Contos fluminenses

Machado de Assis

Resenhas - Contos Fluminenses

1 | 2 | 3 | 4

Lucas 25/11/2016

Há boatos de que Contos Fluminenses seja o primeiro livro de contos do autor, caso seja verídico tal afirmativa, digo que desde o princípio Machado de Assis se revelava como um autor que tecia críticas cruas e ácidas à sociedade do seu período e à humanidade como um todo. O Bruxo do Cosme Velho, alcunha mais que merecida, retrata, através dos seus sete contos, a falsidade, a mesquinhez e a podridão da sociedade fluminense no século XIX. Por trás de todo o formalismo excessivo que permeava as relações humanas naquela época, havia, escondido de forma tímida, a inveja, a ganância e tudo que é inerente ao ser humano.
Não é a toa que Brás Cubas não decidiu ter filhos....

Elaine 17/01/2016

puro prazer
Leitura deliciosa, dá pena de terminar...

Carol 03/07/2015

Literatura Brasileira. Chata e Monótona?
Faz muito tempo que escrevo uma resenha aqui no Skoob. Seja por falta de tempo, por preguiça ou simplesmente por não saber o que falar. Venho aqui por causa não só desse livro, mas por causa do Machado de Assis também. Desde que comecei a ler, sempre tive preconceito com a literatura brasileira. Além de achar a matéria na escola super chata, já ouvi de muitos que é uma literatura cansativa, com linguagem de difícil compreensão e com histórias que não prendem a atenção.
Nesse ano, no entanto, fui apresentada ao Realismo durante minhas aulas de Literatura e me apaixonei pela escrita do Machado de Assis. Nunca achei que gostaria de algo do gênero, mas aqui estou elogiando o autor. Assim como os contos que li, esse livro apresenta uma linguagem de época, mas que dá para ser compreendida. Suas histórias possuem uma ótima análise do ser humano, nos faz refletir acerca da vida e acerca das nossas ações.
Gostei muito da forma como Machado de Assis conversa com o leitor, fazendo com que nos sintamos parte do livro, como um expectador.
A opinião é algo extremamente pessoal, portanto não julgo quem não gosta do autor. Porém se você não leu por preconceito como eu, talvez ao ler se apaixone por esse mundo machadiano. Se você já leu e não gostou, leia de novo. Talvez você passe a gostar!
Janela da Alice 15/01/2017minha estante
Gosto de Machado de Assis justamente por essa forma gostosa que ele tinha de conversar com o leitor. É como se ele tivesse contando suas histórias pessoalmente.

Carol 27/03/2017minha estante
Também acho. O leitor se sente parte da história e é uma sensação muito boa

Luiz 07/05/2015

Neste livro Machado dá seus primeiros grandes passos no gênero em que ele viria a ser um gigante. Ainda preso nos moldes estéticos do romantismo, os contos/novelas retratam jogos de amor e interesse entre personagens com aversão ao trabalho que, quando arruinados, procuram socorro em empregos públicos ou casamentos.

D. Felipe 02/02/2015

Monteiro Lobato uma vez disse que Machado de Assis era o melhor escritor brasileiro. Eu compreendendo muito bem o seu ponto de vista. Depois de lermos Dom Casmurro e outros grandes romances do grande mestre, percebemos que sua criatividade parece ilimitada.A mesma Impressão ocorreu comigo durante a leitura de Contos Fluminenses. O livro é a sua estreia na literatura ficcional, e por causa disso não ficamos em grandes expectativas de encontrarmos nele uma grandiosa obra Literária. Grande engano! Todos os contos desse volume prendem a Atenção do leitor do inicio ao fim. O final de cada aventura é completamente diferente do que o esperado, quer seja bom ou ruim. E diferente dos seus contemporâneos, que se preocupavam mais em descrever o efeito que o brilho do sol causava em um copo que nem sequer seria usado na cena, Machado de Assis não abusa das Descrições e recheia as historias com Diálogos, tanto triviais quanto filosóficos, mantendo a Paciência e o interesse do leitor.

Recomendo a todos que Já leram alguma obra de Machado de Assis; para aqueles que tentaram ler alguma cousa mas acabaram desistindo; e por ultimo para todos que desejam ler seus livros e Não sabem pelo qual iniciar

Gláucia 14/03/2011

Contos machadianos
Esse livro reúne a primeira coletânea de seus contos a ser puplicada, a primeira ediçao data de 1870. Contém sete narrativas, predominantemente românticas, das quais gostei muito de Miss Dollar e Frei Simão.

Sudan 31/05/2009

Contos fluminenses
O Bruxo do Cosme Velho" - assim chamado devido ao bairro onde morava no Rio de Janeiro - escreveu cerca de duzentos relatos, que podemos incluir no gênero conto, o que revela uma produção considerável, tendo em vista as demais tipologias literárias desenvolvidas pelo autor.
Nessas páginas, o leitor encontrará o mesmo observador de almas e das contradições humandas revelando um tom de moralidade típico dos contos clássicos. Será brindado com considerações filosóficas recheadas de humorismo, embora um pouco superficial, graças ao estilo romântico predominante na época de sua escritura.
Por meio dos Contos Fluminenses ( 1870), o leitor observará Machado de Assis dando os primeiros passos nun gênero ainda pouco difundido no Brasil, na época de sua publicação. Mais tarde Machado viria a ser considerado o maior contista brasileiro de todos os tempos. ResenhasLeitoresEdições

Raquel Lima 07/02/2009

O que falar de Machado?
Adoro tudo que ele escreve! Os contos,todos, são ótimos!...Leitura simples, de simplicidade impecável.

1 | 2 | 3 | 4