Derrotista

Derrotista Joe Sacco

Resenhas - Derrotista

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: Derrotista, de Joe Sacco
“Os comandantes aliados tomaram a tão esperada decisão de adotar bombardeios deliberadamente terroristas aos centros urbanos alemães, como expediente cruel para acelerar a derrocada de Hitler.”
(Associated Press, 18 de fevereiro de 1945)
“O subcomitê considerou um ótimo resultado o caos total em seis cidades (do Japão), que matou 584 mil pessoas.”
(Coronel John F. Tuner, subcomitê incendiário, comitê de análise de operações)
“Posso dizer, com moderação, que isto parece bom do nosso ponto de vista e horrível do ponto de vista do inimigo. Há um inferno em Tóquio esta noite.”
(General Lemay, 10 de março de 1945)
“A população inteira do Japão é um alvo militar correto... não há civis no Japão.”
(5ª revista semanal da inteligência da força aérea)
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2011/08/derrotista-joe-sacco.html

Aline164 08/12/2013

Eu esperava mais dessa HQ (talvez por ter lido antes "Palestina" e "Gorazde" e achado muito boas!).
Me pareceu uma compilação de várias histórias aleatórias e supostamente humorísticas (não achei graça na maioria delas). A melhor parte é a 8 - "Mais mulheres, mais crianças, mais rápido", um relato da mãe de Joe Sacco sobre uma guerra que ela enfrentou quando era criança em Malta e também gostei do relato sobre o Edward L. Warren no capítulo 3 - era um amigo dos tempos de faculdade do Joe Sacco.

Oscar8 26/12/2014

Várias facetas de Joe Sacco
Nessa compilação, dividida em 11 capítulos, Joe Sacco mostra várias de suas facetas, muitas delas até então desconhecidas. Na minha opinião os melhores capítulos são os que o jornalismo em quadrinhos toma conta (8- Mais mulheres, mais crianças, mais rápido e 7- Quando boas bombas acontecem para pessoas más). Temos ainda autobiografia, humor, lembranças do tempo de auxiliar de biblioteca (E não bibliotecário como consta na quarta capa) e de roadie.
Assim eu classifico essas faces:
Um péssimo comediante.
Um regular auxiliar de biblioteca.
um mediano roadie.
Um bom autor, quando escreve autobiografias.
Genial quando se dedica ao jornalismo em quadrinhos. Como pode ser visto nas suas outras obras.

Guting 08/02/2011

Quase uma Autobiografia.
O cara fazer a própria caricatura e contar histórias relacionadas provavelmente a algo do qual ele presenciou, já inspira ler este livro. Mais uma vez parabéns ao escritor Joe Sacco que conseguiu sintetizar como poucos o que viveu ou escutou e acreditou ser verdade. As histórias valem muito a pena serem lidas.

yoko 09/02/2013

Entrando no mundo de Joe Sacco
Quem nunca ouviu falar de Joe Sacoo, Derrotista é o ponto de partida. Na HQ autobiográfica, ora Joe é a personagem central ou o seu narrador. A HQ trata de diversas fases de sua vida antes de se tornar correspondente de guerra, passando pelas fases das histórias de infância de sua mãe, até quando queria se tornar um astro de rock (e acabou na decadência.

roinujsp 23/10/2015

Desorganizado
Esse foi o primeiro livro que li desse autor e tive a impressão que, em muitos aspectos, essas histórias foram reunidas de forma aleatória. O livro traz histórias e reflexões da vidas do autor que, em alguns momentos são profundas e brilhantes, porém em outros são superficiais e ordinárias.

RICARDO 24/11/2015

Para quadrinhistas
A menos que voc? seja um f? convicto de Joe Sacco eu n?o indicaria esta obra. Claro que ler nunca ? o bastante e uma leitura nunca ? perdida, contudo, esse passa longe de ser o melhor trabalho do autor.
Com altos e baixos o quadrinho ? uma jun??o de v?rios HQs que contam desde a hist?ria da m?e de Sacco quando crian?a em Malta at? momentos de viagens do autor.
Fa?o parte do t?pico p?blico que come?ou a acompanhar o escritor ap?s ler Palestina, me interesso por pol?tica internacional e Sacco tornou-se ent?o uma refer?ncia para mim. Pois bem, se voc? for como eu ? prov?vel que se decepcionar? com p?ginas e mais p?ginas narrando dramas adolescentes e s?tiras pouco elaboradas. Mas o trabalho n?o ? de todo perdido, a hist?ria da inf?ncia da m?e de Sacco em Malta durante a guerra ? bem interessante, al?m de um trecho em que o autor traz informa?es sobre bombardeios e a hipocrisia dos governantes em justificar tais ataques.
Um ponto me chamou ? aten??o e me fez admirar Sacco neste HQ, sua humildade em abrir para o p?blico trabalhos do in?cio de sua carreira, diferentemente do que se espera de um artista que s? demonstra os momentos de brilhantismo e esconde o duro processo existente para chegar ao ponto mais alto de sua produ??o. Para ?queles que querem seguir carreira nos quadrinhos acredito que seja um exerc?cio interessante conhecer essa obra.

Lucas 01/02/2017

Joe Sacco, assim como Eisner, Gaiman, Moore e McCloud, é um dos grandes nomes das histórias em quadrinhos e estabeleceu o estilo do jornalismo quadrinístico em obras de renome e reconhecimento mundial. Para mim, Derrotista é o primeiro trabalho que vejo dele e diria que é uma boa introdução a esse, como ele mesmo diz sarcasticamente, gênio dos quadrinhos. A acidez, o humor negro, a forma como tudo é explícito e sujo, além dos desenhos de traço peculiar e diagramações criativas e únicas, somadas a histórias loucas, críticas e bem-humoradas mostram um pouco de tudo que o Sacco pode ser. Apesar de ser só um compilado de pequenas histórias, esse livro consegue mostrar toda a capacidade do que o autor pode ser. Vale muito a pena para quem quer iniciar as obras de Joe Sacco e para quem quer conhecer uma linguagem diferente dos quadrinhos convencionais.

MiojoGeek 11/05/2017

Resenha Miojo
#derrotista de #joesacco é uma reunião de histórias curtas no melhor estilo underground, com mesclas de histórias autobiográficas. Joe sacco é muito conhecido por seus quadrinhos com teor jornalístico, neste, através do seu humor ácido, ele narra experiências da sua juventude quando esteve em turnê com sua banda pela Europa, e também sua curta passagem como bibliotecário. Tenho que dizer que nem toda biografia é legal, e pra mim essa não foi. Já li Palestina e Sarajevo do autor, mas pra mim esse álbum foi um Sacco...rs. Leitura arrastada, meio que sem rumo tentativas frustradas de autodepreciação com intuito de fazer humor muito boba e sem ritmo. Os desenhos são excelentes mantendo o padrão de traço caótico característico dos quadrinhos undergrounds, mas num todo é um quadrinho bem fraco. Minha nota é 5.5/10.

site: https://www.instagram.com/p/BM0PBr5gYML/?taken-by=miojogeek

Rafael.J 01/10/2023

Quando boas bombas acontecem para pessoas más
Em "Derrotista", Joe Sacco, que futuramente se consagraria com obras jornalísticas traduzidas em quadrinhos como "Palestina" e "Gorazde", mostra indícios da sua abordagem pessoal e íntima de personagens reais que vivem em meio a conflitos armados. O ponto alto deste volume certamente é a história "Mais mulheres, mais crianças, mais rápido", em que o autor ilustra os relatos de sua mãe sobre sua vida em meio aos bombardeios em Malta durante a Segunda Guerra Mundial. A narrativa deste excerto é fascinante e certamente influenciou suas futuras empreitadas no gênero.

Há também histórias voltadas ao humor ácido que divertem e que mostram uma faceta desconhecida do autor.

O ponto fraco da obra foram os relatos sobre os períodos em que Sacco viajou pela Europa com uma banda de rock, tanto pela narrativa disruptiva quanto pelo conteúdo esparso destes trechos.

No geral, é uma ótima porta de entrada para se conhecer o autor, sendo um compilado acessível e bastante variado em suas temáticas.