Os Contos de Fadas

Os Contos de Fadas Ana Lúcia Merege

Resenhas - Os Contos de Fadas

Lu 20/05/2021

Rápido e maravilhoso.
Você já leu um calhamaço e teve uma sensação do tipo: oi? Que perda de tempo!
No caso desse livro é exatamente o contrário! Ele é curto, básico , essencial que alimenta tua mente e tua alma.
Amo o assunto Contos de Fadas , e Ana Lúcia Merege abordou o assunto com maestria.
Fiz várias marcações e anotei vários livros que quero ler.
Super recomendo!

Vanessa Vieira 26/09/2011

Os Contos de Fadas_Ana Lùcia Merege
O livro Os Contos de Fadas, de Ana Lúcia Merege, nos traça um perfil referente aos contos clássicos que permearam a nossa infância e ainda dão margem a diversas estórias na ficção. A abordagem é feita de uma maneira didática, mas sem soar clichê ou cansativa. Conhecemos as definições sobre os contos de fadas e o ponto de vista de diversos escritores nessa área.

O livro propicia uma verdadeira viagem por diversas culturas, entre elas, a medieval, e vai mostrando a ligação entre o que é verdade e o que é ficção. Outra cultura que vale a pena destacar é a indiana, que como a própria autora define, deu margem aos contos de As Mil e Uma Noites, entre outros. Nos fala também sobre as dríades, que deram origem ao termo fada, muito utilizado na literatura fantástica.

A escrita de Ana Lúcia Merege é bem sintetizada e realmente consegue detalhar com precisão os termos e a origem de muitos contos. Quem gosta de uma boa ficção, em especial com seres sobrenaturais, com certeza irá amar! Altamente recomendado!

sentilivros 19/01/2011

resenha de Os contos de fadas
Esse livro não é ficcional. Ele trata sobre "Os Contos de Fadas" de maneira instrutiva,"didática",mas sem ser chato, pelo contrário. Conta-nos do surgimento e desenvolvimento dos contos, passando pelos principais "divulgadores, inclusive brasileiros.
Dentre suas definições de Contos de Fadas, está a de Ana Maria Machado,"...segundo a qual o conto e fadas seria uma história popular de origem diferenciada em relação aos clássicos, que surgiram anonimamente no seio do povo e foi sendo recontada durante séculos..." e que a Ana complementa, assim "...é também a historia autoral, escrita ou narrada segundo o modelo aceito para o conto de fadas e evocando a mesma atmosfera de sonho, ideal e sobrenaturalidade.." pg. 15.
A partir da definição trabalham-se a gênese, o universo medieval, a renascença, o romantismo e o folclorismo por trás dos contos de fadas, e ainda uma introdução sobre sua interpretação e os contos de fadas hoje, no mundo moderno.
Adorei saber mais sobre as fadas (Adoro!!! Dá pra perceber né?...rsrsrs....), principalmente sobre as Dríades.
Sobre os brasileiros, Monteiro Lobato se destaca, pois é com ele que "...a literatura para crianças e jovens ganha novo fôlego, tanto por meio de seu legado como autor, quanto da grande quantidade de obras que traduziu e/ou editou..." pg.65
Enfim, um livro para todo aquele interessado em "Contos de Fadas".

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2011/01/os-contos-de-fadas-ana-lucia-merege.html

W Nascimento 01/11/2010

Muito mais do que meras histórias para crianças dormirem, os contos de fadas também são alguns dos traços culturais deixados por um povo, um sinal claro de que existiram, e que fizeram marcas que transcedem o tempo, a voz e a morte.
Este trabalho ajuda a elucidar características dos contos de fadas que vão além do entretenimento, revelando facetas das histórias da mamãe gansa e outros clássicos que nos ajudam a pensar no estatuto daquilo que lemos quando crianças e que passamos para nossos filhos. E para o caso de alguns de nós - onde eu me incluo - ajudam a entender características de sua própria produção. Pois contos de fada e literatura fantástica, têm tudo haver.
Um trabalho que mescla uma linguagem clara e de fácil degustação - própria dos romances e livros de fruição - e aprofundamento teórico - o que se exige de um bom trabalho acadêmico -, aproximando o conhecimento científico do grande público.