A Capital da Solidão

A Capital da Solidão Roberto Pompeu de Toledo

Resenhas - A Capital da Solidão

Gláucia 02/06/2011

A Capital da Solidão - Roberto Pompeu de Toledo
Fruto de laboriosa pesquisa, o livro descreve a trajetória dessa grande cidade desde a sua origem quando era pouco mais que uma vila até a explosão que a transformou no que é hoje, megalópole desigual tão acolhedora.
Moramos aqui sem entender tanta coisa, após a leitura desse livro passei a olhar vários aspectos da cidade em sua raiz, compreendendo sua formação irregular, sua geografia, seu povo, nossa cultura.

Andre Amaral 18/05/2009

Livro fantástico sobre a história da cidade de São Paulo. Começa desde a chegada dos primeiros portugueses no litoral paulista, antes mesmo da fundação da cidade e vai até finais do século XIX, quando inicia o período de desenvolvimento que a tornaria a maior cidade do país.

É interessante notar como alguns traços do paulistano de hoje remontam de séculos atrás, quando era uma pequena vila, afastada da influência da coroa e que precisava lutar para sobreviver. Da época das bandeiras, passando por uma cidade estudantil, entreposto comercial e berço da industrialização

Muitos personagens históricos que são conhecidos apenas como nome de rua tomam forma e entendemos sua contribuição. Assim como foi a relação da cidade com outras regiões do país e a importância dos imigrantes na cultura e na economia da cidade.

Imperdível pra quem gosta de história.