Extraneus Volume 1

Extraneus Volume 1 Leandro Reis (Radrak)...

Resenhas - Extraneus Volume 1

Leitora Viciada 22/08/2014

Quando eu li a primeira vez sobre o que era esse livro, eu fiquei curiosa e empolgada, pois eu amo qualquer história com enredo fantástico. E mais: a proposta de Medieval Sci-Fi é misturar os meus gêneros preferidos: ficção científica e histórico, medieval - perfeito! Eu nem acreditei que existia um livro com essa combinação tão rica, e ainda por cima, de contos de variados autores. Por outro lado pensei se não seria mistura demais, tornando o projeto meio confuso.

Assim como outro livro estronho que li (porém de temática sobrenatural - Sociedade das Sombras) este livro também traz histórias variadas, algumas mais voltadas para a aventura, outras para a ficção científica, algumas com pitada de humor e até aquelas que deixam uma crítica no ar.

O livro é excelente, por isso é indicado ao Codex de Ouro 2011 como melhor antologia de contos pelo conjunto.

O prefácio de Richard Diegues já agrada o leitor antes mesmo da leitura dos contos. Leiam este trecho do prefácio, uma amostra do que é a presença desses contos no livro, um texto magnífico:

"E Ele disse: que tenhamos a peste, dragões, bruxas e feiticeiras, cavaleiros e suas armaduras, reis, minotauros, orcs e os anões, demônios, e até mesmo os anjos. Tudo em um caldo primordial, com o olor de tempos medievais. E tudo assim o foi por muito tempo, até que algo O cansou e novamente Sua voz toou: que tenhamos também alienígenas, humanóides, naves espaciais, Meca-humanos, escudos de luz (nada de sabres), implantes e realidade aumentada, incluam-se até mesmo os uranianos. E tudo por ele dito passou a coexistir. Não em paz. Não com harmonia. Mas o suficiente para que Ele contemplasse o que acabara de criar e Se pronunciasse: êita lambança porreta! Tá bom demais. Deixa a lona torrar que eu quero ver o palhaço chorar." - Richard Diegues - Medieval Sci-Fi, Extraneus volume 1.

Para ler toda a resenha acesse o Leitora Viciada.

site: http://www.leitoraviciada.com/2011/11/extraneus-volume-1-medieval-sci-fi-de.html

Leitor Cabuloso 29/08/2012

Extraneus é uma série de antologias da Editora Estronho. São 3 livros no total e esse primeiro conta com 15 contos de talentosos autores brasileiros tratando do tema: Medieval Sci-Fi. O tema é algo totalmente novo para mim e que exige muito de um autor – pelo menos ao meu ver.

Vamos então a um breve resumo dos contos:

Dez Lampejos do Mulçumano de Ferro – Cirilo S. Lemos

Durante a Guerra Santa o exército mulçumano vai investigar algo que caiu no deserto, mas não compreendem o que poderia ser aquela estátua de ferro com articulações nos braços e pernas… até que ela se move.

O conto é muito bem escrito. Mostra que o autor se dedicou para escrevê-lo e pesquisou os acontecimentos e costumes.

A Ameaça Dracônica – Larissa Caruso

Após a Guerra Santa a França enfrenta uma ameaça: um dragão fêmea que vive nas montanhas e parece impossível de derrotar. Até que os franceses recebem uma ajuda inesperada.

O conto tem uma narrativa muito envolvente. A autora usou palavras em francês, deixando o texto mais interessante.

Jogos de Guerra – Rober Pinheiro

Uma batalha sangrenta acontece envolvendo castelos e cavaleiros, porém com alguns detalhes a mais, como: cavalos voadores, armas lasers e robôs gárgulas.

O conto é envolvente e tem um final inesperado. Bem criativo!

Cartouche – Ana Cristina Rodrigues

O famoso ladrão Cartouche recebe a missão de roubar um artefato valioso. Quando o faz, vai com sua companheira Noemia – uma medusa – para entregá-lo, mas são pegos em uma armadilha.

A autora usa nesse conto um mundo e criatura próprias que são bem desenvolvidos e a história é muito divertida o que deixa a leitura muito agradável.

A Peste – Claudia Zippin Ferri

O Barão de Locksley perdeu sua esposa para a peste que assola a região e está prestes a perder o filho. Ele chora e clama pela misericórdia de Deus, mas acaba tendo a ajuda de outras pessoas…

A narrativa desse conto é muito envolvente, daqueles que você começa a ler e não consegue mais parar. O final é muito bom – o filho do Barão é alguém bem famoso – e o conto é bem humorado.

Um Dia Qualquer – Leandro Reis

Klotan é um Orc. Ele trabalha como Tenente e é tirado do sono para uma bagunça danada. O Coronel – um minotauro – deseja a vingança do filho e o lugar já virou uma chacina.

O conto é bem humorado do início ao fim. O que achei interessante foi que o autor utilizou dois extremos no conto: orcs e minotauros equipados com alta tecnologia.

Guerra dos Mundos – M.D. Amado

Numa manhã de natal o planeta Terra tem uma surpresa: naves alienígenas sobrevoam as principais cidades e então o fim de mundo começa. Tudo parece perdido até que um herói inesperado aparece.

O conto começa como um famoso filme de ficção científica mas as semelhanças terminam por aí. A história é muito bem humorada e o herói é realmente inesperado.

Eram os Magos Astronautas? – Renato A. Azevedo

Tudo muda na pacata vila de Wiltshire quando os dragões atacam. John juntamente com sua amada Viviane procuram aquele que é conhecido como o Grande Mago que pode ser a única salvação.

Esse conto tem uma narrativa bem simples. Ele é rápido e fácil de ler. Achei a busca de Viviane por conhecimento um pouco forçada, talvez pelo fato de que não tive a chance de conhecê-la muito bem.

A Punição – Simone O. Marques

Sir Douglas ama a sensação de matar alguém. Ele vive essa sensação dia após dia, mal sabe que tudo não passa de uma punição.

Achei a forma de punição citada no conto muito boa. Criativa e além de tudo, achei uma ótima idéia.

A Peregrina – Gianpaolo Celli

Hellawes, uma feiticeira, depois de usar seus conhecimentos em uma vila, percebe que o chamado que vem recebendo em sonhos é de um “conhecido”, Pashakutik. Quando finalmente o encontra ele lhe revela um novo caminho a seguir.

Foi um pouco difícil escrever a pequena resenha acima pelo fato de que achei o conto um pouco confuso. Há bastante informação e senti falta de mais leitura para entender tudo.

Mensagem a Pedro, o Eremita – Davi M. Gonzales

Boemundo de Taranto conta a Pedro, o Eremita os incríveis acontecimentos da vitória na cidade de Nicéia.

O conto é narrado em forma de carta e muito bem narrado. A escolha de palavras e expressões foi muito bem feita o que deixou o conto super agradável.

A Sepultura do Juízo Final – Gadiego Silvestrini

O último dos Dragões Guardiões está a beira da morte frente a uma ameaça que parece invencível, porém os inimigos se esqueceram o quanto o sangue humano é poderoso.

A narrativa desse conto é muito boa! A forma como o Guardião derrotou seus inimigos foi muito bem feita. Gostei bastante!

Demônio das Estrelas – Rebis Kramrisch

Marlon é um garoto de 17 anos, albino, que vive na Comuna de Entremontes. Os aldeões estão preocupados com os rumores de que o Império Vermelho finalmente caminha naquela direção. Será que estão atrás do Ídolo de Metal? Ou a procura do Salvador? Não sabem que Marlon, que é dado como amaldiçoado por causa de sua aparência é a resposta para essas perguntas.

Uma coisa que me conquistou nesse conto, além da narrativa cativante, foi o uso de FC Japonesa: os mechas. O conto é muito interessante e envolve também aspectos de bruxaria.

A Aparição – Rudá Almeida

Na luz que apareceu no céu de Gênova os habitantes viram a salvação e foi anunciado o apocalipse. Até que mulheres virgens começaram a desaparecer e a visão da igreja começou a mudar…

Uma coisa que me interessou – e até divertiu – nesse conto foi a reação da igreja com relação aos “anjos” e como ela mudava com os acontecimentos. O final foi bem plausível e me agradou bastante.

Churrasco D’Arc – Leonardo Pezzella

Davi está testando um equipamento que lhe permite viver grandes momentos da História da Humanidade. Porém o equipamento tem um defeito: a ação dos “jogadores” no passado afeta o futuro. Davi tem a missão de consertar esse defeito, mas tudo o que fez não afetou em nada o futuro e ele não sabe como fazê-lo. Chama um amigo, Gilberto, e juntos irão mudar drasticamente o passado: pretendem salvar a heroína da França, Joana D’Arc.

Além de um toque de humor e de contar uma das minhas histórias favoritas da Idade Média, esse conto mostra que alterar o que consideramos pequeno no passado, pode ser drástico no futuro.

E Ele disse: que tenhamos a peste, dragões, bruxas e feiticeiras cavaleiros e suas armaduras, reis minotauros, orcs e anões, demônios e até mesmo os anjos. Tudo em um caldo primordial, com o olor de tempos medievais. E tudo assim o foi por muito tempo, até que algo O cansou e novamente Sua voz toou: que tenhamos também alienígenas, humanóides, naves espaciais, Meca-humanos, escudos de luz (nada de sabres), implantes e realidade aumentada, incluam-se até mesmo os uranianos. E tudo por ele dito passou a coexistir. Não em paz. Não com harmonia. Mas o suficiente para que Ele contemplasse o que acabara de criar e Se pronunciasse: êita lambança porreta! Tá bom demais. Deixa a lona torrar que eu quero ver o palhaço chorar.

Parte do prefácio de Richard Diegues

Antonio 23/02/2012

Pocket SCI-FI
2012 é um excelente exercício paradoxal com nossa imaginação. Por volta desta década e na próxima, muitas obras de ficção científica ou
extrapolação distópica de outros gêneros exercitavam nossa imaginação quanto ao que vivenciaríamos como sociedade evoluída, que tipo de
máquinas ou eletrônica faria parte do nosso dia a dia. E apesar de algum tanto disto vindo a se tornar realidade, não chegamos tão longe quanto a nossa própria imaginação. E se a proposta fosse não sobre o futuro diferente e sim sobre uma passado sobreposto aos tópicos futuristas? Com uma pitada violenta sobre intervenção extraterrena ? É sobre isso: Extraneus 1 Medieval Sci-Fi.

Uma coletânea de contos curtos, média de oito páginas cada, de diversos autores nacionais, estabelecidos e novatos. Populam a coletânea seres da literatura fantástica e tecnologia futurista, por vezes em reinos totalmente situados no além da imaginação e em outros momentos em marcos históricos da própria humanidade, quando para tanto visitados por extraterrenos hostis ou não. As interpretações são diversas e passeiam entre a crônica cômica ao épico.

São rapsódias narrais, que facilmente preencheriam os momentos de descanso da rotina. Com tempos bem demarcados, propositais ou não,
mas que agradam a leveza da leitura e o tempo investido. Algo semelhante a episódios de uma drama televisivo de trama não sequencial, mas com a sensação que somente a literatura pode proporcionar. Uma alternativa OBRIGATÓRIA aos seus eletrônicos portáteis de uso(e abuso) diários.

O prefácio ficou a cargo de Richard Diegues, que demanda elogios a parte, propondo o restante da obra por uma introdução bem
arquitetada e já esperada de um dos autores contribuintes mais prolíficos do amado e desaparecido NecroZine. Outro destaque fica para a arte, design e diagramação da obra, produzidas pelo M. D. Amado, que remete muito as coleções SCI-FI da década de 70 e 80 - próprias a serem alinhadas na estante a espera dos segundos, terceiros e tantos outros volumes.

Tânia Souza 12/09/2011

Extraneus Volume 1 - Medieval Sci-FI

Por Tânia Souza

O inusitado que deu certo

O livro Extraneus Volume 1 - Medieval Sci-FI, da Série Extraneus, propõe-se como um reencontro literário entre passado e futuro. Mesclar elementos medievais à ficção cientifica gerou curiosidade, tanto pelo aspecto de inovação, quanto pela questão de ser um desafio tal produção. O resultado surgiu em forma de contos surpreendentes, tanto dos autores convidados quanto dos selecionados.

Antes de falar diretamente dos contos, não tem como não destacar o prefácio, que merece atenção e, por si só, constitui-se uma leitura interessante, leia um trecho e comprove:

Eu adoro ler prefácios, principalmente alguns que são verdadeiros achados literários, como esse, de autoria de Richard Diegues, que traduz de forma criativa e divertida, a essência da obra.

O livro Extraneus Volume 1 - Medieval Sci-FI é composto por 15 contos, os autores destes contos souberam transitar por tradicionais cenários medievais e outros mundos criados. O leitor irá encontrar, em cada universo, um cenário literário que se transforma com a presença de dragões, cavaleiros, seres extraterrenos e tecnologia avançada. Viagens no tempo, experiências científicas, batalhas sangrentas e referências a personagens da literatura clássica, ladrões, demônios, anjos, o eterno conflito medieval entre fé e razão e o questionamento sobre o impacto da ciência na sociedade são alguns dos elementos explorados nas narrativas. Assim como humor, algumas ironias e muita diversão entre lutas, ladrões, cavaleiros, bandidos, heróis e dragões temperamentais.

É claro que, como em toda coletânea, alguns autores exploram esse universo de forma diferenciada, única, indo além do esperado, enquanto outros parecem ousar menos, mantendo-se dentro dos elementos mais tradicionais. Nada que comprometa a qualidade e equilíbrio da obra.

Na leitura de cada conto, é possível identificar características marcantes da era medieval. Personagens interagem em meio a pestes, guerras, invasões, migrações, feudos, reinados, cidades em ebulição e transições políticas e econômicas. Os elementos da literatura de ficção cientifica surgem contextualizados, de forma que os “se” de realidades alternativas se apresentam e inquietam o leitor.

Deixo aqui uma breve apresentação sobre dois contos que integram a obra.

Dez Lampejos Do Muçulmano De Ferro – Cirilo S. Lemos. Eu já conhecia o trabalho do autor de outros sítios e sou fã das suas escritas, o conto Dez Lampejos Do Muçulmano De Ferro não decepciona. O formato escolhido para a narrativa é interessante, de fato, são dez lampejos literários em forma de fragmentos que narram momentos de um combate ferrenho entre cristãos e islamitas no século XII. Hassan ibn Shawar é um personagem que desde o inicio cativa e desperta a curiosidade do leitor. Em meio a disputas pelo poder, estátuas, armas, tecnologia, ameaça militar, guerreiros e batalhas, o antigo e o futurista convivem com a presença do fantástico, no caso, de uma tecnologia única, que se impõe interferindo no desenrolar dos fatos narrados. Destaque para as descrições dos cenários, cores, sons e texturas muito bem trabalhados.

Cartouche – Ana Cristina Rodrigues. Ler o conto de Ana Cristina Rodrigues foi umas das mais divertidas e inusitadas surpresas dessa coletânea. O mundo criado pela autora apresenta a atmosfera clássica de aventura e fantasia em um cenário no qual os elementos científicos vão se apresentando de forma natural, em meio a criaturas diversas. A sagacidade e o humor de Cartouche me levou de volta ao universo dos personagens pícaros da literatura hispano-americana. Aliás, cada personagem desse conto tem uma presença marcante. Cartouche, Noêmia possuem essência própria, e podem facilmente surgir em outras aventuras. E não posso deixar de mencionar Phireandis, afinal, ele poderia se zangar por ser esquecido e não, não sei se isso seria uma experiência divertida.

Contos e Autores

A Sepultura Do Juízo Final - Gadiego Silvestrini
Demônio Das Estrelas - Rebis Kramrisch
Aparição - Rudá Almeida
Churrasco D’Arc - Leonardo Pezzella

Nessa combinação de ciência e tecnologia do futuro com a complexidade do mundo medieval, quem ganha é o leitor, com situações de tensão e suspense, as concepções do possível e do impossível se renovam, nos espantam e fazem dessa uma leitura divertida. Para mergulhar no passado, rir, refletir, questionar, mas sem perder o foco no que o futuro pode trazer.

Baixe o arquivo PDF com o conto "Dez Lampejos do Mulçumano de Ferro", de Cirilo S. Lemos e conheça um pouco desse universo Extraneus.

Junior Cazeri 10/07/2011

O primeiro volume da série Extraneus, publicada pela Editora Estronho em parceria com a Literata, oferece ao leitor um passeio pelo mundo medieval em contos que unem a alta tecnologia, alienígenas e viagens no tempo ao cenário dos cavaleiros, dragões e feiticeiros. Uma visão ousada que rendeu contos absolutamente fantásticos.

O livro reúne 15 autores, sendo 7 convidados, outros 7 selecionados pela editora e mais o organizador da antologia. No prefácio, Richard Diegues, autor de Cyber Brasiliana, já adianta com exatidão o que se pode esperar da leitura: “Temos muito de fantasia medieval, mas também doses cavalares de ficção científica. Tudo medido e balanceado para o seu puro divertimento.” E sim, a leitura é divertidíssima e, em muitos casos, mais do que isso.

Cirilo S. Lemos, um dos melhores contistas da atualidade, abre o volume com Os Dez Lampejos do Muçulmano de Ferro e mostra seu talento com uma prosa direta e criativa que rende ao leitor uma imersão no mundo árabe. A historia de Hassan ibn Shawar vai te conquistar, acredite. Leandro Reis consegue unir fantasia, ficção científica e um clima noir, quase cyberpunk, em seu Um Dia Qualquer, um trabalho surpreendente pela originalidade e riqueza nos detalhes, em uma aventura que deixa querendo mais. Ana Cristina Rodrigues mantém um clima de fantasia clássica na história de Cartouche e vai, pouco a pouco, adicionando elementos científicos até compor um ambiente fantástico e único, com elegância nas palavras e criando um dos personagens mais carismáticos que conheci na atualidade. Rober Pinheiro, outro grande talento, ganha o leitor pela sagacidade e clima de seus Jogos de Guerra, onde os ingredientes Sci-Fi são adicionados com precisão e no momento oportuno. Larissa Caruso, em A Ameaça Dracônica, revisita o tema de caça ao dragão de uma forma bastante criativa e divertida, não perde a mão e cria um excelente trabalho de ambientação e narrativa. Davi M. Gonzales ganha o leitor pelo uso da linguagem, rica e minuciosa, em Mensagem A Pedro, O Eremita; uma leitura cativante. M. D. Amado aposta numa brincadeira insana e divertida em Guerra dos Mundos, e acerta ao acrescentar leveza e bom humor à coletânea.

Apostando na diversão e oportunidades oferecidas pelos temas e atingindo resultados muito interessantes estão Simone O. Marques, com Punição; Gianpaolo Celi, em A Peregrina; Gadiego Silvestrini, com A Sepultura do Juízo Final; e Rebis Kramrisch, em Demônio das Estrelas. Cada qual com seu estilo e abordagem, facilmente conquistam o interesse do leitor.

Já em A Peste, de Claudia Zippin Ferri; Eram Os Magos Astronautas?, de Renato A. Azevedo; Aparição, de Rudá Almeida; e Churrasco D’Arc, de Leonardo Pezzella; ficou faltando alguma coisa. Talvez os autores não tenham ousado tanto quanto os outros e, por isso, os resultados se mostraram previsíveis e menos impactantes.

De uma forma geral, Extraneus v.1 – Medieval Sci-Fi, atende perfeitamente ao fãs da literatura fantástica, com histórias breves e envolventes, excelentes autores, uma qualidade gráfica acima de média e, como disse o prefaciador, muita diversão. É o que eu espero de um bom livro. E você?

Resenhado no http://cafedeontem.wordpress.com/

carlosmrocha 11/04/2011

Uma antologia muito legal
Em Extraneus 1, Editora Literata e Estronho, temos quinze contos que seguiram a diretriz da antologia de mesclar elementos Medievais com Scifi. Dentro da proposta encontramos formas variadas de expressar esta mistura. Temos desde anacronismos, simulação em realidade virtual, contatos alienígenas, tecno-fantasia, etc. O livro, como objeto é bastante interessante e possui diagramação diferenciada e um bom acabamento com algumas "estronhices" de formatação bem boladas.

Nesta antologia, destacam-se os trabalhos de Leandro Reis, Um Dia Qualquer e de Ana Cristina Rodrigues, Cartouche. Em seu conto, Leandro Reis desenvolve uma narrativa empolgante sobre um dia duro na vida do Orc, Tenente Klotan, e seu trabalho como policial. Já Ana Cristina Rodrigues, em seu conto muito bem humorado, nos transporta a outro mundo no qual a alta tecnologia está disponível acompanhamos o gatuno, Cartouche numa aventura entre alienígenas, perseguidores e um interessante dragão escritor.

Destacamos esses dois contos, mas todos tem algo de interessante e podem igualmente despertar o interesse do leitor conforme seu gosto e afinidades.

Contos e Autores

A Sepultura Do Juízo Final - Gadiego Silvestrini
Demônio Das Estrelas - Rebis Kramrisch
Aparição - Rudá Almeida
Churrasco D’Arc - Leonardo Pezzella http://monologando.zip.net/

Em resumo: Por reunir autores diversos em torno de temas inusitados Extraneus é uma série que vale acompanhar!

ArenaFantástica 28/03/2011

ARENA FANTÀSTICA - Resenha: Extraneus Vol.1 Medieval Sci Fi
O primeiro volume da coleção Extraneus conta com um design sóbrio, porém muito atraente, e para aqueles que não gostam de julgar o livro pela capa, basta folheá-lo por alguns instantes para perceber que o projeto gráfico interno é tão bom quanto o externo, tornando-o um livro que, antes mesmo de se ler, já proporciona um certo prazer.
Capas à parte, o audacioso projeto do Selo Estronho e da Editora Literata produziu um volume no qual um encontro inusitado entre o mundo medieval e a ficção científica (sci-fi) resulta em aproximadamente 130 páginas repletas de dragões, orcs, magos, alienígenas e o que mais a sua mente for capaz de criar. São quinze contos que...

LEIA MAIS EM:

ou

arenafantastica.com

Jossi 28/02/2011

Gostei muito do livro, que é da Editora Literata, com o selo da Estronho. Os contos, como consta na sinopse, misturam Sci-FI (ou FC, pra mim), com cenários medievais. Uma combinação que, à primeira vista pode parecer incompatível, mas que resulta sempre em ótimos enredos. Essa combinação de temas já foi explorada em diversos filmes e séries de tevê. A primeira série de que me lembro a explorar tecnologia da FC e cenários medievais, era a antiga série "Túnel do Tempo".Depois, muitos filmes e livros surgiram, como o livro de Michael Crichton, "Linha do Tempo", a série "Darkover" de Marion Zimmer Bradley - onde um mundo em outro planeta lembra muito a Idade Média terrestre, etc.

Resenhei dois contos, dos quais mais gostei:

AMEAÇA DRACÔNICA (Larissa Caruso) - Uma besta ameaça a França do Rei Luis IX, e alguns bons cavaleiros são destacados para irem caçar o monstro assassino, que eles chamam de Vouivre, dragão. Vindos de um futuro distante, os responsáveis pelo "dragão" observam o cenário, onde cavaleiros medievais usam armas modernas. Um conto bem escrito, com espirituosa criatividade.

DEMÔNIO DAS ESTRELAS (Rebis Kramrisch) - O conto nos transporta para um mundo medieval, com pitadas da FC japonesa e outras tantas pitadas de FC brasileira. Seu estilo único dá contornos de um mangá (que ela desenha tão bem) coloridíssimo ao enredo de aventura e guerra de seu conto. Um jovem de dezessete anos, Marlon, torna-se mais que um herói na comunidade de Entremontes, no Mundo Arcaico, e cumpre a profecia ao pilotar o Demônio das Estrelas - um robô gigante deixado lá há centenas de anos. Muito bom!

MÁRSON ALQUATI 19/12/2010

Uma antologia dual!
A união do medieval com o sci-fi foi uma tacada de mestre, da mesma forma como a junção de tantos talentosos escritores em prol do mesmo tema só poderia resultar numa obra impar e muito agradável. Todavia, o excesso de erros de revisão e os defeitos de impressão que em algumas das páginas pretas não permitem sequer a leitura do texto foram os responsáveis por me impedirem de dar as cinco estrelas.