Eu & Outras Poesias

Eu & Outras Poesias Augusto dos Anjos

Resenhas - Eu e Outras Poesias

mari.rsp 16/03/2024

Meu primeiro contato com o autor foi durante o ensino médio, gostei bastante dele e lendo atualmente continuei gostando. ?

JAQUELINE.ARGOLO 10/03/2024

A profundidade e a melancolia do "Eu"
Escritos profundos, fortes, por vezes, sombrios/melancólicos, mas que nos tocam a alma. Sua morte prematura afastou a possibilidade de contato com mais produções do autor, mas essa única obra demonstra muito do seu "Eu". Recomendo!

Simone Pagliari 21/11/2023

Eu e Outras Poesias
Eu e Outras Poesias - é um livro de sofrimento, de verdade e de protesto, expondo o ser humano em toda sua essência, o mesmo sendo tido muitas vezes como 'monstro'. É uma poesia diferente de todas as poesias convencionais.

andyp16 19/11/2023

?Sabes da angústia do torturado...?
O livro reúne diversas poesias do Augusto dos Anjos e algumas são muito boas, mas em contraste, têm outras que são muito ruins. Tive que pular algumas páginas porque não conseguia ler, porque depois de algumas páginas, se tornou muito custoso terminar o livro e parecia que eu estava lendo a mesma poesia mas com um título diferente. Foi o livro mais custoso de ler, mas valeu a experiência.

Onesko 03/09/2023

Eu e outras poesias
Rutilância foi sim a palavra favorita do Augusto dos Anjos. Deprimido&triste o maior odiador da vida no pré modernismo.

dudoca 21/08/2023

Sinceramente? nunca mais dnv, apesar da experiência única e de todos aqueles poemas tocantes, é de se admirar sim, e muito, é uma negatividade sem fim.
mórbido, pessimista, escatológico, complexo, tocante, sombrio entre outras coisas, não fluiu tão bem pra mim quanto achei que iria, jurei que iria adorar, mas no fim, não tive uma leitura prazerosa, diria até que foi cansativa, mas foi bastante curiosa, então é, acho que valeu a pena.

Max 14/08/2023

Dos anjos?
No primeiro momento da leitura já somos impactados pela erudição e de um forte arcaismo. Sem contar os temas, alguns escatológicos, noutros sombrios. O que gostei mesmo foi a originalidade de seus temas, houve momentos que quase entendi a complexidade de sua alma e aí saindo do entendimento meio humorístico, vi a melancolia e loucura de seus devaneios.
Gostei!

Leryel. 02/07/2023

"ah! Por mais que, com o espírito, trabalhes
A perfeição dos seres existentes,
Hás de mostrar a cárie dos teus dentes
Na anatomia horrenda dos detalhes!
[...]
As radiantes elipses que as estrelas
Traçam, e ao espectador falsas se antolham
São verdade de luz que os homens olham
Sem poder, no entretanto, compreendê-las."

arthur966 15/06/2023

Vítima do dualismo

ser miserável dentre os miseráveis
carrego em minhas células sombrias
antagonistas irreconciliáveis
e as mais opostas idiossincrasias.

muito mais cedo do que o imagináveis
eis-vos, minha alma, enfim, dada às bravias
cóleras dos dualismos implacáveis
e à gula negra das antinomias.

psiquê biforme, o céu e o inferno absorvo...
criação de um tempo escura e cor-de-rosa
feita dos mais variáveis elementos,

ceva-se em minha carne, como um corvo,
a simultaneidade ultramonstruosa
de todos os constrastes famulentos.

maria10929 21/05/2023

Eu e outras poesias
?Guerra é esforço, é inquietude, é ânsia, é transporte...
E a dramatização sangrenta e dura
Da avidez com que o Espírito procura
Ser perfeito, ser máximo, ser forte!

E a Subconsciência que se transfigura
Em volição conflagradora... É a coorte
Das raças todas, que se entrega à morte
Para a felicidade da Criatura!

E a obsessão de ver sangue, é o instinto horrendo
De subir, na ordem cósmica, descendo
À irracionalidade primitiva.

E a Natureza que, no seu arcano,
Precisa de encharcar-se em sangue humano
Para mostrar aos homens que está viva!?

clara marinho 13/05/2023

Nunca dnv kk
A poesia é épica, porém muitoooo custosa de se ler
quando eu estudei no colégio fui bem informada da complexidade da escrita de augusto porém eu não esperava que esse livro tão curtinho me fosse levar duas semanas pra ler
o livro é bem mórbido e pessimista, foram poucos os poemas que não fossem nessa pegada
enfim, uma nova experiência que embora não tenha sido muito do meu agrado, foi boa :)

"Somente a Arte, esculpindo a humana mágoa,
Abranda as rochas rígidas, torna água
Todo o fogo telúrico profundo
E reduz, sem que, entanto, a desintegre,
À condição de uma planície alegre,
A aspereza orográfica do mundo!"

livrosmortificados 07/04/2023

Obcecada por um poeta do sec passado
· poeta "parnasiano" porem identificado como pré-modernista.
· expressionismo, gotico, pessimismo, melancolia.

O poeta segue todas as "regras" de metrica e rima parnasiana porem ao mesmo tempo quebta tudo isso falando da morte e do apodrecimento humano (tanto fisico quanto mental).
Muito da filosofia de Schopenhauer esta presente na sua poesia, esse pessimismo em relação a sociedade.
Agusto usa de um humor morbido diversas vezes, o verme que aparece constantemente em diversos poemas como uma especie de divindade (como em o "Deus-Verme"), unico ser feliz.
Enfim eu amo poesia gotica e morbida, definitivamente Augusto dos Anjos se tornou um dos meus poetas favoritos.

skuser02844 02/04/2023

Augusto
Amei a complexidade de sua escrita
E tbm amei porque faz parte da cultura Paraibana e é algo que deveria esta incluso no ensino das escolas tanto nordestina com nacional.

A complexidade é que ele usa um vocabulário muito extenso. E tem a forma como ele abrange para assuntos como racismo, abusos, morte entre outros.

Alguns de seus poemas deixou várias reflexões para toda uma vida.

Cadelinha da judeð¡ 22/03/2023

Profundo
Esse livro é extremamente profundo,tanto que no final dessa edição tem um guia de leitura,o que é maravilhoso pq se não fosse por isso eu não sentiria 100%do livro.
É um ótimo livro mas ele exige um pouco de esforço do leitor para ser sentido da melhor maneira,ele é absurdamente profundo,poesia por poesia.