Histórias Fantásticas

Histórias Fantásticas Leandro Reis (Radrak)...

Resenhas - Histórias Fantásticas

MarceloBighetti 20/11/2011

Sempre que leio antologias, pelo menos até ler esta, uma boa parte dos contos não me atrai. Com Histórias Fantásticas Vol.1 foi diferente. O alto nível de praticamente todos os contos torna esta coletânea excelente. Lembrando que participo deste livro com o conto "As icamiabas".

Beltane (Simone O. Marques)
História muito boa onde a autora explora muito bem a emoção dos personagens. Ambientação e desfecho trabalhados de forma primorosa.

Roteiro dos Sonhos (Ana Lúcia Merege)
Conto interessante onde a protagonista aparentemente desconhece seus poderes e pela ingenuidade acaba criando o que para nós se tornou uma lenda. Boa ambientação, simples e eficiente.

Armadilha (Tânia Souza)
Até quase o final do conto me perguntava onde estaria o elemento fantástico da história. Uma boa surpresa no final. Gostei muito do elemento introspecto do protagonista.

Sangue e Gelo (Mario Carneiro Jr.)
Muito boa a visão primeva dos vampiros em nosso mundo. A sequência da luta é muito boa. Apenas alguns parágrafos, na minha opinião, poderiam não existir. Segue um deles: Os cabelos vermelhos balançavam em volta da beleza impossível de sua face, como um incêndio que deixava sua expressão ainda mais ameaçadora. Beleza impossível? Expressão esquisita.

Colocada em Um Cantinho, a Oeste de Mim (Anderson Henrique)
A narrativa é boa neste conto, fazendo com que queiramos chegar até o final para saber quem realmente é a mulher misteriosa. Infelizmente a expectativa, que foi aumentando em cada parágrafo, não é satisfeita com o final.

Após a Densa Neblina (Luiz Teodósio)
Gostei do conto, o qual possui narrativa descontraída e envolvente. Todo o mistério envolvendo a neblina faz com que queiramos saber o que existe do outro lado. Na minha opinião houve falha quanto aos argumentos usados para o último oponente, os quais poderiam ter sido usados para o penúltimo, ou vise-versa. Também achei muito “automático” as respostas para os dois primeiros oponentes; parecia um texto memorizado.

Gênesis (Willian Ricciardi)
Muito boa história. Com o final veio aquele gostinho de “quero mais”.

Um Cara Legal (Marcelo Jacinto Ribeiro)
Este é um bom conto que gostei bastante. Posso até me arriscar dizendo que é um conto cativante pela maneira que foi encerrado. Com uma narrativa simples o autor nos leva a querer saber mais sobre o protagonista.

Em Pelo... (Armin Daniel Reichert)
Ótima adaptação de um clássico da literatura infantil.

A Flecha (Renato A. Azevedo)
Um excelente conto, onde o autor com uma prosa descontraída nos remete de forma clara e envolvente a eventos ufológicos. O desfecho é ótimo, incorporando outros elementos histórico lendários

As Icamiabas (Marcelo Bighetti)
A idéia em criar um universo fantástico baseado no folclore brasileiro começou por volta de 2005. Desde então tenho pesquisado e me maravilhado com a riqueza do nosso folclore. Este foi o primeiro conto criado dentro deste universo. Para quem quiser saber um pouco mais sobre as Icamiabas e seu papel dentro do universo que criei acesse www.marcelo.bighetti.com.br/ica, lembrando que é necessário ter o livro em mãos para acessar, pois uma senha será requerida a qual é encontrada em Histórias Fantásticas Volume 1 (estará disponível em janeiro de 2012).

O Prêmio (Jota Marques)
Conto envolvente, com momentos de suspense e uma sequência de combate muito bem escrita.

A Dama Inevitável (Leandro Reis)
O conflito interno do protagonista é muito bem transmitido através de uma narrativa profunda, onde os acontecimentos transcorrem-se de forma rápida, mas não comprometendo o conteúdo necessário para a compreensão. A trama foi muito bem desenvolvida e a criatividade foi única ao retratar uma figura fantástica conhecida de todos. O final é ponderativo.

Magnum Opus (Marcelo Augusto Galvão)
Gostei da maneira como a “insanidade” do protagonista é colocada para os leitores.

Marina (Rubens Alves)
Muito divertido, e trágico também. A narrativa em primeira pessoa torna o conto muito pessoal. A maneira como a história é contada me prendeu totalmente.

O Caçador e o Caipora (Daniel Andrade)
O conto é bom com um final interessante, mas mesmo assim creio que faltou algo. Talvez a expectativa oriunda do título me fez esperar um pouco mais do caipora.

O Quarteto de Cordas (Adolph Kliemann)
Muito legal a maneira pela qual o personagem principal foi explorado. O final me fez relembrar dos curtas de Alfred Hitchcock.

Sobre Homens e Asas (Christian David)
Um belo conto com uma bela mensagem, onde o autor explorou alguns problemas que temos atualmente em nossa sociedade de forma criativa e cativante

Viagem sem Volta (Leonardo Pezella)
Conto dark muito bem trabalhado.

Raparigas em Flor (Cirilo S. Lemos)
Sinistro. Mesmo sendo um conto que não me atraiu muito, o final compensa a leitura.

A Batalha Interna (Larissa Caruso)
A proposta do conto é bem interessante. A dualidade formada no final, apesar de clichê, foi bem escrita.

A Canção Proibida (Flavio de Souza)
No começo o conto estava uma pouco “amarrado”, sem muitos atrativos, mas a partir da segunda página a história ganha intensidade e termina com um final fantástico. Gostei bastante.

O Estigma da Rosa (Georgette Silen)
Este é o primeiro texto da Georgette que leio, e posso dizer que gostei muito. Muito criativo esta versão de bruxas e outros seres fantásticos.

ArenaFantástica 10/03/2011

ARENA FANTÀSTICA - Resenha: Histórias Fantásticas Vol. 1
Antes de 2010 acabar vamos a última resenha do ano e nada melhor falar da Antologia Histórias Fantásticas – volume 1 organizada por Georgette Silen escritora junto com a editora Cidadela e o selo da Estronho numa parceria. Os autores ali reunidos primem pela qualidade mostrando no primeiro livro (numa série de quatro) os mais diversos contos fantásticos. Destaque para os contos dos escritores Leandro Reis de “Filhos de Galagah” e “Senhor das Sombras”, Simone O.Marques escritora convidada e Ana Lúcia Merege, escritora do livro “O Caçador”. Entre os contos vale o destaque para...

LEIA MAIS EM:

OU