Raízes do Subdesenvolvimento

Raízes do Subdesenvolvimento Celso Furtado

Resenhas - Raízes do Subdesenvolvimento

Stuart.bookster 27/01/2022

Raízes do Subdesenvolvimento, de Celso Furtado
Um livro espetacular, simplesmente encantador. Celso é um dos maiores economistas do Brasil, seu livro traz a tona o tema do subdesenvolvimento, mesmo o Brasil sendo tão rico vive na pobreza, a riqueza se acumula na mão de poucos que distribuem a poeira das migalhas dessa riqueza a grande massa populacional. Furtado nos faz entender como as estruturas brasileiras se desenvolveram, recordo-me de achar muito parecido com certas partes do livro de Jorge Caldeira, Nação Mercantilista, além de, claro, demonstrar como esse cenário está a se perpetuar diante da sociedade. O Brasil apresenta estruturas marcadas pelo poder na mão de poucos e apenas para esses poucos, sistema como Justiça, carcerário, econômico estão a favorecer apenas os ricos, e, apenas estes, desprezando os demais e extinguindo a meritocracia, jogando no lixo a redução da desigualdade. Celso nos ensina que essa desigualdade é vantajosa estruturalmente, permite uma concentração cada vez maior. Um livro muito bom, recomendo muito!