Mundos Invisíveis

Mundos Invisíveis Marcelo Gleiser

Resenhas - Mundos Invisíveis

Krishna.Nunes 26/01/2021

Boa iniciação às ciências!
Esse livro faz parte de uma duologia:
Poeira das estrelas (2006)
Mundos invisíveis (2008)

O primeiro explica a origem do universo, a história das descobertas astronômicas e a origem da vida na Terra. O segundo fala da história das ciências que culminaram na descoberta da relatividade e da física de partículas.

Ambos foram lançados junto com séries criadas e filmadas pelo autor para o programa Fantástico, que foram ao ar em 2006 e 2008. Por isso, às vezes, o autor faz referência à série ou a curiosidades sobre as filmagens, mas mesmo que você não conheça a série, não é algo que atrapalhe a leitura.

Apesar de eu gostar mais de astronomia, achei a leitura de Mundos Invisíveis bem mais interessante. O livro provavelmente me trouxe mais informações relevantes e me relembrou de mais fatos, conceitos e curiosidades esquecidas depois de tanto tempo sem contato com esses temas. Ele não foca na matemática nem na complexidade dos experimentos que levaram às descobertas, assim o leitor leigo pode mergulhar facilmente na narrativa deixando esses aspectos de lado. O texto só está desatualizado em relação à descoberta do bóson de Higs, por ter sido lançado antes da inauguração do LHC. É um livro linguagem muito acessível, que eu recomendo a todos que tiverem interesse por ciências.

(Eu li que o planejado era que fossem três livros e três séries, mas pesquisei e não consegui encontrar a terceira parte. Talvez não tenha ido ao ar. Se alguém souber informar, ficarei grato.)

Fernando Eckermann 16/03/2016

De Tales de Mileto a Bohr
Mundos Invisíveis conta a história das descobertas científicas mais relevantes dos últimos 2.500 anos e dos estudiosos que participaram dela. Não há muito foco na matemática envolvida ou mesmo na complexidade dos experimentos realizados por grandes mentes. A grande sacada é mostrar a transição da filosofia pura até o pensamento e o método científico, da alquimia até a química e a física nuclear. Muito interessante saber como chegamos até a tecnologia atual e o que estamos tentando descobrir a seguir.

Não é muito técnico ou pesado, mas para uma boa dose de conhecimento e um melhor entendimento do que o universo a nossa volta é feito, recomendo a leitura. Já vou colocar outras obras do autor na lista!!

Mesinha 14/06/2023

Deveras interessante
Nem gosto de química/ física mas achei legalzinho até mas oq quebra é as folhas tudo branca ficou meio cansativo mas ta, é um ok ?