A História da Esposa: da Virgem Maria à Madonna

A História da Esposa: da Virgem Maria à Madonna MARILYN YALOM

Resenhas - A História da Esposa: da Virgem Maria à Madonna

Mylena136 28/03/2021

A história da esposa
Concluir esse livro me fez pensar imediatamente nas noções de continuidade e descontinuidade tal como propõe o filósofo francês Michel Foucault.
As funções ou os papéis atribuídos à mulher mudaram muito ao longo do tempo, mas o papel de esposa permanece essencialmente os mesmo, claro que com algumas rupturas.
Um bom livro, ainda que restrinja suas observações aos EUA e à Europa.

Wagner 30/10/2016

PERNAS...

(...) à era vitoriana, quando as pernas humanas eram consideradas como membros, e o mais pudico chegava a cobrir com capas as pernas do piano (...)

in: YALOM,Marilyn. A História da Esposa: Da Virgem à Madona. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. pp 183 Cap. 4 - As esposas republicanas na América e na França.

Luiza 23/06/2021

Bom livro, mas pouco envolvente.
O assunto abordado por Marilyn Yalom é um dos meus preferidos: a História da Mulher em seus mais diversos enfoques.

Porém, é preciso ressaltar que ela faz um recorte muito específico: é a história da mulher casada nos Estados Unidos. O pouco que ela fala da esposa na Europa é apenas pelo fato dos EUA, enquanto colônia, terem sofrido influência direta dessa cultura.

Eu, particularmente, adoro este assunto, não importa o recorte, e também sou muito interessada na cultura norte-americana como um todo. Portanto, todo assunto abordado me agradou em certo nível.

Mas... devo confessar que não achei o livro de fato divertido. Cheguei a me arrastar muito para lê-lo.

Fazendo um paralelo com outros livros que falam sobre este assunto ? por exemplo, as obras maravilhosas de Mary Del Priore e o interessantíssimo "Entre a Luxúria e o Pudor", de Paulo Sérgio do Carmo (ambos brasileiros) ? confesso que Yalom não me envolveu tanto. Este livro não tem a "alma" dos livros de Del Priore...!

Ok, aprendi alguns fatos novos, e a leitura não é difícil, Yalom não usa termos ou conceitos rebuscados? mas não foi uma leitura tão envolvente.

E não sei explicar o porquê.

Como fonte de pesquisa para um estudo ou trabalho acadêmico, é um livro perfeito. Mas talvez não seja mesmo uma leitura para se distrair e relaxar.