A Lágrima do Robô

A Lágrima do Robô Carlos Eduardo Novaes

Resenhas - A Lágrima do Robô

Gabi 02/12/2010

Tavinho é um menino fissurado pelo mundo dos robôs e seu maior sonho era ter um. Isso aconteceu, quando ele voltava da escola e encontrou um no meio da rua, que havia caido do caminhão, seu nome era Plínio. Ele trabalhava em uma montadora de carros só que acabou ficando ultrapassado e no caminho no ferro velho havia caído do caminhão. Na mesma hora o menino levou o robô para ser reprogramado pra poder ser como um amigo. Só que, o pai de Tavinho, odiava robôs, porque um desses haiva tomado seu emprego. O menino, com a ajuda de sua irmã Pat de sua mãe Aurora, disfarçaram o robô de anão e o disfarce acabou durando um tempo. Porém
um dia Barata, o pai de Tavinho, descobriu e acabou aceitando. Então o robô tirou o disfarce, mas para ele ainda era um anão e por isso decidiu ir embora e quando isso aconteceu caiu uma lágrima do seu rosto metálico. Barata havia mudado de ideia e concluiu que a vida de robô era muito mais simples do que a de um ser humano, então acabou tentando virar um.
leonardodossant 04/12/2014minha estante
um pouco pequeno(mto)

Felipe 31/08/2021minha estante
Alerta de spoiler

nandadokenji 08/08/2022

Livro da escola
Li pela 2 vez hoje, não é péssimo nem horrível, é só ruim. O livro não faz muito sentido. Não recomendo, sendo bem sincera
Maiara 08/08/2022minha estante
Oiê! Geralmente, quando o livro não faz sentido pra ti, sugiro pesquisar resenhas aqui no Skoob, no YouTube ou em outros sites, pode ajudar!

luisa.yasmin 08/08/2022minha estante
por que leu duas vezes se não gosta?

nandadokenji 08/08/2022minha estante
pq vai ter prova do livro na escola ue

nandadokenji 08/08/2022minha estante
tipo não é isso, não faz tanto sentido, se vc já leu o livro vc iria entender(Mas obrigada pela dica!!?

lahcullen 08/08/2022minha estante
Livros da escola são tipo ??

Lu 02/06/2021

Resenha "Lágrima do robô"
É um livro bom, mas um pouco chato de ler, pois não tem muita emoção. Porém tem uma história especial que ressalta o lugar que os robôs têm em nossas vidas.

Lyvia Maria 17/10/2021

li para a escola, indicaria ele para pessoas de 9/10 anos também, não é muito bom mas eu gostei, não leria novamente

naclaxvz 25/08/2023

"? Você não gosta mais da gente?
?O que é gostar? Que vocês falam tanto! O que é?
? É o que todos nós sentimos por você: Amor, atenção.
? Eu também queria gostar de vocês. Queria mesmo!
? Robôs não sentem essas coisas, Plínio.
? Mas anão sente!
? Anão era só um disfarce.
? Disfarce para vocês! Para um robô obsoleto era uma vida nova!"

Meu eterno amor por livros infanto-juvenil ?? incrível como esse tipo de história sempre tem muito a nos ensinar. É um livro que fala sobre vida, humanidade, espiritualidade, e nos leva a refletir sobre tantas coisas! chorei e me emocionei demais com o Plínio, tô ansiosa pra ler mais do autor. Recomendo esse livro pra todo mundo.

Barbie 03/11/2019

O outro lado
O livro nos remete ao outro lado da tecnologia, traz o sentimento e um olhar diferente do que esse ?boom? tecnológico de máquinas e robôs causa ao invandir nossas casas, trabalho e infiltrações na família.
Com um cunho sutilmente crítico social, percebemos o quanto nos tornamos dependentes e emocionalmente envolvidos com esses novos dispositivos.
Vale muito a pena a leitura!

@vivi_11 24/06/2022

Sobre o livro: A lágrima do robô
Olha gostei do livro,só que não gostei muito do final,achei estranho. Não vou contar o final pra não atrapalhar ninguém nessa leitura,mas o final: Não sei não ?

Tiago 17/03/2023

Eu gostei muito dessa história. O que eu entendi tudo foi que o Robô Plínio foi criado numa fábrica de automóveis e carros, até que um dia, o menino de 12 anos chamado Tavinho apareceu e ajudou à cuidar dele, Plínio achou que sua vida era difícil demais, porém Barata, o pai de Tavinho recusou de ficar com esse robô devido ao seu emprego, com a ajuda da irmã e a mãe dele, acabaram disfarçando ele, mas ele é um anão. Até que um dia Barata, o pai de Tavinho, já sabia que a história era verdade e acabou aceitando de ficar com o robô. Mas no final ele disse que iá embora, e a família de Tavinho não deixou ele ir e pediu pra ficar com eles, depois de ouvir isso uma lágrima caiu de seu rosto. E assim a vida de Plínio melhorou e deu tudo certo.

Reducedmonkey90 17/03/2023

A Lágrima de um robô
O livro retrata coisas interessantes de uma sociedade "futurista" que tem robôs, mas os primeiros capítulos são monótonos e poderiam ser resumidos.
O final não faz muito sentido, um robô chorar?
Acho que o personagem "João Lopes" deveria ser mais explorado, pois ele é um personagem crucial para história.
O livro é bom para qualquer idade, tem poucas imagens e a história é legal.
Um final alternativo que seria interessante seria que o robô ganha-se consciência e percebe-se o quanto a sociedade é ruim e tentaria ganhar o controle do mundo, mas acaba sendo despedaçado e como as peças dele são de metal, poderia ser vendido para o Paraguai.