Contos fluminenses

Resenhas - Contos Fluminenses

1 | 2 | 3 | 4

gabriel 27/01/2023

Ótima estreia do Machado contista

Na verdade não li nesta edição, li através do segundo volume de "Machado de Assis - Obra Completa", da Nova Aguilar, então toda a minha opinião abaixo refere-se ao conteúdo e não aos detalhes editoriais.

Apesar de sempre me doer não dar a nota máxima para qualquer obra de Machado de Assis ("doer" não é exatamente a expressão correta, mas digamos), me vejo obrigado a diminuir a nota por coerência com as demais notas que dou aqui no Skoob. E o critério é apenas um: alguns contos não me agradaram muito (mas me agradaram), e só.

Aqui temos contos publicados em jornais da época, e pelo menos uns dois ou três contos não disseram a que veio. Mas Machado tem aquela característica dos grandes escritores (e dos artistas de um modo geral), que é mesmo nas obras mais medianas, ter sempre um toque a mais, algo especial. E isso se mostra em todos os contos, seja em alguma observação do narrador, algum detalhe do humor, da ironia... mesmo quando Machado não comparece inteiro, é Machado.

Mas temos aqui ainda um gênio em formação, um jovem escritor publicando seus contos na sua época, e o que eu sinto é que muitos deles não tem grande pretensão, sendo leituras leves para acompanhar o dia a dia daquela sociedade, com alvo na classe média carioca. Sinto, também, que o Machado contista não é tão grande quanto o Machado romancista, mas ainda é cedo para dizer.

Contos que se destacam: para mim, "O Segredo de Augusta" foi disparado o melhor, um excelente conto com um toque de mistério e bons personagens. Machado e seu domínio narrativo e olhar habilidoso vai conduzindo o leitor, desviando o olhar deste, mostrando sem mesmo mostrar, enfim, só lendo para entender. O narrador machadiano, como de hábito, nos engana o tempo todo (e adoramos).

"Miss Dollar" se destaca pela sua introdução muito bem humorada, refletindo o título inusitado. Aliás, fica claro como as referências da época do Machado se repetem na nossa. Pouca coisa mudou. Muita coisa mudou! O Brasil de Machado é, em essência, o mesmo (?).

Aliás, essa é para mim um grande característica do Machado contista, a habilidade com que ele puxa o leitor para dentro do texto. Dois ou três parágrafos e fim de jogo, já prendeu a leitura. É sempre impressionante ver o poder de síntese e de atração de sua escrita, impecável.

O conto do qual menos gostei foi "Frei Simão", ele começou muito bem, mas é muito curto e meio que acabou do nada. Não que seja um conto ruim, mas parece (numa leitura inicial) muito simples e estruturalmente sem surpresas.

Não creio que, para o leitor que queira explorar os contos de Machado, valha a pena pegar logo este. Talvez seja o caso de pegar alguma coletânea dos melhores contos, mas aí há uma grande desvantagem, começou do melhor, depois é ladeira abaixo, fora que são sempre seleções bastante subjetivas.

Aqui você começa na ordem cronológica (primeiro livro de contos e tal), se há o desejo de explorar extensamente a obra de contos do autor, vale a pena, mas no geral, coletâneas ou outros livros/seleções mais maduras, podem agradar mais ao leitor. Este aqui também vai agradar, mas um pouco menos.

Raquel 28/12/2022

Contos Fluminenses
Primeiro livro de contos de Machado, publicado em 1870. Girando em torno do amor, muitas vezes difícil, impossível ou frustrado, os 7 contos desta coletânea são primorosos na escrita e, com suas expectativas e reviravoltas, nunca são banais e prendem a atenção do leitor.

Jonas incrível 17/12/2022

Lindo
Contos sobre paixões, felicidades, discórdias, um livro de histórias comoventes e por vezes cômicas, a última história foi pra mim a mais cativante. Recomendo fortemente ler durante a semana em pequenos períodos pra incrementar o suspense.

amandafffdo 19/10/2022

O leitor pode ou deve pensar...
Essa leitura é fruto da ânsia de conhecer tudo que o Bruxo escreveu agora que me descobri apaixonada por ele. Ele, por sua vez, é cuidadosamente insensível para com as aventuras românticas dos seus personagens.

O cenário, comum de todas as passagens desse livro, é a quebra de expectativa do leitor para possíveis romances e felizes para sempre, assim como suas críticas e ironias à sociedade; os desfechos trazem reviravoltas, previsíveis em alguns casos. A "conversa" com o leitor também se faz presente em todo o tempo, independente do gênero textual usado para dizer o que quer.

Finalizo rindo da minha audácia de querer opinar sobre Machado.
Jorge 19/10/2022minha estante
Estou lendo a obra do Machado por ordem cronológica, a começa pelos contos. Gostei muito da experiência com o Contos Fluminenses. Em especial do conto Confissões de uma viúva moça, que na minha visão, trata de um romance lgbt velado.

amandafffdo 19/10/2022minha estante
Tive essa impressão com A mulher de preto, até li mais de uma vez pela confusão que minha cabeça fez... mas sua interpretação me parece coerente, a começar pelo título....

Giovanna 21/09/2022

Eu me diverti muito lendo, cada final do conto tem uma reviravolta emocionante,já li dois livros do Machado de Assis e com certeza quero ler mais

Lindsey.Pohlmann 25/08/2022

Trabalho de escola né, li por mera obrigação não leria de novo. Realmente muito chato, não recomendaria a leitura para um amigo.

Madu 12/05/2022

A obra apresenta bons contos de um autor tão conhecido. As reviravoltas que ocorrem no final de cada conto são incríveis. Sempre terminava a leitura com uma surpresa no enredo.

Matheus656 13/04/2022

Contos Fluminenses
Esse livro foi o primeiro livro de contos do Machado, publicado em 1970, ele é composto por 7 contos, e apesar da linguagem antiga, os contos são bem interessantes.

Foi a segunda vez que li Machado e pela primeira vez conheci sua face genial, nessas histórias, destacam-se o lado egoísta e cruel dos
personagens, ao melhor estilo Realista.

É tanto o egoísmo de alguns personagens que ficamos pasmos "O segredo de Augusta" é o que mais possuí esse retrato

É um ótimo livro, principalmente para conhecer o autor

Giovana456 29/12/2021

Eu amei o livro, principalmente pelo primeiro conto, o da Miss Dollar, que já começa de uma forma fantástica e empolgante
gabriel 27/01/2023minha estante
A introdução de Miss Dollar é simplesmente impagável!

Luana 21/11/2021

Eu leio Machado e só consigo pensar em como a eu adolescente conseguiu não gostar desse cara, achar entediante a escrita brilhante. Me diverti com os personagens dos contos, linha torta e linha curva me pegou pelo coração, a descoberta do segredo de Augusta me fez dar boas risadas. Fico imaginando como causavam esses contos quando publicados.

Andre 17/10/2021

Cada conto um conto
Machado foi tão genial nos seus romances que esqueço o quão bom contista ele foi. Neste livro. Gostei de todos os contos, com destaque para mulher de preto. Todos eles retratam aspectos que podem acontecer com qualquer um. Chega a ser de certo modo o que Nelson Rodrigues fará com o A vida como ela é... Muito bom mesmo.

Marquim 03/08/2021

LB - Contos fluminenses
Eu tinha este livro em minha adolescência. Contudo, nunca me animei a lê-lo, pois se tratava de Machado de Assis, o qual era considerado por mim como um autor maçante. Eu doei o livro em questão.
Hoje, arrependo-me muitíssimo. Aprendi a gostar bastante de Machado de Assis, principalmente por causa de minha professora de Literatura brasileira na faculdade.
Essa seleção de contos é boa. Eu a avalio assim por haver nela alguns deles que não foram tão interessantes de acordo com o meu ponto de vista.

Fernanda 28/06/2021

Os contos que mais gostei foram "Miss Dollar", "O Segredo de Augusta" e "Frei Simão". O que menos gostei foi "Linha Reta e Linha Curva". O conto me perdeu logo no início.

"Além de que, a cor dos olhos não vale nada, a questão é a expressão deles. Podem ser azuis como o céu e pérfidos como o mar" // "Se te achas com forças de ser o Colombo daquele mundo, lançate ao mar com a armada; mas toma cuidado com a revolta das paixões, que são os ferozes marujos destas navegações de descoberta". (Miss Dollar).

"Um amigo não é coisa que se despreze, acolhe-se como um presente dos deuses". (A mulher de preto)

João 01/05/2021

Contos Fluminenses - Machado de Assis
Esse é o primeiro livro de contos do Machado publicado em 1870. As principais temáticas se referem ao período romântico, tais como: amor, casamento e traição. No entanto, Machado já faz algumas críticas implícitas a sociedade da época e seus costumes. Além disso, muitas vezes o autor se direge diretamente ao leitor, o que eu, particularmente, gosto muito. Enfim, é um ótimo livro para aqueles que desejam conhecer o início da escrita daquele que é o maior escritor brasileiro de todos os tempos.

1 | 2 | 3 | 4