Tomates Verdes Fritos Fannie Flagg
Fannie Flagg

Resenhas - Tomates Verdes Fritos

Robin 29/08/2020

Uma surpresa boa
Eu sempre ouvi falar desse livro, mas demorei muito para começar a leitura e, se eu soubesse, teria lido antes.
A narrativa desse livro viaja entre o presente e o passado, memórias, colunas de jornal ou simplesmente narrada em 3ª pessoa.
Fiquei ansiosa para saber o que ia acontecer com todo mundo e o livro disse tudo, sem deixar pontas soltas.
Fiz uma resenha completa no instagram @paginometro, dá uma olhadinha lá

site: https://www.instagram.com/paginometro/
priscillacarriel 29/08/2020minha estante
eu amo tanto esse livro

mathushey 29/08/2020minha estante
Eu comprei, porque amo o filme ???

Thayna Cursino 09/06/2022

Tomates Verdes Fritos
Estava a muito tempo querendo ler esse livro, e correspondeu a todas minha expectativas. A história é simples, mas carregada de emoção. Os personagens são bem construídos, e conforme a leitura fluía, me sentia mais próximos a eles, eu imaginava os cenários, descrições, o café da parada do apito e me apeguei demais a história, eu lia com vontade, e não queria que o livro acabasse. É uma leitura de conforto, você sente um quentinho no coração. Virou um favorito, como já imaginava.
Matheus Oliveira 09/06/2022minha estante
Thayna, obrigado pelo resenha! ?????

Nicoli Bressan 16/04/2023

Muitos personagens cativantes
Mas uma linha do tempo meio confusa. O que se deve ter em mente antes de começar essa leitura é que, mesmo que os pontos de vistas e datas mudem de um capítulo para outro, sempre um tema ou um personagem citado no capítulo anterior vai ter alguma conexão com o próximo capítulo.
Sério, isso é muito importante, eu só fui perceber essas conexões lá por 30% do livro e isso prejudicou eu gostar ou não dá história.
Já conhecia a história pelo filme de 1991 que eu cresci assistindo e amo. Por isso esperava gostar mais do livro.

Luis Netto 28/11/2010

Tomates Verdes Fritos
Hoje li “Tomates Verdes Fritos” obra de Fannie Flagg, livro este que já se tornou filme, pela comovente história de Idgie e sua melhor amiga Ruth, envolvendo o preconceito existente na década de 30.
O livro tem como principal cenário o Estado de Alabama, um dos locais mais pobres dos EUA, um lugar onde a cor de pele era muito importante em qualquer ocasião, os negros eram tidos como inferior a qualquer animal, o preconceito era gigantesco.
Tudo começa quando o destino reúne em uma casa de repouso para idosos Evelyn, uma dona de casa infeliz, e senhora Threadgoode, uma octogenária que adora contar as histórias de sua vida, assim retomando a vida de Idgie e Ruth. Threadgoode, conta sobre o café da Parada do Apito, que era um lugar que tinha muito mais do que uma ótima comida e um impecável café, também era o ponto de encontro entre a rebelde Idgie, com a doce Ruth, juntas elas criam uma amizade capaz de superar qualquer barreira.
‘Mas porque Tomates Verdes Fritos?’, porque o local tinha como principal prato, uma comida exótica que marca as histórias das amigas, os tomates verdes frito, composto por um tomate verde médio, sal, pimenta, farinha de milho branca e gordura de bacon.
Este prato era degustando quando Idgie e Ruth se comunicavam sobre os preconceitos que sofriam por serem pessoas não tão bem sucedidas, e o sofrimento que passavam pelo fato de serem homossexuais, o que na época era muitíssimo incomum ver duas mulheres namorando. tornando um livro capaz de emocionar pelas comoventes e às vezes triste história, capaz também de arrancar um sorriso do leitor com os contos engraçados.
Um livro realmente maravilhoso, pois Fannie consegue entrelaçar duas historia em um só contexto.
Recomendo a todos.
Milena 06/10/2017minha estante
undefined

alinneasilva 30/03/2024

Esse livro me trouxe uma nostalgia tão gostosa.
Tive um pouco de dificuldade com a narração no começo, mas gostei muito dos vários pontos de vista e me apaixonei pelos personagens. Eu amei ver o amor de Ruth e Idgie como algo tão natural pra elas e pros outros e também amei a relação de Idgie com Toco.
Existe um pouco de ternura em alguns trechos da escrita que me encantaram muito.
Não dá pra negar a presença da figura do ?white savior? mas, pela data de publicação achei uma boa história. Gostei muito de como ?conhecer? essas pessoas ajudou Evelyn a se conhecer melhor.
Ah, foi uma delícia relembrar alguns momentos marcantes do filme. A cena da morte de * me marcou muito no filme, apesar dela não ter tanto destaque no livro, já que o foco aqui são mais as consequências do que aconteceu.
Enfim, um livro que me consquistou ao longo da leitura.
beryensun 04/04/2024minha estante
fiquei feliz que você obstou ?

Nathane2 10/03/2021

Chorei várias vezes durante a leitura.
Eu li esse livro inteiro durante a madrugada, pois foi tão bacana o desenvolvimento da trama, que não tive vontade de largar. Um história sobre amor e lealdade mas que também toca em diversos assuntos polêmicos, como violência doméstica, racismo e machismo. Gostei bastante do enredo não linear da narração. Agora que terminei, estou arrependida por ter lido tão rápido rsrs

Book 07/11/2021

Leitura deliciosa
Mesmo trazendo situações e assuntos denso, a leitura é leve. O vai e vem entre passado, presente e futuro da uma dinâmica muito boa para história!
Impossível não se ver na parada do apito.
Recomendo a leitura

fabio.orlandini 11/05/2022

Ler com o coração
Não há como ler esse livro e não se sentir parte da história. Viramos um membro da família Threadgood e torcemos pela felicidade de todos. Um livro meigo, terno, para ser ler com o coração.
Débora 11/05/2022minha estante
Exatamente isso, Fabio! Adorei esse livro!?

Camila.Candreva 28/12/2022

QUE LIVRO PERFEITO
Ganhei esse livro de presente de uma amiga por quem eu tenho um carinho enorme e sem dúvida ele virou um dos meus livros favoritos na vida, já tinha assistido ao filme que também é maravilhoso mas o livro é simplesmentePERFEITO. Eu li querendo entrar no livro e morar nele.

Esse foi a melhor leitura de 2022 pra mim ?
Nada supera o amor entre a Idgie e Rut, meu casal ?

"Desse momento em diante, eles chorariam juntos a ausência dela. Não que tivessem conversado sobre isso. Pois os que mais sofrem são os que menos falam."

eduardabuainain 14/08/2020

Cronologia muito legal
A cronologia foi o que mais me agradou nesse livro. O vai e vem da história me prendeu, mas sempre com as datas como âncora para que não nos percamos. A leitura é bem leve, com capítulos curtos e linguagem simples. Trata de assuntos importantes e ainda atuais (como o racismo) mas sem perder a doçura.

A história parece uma novela, com vários pequenos enredos acontecendo simultaneamente, então não se aprofunda muito em nenhum ponto específico ou no componente psicológico dos personagens. Mas a leitura flui bem, o livro mistura notícias de semanários e jornais com narrativa comum e etc. Gostei disso!

Indico o livro pra quem estiver procurando uma leitura "descontraída", porém com um pézinho na realidade (histórico/acontecimentos dos EUA) e uma linguagem que não cansa por não ser rebuscada. Descontraída entre aspas porque muitas passagens me deixaram triste, mas a totalidade da obra mostra que esse é o ciclo da vida.

Bruna 31/08/2021

O único defeito foi a história acabar
O primeiro contato que tive com a história foi através do filme, que me deixou completamente tocada pelas personagens e enredo. Descobri o livro e, apesar de alguns pontos serem bem diferentes do filme, ainda sim é repleto de detalhes e explicações importantes. Esse é um daqueles livros que te cativa do início ao fim, te fazendo se sentir próxima das personagens. A sensação que eu tive é a de fazer parte da história, vivendo na Parada do Apito e frequentando o Café. A narrativa é leve, bonita e intensa. A história deixa marcas que perduram através do tempo, e aborda tantas questões importantes que é até difícil contemplar a imensidão de cada tema: discriminação racial, desigualdade social, violência contra a mulher, envelhecimento, questões estéticas, etc. Sem contar o casal lindo e forte que é Idgie e Ruth (dá licença que eu amo minhas mãezinhas ok ?). Se tornou facilmente uma das minhas histórias favoritas que levarei com carinho para a vida.

Patymony 12/04/2022

Engordei só de ler! ?????
Leitura fluiu muito bem, e, a história é mais detalhada e com mais personagens do que mostra no filme. Os acontecimentos que mostram no filme, foram feitos na íntegra, como por exemplo: o lance da Encantadora de Abelhas.
As comidas dão água na boca, que engordei só de ler! E o legal, que no fim, tem as receitas; com certeza, irei fazer! Principalmente, os tomates verdes fritos!

PaulaFrancoNetto 07/12/2021

Já tinha visto o filme qdo pequena. a história é muito mais bonita do que foi reproduzido no filme. Há passagens no filme que não me liguei qdo criança e que foi explícito no livro....
MARAVILHOSO!
Flávia Menezes 07/12/2021minha estante
Uma das melhores leituras que fiz esse ano! Livro incrível mesmo ???

tomperadinha 24/02/2021

o maior
melhor livro de todos os tempos, é isso. o final me deixou TOTALMENTE CHOCADA, o que foi bom demais. o romance safico é discreto (comecei a leitura apenas por ele) mas vale super a pena. o livro fala sobre um monte de coisa e a linha do tempo é muito foda. a leitura corre prazerosamente por ser tão instigante