Aqui Estão Os Tigres

Aqui Estão Os Tigres Pablo Gonzalez

Resenhas - Aqui Estão Os Tigres

Vanessa Vieira 05/02/2011

Aqui Estão Os Tigres_Pablo Gonzalez
O livro Aqui Estão Os Tigres, de Pablo Gonzalez, conta a história do desenhista Valentino, que passa por alguns problemas, entre eles o envolvimento em um acidente de trânsito e o trauma não-superado do fim do seu namoro com Celine. Porém, o maior dos problemas de Valentino é não aceitar a realidade, e procurar como válvula de escape o mundo da fantasia.

A temática do livro do Pablo é super interessante e inovadora no mercado literário. O autor nos apresenta algo muito típico e visto nos dias atuais; pessoas que devido aos seus problemas, procuram um tipo de anestésico do mundo real, muitas vezes nas drogas e bebidas, e até mesmo na plataforma virtual, na rede de computadores.

Vale ressaltar que o enredo é composto também por um co-narrador, o fantasma, que detalha algumas características e situações pelas quais Valentino passa. Confesso que dei várias risadas quando Valentino assume o corpo de Celine e tenta se acostumar a rotina feminina.

Recomendo esse romance psicológico e altamente intrigante a todos!

Alba 05/03/2011

Resenha feita por mim, no Psychobooks!
O livro começa de uma forma surreal. Um fantasma nos apresenta o protagonista, já nos conta seus medos, suas intenções e seu amor frustrado. Valentino é um desenhista acomodado com sua vida e sem perspectiva nenhuma. O fantasma conversa conosco e solta palavras no meio de sua descrição como “Raios” e “Trovões”, aparentemente sem propósito.
Toda a história segue nessa mesma linha. A partir do momento em que começamos a ver as coisas através de Valentino, todo as descrições ficam bem confusas e ao mesmo tempo envolventes.
Através dos desenhos, Valentino se vê de outra forma, reescreve ou redesenha? sua vida, como deveria ser ou como ficaria mais interessante. Celine é a musa de Valentino, e é através da adoração que ele tem por ela, que a conhecemos.
Cada desenho feito, cada sonho sonhado é uma história diferente. Lembranças da infância, encontro com a morte, histórias de terror, redefinições de cenas e vivências através das ações de outra pessoa. Valentino se reinventa e vive entre o mundo real e seu mundo desenhado. Viver algumas horas na mente de Valentino é invadir seus pensamentos; viajar com ele em suas divagações; se frustar com sua falta de iniciativa, e ao mesmo tempo se reconhecer em algumas de suas ações e anseios.
Algumas vezes fiquei bem confusa quanto ao que era real e o que não era. O jogo de palavras que Pablo faz durante todo o livro é envolvente e intrigante, ele faz uso de uma linguagem poética, com um vocabulário rico, numa escrita fluente e rápida.
A leitura do livro não leva mais de três horas. É um livro com 168 páginas, e a impressão que dá, é a de estar lendo uma antologia… mas não uma comum, porque todos os contos têm e não têm Valentino como o centro de tudo confuso? é assim mesmo. Comecei a leitura desconfiada, me envolvi e cheguei ao fim com uma boa sensação. Não sei se cheguei a conclusão que o autor queria, não sei se o próximo a ler o livro chegará à mesma também… É difícil descrever pensamentos, que dirá entendê-los.

Gostou, quer ler mais? Acesse o site:

Psychobooks 05/03/2011