O Grande Livro das Bruxas

O Grande Livro das Bruxas Leitura (ED.)

Resenhas - O Grande Livro das Bruxas

Rafaela Mattos 01/12/2021

Um história
Lembro de ganhar o livro quando nova, lá pra 2009. Também lembro de pedir pra minha mãe ler as histórias das bruxas, já que nem ler eu sabia. Cresci e continuei com o livro. Levava pra escola, mostrava pros colegas, lia as histórias, ficava com medo e botava medo com os contos. Pra ser sincera, até hoje pulo as primeiras páginas, já que as ilustrações me dão calafrios, mas as histórias e os desenhos são espetaculares, capazes de prender uma criança e um adulto, com tamanha fluência de fatos e precisão. Livro perfeito, 0 defeitos. Sou completamente apaixonada.

Sarah 26/09/2011

Fascinante
Sabiam que bruxas são fadas? Mas por serem do lado sombrio foram entituldas de bruxas. E não se engane, há fadas com cara de anjo, mas que são perversas, egoístas e prepotentes. Do ponto de vista cultural, excelente livro para se conhecer as lendas de várias regiões do mundo. Inclusive um ótimo motivo para interação de pais e seus filhos num momento de leitura interessante, além de ótimo entretenimento!

Pandora 25/06/2011

Mulheres cruéis!
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Preciso começar essa resenha chamando atenção para o excelente trabalho gráfico desse livro. As ilustrações que estão presentes em cada conto são excelentes, muito bem trabalhadas, e tornam a leitura desse livro ainda mais prazerosa.

O livro é composto por 13 histórias, cada qual com sua bruxa. São lendas, contos de fadas (A bruxa da casinha de chocolate, entre outras), histórias retiradas da própria história (como as Bruxas de Salem) e de cantigas infantis (A bruxa má do roseiral).
No início de cada história há uma "ficha", contando alguns detalhes sobre a Bruxa, sua nacionalidade, seus passatempos e o motivo de sua perseguição.

Algumas histórias são velhas conhecidas, como a bruxa de "João e Maria", a de "Rapunzel", a bruxa aquática de "A pequena sereia" e a exótica "Baba Yaga". Mas também fiquei conhecendo outras bruxas, inclusive uma nossa, oriunda de uma cantiga infantil brasileira, a "Bruxa má do roseiral".

No geral, é uma ótima seleção de mulheres realmente más, as histórias não foram editadas, então há maldades, sangue, mortes e nem sempre um final feliz.

A única coisa que me deixou triste foi que as histórias são breves relatos, sem se estender ou dar maiores detalhes, como qualquer conto de fadas.

Recomendo para crianças e adultos interessados em poções e toda a sorte de maldades :)