A Batalha do Apocalipse

A Batalha do Apocalipse Eduardo Spohr

Resenhas - A Batalha do Apocalipse

Lidianne Oliveira 26/03/2024

Achei um pouco exagerada nos detalhes, tem horas que você lê uma página inteira só descrevendo algo.
Mas a história é muito boa.

Thassiane93 24/03/2024

"Não é mais importante quem fomos, e sim o que somos e o que seremos. Todos temos os nossos pecados. Alguns já pagaram por eles, outros não, mas o que importa? Cedo ou tarde, todos terão de enfrentar a sentença. E não nos cabe julga-los. A nós, cabe apenas fazer o que achamos certo. Assim garantiremos nossa redenção."

Rosangela Max 22/03/2024

Criativo, mas lento. Exige muita paciência.
Adorei a forma como o autor relacionou algumas histórias bíblicas com acontecimentos atuais. Foi inteligente e certeiro. Porém, estas foram poucas. Porque a maior parte do conteúdo é pura ficção.
Como o título induz, esperava muitas batalhas entre anjos e demônios, mas não rolou. Teve mais provocações entre eles do que batalhas. Se tivesse mais ação, teria me agradado. Como não teve, achei enfadonho na maior parte.
O protagonista me lembrou muito o Conan. Bruto, durão e selvagem, mas que faz parte do time dos ?mocinhos?, assim como o Conan.
Não gostei e nem vi propósito na alternância entre passado e futuro. Preferia que a história fosse contada de forma cronológica.
No geral, achei apenas OK.
Pela criatividade do autor em elaborar a história, recomendo a leitura.

Mariel 21/03/2024

Uma aventura fantástica!
O livro possui um ritmo cadenciado porém bem interessante. Vai apresentando a trama aos poucos porém fazendo questão de explicar cada ponta que solta e mesmo assim não deixa de entregar plots muito bons e até inesperados.

Os flashbacks são bastante atrativos e as inserções na história geral são bem criativas. O livro te prende bastante e algumas partes até deixa aquele gostinho de ?deixa eu ler só mais um capítulo?.

mfru 14/03/2024

O livro é bem interessante. O enredo nos prende dá gostinho de quero mais. O início é bem difícil devido a quantidade de personagens, mas nada que seja superado. As batalhas são épicas tipo Cavaleiros do Zodíaco e eu ammoooo.

Angelica.Menezes 10/03/2024

Uma fantasia escrita por um autor brasileiro
A Batalha do Apocalipse foi a primeira vez que li uma fantasia escrita por um autor brasileiro e já achei incrível por isso, já sempre o tema fantástico veio a mim por autores estrangeiros.
A trama já me chamou atenção por envolver anjos e demônios pois é algo que gosto dentro da fantasia. O autor desenrola bem os conflitos e faz ótimas descrições dos ambientes, das batalhas. Os personagens tbm são bem construídos, fazendo com que compreendamos eles e seus conflitos.
Pra quem gosta de fantasia é uma boa leitura e tbm pra ver que no Brasil tbm se escreve fantasia.

Korvus 09/03/2024

Três Meses de Entretenimento
Minha avaliação pode parecer de caráter simplório, uma vez que já faz muito tempo que li este exemplar. Porém, foi uma aventura extremamente interessante na época, a narrativa não é excelente em todos os aspectos, ainda assim, foi capaz de manter minha atenção e meu interesse num fluxo constante para entender as razões dos arcanjos e acompanhar Ablon em sua jornada de redenção.

Não me recordo dos detalhes específicos, entretanto, lembro-me das sensações que tive ao longo do livro e principalmente em relação às batalhas e mortes. Me arrepiei, me impressionei, me entristeci e me surpreendi com as revelações. Este livro foi meu companheiro durante o dia, a tarde e a noite. Fazia pausas longas durante a leitura, pois não queria que ele terminasse, portanto, terminei a leitura em aproximadamente três meses. E afirmo que valeu a pena, uma vez que a obra me afastou da realidade um tempo considerável.

É uma aventura narrativa baseada em âmbitos bíblicos, com doses de romance e crueldade. Uma leitura recomendável ao leitor entediado e atencioso.

Lars 01/03/2024

Livrão
Não deve em nada as obras de fantasias estrangeiras, chega até ser melhor que algumas aí ( cof cof Sarah J mass)
Representação perfeita da mitologia judaico cristã, tem muita ação e até bem fluido se levar em contas o número de páginas.
Doida para ler a prequel

Jô88 26/02/2024

Amei conhecer esse cara. Ele escreve muito bem amor mitologias e batalhas entre o bem e o mal. Curte muito.
Marina 27/02/2024minha estante
Amo esse livro

Heiwas 25/02/2024

Um bolo de ideias para uma fatia de degustação...
Não é que o livro seja ruim, muito pelo contrário, ele carrega uma série de ideias e uma complexidade de enredo interessante
No entanto, foi justamente a sensação de ter muita coisa acontecendo, muitas informações para assimilar e um tal de vai e vem no passado e presente que quando terminei de ler umas 100 páginas me senti como se tivesse passado a última hora girando em um carrossel.
Além disso não consegui simpatizar muito com o personagem principal, então a leitura foi meio empurrada mesma.

Phelipe.Pompilio 22/02/2024

Interessante

Dá pra entender o motivo desse livro ser tão querido aqui no Brasil. Li poucas fantasias nacionais, mas boas. E posso garantir que A Batalha do Apolipse está entre as melhores.

Não recebe 5 estrelas por causa das quebras de ritmo no decorrer do livro. Quebras de ritmo necessárias, mas, em alguns pontos, dão uma acalmada num momento de puro clímax. Entendo que isso prende o leitor, mas com a frequência que foi feito não me agradou muito. E mesmo assim não tirou a grandeza do livro.

Gosto do tema de "mitologia cristã" que o livro aborda, com novas nuances e reflexões sobre Deus e os anjos. Aqui vamos nos deparar com algo semelhante com o que nos é apresentado na série Supernatural: Miguel contra Lúcifer, Gabriel jogando por fora e a humanidade tomando fumo.

Mas, diferente de Supernatural, A Batalha do Apocalipse se aprofunda mais na questão do motivo da guerra celeste.

Deus ainda está no "6° dia" da Criação, o dia do descanso e, segundo as profecias, o 7° dia ainda está para acontecer e, com ele, o Apocalipse.

O método de narrativa de Spohr é interessante, explicando o passado para contextualizar os acontecimentos do presente. Historicamente falando, passamos por vários acontecimentos bíblicos (a queda da Torre de Babel, a queda da Babilônia, o grande Dilúvio, o nascimento de Cristo e etc). E é em um desses flashbacks que conhecemos melhor a história de Shamira, a bruxa e outros personagens marcantes na vida do renegado.

Os personagens criados por Spohr são interessantes, mas nada demais. Não são tão bem aprofundados ou desenvolvidos e, em alguns momentos, são bem previsíveis. Mas isso não interfere muito no desenrolar da trama. Pode ser um problema para alguns leitores, mas é "passável de pano".

O final é intrigante, inteligente e, ao menos para mim, inesperado.

Ouvi o audiobook pelo Audible, narrado por Tadeu di Pietro, que merece destaque pelo excelente trabalho.

Darei sequência na série de Eduardo Spohr.

Habner.Binho 20/02/2024

Um exemplo de fantasia nacional
A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr, apresenta como premissa básica acompanhar as fantásticas missões do anjo renegado, Ablon. O enredo consegue de forma exímia mesclar elementos da mitologia judaico cristã e de outras religiões, como divindades, monarcas, criaturas, etc. O autor consegue surpreender o leitor com sua perspicácia em amarrar todas as pontas da trama, entregando um enredo coerente, uniforme, e aprazível, conseguindo também em suas páginas estabelecer conexão e apego entre o leitor e personagens de forma calorosa.
Contudo, algumas cenas da história, embora sejam necessárias para a acreção de camadas ao desenvolvimento das personagens centrais, mostram-se arrastadas, excessivamente descritivas e desconexas da trama central em certos momentos. O final da narrativa parece contradizer toda a motivação de cada personagem apresentado, tornado inútil as ações finais de cada um deles.
Dito isso, A Batalha do Apocalipse é um livro bem escrito, com uma trama coerente, bem pensada, um enredo rico, personagens profundos e capazes de divertir o leitor. Portanto, embora apresentando falhas, a narrativa consegue supera-las em detrimento de seus notáveis acertos, fazendo valer a pena a leitura.

Bruna1516 14/02/2024

Interessante
O livro promete entrar o Apocalipse e isso ele faz direitinho! Conta com a presença de anjos, anjos caídos e outras entidades. Ele desenvolve bem a história do personagem, bem até demais, contando com passagens do passado que ao meu ver são grandes demais e desnecessárias.
Achei muito legal o fato de ser um livro nacional e contar com ambientações no Rio de Janeiro. Nunca tinha lido um livro do gênero que fosse brasileiro e achei muito interessante o autor falar sobre lugares e eu conhecê-los e ter ido!