A Lua Vem da Ásia

A Lua Vem da Ásia Campos de Carvalho

Resenhas - A Lua Vem da Ásia

Kelly.Jesus 06/06/2021

Muito louco
O livro é baseado na vida de um louco que está internado em um hospício e acha que está em um hotel! Após fugir, ele tem várias aventuras mais alucinantes ainda! Campos de Carvalho é um autor fenomenal! Vale a pena a leitura!

Vinicius 27/05/2021

A lucidez da loucura
Desconhecia qualquer obra de Campos de Carvalho e resolvi arriscar esta. Logo na apresentação o crítico Carlos Felipe Moisés escreve que o autor pertence ao grupo da literatura marginal, daqueles que não figuram no hall da fama dos grandes nacionais. Talvez pelos temas tratados, pelo palavreado direto ou como no caso deste livro, pelas memórias escritas de forma um tanto surreal.

Logo de início percebemos uma das maiores  qualidades do livro, a ironia sutil da qual o autor faz uso. Mas ao mesmo tempo existe o cuidado de esses trechos reforçarem ainda mais as características do narrador, seja de inocência, seja de loucura, e rimos do absurdo:

"Vou falar mesmo com a mulher do subgerente nesse sentido, assim que ela venha aplicar-me a injeção de soro da juventude que o governo manda aplicar gratuitamente em todos os hóspedes do hotel". Em alguns momentos rimos, mas rimos com pena, com uma lágrima no canto do olho.

Pelo domínio da língua, pelas referências culturais e por este humor refinado me lembrei em diversos momentos de Machado de Assis.

Alguns trechos longos demais sobre o passado do personagem deixaram a leitura num ritmo mais arrastado e contribuíram pouco para a história. Isso pesou bastante para mim.

No entanto, em outros trechos, a motivação maior do narrador fica clara e é brilhantemente escrita (p. 132). Uma ode à liberdade de ser quem se é. Não seríamos nós os loucos que tentam se adaptar o tempo todo para que não causemos estranheza ao nosso redor? Num mundo em que todos tentam mimetizar frases, poses e dancinhas em aplicativos, quanto de coragem é preciso para ir na contramão?

Assim como a obra de Campos parece não querer se equadrar nos moldes esperados dos best sellers, Astrogildo (que já foi Adilson e poderia ser qualquer um de nós) despreza as convenções e nos faz questionar o quanto em nós precisa ser apagado para que sejamos aceitos num mundo insano.

Taina.Dias 21/05/2021

Uma loucura
O escritor consegue nos levar a uma imaginação absurda pelas leituras de cada página, esperando sempre o inesperado.

Uma história de um louco, que não possui essa consciência e que em alguns momentos parece ser uma pessoa em sã estado. Só nos damos conta da sua deficiência quando este se dá por exageros em seu relatos vividos.

Nunca havia lido um gênero desses, e confesso que foi muito boa a leitura, pois, em cada relato eu ficava mais ansiosa aguardando e mergulhando em suas aventuras.

Rique 16/05/2021

Um livro bem excêntrico, contudo muito bom. Não havia experimentado textos desse gênero, ainda; espero ler outras obras do período "marginal". Recomendo a todos que possuem mente aberta e sabem entrar em devaneios, de vez em quando.

fev 27/04/2021

Agradável loucura
A Lua vem da Ásia é sobre o absurdo. O surreal. Astrogildo, um dos nomes do protagonista, vive um hospício. No entanto, ele acredita ser um hotel e depois um campo de concentração da qual é prisioneiro.

Ele narra as suas memórias e os convívio com os ilustres e variados personagens da mais alta patente e estirpe. Além da sua viagens pelo mundo e suas inúmeras histórias que viveu pelos caminhos que percorreu. Campos de Carvalho criou uma história gostosa de ser ler por mais que muita coisa nela não faça sentido. No entanto, tem um capítulo belíssimo. Jurando eu que o personagem ali estava lúcido. Ledo engano. As reflexões sobre a morte no final do livro são ótimas também.

É um livro super agradável e engraçado. Leia sem procurar sentido. Viaje junto.

Tauan4 29/03/2021

Um bom passatempo...
Dificilmente leio um livro apenas pela capa, mas neste caso foi isso que aconteceu.
A lua vem da Ásia estava disponível no prime reading da Amazon; vi a capa, gostei e fui pesquisar sobre a obra e o autor. Nessa rápida busca logo descobri que iria valer muito a pena ler o livro.

O livro é daqueles de fácil leitura, com uma pitada de humor ácido, loucura e recheado de citações que você quer marcar pra ler depois, o que é incrível para um livro de apenas 176 páginas e que parece não se levar a sério!
Enfim, se esta com a pergunta na cabeça ?ler ou não ler??, digo, vá fundo, valerá todo o tempo gasto.

EduardoCDias 17/03/2021

Enxurrada de nonsense
Autor esquecido, Campos de Carvalho tinha um humor mordaz, satírico, provocando risos do começo ao fim, com tanto absurdo. Um homem internado num hospício, acredita-se num hotel de luxo, cujos hóspedes têm histórias tão absurdas quanto as suas. Depois começa a desconfiar estar num campo de concentração. Mas ele e outros dois ?prisioneiros? resolvem fugir.

Fernanda.Marques 01/02/2021

Grata surpresa!
Loucura total! Nada faz muito sentido mas você entende tudo pelo o que o personagem passa! Instigante e bem divertido.

Paulo1584 17/01/2021

Surrealismo e ironia
Walter Campos de Carvalho, que até o final do ano passado eu nem sabia que existia, escreveu "pouco" e não sei por quais motivos não é um autor que aparenta ser muito lido. Quando comecei a ler "A lua vem da Ásia" já fui de cara capturado por um certo Astrogildo que aos dezesseis anos matou, em legítima defesa - "pois qual defesa séria mais legítima?" - seu professor de lógica. Pura galhofa. Nosso narrador nos conta das muitas aventuras que possivelmente teria vivido ao redor do mundo, ou dentro da sua própria cabeça - pouco importa. Campos de Carvalho tem uma escrita com uma verve imensa para a ironia, que acentuadamente é de inspiração machadiana. O escritor consegue fazer rir um leitor que o lê depois de mais de meio século de sua publicação. É uma obra divertidíssima, e nem por isso menos reflexiva e de riquíssima literatura!

Julia 16/01/2021

Em janeiro do que me parece ser o ano de 2021 li esse livro!
Esse livro me cativou logo nas primeiras páginas, é incrível e complexo estar na mente do personagem principal da história, onde você não consegue distinguir o real do imaginário, gostei muito mais da primeira parte do livro do que da segunda, onde os acontecimentos não são muito lineares e é sempre uma surpresa os acontecimentos a cada capitulo!

Recomendo muito a leitura, apesar de achar que nem todo mundo vai conseguir acompanhar o ritmo do livro, deixo então aqui o meu trecho favorito do livro, que me instigou a ler:

"Aos dezesseis anos matei meu professor de Lógica. Invocando a legítima defesa ? e qual defesa seria mais legítima? ?, logrei ser absolvido por cinco votos contra dois, e fui morar sob uma ponte do Sena, embora nunca tenha estado em Paris. Deixei crescer a barba em pensamento, comprei um par de óculos para míope, e passava as noites espiando o céu estrelado, um cigarro entre os dedos. Chamava-me então Adilson, mas logo mudei para Heitor, depois Ruy Barbo, depois finalmente Astrogildo, que é como me chamo ainda hoje, quando me chamo."

Adriano.Santos 03/01/2021

Grata surpresa
Muitas vezes o humor lembra Thomas Bernhard, principalmente de Extinção. Schopenhauer teria se dado bem com Campos.

QueriaSerPlanta 09/11/2020

Quando apagar esse cigarro que não acendi te falo do que trata essa história ou estória?
Enquanto isso, leia esse livro (ou tratado sobre o sentido das coisas).
Incrível!

crislane.cavalcante 07/11/2020

O absurdo na realidade poderia ser apenas mais um absurdo?
Terminei o livro com mais dúvidas do que com respostas. Apareceram tantos absurdos mas infelizmente tão reais que
a todo momento me indaguei se se tratava de um louco de pedra mesmo. É uma obra complexa que traz várias novidades ou nem tantas assim para quem já teve contato com essa temática sobre o tema do existencialismo, a todo momento vemos um personagem um tanto bufão mas ao mesmo tempo que tenta se firmar com um "eu" em um universo que tenta impor um "eu generalizado". Me lembrou um pouco a estrutura do Don Quijote e um pouquinho a obra Memórias póstumas de Brás Cubas, também me recordou um pouco a obra Niebla de Unamuno.

Márcio 09/10/2020

Nosense e muito divertido
Esse é o livro mais nosense que já li na vida... Me diverti bastante lendo. Nem sei mais o que falar sobre ele kkkk. Recomendo...

Tiago Torres 28/05/2020

Achei uma viagem...
Certamente não tenho ainda maturidade para esse tipo de leitura. Pensei em desistir do livro várias vezes mais segui firme. Gostei mesmo do meu pro final, mas não leria esse livro novamente.