Gênio do Mal

Gênio do Mal Catherine Jinks

Resenhas - Gênio do Mal

edifícioesplendor 15/12/2023

Uma ficção científica de conspiração boa, mas nem tanto
Não vou negar, já fui muito fã desse livro com 12-13 anos. Acho que funciona bem para leitores entre 11 e 14, porque a história é difícil de acompanhar para leitores mais novos, e os mais velhos vão perceber que não é exatamente bem escrito.
A premissa é muito interessante, e a execução é boa, prendendo nossa atenção do início ao fim, mas os personagens são, em geral, bem mal construídos - o que é uma pena, pois são todos interessantes. Faz sentido, considerando que o foco é mais na trama e nas consequências de cada ação, e que há vários personagens secundários, impossibilitando se aprofundar em todos eles. Mesmo assim, acho que isso poderia ter sido trabalhado mais.
Não sei se a autora começou a escrever com a intenção de ser uma trilogia ou volume único. Embora o primeiro livro faça sentido sozinho, a obra não se sustenta muito bem sem o segundo volume. Por outro lado, há coisas muito relevantes para a história ditas nesse livro que são mudadas completamente no segundo livro, em uma manobra que me pareceu bem mal planejada, mas necessária para que o segundo terceiro livro façam sentido.
Apesar de tudo, o enredo é envolvente e me fez querer reler o resto da trilogia novamente. O livro tem lá suas falhas, mas acho que cumpre com a proposta para sua faixa etária alvo.

Carol Vidal 19/02/2015

Poderia ter aprofundado mais
Breve comentário crítico:

Com uma história dinâmica, Catherine Jinks conseguiu construir uma obra que prende a atenção do leitor do início ao fim de suas 480 páginas. No entanto, a autora pecou na falta de aprofundamento da trama em prol da ação.

Assim sendo, o livro é composto, em sua maioria, por capítulos curtos, mas que não conseguiram desenvolver de forma mais complexa o perfil psicológico dos personagens. Por isso, demora muito para que se possa criar alguma empatia por Cadel, o personagem principal, já que a preocupação maior é no que vem a seguir e não de que forma os acontecimentos estão impactando a vida do menino.

No entanto, por se tratar de uma trilogia, pode ser que esse primeiro volume tenha sido pensado no intuito de criar uma expectativa e uma curiosidade sobre o que vem a seguir - e nisso foi bem sucedido. Gênio do Mal, dessa forma, apresenta-se como um bom entretenimento, especialmente para quem se interessa por tecnologia e histórias de espionagem e conspiração.

Lalaura 30/03/2021

Meu malvado favorito kkk
Depois de anos encalhado finalmente consegui ler esse livro. Fiquei surpresa com ele, tinha a impressão que seria mais fraco e bobo, entretanto o livro tem um grande desenvolvimento de roteiro e contém uma grande e importante transformação no personagem principal.
Recomendo esse livro para aquelas pessoas que desejam ler um livro onde o personagem principal é um gênio do mal, insensível e capaz de criar planos mais infalíveis que o do Cebolinha, porém no fundo do seu coração, ele percebe que tem algo errado no mundo em que ele vive, e é então que as coisas começam a ficar boas.

Bit 15/02/2024

Se eu visse esse livro numa livraria, ele provavelmente nunca me chamaria atenção o bastante para lê-lo, pensaria, "parece uma ficção infantil bestinha" e o descartaria. Mas que erro estaria cometendo. Esse é um livro que o surpreeende a cada página, eu não entendo nada de computadores, nem de matemática, nem de gênios, talvez por isso também seja tão interessante, um mundo a parte muito longe do que vivo, um mundo cheio de ações, onde é preciso vigilância constante e uma mente não menos do que brilhante para desvendar todos os seus mistérios. O livro protagonizado por um menino chamado Cadel, uma figura controversa desde o princípio, um rostinho de anjo e uma cabeça cheia de estratégias e armações; no início é capaz de você não sentir lá muita empatia por ele, mas a medida que as páginas vão passando, algo vai ocorrendo, primeiro, é impossível se desgrudar, sempre tem algo hipnotizante acontecendo e segundo, você acha difícil não sentir compaixão pelo menino, que ao se deparar em um ambiente de monstros, o Instituto Axis, vai se revelando cada vez mais humano. O enredo é repleto de plots twists e na verdade não é nem um pouco infantil, com uma trama repleta violência, assassinatos, crimes, manipulação, mentiras, dissimulação... é capaz de dar um nó na sua cabeça.

ErreBC 04/02/2024

TOP
Essa trilogia é muito boa, eu gosto da história toda, só algumas coisas que eu não entendo muito bem porcausa dos temas meio técnicos sobre informática, mas dá pra entender pelo contexto. Te prende bastante, e o enredo é todo tenso e com várias crises existênciais do personagem sobre quem ele é de fato.
(Só o final que deixou um pouquinho á desejar)
Mas pela história toda vale apena ler pra caramba.