Depressão e Melancolia

Depressão e Melancolia Urania Tourinho Peres

Resenhas - Depressão e Melancolia

Caique91 31/01/2024

Surpreendente
Não conhecia a autora, também psicanalista. Concordo com ela em diversos pontos do livro e acho que a maior contribuição aqui é a crítica a forma como a depressão é tratada.

O respeito a subjetividade e a expansão dos lugares onde o sujeito pode discursar sobre seus conflitos é o caminho. Acredito em uma visão da depressão baseada na perspectiva psicanalítica que olha as demandas clínicas do sujeito a partir de viés como "aquilo que ficou".

O mundo é depressor. O sujeito sangra, chora, ganha, perde, se cura e machuca outra vez, arrisca, ama, é rejeitado..., é como se fosse rasgado, amassado, triturado e tudo dentro de um laço de repetição.

A psicanálise é uma ferramenta de destaque nessa bravata.

Aline Maia 31/01/2020

Uma leitura muito interessante para entender um pouco o contexto e desenvolvimento da depressão/melancolia ao longo dos últimos anos. A leitura do livro flue e acredito que é muito interessante para pessoas que são diagnosticadas com os transtornos.

Senna 22/02/2014

Depressão e melancolia
O livro é conciso e oferece excelente questionamento sobre depressão, melancolia e tristeza, ao passo que tenta separá-las ao explorar seus conceitos e históricos. Através de uma linguagem simples a autora conduz o leitor à muita reflexão a cerca dos limites entre a tristeza e sofrimento saudáveis e patológicos. Além disso, no final da obra somos convidados a pensar qual o tipo de tratamento tem sido instituído, o etiológico ou o sintomatológico. Que tipo de cura estamos buscando?