Solar

Solar Ian McEwan

Resenhas - Solar

Gláucia 14/03/2018

Solar - Ian McEwan
Esse foi meu primeiro livro recebido pelo clube de leitura Tag - Experiências Literárias, indicação de fevereiro de 2015 pelo curador Paul Bloom, um psicólogo apaixonado por literatura.
Publicado em 2010 traz como protagonista Michael Beard, ganhador do Nobel de Física muitos anos antes e que vive basicamente dessa glória do passado. Não o que gostar nesse cínico e decadente personagem: beberrão, ex marido fracassado por cinco vezes, adúltero compulsivo, comilão, egoísta, sedentário, preguiçoso... Indiferente a tudo e a todos, nada parece afetá-lo, sua maior preocupação parece ser a próxima refeição ou a próxima conquista amorosa, coisas que ele parece colocar no mesmo patamar.
O livro é dividido em 3 partes: 2000, 2005 e 2009, anos marcados por acontecimentos relevantes: o divórcio de sua quinta esposa, um acidente e por último um novo projeto.
O livro tem uma narrativa repleta de termos e descrições científicas tentando situar o leitor dentro do conhecimento dominado pelo protagonista e isso acabou me cansando um pouco. A história é boa mas parece estar muito diluída em meio a detalhes que não interferem em nada com a compreensão da trama a fiquei com a sensação de que muito pouca coisa está acontecendo. Porém, ao final a narrativa toma fôlego e veremos todos os acontecimentos narrados até então culminarem de forma contundente na vida de Beard.

Histórico de leitura

76% (261 de 344)

""Toby, acredite me mim. É uma catástrofe. Fique tranquilo."" Nota: 3 excluir | editar

75% (258 de 344)

"Um diagnóstico é uma forma moderna de maldição. Se a gente não procurasse os médicos, não pegaria a doença que eles querem que a gente tenha." Nota: 3

32% (110 de 344)

"Na verdade, as coisas que tinham muito verde - jardinagem, passeios no campo, movimentos de protesto, fotossíntese, saladas - não eram de seu gosto." Nota: 3
17/07/2015

3% (11 de 344)

"Ele pertencia àquele gênero de homens - vagamente feiosos, quase sempre carecas, baixos, gordos e inteligentes - que exercem uma atração inexplicável sobre certas mulheres bonitas." Nota: 3

Lucas 17/10/2019

ABANDONEI
Sim, abandonei. Coloquei como lido para esta resenha apenas. Livro chato e maçante. Uma trama fraca que não prende e um personagem moribundo.

Kaprãn 19/07/2021

Anti-herói
Através da visão de um anti-herói o autor viaja pelo mundo científico e toda a hipocrisia existente. Percebe-se que o autor faz uma vasta pesquisa sobre o assunto, mas confesso que as vezes fica massante a quantidade de detalhes. Com toda certeza o livro poderia ter menos páginas e mesmo assim ficaria interessante.

otxjunior 10/08/2012

Solar, Ian McEwan
Ian McEwan escreve sobre aquecimento global e mudanças climáticas sem ser eco chato ou pregar a tão falada consciência ambiental. O que já é um grande mérito do autor, de quem já sou fã desde Reparação. Dono de uma narrativa deliciosa, McEwan expõe sem escrúpulos a trajetória licenciosa do cínico anti-herói, Michael Beard.
Um físico Nobel que está se aproximando do lado descendente da sua vida. Michael Beard teve cinco esposas, com cada casamento deixando uma grande pilha de lixo emocional em seu rastro. Ele não pode ou não vai crescer. Ele apenas permanece em movimento na esperança que tudo vai se resolver. Isso não acontece. E fica ainda pior.
McEwan surpreende ao fazer com que o leitor se importe com o obeso, careca, amoral e apático protagonista, que mesmo com uma carreira que muitos considerariam de sucesso, é digno de pena. Fiquei me perguntando como a história iria terminar, parecia uma tarefa ingrata, e realmente não deve agradar a todos. Porém, acima de tudo, Solar é pertinente, engraçado, crítico e faz pensar e Ian McEwan já tem um lugar especial na minha estante e na ficção inglesa deste século.

Marselle Urman 22/11/2010

Preciso.
McEwan é minimalista, e isso quase sempre é uma virtude.

Ele sabe conduzir os humores de seu leitor com maestria, nunca se excedendo, nesta obra pelo menos, nunca nos entediando.

O passeio pelo livro é delicioso ao longo de seu trajeto. O tipo de livro que me provocou caras e bocas ao ler no metrô.

Só não dei "4 estrelas" porque o desfecho não me satisfez, mas isso é opinião pessoal minha. Vale muito a pena.
Thali 30/09/2016minha estante
Fiquei desapontada ao terminar o livro.