A Irmã de Ana Bolena

Resenhas - A Irmã de Ana Bolena

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Caroline.Brunoni 10/02/2024

Arrebatadador
Eu queria muito ler este livro, pois assisti o filme "A outra" há anos e muitas situações ficaram confusas, apesar de ter ficado fascinada com a história das irmãs Bolena.
Sem dúvidas, o livro traz muitas revelações esclarecedoras sobre a ascenção e queda de Ana Bolena. Como também quebra as distorções românticas trazidas pelo filme.
Fui tão arrebatada pela história que já estou ansiosa pela leitura do que sucede a seguir, com o livro "A herança de Ana Bolena".
Ana Bolena, que mulher obstinadamente geniosa e marcante na trajetória do reinado inglês.

emiliapsouza 23/08/2023

"Não havia mundo suficiente para nós duas."
"Nunca olhamos para trás. Não temos tempo para arrependimentos ou pensar duas vezes. Se um plano dá errado, elaboramos outro, se uma arma quebra em nossas mãos, pegamos outra. Se os degraus se desmoronam diante de nós, saltamos por cima e prosseguimos."

Em "A irmã de Ana Bolena", a autora Phillipa Gregory nos oferece uma perspectiva ficcionalizada e romanceada dos eventos históricos de um dos períodos mais explorados da dinastia Tudor. Conhecemos os fatos através do olhar de Maria Bolena, a irmã de Ana, que também foi amante de Henrique VIII.

Com uma dinâmica surpreendente, o livro apresenta como era o funcionamento da corte Tudor, as intrigas políticas, os casos amorosos, a vida das mulheres na época e como as alianças eram usadas para consolidar o poder.

Os personagens são muito bem construídos, com destaque para a relação extremamente tóxica entre Ana e Maria, pautada por uma eterna competição, ressentimento e ciúmes. As intrigas sempre aumentavam quando uma irmã buscava minar a outra de alguma forma, por meio de fofocas, traições, manipulações ou jogos psicológicos. A Ana criada pela autora, é uma mulher inescrupulosa e que tem um fim desastroso. Já Maria, é a típica mocinha facilmente deslumbrada e muitas vezes, burra. Destaco também a figura da Rainha Catarina de Aragão, uma das minhas personagens preferidas neste romance!

Eu adorei conhecer a escrita da Phillipa! O livro passou super rápido e ela teceu a história de uma forma incrível, sempre deixando a atmosfera do livro se moldar às diferentes emoções e conflitos que a narrativa proporcionava.

Renata.Mieko 14/07/2023

Wow!!
Essa é uma das melhores séries que já li na vida!
O relato de Maria Bolena é muito envolvente.
Adorei

HenriquePedrini 27/05/2023

Ótimo livro! Sempre comento a respeito dele quando alguém manifesta interesse na história de Ana Bolena e Henrique VIII. A escrita é maravilhosa! Além do mais, por intermédio dessa obra que conheci um pouco de quem foi Maria Bolena, uma figura histórica até então totalmente desconhecida por mim.

Eugenia 12/12/2022

Vou começar por dizer que a única pessoa de quem tive pena neste história toda foi da Maria.
Ana era uma menina mimada que queria tudo só para ela, mesmo o que era da irmã. Não podia ver ninguém, que não fosse ela, triunfar. No fim da história vemos que isso foi um dos seus maiores erros.
Henrique era um rei que mais fazia lembrar um menino mimado e alguém a quem as pessoas "tinha de levar ao colo", era só idiota o facto de que ninguém podia discordar dele, mas bem vistas as coisas ele era rei em 1520, não se podia esperar grande coisa.
Jorge foi apenas deixado levar pelas ambições da família, mas na minha humilde opinião foi longe demais nas coisas que fazia por Ana e mais importante, as coisas que fazia com Ana.

Fiquei feliz porque no fim de tudo a Maria pode ter o que sempre quis, uma família e viver no campo com o homem que amava.

Luisa 23/07/2022

Os perigos de tentar possuir um rei
Figura emblemática, Ana Bolena é retratado como uma mulher ambiciosa e astuta, mas que poderia ser dissimulada, presunçosa, ardilosa, arrogante, prepotente e estupida. Visto que o livro é pelo ponto de vista de sua irmã Maria, por quem nutria uma grande rivalidade, senti que gostaria de ver mais lados da Ana, não só a sedutora ambiciosa mas seus lados positivos, seu medo em perder, que apesar de ser mostrado não foi tão aprofundado.

Maria Bolena foi uma surpresa agradável. Personagem muito fácil de ter empatia. Eclipsada pela ascensão da irmã, tratada feito carne e usada de forma revoltante, Maria de certa forma terminou feliz.

As interações entre a família Bolena - Howard é muito legal de ver, em especial a de Ana, Maria e George. Mais do que em outros livros Philippa usou artifícios historicamente não comprovados para dar mais envolvimento para a história, justificando tal livro ser um de seus mais famosos.

Enfim, não da pra saber se a geniosa Ana Bolena é fruto do meio ou um destaque dele. Tal mulher continua sendo um enigma da história inglesa. E pra mim talvez seja a rainha mais trágica das que Philippa abortou. Ela quase, QUASE, consegui tudo.

Juliana 14/07/2022

Romance histórico
Romance histórico sensacional! Relata a vida na corte durante o reinado de Henrique VIII. Muito bem escrito, a história de Ana Bolena é impressionante.

Jessica852 20/06/2022

Como essa fenda espaço/tempo afeta o curso da história e as vidas das pessoas envolvidas? São questões complexas e sensíveis, tanto do ponto de vista da possibilidade de universos paralelos e da própria viagem no tempo quanto sob a ótica da moral. Todos esses questionamentos estão entranhados em uma história de amor e guerra que se repete em um ciclo sem fim pela humanidade, muitíssimo bem representada pelas mãos habilidosas de Gabaldon.

Verona 11/06/2022

A escrita da autora nunca decepciona, o livro é excelente e pra quem tem curiosidade entre o filme e o livro, saiba que o livro é muito mais completo. A história da Maria e dos irmãos Bolena é apresentada de forma mais abrangente!

babisenberg 24/02/2022

Nesse volume conhecemos a estória de Ana Bolena através dos olhos de sua irmã Maria, que também foi amante do rei. Gostei muito do livro, como sempre a linguagem é fácil de se entendida e a maioria dos trechos são curtos, bom pra ler em intervalos entre as atividades do dia.

Ari Phanie 09/02/2022

Ascensão e Queda

Ana Bolena é uma das figuras mais controversas da história. Ela é normalmente apresentada e representada como uma mulher de beleza singular, coquete, ambiciosa e audaciosa. Ela foi "responsável" pela anulação do casamento entre a rainha Catarina de Aragão e Henry VIII, e pelo rompimento da monarquia com a Igreja Católica. Na realidade, ela não tinha poder nenhum para isso, o poder todo residia nas mãos do rei Henry VIII. Então, o monstro da história real foi Henry VIII, mas quem perdeu a cabeça e foi chamada de bruxa foi Ana Bolena.

Em A Irmã de Ana Bolena, Philippa Gregory faz um retorno a um dos momentos mais conturbados da história da Dinastia Tudor. E através de Maria, a outra garota Bolena, o leitor acompanha os Bolena e sua luta para chegar ao poder a todo custo. A Gregory pintou um retrato bastante vilanesco dessa família, principalmente da Ana. Sua narrativa é baseada em fatos históricos, assim como também é baseada em mitos, assim como também é uma obra de ficção. A realidade é que Ana Bolena foi acusada de bruxaria e se tornou a primeira rainha inglesa a ser decapitada, e por isso, seu nome e imagem foi apagado da história por muito tempo. Henry VIII foi um rei que iniciou a prática de deixar escrito formalmente sua história e decisões, mas Ana Bolena "enfeitiçou o rei e causou distúrbios na Inglaterra", então por muito tempo, ela foi banida das memórias do país . O grande trunfo da Gregory nesse e em outros livros seus é a mistura de fato e ficção e suposição que culmina em uma narrativa instigante que prende o leitor e nos faz querer avançar rápido por cada página para descobrir logo o que vai acontecer na página seguinte.

A primeira vez que vi algo sobre Ana Bolena foi com certeza na série The Tudors, e eu achei ela maravilhosa, ousada e impetuosa, sem contar que eu também amava o Henry. Televisão pode pintar tudo nas cores mais bonitas e Jonathan Rhys Meyers definitivamente era a pintura mais bonita. Já quando vi A Outra que é baseado nesse livro, me deparei com uma personagem histérica e ambiciosa. E é exatamente como a Gregory descreveu a Ana Bolena. Através da ingênua (muitas vezes, lenta), passiva e insípida Maria Bolena, vemos uma Ana coquete, maldosa, colérica, intensa, cruel, tirana. É impossível gostar dela. Até mesmo a protagonista Maria pode ser difícil de agradar com sua passividade. Todos os Bolena vendem mentiras e manipulação, e é difícil torcer por eles (em alguns momentos, até mesmo por Maria e George que são os únicos que despertam alguma empatia) e não há como não ficar satisfeita com o final já que foram os Bolena que causaram tantos problemas e tantas dores. Mas, na real, foram mesmo? Ana foi mesmo esse monstro que Gregory pintou?

"Parecia que lutávamos com algo pior do que Ana, com algum demônio que a tivesse possuído, que tinha possuído todos nós, os Bolena: a ambição."

Por mais que eu tenha odiado a Ana Bolena retratada pela autora, eu gostaria de ter tido a chance de ler a história também do ponto de vista dela, porque a personagem mais marcante é ela. Ela é odiosa, mas é ela que faz e acontece, e estava envolvida com a política, e etc. Em todos os outros livros da autora que eu li, as protagonistas eram as mulheres mais marcantes de seu período (com a exceção de A Princesa Branca, que foi uma protagonista tão pamonha quanto a Maria Bolena). Em A Rainha Branca, a perspectiva era da grandiosa Elizabeth Woodville, e em A Princesa Leal a perspectiva era da maravilhosa Catarina de Aragão, e etc, mas assim como a História, Philippa Gregory resolveu dá uma diminuída na Ana Bolena, e retratar ela da pior e mais estereotipada forma. Não nego que com toda certeza, essa foi uma mulher ambiciosa que lutou para chegar onde chegou, mas ela foi assassinada com base em falsas acusações porque Henry VIII queria, a todo custo ter um filho homem e estava interessado em outra para fazer esse trabalho. Não há como gostar ou torcer pela Ana retratada em A irmã de Ana Bolena, mas quem foi a real Ana é na verdade, interessante de se conhecer. Tudo o que eu sabia sobre essa grande figura histórica não passava da imagem superficial e estereotipada amplamente usada nas mídias. Mas quando assisti o musical Six me interessei mais sobre a história das seis mulheres que tiveram a infelicidade de cruzar o caminho de um homem mimado, vadio e desleal que tinha muito poder nas mãos e pouco cérebro. Ana foi uma vítima da própria grandeza e ambição, foi uma mulher que não se encaixava nos padrões de recato e passividade, mas foi o rei que renegou sua primeira esposa, foi o rei que renegou a Igreja, tudo em nome da luxúria e estupidez, e foi esse mesmo rei que, quando não mais interessado, se fez de vítima de bruxaria e mandou sua segunda esposa para o cadafalso.

"Metade da doutrina dessa Igreja é para nos atrair, metade para nos amedrontar. Não serei seduzida e não me deixarei ser intimidada. Por nada. Decidi construir minha própria estrada e é o que farei."

Como eu falei antes, a Philippa Gregory escreveu sobre um vilão (Ana Bolena) e um homem egoísta (Henry VIII) e colocou a sua segunda mais passiva protagonista para narrar essa história. Não vou dizer que ela não escreveu de forma magistral, como sempre faz, mas ela optou por fazer aquilo que um monte de escritores de ficção histórica antes dela fizeram: demonizou Ana Bolena. Cleópatra e Maria Antonieta também foram personalidades demonizadas, até que novas descobertas e novas interpretações confirmaram que elas não foram lá as grandes vilãs de novela das 9 pintadas por tanto tempo. Elas tinham qualidades e defeitos, tanto quanto qualquer um, conquistaram lugares e objetivos nunca antes alcançados por mulheres, e quando falharam, caíram em desgraça e foram julgadas com mais ferocidade. E essa é a única coisa que eu tenho a criticar na história da Gregory. Eu gostaria que ela tivesse me apresentado uma Ana mais realista. Pelo menos, uma mais ambígua como a sua irmã, que é boa, mas se era para ajudar a família, ela podia ser uma cretina também. Aí então, teria alcançado o que hoje já é mais divulgado sobre a Ana Bolena. Ainda sim, gostei desse volume e recomendo para quem gosta de ficção histórica. Vamos ver o que a Gregory tem a mostrar sobre as outras rainhas Tudor. Elas, definitivamente, tiveram histórias muito interessantes e trágicas.

"Se tudo o que sou, minha inteligência, meu temperamento e minha paixão pela reforma da Igreja, tem de ser renegado, então abandonarei a minha própria personalidade. Se o que o rei quer é uma esposa obediente, eu não deveria nem ter aspirado ao trono. Se não puder ser eu mesma, poderei muito bem não estar aqui."

carolmureb 23/01/2022

Mais um livro incrível da Phillippa Gregory! Já tinha assistido o filme, mas o livro consegue criar uma tensão pelos rumos que as relações vão tomando. Durante a maior parte da leitura, tive horror a Ana Bolena e mesmo sabendo que ela conseguiria se tornar rainha, torci para que desse errado. Cheguei a "comemorar" sua execução, mas depois me lembrei que seu tio e seu pai permaneceram vivos e bem. Ela foi um joguete das ambições deles, usada e se deixou usar porque não havia outra escolha.

Tania_Lamara 21/01/2022

Resenha somente para estatística
Estou reorganizando meu skoob com livros que li há alguns anos e não estavam aqui. A maioria estava no ORELHA DE LIVRO. Portanto, muitos deles não me lembro tão bem da história para fazer a resenha. Portanto essa é mesmo uma forma de entrar pra estatística quando eu precisar. Espero que entendam!!!!

warpechowski 21/10/2021

bom mas ruim kekeke
nossa, quando li esse livro eu apanhei pra escrita dele, meio confusa mas a história é boa. É meio bizarro pensar na idade que as meninas casaram...E pra mim Ana bolena é tão incrível KKKKKKKKK historiadores que me perdoem

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6