Apontamentos da História Sobrenatural

Apontamentos da História Sobrenatural Mario Quintana

Resenhas - Apontamentos de História Sobrenatural

Ana Ferreira 30/12/2009

Excêntrico, todavia apaixonante
Amadas, amigos mortos, solidão...
São temas que não podem faltar nos poemas do prestigiado Mario Quintana.
Antes de qualquer coisa,a todos aqueles que não apreciam o lado poético da Literatura deixo um recado: Não leiam. Podem interpretar mal o livro e isto seria uma lástima!
Agora, àqueles que apreciam este universo excêntrico e admirável, é altamente recomendável. Nada como a poesia brasileira, nada como (então) a poesia de Mario Quintana.
O autor brinca com diversos elementos da vida, dos mais concretos aos mais figurados, e mantém uma graça que faz com que o leitor viaje. Podemos ver desde sonhos, quimeras a pedidos, sugestões. Não posso deixar de mencionar o famoso trecho: Assassinemos o poeta. Extremamente cômico e lunático, não lhe faltarão assuntos para discutir, compartilhar, ou simplesmente, refletir.
Eu recomendo e ainda, demorem-se o quanto quiserem desde que entendam a mensagem que vem anexada a cada verso, estrofe e poema!

lauraleitora 25/03/2024

Morte
Esse livro é um rascunho de poemas que falam sobre envelhecer, especificamente, sobre morrer, sobre a morte que se aproxima da velhice.

Li ele rapidamente, os poemas e sonetos são leves, engraçados e também igualmente tristes. Serveriam pois alguns como epitáfio de túmulos.

A leitura é okay, as vezes tediosa se não entender quem foi ou o que pretendia o autor revelar nas suas reflexões.

É um bom livro, afinal.

Feeh 21/04/2023

As poesias de Mario Quintana
Este livro reúne as melhores poesias de Mario Quintana. Aquele que até então eu conhecia pouco, ouvi falar muito dele na minha infância, quando assistia Castelo Rá Tim Bum, e o Gato Pintado administrador daquela biblioteca dos sonhos, narrava as poesias do Mario Quintana em alguns episódios.

Não li muitos livros de poesias, mas eu gosto de poema, alias quem não gosta? quem nunca se identificou com algum ou sonhou como seria bom que aquela pessoa escreve poema pra você.

Apontamentos de história sobrenatural marcou o retorno de Mario Quintana à publicação de poesia em verso depois de dez anos sem lançar uma obra inédita. Seu status de poeta maior do nosso modernismo já estava selado desde a Antologia Poética organizada em 1966 por Paulo Mendes Campos e Rubem Braga. A lira tão porto-alegrense de Quintana já tinha virado patrimônio nacional. T

Os temas se diversificam, aprofunda-se a mescla entre emoção, cotidianidade e melancolia, num conjunto estruturado com rigor. A nostalgia de uma pureza da infância e do arrabalde, a constatação elegíaca da passagem do tempo, a presença constante da morte e da regeneração - eis algumas linhas fortes no livro, cultuado nos anos 1970, junto com Caderno H e A vaca e o hipogrifo. Os poetas de então, pertencentes ou afins à tribo “marginal”, identificaram em Quintana o tipo de linguagem que admiravam nos primeiros modernistas. Também os novos prosadores dos anos 1970 não deixaram de inspirar-se na obra do poeta.

site: https://apaixonadaemleitura.blogspot.com/2023/04/apontamento-de-historias-sobrenatural.html

EstAfani.Sandmann 02/12/2023

Mario Quintana e sua forma tão linda e mágica de ver o mundo
Apontamos da histórica sobrenatural nasce após 10 anos de jejum desse poeta Gaúcho que eu amo tanto. E dentro dele vem os amores mais lindos do poetinha. Nasce Porto Alegre como a cidade do amor inesquecível. Nasce a morte como esse repouso e essa paz. Nasce as poesias mais lindas. Obrigada Mariozinho.

Halysson 15/01/2024

Mário Quintana eterno
O poeta dos versos simples, mas complexos ao mesmo tempo. Cada verso nos transporta para um tempo, espaço, e situações diferentes. Apontamentos de história sobrenatural traz um poeta mais maduro, mais sensível aos detalhes, o que faz dos seus poemas, uma viagem ao mundo sobrenatural da poesia. Show.