Eu e Outras Poesias

Eu e Outras Poesias Augusto dos Anjos

Resenhas - Eu e Outras Poesias

Daniel 02/03/2013

Augusto é dos grandes. Com uma capacidade única de manter o padrão clássico da métrica e da rima enquanto dessacraliza a poesia tradicional, ele é um monstro dos versos.

Em Eu e outras poesias vemos a repetição e afirmação de temas de sua obra. A morte inevitável, o materialismo em dualidade simbolismo, seu vocabulário científico e seu onipresente pessimismo.

Vários dos poemas são clássicos por si só e demonstram a genialidade dele que, não é de se espantar, é quase inclassificável. Um verdadeiro macabro, ele muitas vezes passeia entre a resignação e a explosão, a apatia e a afetividade. Muitos dos poemas são completamente perturbadores enquanto outros são melancólicos e até amorosos, na sua estranha visão de mundo.

Também é nitidamente centralizado nas suas próprias experiências e destino. Ainda que trate da morte, que está aí para todos, ele sempre a aborda de maneira intrínseca e pessoal.

O melancólico é, além de talentoso, erudito. Estudou e demonstra isso seja nas suas passagens mais parnasianas, simbolistas ou expressionistas. Ele sabe subverter e tirar o máximo da métrica clássica. Consegue misturar um vocabulário apoético em sonetos irretocáveis. Não lhe falta domínio linguístico.

Talvez por conta de tamanha originalidade, Augusto é muito sozinho. A solidão seja factual ou poética é marcante em sua obra e vida. Não há um momento em que o eu lírico não passe uma grande impressão de isolamento, até em certos pontos auto-imposto intelectualmente.

Só não dou 5 estrelas ao livro por achar que, por seu tamanho, acaba tornando-se repetitivo. Augusto muitas vezes bateu na mesma tecla e, por mais que ele seja genial, há um limite de "repetição" para todos.

Ou seja, Augusto, individualmente, poema por poema, é mais que cinco estrelas. Para seu melhor aproveitamento, leia em pequenas doses. Recomendo também fazer anotações, facilitam muito a percepção da volta dos temas recorrentes.

Fecho essa curtíssima resenha com meus versos favoritos, cortesia do poeta: "Para iludir minha desgraça, estudo/intimamente, sei que não me iludo."
tiago_costan 04/03/2020minha estante
Por que 4 estrelas?

Biel 11/04/2021minha estante
Em pequenas doses, a leitura realmente se torna mais agradável. Um excelente poeta!

Leandro.Bonizi 19/12/2022minha estante
Concordo que deve ser lido devagar, principalmente pelas palavras difíceis, muitas com nome de doença e muitros termos científicos.

caspaeletrica 07/03/2023

9.5/10: "Eu (o melhor poeta brasileiro) e outras sofrências"
Coroado a pessoa mais depressiva de todo o planeta terra, o Augusto dos Anjos também ao meu ver pode ser consagrado como o melhor poeta da nossa literatura.

Ele simplesmente é genial e preciso, há tanta emoção nas escritas dele e as suas escolhas de palavra são simplesmente fantásticas!!

A surr4 nos parnasianistas que nem humanos eram.

MELHORES POEMAS: MONÓLOGO DE UMA SOMBRA, O MORCEGO, A IDEIA, PSICOLOGIA DE UM VENCIDO, O LÁZARO DA PÁTRIA, IDEALIZAÇÃO DA HUMANIDADE FUTURA, SNT AGREGADO INFELIZ DE SANGUE E CAL, O D-VERME, DEBAIXO DO TAMARINDO, BUDSM MODERNO, SOLITÁRIO, MATER ORIGINALIS, O MAR A ESCADA O HOMEM, RICORDANZA DELLA MIA GIOVENTI, A UM MASCARADO, GEMIDOS DE ARTE, A ILHA DE CIPANGO, POEMA NGRO, GEMIDOS DE ARTE & ALUCINAÇÕES À BEIRA MAR

PIOR POEMA: AGONIA DE UM FILÓSOFO

9.5/10
Max 08/03/2023minha estante
Vou por na lista, Arthur!?

Portela 10/03/2023minha estante
Hmmm fiquei interessado, vou salvar

caspaeletrica 13/03/2023minha estante
@Max @Porta muito bom gente!! Vale muito a pena entrar em depressão com esse livro, minha dose de sertralina aumentou mas tá tudo certo!! ?

Douglas Finger 17/11/2021

Poesia de alto nível
Reler este livro de poesias 15 anos depois foi uma experiencia interessante. Posso dizer com tranquilidade que na primeira vez eu não tinha entendido nada? trata-se de poemas de altissimo nivel. Só quem realmente gosta de se aventurar no mundo das poesias que iria gostar de Augusto dos Anjos, pois o texto é muito desafiador e complexo. Aprendi uma infinidade de palavras novas? e isso aconteceu em absolutamente todos os poemas! A lingua portuguesa no ano de 1912 era riquíssima e o autor soube explorar muito bem.
Augusto, que morreu muito jovem, só escreveu este livro de poesias e depositou nele toda a sua erudição e genialidade. O texto possui uma estetica agradavel; métrica típica do parnasianismo em alguns poemas; sonetos ritimados e etc. mas uma densidade que pode não agradar a grande maioria? Entao não é uma leitura que eu recomendo.

eupoetizo 09/04/2022

Certamente e convicta de que estive lendo um dos maiores escritores e poetas da minha amada Paraíba.

Lara.Bia 16/03/2020

Meio confuso mas interessante
O traço simbolista e subjetivo dificulta um pouco a compreensão do soneto

Max 14/08/2023

Dos anjos?
No primeiro momento da leitura já somos impactados pela erudição e de um forte arcaismo. Sem contar os temas, alguns escatológicos, noutros sombrios. O que gostei mesmo foi a originalidade de seus temas, houve momentos que quase entendi a complexidade de sua alma e aí saindo do entendimento meio humorístico, vi a melancolia e loucura de seus devaneios.
Gostei!

Marcinhow 01/07/2021

Niilismo e melancolia
Augusto dos Anjos presenteia a clássica literatura nacional com essas poesias cheias de lirismo, métrica, crueza e podridão!
Alguns poemas são bem difíceis devido ao lirismo tão bem metrificado, mas todos são de uma grandeza doce e ao mesmo tempo amarga.
caio.lobo. 01/07/2021minha estante
Admirando o seu amor à poesia

andyp16 19/11/2023

?Sabes da angústia do torturado...?
O livro reúne diversas poesias do Augusto dos Anjos e algumas são muito boas, mas em contraste, têm outras que são muito ruins. Tive que pular algumas páginas porque não conseguia ler, porque depois de algumas páginas, se tornou muito custoso terminar o livro e parecia que eu estava lendo a mesma poesia mas com um título diferente. Foi o livro mais custoso de ler, mas valeu a experiência.

Paulo.Brito 14/12/2016

O Morcego
Meia-noite. Ao meu quarto me recolho.
Meu Deus! E este morcego! E, agora, vede:
Na bruta ardência orgânica da sede,
Morde-me a goela igneo e escaldante molho.

"Vou mandar levantar outra parede..."
— Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho
E olho o teto. E vejo-o ainda, igual a um olho,
Circularmente sobre a minha rede!

Pego de um pau. Esforços faço. Chego
A tocá-lo. Minh'alma se concentra.
Que ventre produziu tão feio parto?!

A Consciência Humana é este morcego!
Por mais que a gente faça, à noite, ele entra
Imperceptivelmente em nosso quarto!

Eu não tinha gosto por poemas, mas, influenciado por um colega que me introduziu a vários autores, eu me descobri leitor de poemas.

E Augusto dos Anjos é o "meu" poeta.

wrodrigues 01/11/2009

O maior poeta brasileiro
"...Como os velhos Templários medievais,
Entrei um dia nessas catedrais
E nesses templos claros e risonhos...

E erguendo os gládios e brandindo as hastas,
No desespero dos iconoclastas,
Quebrei a imagem dos meus próprios sonhos!"

Últimos tercetos de VANDALISMO, o melhor soneto escrito em língua portuguesa.

Apesar de deste espaço ser de uma resenha, qualquer coisa que eu disser sobre este monstro literário será aquém do que ele merece. Tanto na originalidade, quando na métrica ou na profundidade das idéias, em tudo ele se supera.

AUGUSTO DE CARVALHO RODRIGUES DOS ANJOS - O MAIOR POETA BRASILEIRO!

Leryel. 02/07/2023

"ah! Por mais que, com o espírito, trabalhes
A perfeição dos seres existentes,
Hás de mostrar a cárie dos teus dentes
Na anatomia horrenda dos detalhes!
[...]
As radiantes elipses que as estrelas
Traçam, e ao espectador falsas se antolham
São verdade de luz que os homens olham
Sem poder, no entretanto, compreendê-las."

bibioslivrosecia 28/02/2022

Gostei mas cansei
Vou falar só a verdade nessa resenha, as poesias são muito bem elaboradas e construídas, é muito legal observar o quanto o autor é ligado em coisas mais científicas na poesia, grifei vários trechos, gostei mesmo, mas a leitura não rendeu nem um pouco, parecia que eu nunca ia conseguir terminar de ler, o que acabou transformando um livro ótimo em uma leitura maçante, sem dinâmica. Recomendo apenas a quem gosta de poesia bem escrita e tem paciência pra aguentar a leitura.

Anna Duzzi 17/05/2011

"Eu e Outras Poesias" ilustra porque Augusto dos Anjos é um dos maiores tesouros da literatura em versos no Brasil.

Valéria 12/03/2012

Delicioso de ler em voz alta, bem teatralmente. Escatológico, autêntico, clássico.
Erânio 06/05/2019minha estante
Esse é o típico livro para se ler em voz alta. Sem dúvida!
Cada verso torna-se uma espécie de mantra, invocação mágica ou mística! Singularíssimo!