O que é uma mulher?

O que é uma mulher? Elisabeth Badinter

Resenhas - O que é uma mulher?

Dalila Oliveira 01/02/2014

*Primeiramente, perdoem-me a falta de acentuaçao das palavras..meu pc ta com defeito rsrs!

Seculo XVIII. O discurso de Antoine Leonard Thomas no seu "Ensaio sobre o carater, os costumes e o espirito das mulheres" em diferentes seculos antecipa, em cerca de 200 anos, o debate filosofo/sociologico do feminismo que desde a decada de 70 ganha espaco na sociedade e, mais recentemente, nas midias sociais.
Semelhança entre a mulher e o homem; a marca do signo da diferença e um conceito do "ser mulher" carregado de conseqencias psicologicas e sociais, morais e politicas.
Tres amigos desencadeiam este debate: o proprio Thomas, Diderot e Madame D'epinoy; entretanto eh importante manter a imparcialidade na leitura deste tema, isto porque Thomas dissertou sobre mulheres que viveram em outros seculos, e eh sobre elas que o autor desfia elogios e feitos heroicos.
Mas, na segunda parte do ensaio, o autor desdiz tudo o que disse, descaradamente. Eu, particularmente, acredito que essa mudança de pensamento do autor deve ser fruto de alguma desilusao com mulher; inclusive o prefacio faz uma breve biografia dos personagens principais deste livro e conta alguma coisa sobre isso..
Depois de publicado o Ensaio, Diderot se pronuncia em total defesa e apoio às mulheres. E mesmo sendo o filósofo um amante do sexo feminino no mundo das letras e do pensamento, na vida real eh mais um dos que acreditam que a mulher deve sim buscar o conhecimento e a inteligencia, porem (o que mata eh este porem) nao o deve expressa-lo publicamente; e tipo um "Ow a bixinha sabe pensar, mas fique caladinha, certo?!"
E, finalmente, "fechando o livro" (mas nao com chave de ouro) pronuncia-se Madame D'epinoy [nao publicamente e sim atraves de carta pra um abade]. Embora a escritora e filosofa(?!) sustentasse a ideia da igualdade intelectual entre os generos e, tambem, da importancia dos estudos para a felicidade feminina; deveria te-lo feito publicamente.
Se Thomas, Diderot e outra grande parcela da ala masculina quis (quer) um dia poder deixar para a posteridade um "manual" sobre o sexo feminino, coitados!, eles sempre falham.. Mas se existe uma coisa que se possa dizer, que seria "a deixa", eh o comentario final de D'epinoy em sua carta pro tal abade: "As mulheres sao tao tagarelas quanto os homens"!