O Sábado na Bíblia

O Sábado na Bíblia Alberto R. Timm

Resenhas - O Sábado na Bíblia

denis.caldas 22/12/2022

Sabat Said!
O Sábado é um dia que convivo especialmente há mais de 30 anos, desde quando eu ouvia falar na Escola Adventista que estudei, às leituras da Bíblia, às preleções do meu saudoso avô materno, enfim, o Sábado é um dia que não passa despercebido. Sabat Said!

"Durante o período intertestamentário, o Sábado foi marcado por uma forte consciência de que a sobrevivência de Israel como nação dependia de um apego rígido à observância desse dia. Afastando-se da tradicional profanação pré-exílica, os judeus mantiveram sua lealdade ao Sábado mesmo diante dos mais severos conflitos com os selêucidas e os romanos. Mas, na parte final do período intertestamentário, os mestres do judaísmo começaram a enaltecer o Sábado como a mais importante instituição judaica. Removido do contexto da graça em que havia originalmente instituído por Deus, o Sábado foi revestido de um acentuado legalismo, passando a ser considerado um fim em si mesmo." (pg. 122, na Conclusão)

"Várias obras foram publicadas nos últimos anos nos Estados Unidos sobre o significado e a relevância da observância do Sábado. Mas a histórica discussão sobre o verdadeiro dia de guarda cristão (sábado ou domingo) continua acesa nos círculos cristãos. É importante reconhecermos a existência de uma antiga tradição britânica e norte-americana de usar o termo religioso "Sabbath" (sábado) para designar o "Sunday" (domingo civil), e a expressão "seventh-day Sabbath" (sábado do sétimo dia) para o "Saturday" (sábado civil). Seguindo essa tradição, muitos autores modernos continuam usando o termo Sabbath em alusão ao descanso dominical." (pg. 7, no Prefácio)

Suse 05/05/2015

Dia do Senhor
Este livro é um verdadeiro estudo aprofundado sobre a autêntica origem e instituição do Sábado como um dia abençoado e separado para Deus.
O autor comprova através da bíblia que o sábado continua em vigência fazendo parte da SANTA, BOA E IMUTÁVEL LEI DE DEUS. Comprova através da história como ocorreu a mudança humana e errônea para o domingo e apresenta o privilégio e as bênçãos de guardar o sábado ao abranger seu significado mais profundo, lembrando sempre que este dia é um sinal entre Deus e Seu povo.

#felizsábado! rs

Rayssa 21/01/2021

Interessante
O livro é bom, faz um apanhado muito interessante da história do sábado, dá mudança do sábado para o domingo e porque o sábado deve ser guardado e não o domingo. O único problema que encontrei é que ele fala de não usar o método alegórico de interpretação e que a bíblia deve ser interpretada pela própria bíblia, porém, em algumas de suas afirmações, não foi dado embasamento bíblico suficiente para ser considerado um fato, sendo assim é necessário interpretação alegórica para tal conclusão. Além disso, a linguagem deixa um pouco a desejar, tornando o livro um pouco massante. Em questão de conteúdo histórico, achei muito interessante e com uma bibliografia bastante rica.

Fenix.Pires 04/10/2017

Doutrina
Tudo o que se deseja saber sobre a doutrina do sábado.

Cosme.Henrique 31/03/2018

O SÁBADO NA BÍBLIA
Não há detalhes pessoais, tudo relacionado ao sétimo dia biblico

Sofia 23/02/2021

Ótimo livro!
Já fiz a resenha, porém como anotação do livro quando cheguei ao 100%. Repetirei algumas coisas: este é um grande livro, um ótimo guia na preparação do sábado e fala das várias interpretações bíblicas, que acabam sendo erradas quando não levam a Bíblia como sua própria intérprete. Ressalta a importância do sábado, um segmento do tempo que Deus, o Criador de todas as coisas, fez para descansarmos de dias tão turbulentos e incansáveis, onde também podemos passar mais tempo com Deus e observar a beleza de sua criação: em uma simples caminhada em família onde nos maravilhamos com a beleza das obras de Deus, fruto de suas mãos, e a importância que temos em preserva-la. Devemos receber o sábado com alegria, ele é uma eterna aliança entre Deus para com os seres humanos.

Isabelle Pegado 09/03/2021

O Sábado na Bíblia - para iniciar o estudo do 4° mandamento
O Sábado na Bíblia, de Alberto R. Timm, é uma excelente obra para aprender mais sobre os motivos reais por trás do quarto mandamento. Afinal, devemos entender Gênesis 1 de maneira literal? Como relaciona-se o ?sétimo dia da criação? com o sábado relatado no decorrer da Bíblia? E a respeito deste, como os antigos hebreus observavam este dia nos períodos do Antigo ao Novo Testamento?
????????????
Alberto responde essas e outras diversas perguntas relacionadas ao assunto, além de explicar como se deu, historicamente, a mudança da guarda do sábado para a guarda do domingo. Por fim, nos dois últimos capítulos, trata do significado e da observância do sábado e de como, até os dias de hoje, ele pode ser uma benção em nossas vidas.

Daygor Vessozi 15/04/2024

O Sábado na Bíblia
Esta obra tem seu foco presente em elucidar os aspectos referentes ao sábado bíblico, bem como os pontos discutidos sobre ele, sua relevância atualmente e seu significado.
A abordagem existente busca então explicar tal assunto em sua completude em um formato que pressupõe a ausência de conhecimento do leitor, além do livro ter seu texto redigido prezando pela abordagem da Bíblia como sua própria intérprete, ou seja, embasando cada argumento na própria Escritura Sagrada.
Conclusivamente, a leitura é muito enriquecedora e apropriada para quem deseja entender mais sobre este assunto, quem busca base para seus argumentos em favor do sábado bíblico (bem como de sua vigência) e para aqueles que desejam colocar seus pensamentos contra a vigência da guarda deste dia atualmente em teste de validade com a doutrina bíblica.