a famigerada preocupação com a ascensão social tão presente em seus quatro primeiros romances.

Dado esse ponto de partida, preciso concluir com suas falhas. Parafraseando Edgar Allan Poe, acredito que a principal falha de Machado nesses contos, esteja em não se atentar ao gênero pretendido antes de pensar suas histórias. Em muitas delas, a unidade de efeito se perde. Alguns desses contos, teriam facilmente fôlego para serem uma novela ou mesmo um romance. Por esse motivo, a conclusão de algumas histórias são apressadas, aceleram o tom das narrativas indo em total desacordo com o que era construído até ali. Algumas se embotam, se repetem e, em alguns casos, se alongam em demasia. Enquanto alguns têm fôlego para mais, outros não. Ainda sim, a seleção dos contos possui uma unidade clara, uma convergência entre as personagens, seus anseios, como também em seus imbricamentos estruturais.

Aécio de Paula 11/07/2020

Contos Fluminenses - Machado de Assis
Publicado em 1870, o primeiro livros de contos do escritor. Dentre os 7, gostei mais do " O segredo de Augusta".

Pandora 08/07/2020

Comecei a ler Machado de Assis na 7° série, 8° ano, gosto muito dele. Já senti estranhamento diante do ressentimento que muitas pessoas leitoras tem em relação a ele, hoje compreendo melhor essa situação.

Foi fácil para mim gostar do Bruxo pois não pesava entre mim e ele cobranças: não li obrigada, ignorava solenemente as fichas de leitura (sempre achei aquelas perguntas bestas), não fiz prova ou seminário. Lia, comentava com Aline e outras amigas, as vezes elas liam também, era isso. Era feliz, e sabia.

Em adulta essa relação não mudou nada e, em um fim de manhã de 2015, depois de perder as estribeiras com o 7° A, passei no sebo e compre a R$5,00 esse charmoso de "Contos Fluminenses", primeiro livro publicado pelo Machado de Assis.

Aqui, como quase sempre, Machado foi sarcástico, ácido, irônico e muito cirúrgico na realidade que descreve. Toda sua obra é centrada na descrição do estilo de vida, cultura política e percepção de mundo da branquitude da Corte do Império do Brasil.

Na obra macahadiana a branquitude emerge como um grupo de pessoas confortavelmente acentadas em seus privilégios, mesquinhas, egoístas, vaidosas, preguiçosas, ridículas, sádicas, dissolutas, de moralidade atroz, sem nenhum senso de responsabilidade social, sem nenhuma capacidade de perceber a humanidade das pessoas além da branquitude, algumas vezes nem mesmo além de si. Uns homens velhacos, umas mulheres oprimidas a vaidosas e mesquinhas.

Para a branquitude oitocentista, pessoas negras, indígenas, pobres eram um muito menos que humanas, não possuiam relevância. Uma criança negra ou indígena ou pobre poderia caí do 9° andar, ser alvejada de tiro voltando da escola ou ser fuzilada dentro de casa, a tragédia dos mocambos não afeta o sobrado em nada. Já a perda de um cachorro de raça é caso sério.

Terminei a leitura absurdada com a coesão da obra macahadiana. Já em sua primeira obra ele apresentou os vários temas que posteriormente foi conscienciosamente destrinchando ao longo da vida. Machado não fala da alma humana, ele fala da alma de uma parte específica da humanidade que, para meu desespero, não mudou muito nos últimos cem anos.

Lilian_89 08/05/2020

Contos Machadianos
Uma série de contos sobre a vida cotidiana dos brasileiros com certas críticas sociais e morais que nos fazem refletir. Casamentos arranjados, papel da mulher, o casamento, as relações entre homens e mulheres, entre amigos e entre pais e filhos (as). Esses são assuntos recorrentes em todos os contos de Machado nesse livro, destaque para as relações entre amigos boêmios e o casamento, sobre a avareza de homens desejosos de se casar apenas pelo dinheiro da prometida e também da ambição de pais que usam as filhas como moeda de troca, como investimento e como meio de ascender à fortuna.
Mais uma obra interessantíssima de Machado de Assis, que retrata a sociedade brasileira de seu tempo de forma impecável.

Gustavo.Borba 10/01/2020

Rio antigo
#LivrosQueLi

Contos fluminenses, de Machado de Assis. Embora não seja a primeira experiência com a escrita de Machado, é seu primeiro livro. Os contos marcam sua época, retratam os costumes de seu tempo, marcadamente da elite branca do Rio de Janeiro, chamado à época de corte. Os contos são marcados por um clima de mistério, em que se deixa uma revelação para o final, ainda que nós, da atualidade, não tenhamos critérios para discernir qual seria a resolução, que aparece também como algo incompreensível para o nosso tempo, mas me parece que teriam feito sentido em seu tempo. Também percebemos que os contos relatam, de forma majoritária, questões de relacionamento amoroso. A leitura flui muito bem, até porque Machado escreve muito bem. O clima de mistério acentua a curiosidade, apesar dos desfechos não serem tão interessantes quanto se esperava. Não foi uma leitura maravilhosa, mas foi muito boa. Considerando tudo, é um bom livro.

#livros #ler #lendo #livro #euamolivros #euamoler #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #lido #resenhadelivros #indicacaodelivros #lendolivro #lendoagora #resenhaliteraria #literaturabrasileira #literatura

kau 17/10/2019

uma obra do clássico...
contos fluminenses é outra maravilha criada pelo querido Machado de Assis.
gostei de muitos contos que há nesse livro,são realmente incríveis.
só no primeiro conto Machado me surpreendeu.
espero ler mais livros desse autor em breve.

Hilton Neves 21/09/2019

RSD Assis!
... Hã... desta vez o autor se concentra nos planos que as mulheres criam e/ou nas tramas que os homens urdem; nem sempre com má intenção, por outro lado, nem sempre com bons resultados pros terceiros. Machado revela uma sensibilidade fora-de-série no que tange a entender a natureza humana!

Biblioteca Álvaro Guerra 05/09/2019

Nas páginas deste livro, o leitor encontrará o mesmo observador da alma e das contradições humanas revelando um tom de moralidade típico dos contos clássicos. A obra apresenta considerações filosóficas recheadas de humorismo, graças ao estilo romântico predominante na época de sua escritura. Por meio dos 'Contos fluminenses' (1870), o leitor observará Machado de Assis dando os seus primeiros passos num gênero ainda pouco difundido no Brasil, na época de sua publicação, que viria a torná-lo o maior contista brasileiro de todos os tempos.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/853362302x

Blonde Venus 15/06/2019

Um Machado não tão ríspido
Excelentes contos, aqui não vemos o Machado em seu esplendor de realismo e ironias, mas ainda assim nota-se críticas aos comportamentos da corte do século 19. Temas amorosos foram muito recorrentes, e como era de se esperar retratados à altura.

Kah_Mello 22/02/2019

Contos e Romances
O livro conta com uma série de contos feitos por Machado de assis, é bem interessante, algumas historias conseguiram me surpreender, entretanto outras foram arrastadas. Estou comecando a ler os livros de Machado, já li Dom Casmurro e O alienista e percebi que o gênero literário que mais me cativou de Machado são os romances. Nesse livro de contos alguns são romances que te cativam mas que por serem pequenos não prendem a atenção por muito tempo.

Julio.Argibay 13/10/2018

Contos
Alguns contos de Machado tendo como cenário a Corte do Rio e a sociedade da época.

Thiaguinho 1995 17/07/2018

Um belo livro para passar o tempo
Essa edição é completa, bem editada, simples e barata.
Os contos, são sete se não me engano, são todos muito bons, alguns mais, outros menos.
Não pretendo dar spoilers, mas digo que os contos que mais me impressionaram foram ?Luis Soares? e ?Linha reta e linha curva?, os outros também são bons mas esses dois foram os meus preferidos.

Júlio Servo 16/09/2017

Dissabores Amorosos e Ambições Mesquinhas
Machado mostra com ironia as amargas relações humanas e as conspirações pra que o apreço a fortunas triunfem sobre amores verdadeiros. Destaque para os contos "A Mulher de Preto" e "Frei Simão".

1 | 2 | 3 | 4