Cartas de Siracusa

Cartas de Siracusa Douglas Marques

Resenhas - Cartas de Siracusa

Sergio Carmach 18/05/2012

Assim como acontece em muitos filmes de conspirações internacionais e nas histórias de 007, Cartas de Siracusa traz, de um lado, uma organização criminosa (ou ideológica, dependendo de como se vê a questão) e, de outro, agentes altamente especializados (no caso, em informática) de uma grande potência. Na trama de Douglas, tudo começa quando o papa é morto em um atentado. No mesmo dia, o novo presidente americano é empossado e um cracker autodenominado “Il Mittente” invade sites importantes, inclusive de órgãos governamentais, apresentando ao mundo a primeira de três cartas, na qual ataca o Cristianismo e prega: “Não há Deus. Não há esperança. Há a Verdade.”

Que verdade seria essa? Por enquanto, isso nem as agências de inteligência podem dizer. Mas é preciso descobrir, para o bem dos EUA e do mundo. Então, entra em ação um grupo de feras tecnológicas, comandado por Rachel Atkins, da NSA (National Security Agency), e composto por Max, Ox e Ingrid. Com a ajuda do policial italiano Verlangieri, eles tentarão desvendar o mistério por trás de Il Mittente, que talvez esbarre no ocorrido em 11 de setembro. Ou não? Chega a segunda carta e mais uma importante figura internacional é morta. Daí em diante, o livro toma um ritmo ainda mais vertiginoso.

Cartas de Siracusa apresenta todos os elementos esperados nesse tipo de história, como a passagem dos agentes por diversos pontos do globo na tentativa de agarrar o louco que quer destruir (?) o mundo, a descoberta de um(a) bandido(a) infiltrado(a) na turma do bem (não necessariamente um dos personagens citados no parágrafo acima), o surgimento de um romance envolvendo a protagonista (Rachel), algumas cenas escatológicas (nessas partes, me senti assistindo a Jogos Mortais rsrs), o embate final – cheio de ação e reviravoltas – entre as duas forças... Mas, vejam bem! Essas características não tornam a obra óbvia. Tornam-na, sim, emocionante aos amantes do estilo. E - por que não dizer? - aos leitores em geral. De qualquer modo, Douglas soube imprimir seu toque pessoal à trama, dando-lhe bastante personalidade.

O mistério em torno do Il Mittente é trabalhado de forma muito competente pelo autor e se torna ainda mais interessante quando percebemos que envolve segredos seculares. O final da história acaba meio que em aberto, embora a trama se feche perfeitamente. Que loucura é essa que estou dizendo? Bem, eu estou tentando explicar a grande sacada de Douglas para encerrar seu livro. É o seguinte: tudo se resolve no âmbito dos personagens, mas o mistério... Bem... rsrs. Leiam e entendam o que estou querendo dizer. Vocês certamente não vão se arrepender!

Para finalizar, um trecho que gostei muito: “Talvez o que difira os loucos dos pensadores seja, de fato, uma tênue linha que demarca quais são os nossos objetivos.”

Lady 31/12/2011

Fazia bastante tempo que eu não lia nada que envolvesse grandes conspirações. Pra falar a verdade, não é um assunto que me agrade muito, porque em geral eu considero teorias conspiratórias uma grande piada. O diferencial de Cartas de Siracusa quanto à isso é que as teorias e as conspirações são todas baseadas em perguntas perfeitamente plausíveis que muita gente já deve se ter feito a respeito de grandes eventos como o o 11 de setembro. Mais que isso, o livro não dá as respostas; Il Mittente meramente levanta as perguntas, dá voz ao que todo mundo sempre quis dizer. As respostas não partem dele. E ai, nós, leitores, bem como os cidadãos do mundo no livro, criamos as nossas próprias respostas e especulações.
Gostei muito da forma como o mistério foi trabalhado. Na verdade, tirando o envolvimento da própria Rachel com os assuntos do Il Mittente (não posso explicar melhor, seria um big spoiler) que não ficaram muito claros, tudo é muito bem colocado e tudo se fecha.
Mas, nem tudo são flores. Duas coisas me deixaram muito incomodadas na leitura. Uma delas, que foi a que mais me deixou com cara de ponto de interrogação, foi o envolvimento romântico de Max e Rachel, que foi uma coisa saída completamente do nada. Não era importante pra trama, e não teve demonstrações menores, não teve um crescimento. Uma hora ela simplesmente surgiu do nada e eu fiquei tipo "quêe?". Acho que faltou tato do autor (e meu amigo ♥) Douglas Marques pra desenvolver esse pedaço.
A segunda coisa que me incomodou foi o modo como chegamos até a identidade do vilão. Senti falta de mais pistas, de algo que nos deixasse mais diretamente desconfiado de um ou de outro, de ficar dividida entre duas opções. Ao invés disso, eu simplesmente me surpreendi quando ele foi revelado, sem aquela sensação de "é claro". Não que não faça sentido, mas faltou uma trilha maior pra chegarmos até lá.
Mesmo assim, é um livro muito bacana, que eu gostei muito e li super rápido! Vale a pena pra quem curte mistérios, conspirações e principalmente, questionamentos!

Cynthia França 29/12/2011

Um thriller eletrizante
A cada dia que passa, mais me convenço da existência de uma safra de ótimos autores nacionais que, infelizmente, não são ainda conhecidos pelo grande público. Nessa leva de escritores talentosos, não posso deixar de incluir Douglas Marques, autor de Cartas de Siracusa, um livro que eu ainda não conhecia, mas que despertou o meu interesse em ler os outros títulos do autor.
Antes de mais nada, Douglas dá início à obra com uma frase de Max Frich: "A verdade é a melhor camuflagem. Ninguém acredita nela". A frase, aliada ao prólogo, dão o tom da trama, uma narrativa instigante, que prende o leitor do início ao fim. Li o livro todo em um dia. Não dava para não saber o final. Cada fechamento de capítulo deixa um gostinho de "quero mais", e é impossível parar de ler sem saber o que acontecerá em seguida.
Em linhas gerais, e para não caracterizar spoiler, posso dizer que o livro tem início com o assassinato do papa e a invasão por um cracker da rede mundial de computadores, com a apresentação de uma carta chocante e reveladora. É aí que entra Rachel Atkins, a protagonista, responsável pelo projeto ECHELON, da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), responsável pela proteção do país em todas as frentes. Inicia-se então uma perseguição implacável ao Il Mittente, como se intitula o suposto terrorista, que pretende revelar ao mundo o maior segredo até então guardado, ou seja, a Verdade.
O livro é muito intenso, e daria um ótimo enredo para um filme. Os personagens são bem construídos, e, para mim, ganharam forma rapidamente. O autor escreve muito bem. Os diálogos são ágeis, as descrições são bem feitas, e as cenas geralmente terminam com alguma frase de impacto, que convida o leitor a prosseguir no suspense. Sem dúvida, Douglas tem muita habilidade para conduzir a trama, e isso me impressionou. Achei seu estilo bem parecido com o do Dan Brown e me arrisco a dizer que o autor bebeu dessa fonte. Enfim, para os fãs de Dan Brown, essa é uma leitura imperdível, com um final surpreendente. Aliás, até agora, me pego pensando no final...
Recomendadíssimo! Parabéns, Douglas, seu livro é muito bom!

Cat 15/12/2011

Adorei!
Antes de começar a resenha, tenho um pequeno comentário. Até agora dos livros do Circulo que já li, nenhum me decepcionou ou me causou algum incomodo. Pelo contrário, a cada segundo vejo que há ótimos autores no nosso país. Agora vamos a resenha.

Adorei Cartas de Siracusa. O livro tem um toque de Dan Brown ( Só espero que o autor não se ofenda a ser comparado com ele)

Se você gosta de uma boa investigação/ perseguição policial/ sequestros/ assassinatos e ainda um terrorista ligado em tecnologia, o livro é um prato cheio.

Logo no início ocorre um atentado contra o Papa. Com direito a explosão e o anel papal voando pelos ares. Apenas com essa cena o livro já aguçou minha "fome".

O atentado ocorre no mesmo dia em que o novo presidente dos Estados Unidos toma posse e um Cracker invade a rede mundial de computadores com uma carta, a primeira de três, que irão revelar a verdade.
Na primeira carta o terrorista chamado Il Mittente ataca em particular o Cristianismo, a biblia e Deus.

Como eu havia dito antes de começar a resenha, até agora nenhum livro me causou incomodo. Acredito em Deus, Jesus e não me senti ofendida com o que li. Talvez seja porque minha visão de Deus seja diferente. E nem vou explicar, porque ela diz respeito apenas a mim.

Não sou besta e sei que algumas pessoas podem ler o livro e acabar ofendendo o autor. Dizendo que ele é ignorante e que não estudou direito o assunto.
Mas não se esqueçam que é uma obra fictícia e que alguns fatos podem ser verdadeiros e outros não, e apenas foram colocados no livro para dar mais emoção a trama.

Outro fato interessante do livro é a disputa que acontece entre as agências do governo FBI, CIA, NSA, Pentagono. Todos eles querem pegar o terrorista e até estão dispostos a puxar o tapete um do outro para isso.

Cartas de Siracusa causou em mim uma certa frustração, porque eu queria continuar lendo, para descobrir a idêntidade do terrorista e minha miopia ficava no meio. Mas valeu a pena e MUITO!

Gostaria de contar mais detalhes, mas aí seria Spoiler.

DARLAN HAYEK SO 04/12/2011

cartas de siracusa
CARTAS DE SIRACUSA
Milhares de fiéis, quem lhes fala? A maior autoridade católica. O papa Gregorio XX. Um ato de gratidão, a aproximação de um fiel, um presente, segundos depois, uma grande explosão. Um ato terrorista que coloca siracusa em foco em todo o mundo. Uma carta colocada em todos os sites do mundo simultaneamente ataca a igreja católica e seus ensinamentos. A morte do papa seria apenas o começo de uma onda de atentados? Quqm é o miaterioso homem por trás do atentado? Duas cartas ainda restam. Estaria o mundo preparado para enfrentar tamanha crueldade? Conseguiriam Rachel, Peter, o FBI e toda a força de segurança americana detê-lo?
Uma história fantástica, capaz de prender o leitor do inicio ao final do livro sem querer parar em momento algum. Um desenrolar surpreendente e um final de arrepiar. Carta de Siracusa, vem com certeza, provar mais uma vez a preciosidade da literatura nacional, e entrar para o hall de obras primas da nossa literatura. Recomendo a todos. Não deixem de ler e se surpreender!

Gisele Carmona 05/12/2011minha estante
Muito interessante!!