O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão Mario Puzo
Mario Puzo

Resenhas - O Poderoso Chefão

Tiago575 03/04/2024

Espetáculo da literatura e clássico também nas telas. Personagens fascinantes, com um destaque para o Michael e Don Corleone . Para quem gostou do filme é uma baita experiência, porém presumo que quem não gostou da obra no cinema não vai se identificar com o livro, pois é uma adaptação muito fiel à obra original.

Anderson Rick 29/03/2024

O Padrinho
O poderoso Chefão e Situado em nova York nos anos 50, nessa época a família Corleone recebe uma proposta para o ramo das drogas, o que acaba gerando uma guerra entre as cinco famílias.
Sua narrativa épica nos transporta para o submundo, seus perigos e suas tradições de origem siciliana. Apesar de ter uma extensão de aproximadamente 500 páginas, o livro é bastante fluido, é certo pelas partes do Johnny Fontane e Lucy que não acrescentam muito para a história. Mas conta com uma escrita de grande qualidade e uma estrutura narrativa excelente. Com personagens de grande profundidade e impacto, como Don Vito Corleone e Michel Corleone, entre outros, que tornam esta história tão envolvente do mundo da máfia.

Luise.Brito 28/03/2024

Um classico
Diferente do que ouvi por aí, eu amei o livro e acho que não perde para o filme. Adorei viver um pouco com a família Corleone e conhecer sobre as outras pessoas ao redor.

Confesso que achei o livro um pouco mais lento para ler, meu ritmo diminuiu bastante, mas a cada diálogo clássico ou um plot, me dava mais vontade de continuar

Helo 22/03/2024

Ouvi o audiobook e preciso dizer que é simplesmente SENSACIONAL! O narrador é perfeito, fazendo vozes e sotaques diferentes e dando a entonação certa em cada palavra.
Quanto à história em si, achei muito boa, com personagens bem construídos e um texto imersivo ? foi como se eu estivesse vivendo na máfia nos anos 1940 e 1950 pela duração do livro. Minha única ressalva é em relação à representação e ao papel delegado às mulheres na trama. Eu entendo que isso é reflexo da época em que o livro foi escrito e do contexto machista da máfia, mas não posso fingir que não amargou minha experiência com a leitura.

João Pedro Freitas 21/03/2024

Não acredito que demorei tanto a ler o livro que inspira e compartilha o nome com meu filme favorito, e, assim como o longa, o romance é uma obra prima e ambos os materiais se complementam.
Thalita Mattos 21/03/2024minha estante
Arrasou

Sérgio 16/03/2024

Uma obra incrível, não a toa sua adaptação é reconhecida como um dos melhores filmes da história do cinema!

Jóice 10/03/2024

Foi uma leitura muito boa! Fluida, um livro muito bem escrito. Os detalhes e o desenrolar das situações nos prendem. E os personagens icônicos do Don Corleone e Mike, que ficarão para sempre marcados.

Ricardo 08/03/2024

O Poderoso Chefão: Uma obra que me surpreendeu e me envolveu
Eu sempre ouvi falar do filme O Poderoso Chefão, mas nunca tinha lido o livro que o inspirou. Foi uma grata surpresa descobrir que o livro é muito mais rico e complexo do que o filme, com histórias que não foram mostradas na tela, mas que também são muito interessantes e emocionantes.

O livro conta a história da família Corleone, uma das mais temidas e respeitadas da máfia americana, comandada pelo carismático e implacável Vito Corleone, o Poderoso Chefão. O livro mostra como os Corleone lidam com os seus inimigos, os seus aliados, a polícia, a política e a sociedade, seguindo as suas próprias regras e valores.

Me chamou muito a atenção no livro foi o arco de Johnny Fontane, um cantor e ator que é afilhado de Vito Corleone e que precisa da sua ajuda para conseguir um papel importante em um filme de Hollywood e todo o seu arco, sinto que aqui tenha uma grande história que daria um excelente spin-off.

Os arranjos para retorno de Michael de seu exílio na Sicília também ajudam a compor parte do quadro que senti falta no filme.

O livro é violento, mas ao mesmo tempo de leitura deliciosa, com personagens que me cativaram, me assustaram, me comoveram e me fizeram pensar. O Poderoso Chefão é um livro que me surpreendeu e me envolveu, e que eu recomendo fortemente para quem gosta de literatura policial.

Rafael Machado 06/03/2024

Clássico do Cinema e da Literatura
Um dos mais icônicos exemplos de como uma obra pode ser magistralmente adaptada do livro para o cinema, mantém um lugar especial tanto na literatura quanto no cinema.

Luisa.Serafim 29/02/2024

Leitura que todos devem ter
Esse livro é um clássico com tudo que há de melhor, muitas reviravoltas, cenas muitoooo icônicas, tramas variadas e relações complexas

li o livro sem saber nada da história e acho que seja a melhor coisa a fazer, não conhecia nada do filme e achei que o livro devia ser superestimado mas calou minha boca, é um livro impecável

o jeito que o início e o final da história se conectam e genial, sem dúvidas um dos meus livros favoritos, leria novamente e todos deveriam ler um dia

bibimaria 24/02/2024

O Império Corleone: estratégia, controle e poder
"Que espécie de homens seríamos então, se não tivéssemos a nossa razão?"

É isso: O Poderoso Chefão é, acima de tudo, um livro racional. Traz em si discursos particularmente terríveis e difíceis de engolir, mas ao imaginar estes como o retrato de uma realidade racista, misógina e (acrescente aqui o que quiser porque vai ter), é um livro tático, que escancara a realidade brutal de uma sociedade que, sem regras, cria as suas próprias.

O livro retrata também os efeitos do conflito geracional e da mudança dos tempos. A geração antiga que resolvia os conflitos de uma maneira e a nova geração que buscava ser diferente; diferença essa que também vinha do passar dos anos e das mudanças nos negócios. O novo e o antigo se mesclando nesse ponto do presente em que há a soltura do passado e a construção do futuro. O quão difícil é? Qual a melhor decisão? Como proceder?

E quais as consequências? O que fazer quando a mudança não é só necessária, mas sim o único caminho? Bem... resta-nos ajoelhar e orar pela alma do Don. Seja ele quem for.

Gessyka.Loyola 23/02/2024

Cuide da família, sempre a família!
Eu não tenho nem palavras pra descrever, leiam esse livro. Família Corleone é sensacional, a narrativa é incrível, a escrita fluída.
Mário Puzo foi rei escrevendo esse livro, infinitamente melhor que os filmes (e os filmes 1 e 2 são sensacionais).

Rafaela.Moser 23/02/2024

Gostei muito!!
Gostei muito do livro, não conhecia a história. Demorou um pouco para me prender, mas do meio para frente não conseguia parar de ler!

Dacimara.Costa 16/02/2024

Maravilhoso esse livro. Eu amo demais. Lendo pela segunda vez porque não me lembrava de muita coisa e quero dar continuidade a trilogia.

CorreaSnts 16/02/2024

O Poderoso Chefão
É muito bom, mas não acho o livro perfeito, em vários momentos o livro começa a contar alguma história sobre algum personagem, ou, começa a contar o ponto de vista da história a partir de alguém, tornando assim a história principal um pouco enrolada e demorada, deixando o livro um pouco cansativo de ler nesses momentos, por mais que isso aprofunde mais sobre os personagens em questão, acho que poderia ser feito de outra forma, já que não é tão útil e não enrolaria tanto a história principal.

Nunca cheguei a assistir o filme por completo, apenas sabia algumas cenas, então vários momentos do livro me deixaram boquiaberto e surpreso.