Tomates Verdes Fritos

Tomates Verdes Fritos Fannie Flagg
Fannie Flagg

Resenhas - Tomates Verdes Fritos

Majú 09/04/2024

De filme à livro favorito :
"? Há muitos anos, havia lá o mais lindo lago da Parada do Apito... No verão, nós íamos nadar e pescar, e dava até para sair de barco se quiséssemos. ? Ela balançou a cabeça com tristeza.
? Sinto muita saudade, ah, como sinto.
Smokey olhou para o espaço vazio.
? E cadê ele? Secou?
Ela acendeu um cigarro.
? Não, foi muito pior. Era novembro, e um grande bando de patos, acho que mais de quarenta, pousou bem no meio do lago. E nessa tarde, enquanto eles estavam lá, aconteceu uma coisa estranha. A temperatura caiu tão de repente que o lago todo congelou, ficou sólido como uma rocha em questão de três segundos.
Assim: um, dois, três.
Smokey se surpreendeu.
? Fala sério?
? Falo.
? Bom, então matou todos os patos.
? Claro que não. Eles levantaram vôo e levaram o lago. Dizem que agora ele está lã na Geórgia, até hoje..."
Eu sou completamente apaixonada por livros que narram o cotidiano e pessoas comuns que descobrem a Vida sendo aquilo que se é, exatamente. Tomates Verdes Fritos está na minha vida desde quando eu era garotinha - era meu filme favorito, tornou-se meu livro favorito.
A história de Idge e de Ruth, o amor das duas, seu cotidiano, o filho de ambas, seus amigos, o pano de fundo... Tudo isso torna a história demasiadamente atrativa e mostra um viés rotineiro da vida que pode (e na verdade, é!) ser bonito.
Idge para sempre será uma de minhas heroínas. A forma como ela enfrentou a sociedade da época (EUA, década de 1920-1930) e era uma completa apátrida dissociada, mantendo vinculo afetivo com sua companheira, criando seu filho e peitando a Klan por alimentar pessoas negras que estavam em situação de vulnerabilidade... Idge fazia o certo porque era o certo. Ela tinha um senso de justiça como poucas pessoas têm, até atualmente.

Cinco estrelas, se eu pudesse, dava mais.

alinneasilva 30/03/2024

Esse livro me trouxe uma nostalgia tão gostosa.
Tive um pouco de dificuldade com a narração no começo, mas gostei muito dos vários pontos de vista e me apaixonei pelos personagens. Eu amei ver o amor de Ruth e Idgie como algo tão natural pra elas e pros outros e também amei a relação de Idgie com Toco.
Existe um pouco de ternura em alguns trechos da escrita que me encantaram muito.
Não dá pra negar a presença da figura do ?white savior? mas, pela data de publicação achei uma boa história. Gostei muito de como ?conhecer? essas pessoas ajudou Evelyn a se conhecer melhor.
Ah, foi uma delícia relembrar alguns momentos marcantes do filme. A cena da morte de * me marcou muito no filme, apesar dela não ter tanto destaque no livro, já que o foco aqui são mais as consequências do que aconteceu.
Enfim, um livro que me consquistou ao longo da leitura.
beryensun 04/04/2024minha estante
fiquei feliz que você obstou ?

Roberta543 26/03/2024

Ouvi falar muito desse livro e decidi dar uma chance e foi uma grata surpresa, o livro conta a história da Parada do Apito através do olhar da octogenária Dona Ninny e conhecemos mulheres com características bem diversas e incríveis, com personalidade forte.
Idgie foi a minha preferida, destemida, solidária e empática. Todos os personagens a sua maneira foram ganhando espaço na narrativa e se tornaram fundamentais para contar a história da inesquecível Parada do Apito.
Valeu a leitura, apesar de ter achado um pouco parado e as vezes demorada a história de engrenar.
Mas foi uma leitura válida e produtiva.

Juliana 20/03/2024

Que surpresa boa
Eu pensei que ia achar o livro extremamente tedioso e me peguei foi querendo devorar o livro em um dia só, e foi quase o que eu fiz mesmo. Os personagens são cativantes e a história te prende desde o início. Perfeito.

BarbaraDSB 12/03/2024

O livro nos lembra do poder da amizade e da capacidade de encontrar beleza mesmo nos momentos mais difíceis.

FlAvia.Danza 21/02/2024

História de vó, mas muito mais completa
Achei o livro delicioso de ler. A expectativa após assistir ao filme é de que vão focar mais em Idge e Ruth, mas na realidade o livro conta o que acontece com os mais próximos delas também: a familia do Big George, da Ninny, o Smokey Solitário?
É muito interessante acompanhar, além do que considerei como a Parada do Apito ir de seu ápice à decadência, também a mentalidade de Evelyn mudar e se desenvolver conforme conhece a história contada por Ninny, e compreende suas próprias questões.
É muito interessante o jeito de abordar as histórias e trazer detalhes sobre elas. Variando entre artigos de jornal, conversas entre personagens do ?presente? e narrativas do passado em 3ª pessoa, nunca deixando a leitura monótona e sempre instigando a curiosidade.

Leituras_e_Chocolate 12/02/2024

Que livro incrível!!
Pra quem gosta de ouvir uma boa história?
Através das memórias da sra. Threadgoode, fazemos uma verdadeira viagem direto para A Parada do Apito, onde vamos conhecer as amigas: Idgie e Ruth, e os tomates verdes fritos.
Ao longo dos dias de visita de Evelyn Couch na casa de repouso, a narrativa nostálgica vai ganhando vida e criando um ambiente propício para reflexões e mudança de vida.
História encantadora e delicada, e ao mesmo tempo, uma história cheia de força.

Vale muito a pena o investimento de tempo nessa leitura, uma verdadeira experiência!

gothscent 07/02/2024

Tomates verdes frito
Este livro te faz viajar para décadas diferentes em que as histórias são contadas, te faz imaginar cada cenário, personagem. o que mais me fez gostar de lê-lo é como a amizade é sempre abordada nas narrativas, como todos são sempre unidos apesar do grau de parentesco ou até mesmo da falta dele.

Van 07/02/2024

Curiosa para ver o filme
No livro vários temas são tratados entre acontecimentos cotidianos na vida de uma família. Se o narrador fosse um dos personagens brancos, seu ponto de vista seria mais coerente, como não é o caso, sinto falta de mais revolta no texto.

Carol 31/01/2024

Muitas emoções num livro só
É aquele tipo de livro que te faz viajar, te faz imaginar os cenários, os personagens.
Traz um quentinho pro coração, traz revolta, traz tudo e mais um pouco.
Recomendo de olhos fechados!

Agora preciso ir pro Alabama kkk

Julia.Roloff 29/01/2024

Tomates Verdes Fritos é, sem dúvida, uma das leituras mais marcantes que você terá o prazer de fazer. Este livro, fora do comum, tece uma trama que envolve legado, família, uma cidade e uma lanchonete de uma maneira que, por vezes, pode parecer confusa, mas que, no final, se revela uma narrativa impecável.

Há tantos elementos cativantes nesta obra que a tornaram um dos meus favoritos de todos os tempos. Aqui estão alguns pontos que merecem destaque, sem revelar spoilers cruciais:

Personagens Autênticos: Cada personagem nesta história é excepcionalmente único, escapando de estereótipos com uma autenticidade e profundidade notáveis. Fannie Flagg construiu um universo vasto em apenas 432 páginas, pois cada personagem carrega consigo um mundo interior fascinante.

Narrativa Envolvedora: É difícil escolher uma passagem favorita do livro, pois inúmeras me deixaram completamente apaixonada. Muitos eventos, tanto bons quanto ruins, ocorrem no café da Parada do Apito ao longo do período abrangido pelo livro. Mesmo com a história sendo contada em partes, voltando ao passado e projetando-se no futuro, a autora conseguiu criar uma narrativa coesa e envolvente.

Emoção nas Formas Mais Simples: Tomates Verdes Fritos é mais do que uma história de amor duas mulheres e sua lanchonete; é uma narrativa repleta de diferentes formas de amor entre mães e filhos, irmãos e amigos.

Estes são apenas alguns motivos pelos quais esta história se tornou tão significativa para mim. Agradeço por ter tido a oportunidade de vivenciá-la e recomendo a todos que desejam embarcar em uma jornada incrível e conhecer a inesquecível Parada do Apito.

bruna3810 17/01/2024

Tomates Verdes Fritos
Gostei bastante dessa leitura!! é o tipo de livro que conta histórias de uma cidadezinha e as pessoas que moram nela.

VinAcius49 16/01/2024

"Evelyn parou o carro e chorou como se seu coração fosse despedaçar. Por que as pessoas tinham que envelhecer e morrer?"

Tomates Verdes Fritos é uma homenagem à vida e a todos os seus pequenos e belos detalhes.

Acompanhando a história enquanto ela é relembrada e contada pela carismática Sra. Threadgoode (Ninny) à sua espectadora Evelyn nós passamos por toda a vida de uma pequena cidadezinha chamada Parada do Apito, vendo seus moradores nascerem e crescerem, viverem cada um suas vidas tendo uma única coisa em comum: o Café da Parada do Apito e suas donas Idgie e Ruth.

O livro alterna constantemente entre tempos da narrativa. Uma hora são recortes do jornal local, outra mostra o ponto de vista de cada personagem e um terceiro segue a narração da Ninny, trazendo momentos desconexos da trama. Ler o livro é como acompanhar um quebra cabeça, no qual as peças vão se encaixando enquanto a velha senhora se lembra dos fatos.

Mas por mais que pareça confuso ou estranho, a leitura é incrivelmente fluida e consegue rebater muito bem entre todos os numerosos personagens da história.

Não existe UM personagem que não seja bem aproveitado, e que não traga seu ponto de vista e suas experiências para o todo. Lentamente Fannie Flagg nos apresenta e nos faz nos apaixonarmos por essas pessoas tão maravilhosas.

Porém, e isso não é nem um spoiler, esse tempo já passou, e nos dias atuais a Parada do Apito é mais uma cidade velha e quase abandonada, com quase todos os seus moradores originais falecidos. E mesmo com essa infeliz certeza de que tudo um dia acaba, o livro consegue ser extremamente triste e quebrou meu coração várias e várias vezes enquanto acabava.

Eu, assim como Evelyn Couch, tenho a sensação de que cada um desses personagens é um amigo de velha infância, que eu conheço de um tempo que já se passou. Sentir esse tipo de conexão é algo que eu nunca consegui lendo nenhum livro, e tudo isso é mérito da grande autora.

Eu com certeza lerei a sequência e assistirei o filme. Esse livro é um dos meus livros favoritos de todos os tempos.

Snara.Salvador 13/01/2024

Uma delícia de leitura
É quase melhor do que o filme!!

Eu confesso que nem sabia da existência desse livro, mas amava o filme "Tomates verdes fritos". Comecei a ler esperando apenas confirmar as cenas da adaptação para o cinema, mas fui surpreendida com mais personagens, mais histórias e muito mais beleza do que eu esperava. ?

A escrita da autora é leve, apesar de também trazer temas profundos como o preconceito racial, o feminismo, a fé cristã, a depressão feminina, entre outros, tudo de um jeito que nos envolve sem pesar demais o clima.

E no final ainda tem várias receitinhas dos pratos descritos no decorrer da história, deu até vontade de prepará-los e experimentar a culinária do Alabama! ?

Recomendo a leitura se você já viu o filme ou não, se quiser sair da ressaca literária, se divertir e se emocionar também. É um livro maravilhoso!!