A Revolta de Atlas

A Revolta de Atlas Ayn Rand

Resenhas - A Revolta de Atlas

alissonfrts 29/12/2023

Para os que querem ser protagonistas de suas vidas.
Ayn Rand é uma filósofa que defende muito o individualismo, fala muito sobre o estado vs mercado privado. Só que o livro não é técnico, é uma história com vários personagens fodas, cheia de detalhes e daria fácil uma série de 5 temporadas. Mas se fosse pra destacar uma coisa seria essa questão do individualismo/egoismo. Fica bem claro que o ser humano só se desenvolve e as coisas só evoluem quando ele tem como centro seu próprio benefício (sem deixar de ser ético ou cometer crimes obviamente). A primeira vista isso parece meio ?mau? e ?desumano? mas só se tem uma sociedade de qualidade quando essa dinâmica é aplicada.

Você dá um presente pra sua namorada, leva ela pra sair, pq quer ver ela feliz, sim, mas ainda mais pq quer que a relação seja boa, pq sabe que isso vai te fazer bem, pq gosta dessa relação e da companhia da sua parceira. Não existe nenhuma ação que o ser humano tome sem que ele calcule mesmo sem perceber, os benéficos que aquilo vai trazer pra ci mesmo. A consequência é que os dois lados ganham.

Eu lembro da forma como funcionava um restaurante que trabalhei nos EUA num intercâmbio que fiz. Tudo era por pontuação, por horas trabalhadas, ninguém ganhava um centavo em cima do outro. Se tu quisesse ganhar mais, tudo bem, tu se especializava e dava pro restaurante um serviço de maior qualidade (entender tudo sobre vinhos por exemplo). Como consequência o cliente era melhor atendido, ficava mais satisfeito, gastava mais, o restaurante ganhava mais, e eu como funcionário tbm ganhava mais. No dia que eu quisesse ir embora mais cedo eu simplesmente comunicava e entrava em acordo com a equipe e ia embora, pq preferi meu tempo livre a remuneração, e quem optou por ficar lá trabalhando até tarde pela minha ausência ficou com a fatia da remuneração que eu abri mão. Ninguém extorquiu ou obrigou ninguém a fazer nada, ninguém trabalhou por ninguém, todos saíram ganhando pq cada um estava pensando individualmente em si mesmo.

Diferente do Brasil, onde se tem um braço populista e socialista muito forte onde tu vai nos Correios, e o cara que trabalha lá, independente de estar fazendo um serviço bom ou ruim, ganha a mesma coisa, sem subir de cargo ou poder ser demitido. Ele vira um zombie sem objetivo algum, os clientes são mal atendidos, e o governo não tem evolução nos serviços. Mesmo no mercado privado, tu é obrigado a bater ponto e ficar sentado até horário x mesmo que tenha que fingir que tá produzindo, pq é das 8h às 18h.

Óbvio que se trata de uma filosofia e nem tudo precisa ser levado à risca, mas simpatizo com a base de pensamento até mesmo por já ter vivido ela na prática como mencionei sobre o restaurante. Eu acho que quando você está ciente disso, enxerga as coisas de uma maneira mais clara e não fica tão vulnerável a sentimentos, ou atitudes das outras pessoas. Pq é o comportamento humano.

Mesmo quando tu faz algo por caridade, uma doação, ou ajuda alguém, é pq aquilo genuinamente te faz bem acima de tudo, só fosse um fardo pra você, tu não faria.

Agora imagina uma história de 1200 paginas com diversos personagens riquíssimos em detalhes sendo contada em torno disso, vários empresários fodas com ideias e linhas de raciocínio ainda mais fodas? esse é o livro basicamente.

Athos 18/12/2023

Impactante
O livro mais impactante de 2023. Prevejo que lembrarei muito dessa obra pelo restante da vida pois, infelizmente, o mundo do livro tem muitas similaridades com a realidade, além de muitos paralelos certeiros da autora.
Apresenta elementos de filosofia, economia, e mistério (que me prendeu bastante).

A obra desperta reações encaloradas no leitores em razão da filosofia da autora conseguir desagradar tanto religiosos quanto indivíduos com opiniões coletivistas, ou seja, abrange assuntos que afetam muita gente.

Ayn Rand foi capaz de criar uma história distópica (mas não tanto) em que desenvolveu e explicou sua filosofia através de discursos e diálogos de personagens. Teve sucesso em evidenciar os erros, falácias e hipocrisias de políticos e indivíduos que utilizam justificativas em nome do coletivo para comandar todas as esferas do sistema.

Em se tratando de pontos negativos, não gostei dos relacionamentos construídos. Além disso, o livro poderia ser menor. Há passagens que não adicionam muita coisa, porém, pode servir de contextualização e aprofundamento.

Por fim, foi uma baita leitura. Estava com boas expectativas há bastante tempo e isso não atrapalhou.
Recomendo a leitura a todos, a leitura não é difícil e a história é boa.

Quem é John Galt?
Elo 18/12/2023minha estante
boa review, pelo o que foi comentado instiga a ler o livro!

Rogéria Martins 18/12/2023minha estante
Boa resenha!!

Marcosfcc 10/12/2023

Um grande aprendizado
Rand consegue demonstrar com clareza os desvios, erros e monstruosidades do socialismo que, infelizmente, tantos se recusam a perceber. Como seria belo um mundo livre, onde todos pudessem expressar suas personalidades distante do pesado jugo do estado.

LelahP 21/11/2023

Não dava nada por esse livro, até que me desafiei a ler. Não me arrependo, foi uma ótima leitura. Me encontrei muitas vezes na personalidade de Dagny. Com certeza farei a leitura da continuação desse livro.

moacircaetano 20/11/2023

Depois de mais de um ano me preparando pra ler esse colosso que é essa série de Ayn Rand, não me decepcionei com o primeiro capítulo.
A prosa vigorosa, dura e crua está ali, pungente.
Vamos.pro segundo.

TiagoJL 25/09/2023

História irreal, leitura sofrível.
?Existem dois romances que podem mudar a vida de um garoto de quatorze anos: O Senhor dos Anéis e A Revolta de Atlas. Uma delas é uma fantasia infantil que muitas vezes gera uma obsessão vitalícia por seus heróis inacreditáveis, levando a uma idade adulta emocionalmente atrofiada e socialmente incapacitada, incapaz de lidar com o mundo real. A outra, é claro, envolve orcs.? ? John Rogers

A história do livro não chega a ser péssima, mas apesar alguns poucos trechos muito bons, se perde em uma ideologia extremista e num ódio cego(não sem razão) da sua autora pelo comunismo.

Já a leitura é sofrível, o livro é muito longo e raros são os trechos que são prazeirosos de ler, terminei por pura teimosia em não abandonar nenhum livro, mas demorei 2 incríveis longos anos para fazê-lo e jp por isso decidi escrever essa resenha.
Szmaragd 19/03/2024minha estante
Eu discordo demais da mentalidade esquerdista e me identifico demais com o seu comentário (exceto pela quantidade de estrelas, pois acho que você foi generoso). É um livro simplesmente horroroso, insuportável, mal escrito, verborragico, unidimensional, repetitivo e que chega a ser constrangedor de tão piegas, cafone e melodramático. Simplesmente 1500 páginas falando a mesma coisa em looping. Surreal ver essa quantidade de avaliações positivas por aqui. É o pior livro que já li.

Lilly 23/09/2023

Que livro!
Ficção científica, metafísica, mistério, romance, filosofia e ética. Sem dúvida um "must read". Apesar das 1906 pgs, é de leitura fácil.

Leandro.Vini 16/09/2023

Uma grande obra contra o coletivismo do século XIX.
Uma grande obra! Em número de páginas ?que poderia ser mais enxuta?, na sua temática que é excelente, nos debates entre filosofias vigentes da época. Pois a escritora ao contrário de nós leitores mais novos, vivenciou, os grandes cataclismas da sociedade ?moderna?, A REVOLUÇÃO RUSSA, GUERRAS MUNDIAIS, AS FILOSOFIAS COLETIVISTAS e OS TOTALITARISMOS; ela que saiu de uma Rússia em caos e transformação para um país de economia aberta. Não tem como ela defender qualquer tipo de coletivismo, só sobrou o individualismo, racionalismo e livre mercado para ela se agarrar; então entrou de cabeça na área política contra o New Deal, por entender que era uma ação voltada ao coletivismo; estes fatores a fizeram pensar em sua própria filosofia O OBJETIVISMO. O livro tem ótimo debates ideológicos, que em partes se arrastam por demais. Mas isso tudo vem de seu temor ao coletivo, que para ela, traria a destruição do indivíduo capaz de criar e modificar a realidade de uma forma verdadeira. E não ?falsificar a realidade? atingindo status por concessão, chantagem ou extorsão, ou diminuindo a capacidade dos seres humanos em entenderem a realidade. A história é boa, personagens são bem caricatos, a personagem principal é uma mulher de ação.

Elton.Oliveira 26/08/2023

Atemporal
O livro deve ser encarado com a seriedade da corrente " objetivista" de Rand , não como uma história qualquer....

Bem , aqui , mais uma vez , Ayn Rand produziu o santo graal de sua filosofia. Deu vida a vários protagonistas de peso , fundamentais para sua hipótese social.

O título do livro também não poderia ser outro, Atlas , o titã incumbido a carregar o mundo transmite o significado dos empresários e profissionais competentes e liberais que são forçados e extorquidos pela raça de inúteis saqueadores do governo, com seus planos de roubo organizado.

Várias lições são passadas e tiradas dessa rica narrativa. Não há como ficar indiferente, algumas partes são longas e repetitivas, mas servem sim para ratificar e dar ênfase ao conceito do objetivismo.

Já virei fã de Ayn Rand , recomendo muito ! Favoritado!

akio 22/08/2023

Quem é John Galt?
Cercado por controvérsias desde seu lançamento, em 1957, esse livro continua sendo um dos mais influentes ao redor do mundo, tendo vendido mais de 10 milhões de cópias. Enquanto uns dizem que é um formador de caráter, outros falam que é elitista, mal escrito e arrogante. O fato é que sua simples menção por autoridades, influenciadores e celebridades ainda desperta paixões e polêmicas.

Essa obra de ficção é considerada a maior expressão da filosofia de Ayn Rand, chamada de Objetivismo, que, apesar de ter sido desprezada pela intelectualidade acadêmica, continua aumentando sua base de admiradores e seguidores, com forte apelo popular.

Achei a prosa muito envolvente, e a história (ainda) é tremendamente inovadora, trazendo como heróis não os humildes e os explorados, mas sim empreendedores orgulhosos de seus feitos e que defendem seus princípios e suas realizações individuais contra um Estado coletivista, por acreditarem que, dessa forma, representam os verdadeiros motores da sociedade.

Tem grande efeito motivador para qualquer tipo de empreendimento, seja nos negócios ou mesmo no âmbito pessoal. Só não indico para quem procura uma leitura rápida, por ter mais de 1.200 páginas. É para ler no momento certo da sua vida, sem pressa, sabendo o que esperar.

Instagram: @akio.com.livros

Amandammarquess 30/07/2023

Leitura fantástica
Meu marido comprou esse livro há mais de um ano, começou a ler e pela correria do trabalho nunca finalizou.
Eu estava de licença maternidade e empenhada a recomeçar meu hábito de leitura parado desde os estudos para vestibular. Após ler três livros, achei esse na estante de casa e resolvi começar. Foi uma grata surpresa! Esse livro me fez olhar algumas atitudes de outra forma, modificando até mesmo minha opinião já formada.
Chegando no capítulo do discurso tive um pouco de dificuldade pra engatar na leitura, mas apesar disso pude fazer muitas reflexões.
Confesso que esperava mais do final, mas achei o conjunto da obra genial.

Alice 17/07/2023

Primeira parte difícil de ler
Levei mais de um mês numa leitura de 300 páginas, coisa que já consegui ler em um dia. Talvez seja a escrita meio rebuscada ou talvez a repetição e a demora de certos acontecimentos, mas a questão é que esse livro poderia ser melhor do que é. É nítido que a autora tem uma opinião bem sólida e constrói a narrativa a partir disso, afinal ela repete a mesma coisa a cada 2 páginas. Os personagens são em sua maioria detestáveis ou sem muita personalidade (com exceção da Dagny, que sabe de seu potencial mas não sabe se valorizar quando se trata de homens). Não sei ainda se vou ler as 2 e 3 partes, apesar de que o final deste primeiro me deixou um pouco curiosa sim.

Em geral a ideia é boa, mas um pouco mal executada e por vezes confusa. Já os supostos romances que existem aqui, esses poderiam ter sido deixados de lado. Eu realmente preferia que a história não tivesse romance nenhum se fosse pra ter essa relação super estranha e por vezes tóxica que a autora enfiou no meio da narrativa.