O Príncipe

Maquiavel
Maquiavel

Resenhas - O Príncipe - Maquiavel

Gabriel1994 15/04/2024

Um manual de como ser um governante!
Primeiramente, é importante embasar que esse livro é bem antigo, então, algumas pessoas podem ter dificuldades ao ler. Depois de algumas páginas, você se acostuma com a dinâmica do livro e passa a compreender melhor a proposta que Maquiavel colocou no livro.

O livro tem bastante referências históricas e conta, como exemplos, acontecimentos marcantes. Estes, aconteceram na Itália ou em outros estados, porém, influenciaram a Itália.

"O Príncipe" é um verdadeiro pioneiro na categoria de livros sobre política. Maquiavel dialoga de uma forma magnífica sobre as relações de poder, comportamentos que um príncipe deve ter, as precauções para com que deve tomar e etc.

Uma característica muito interessante e satisfatória, é o fato do autor dar diversos exemplos de sucessos e fracassos dos governantes. Uma dessas exemplificações, são os casos de Cesar Bórgia e Francisco Sforza.

No geral, o livro é muito bem escrito e com toda certeza, é um clássico mundial consagradíssimo.

SOBRE O ACABAMENTO DO LIVRO E AFINS:

Por ser um formato Pocket, as notas ficaram após o término da história. É compreensível, mas querendo ou não, é um pouco desconfortável estar lendo o livro e ter que ir lá pro final do livro ver as notas.

A capa é bonita, as folhas são brancas e a impressão é boa. Não possui problemas de acabamento.

mariaeduardamarra 29/09/2023

Muito bom?
Estava com ressaca literária, então resolvi ler Maquiavel, demorei um pouco para ler por causa da escola, mas gostei bastante.

Débora 24/04/2023

A parte mais legal foi a cronologia...
O livro é de difícil absorção e da uma preguiça daquelas em ler. Nada fácil passar por ele hein...acho que para entender melhor o que quer dizer terei que rele-lo. Mas acho que vai demorar muito para isso...

Romeu Felix 15/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "O Príncipe com notas de Napoleão Bonaparte" é uma edição especial do clássico de Nicolau Maquiavel, publicada em 1810 com anotações do líder militar francês. O livro apresenta a visão de Maquiavel sobre o poder e a política, com acréscimos e comentários de Napoleão Bonaparte.

No livro, Maquiavel apresenta conselhos para os governantes da época sobre como manter e ampliar o poder. Ele argumenta que o príncipe deve agir com astúcia e crueldade quando necessário, a fim de garantir a estabilidade do seu governo e proteger o Estado. Para Maquiavel, o fim justifica os meios, ou seja, o príncipe pode fazer o que for preciso para manter o poder.

Nas notas adicionadas por Napoleão, ele comenta e critica a visão de Maquiavel, destacando a importância da ética e da justiça em uma liderança efetiva. Ele argumenta que o governante deve agir com justiça e equidade para garantir o apoio do povo, e que a crueldade e a astúcia de Maquiavel podem levar à instabilidade e à queda do governo.

Ficha Bibliográfica:

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe com notas de Napoleão Bonaparte. Tradução de Lívio Xavier. São Paulo: Martin Claret, 2006. 232 p.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

sarah.taylors 25/01/2023

O príncipe
É um livro muito interessante, que nos faz refletir muito. Maquiavel descreve como um governante (o príncipe) deve governar. Por mais que seja um livro antigo, e que a política mudou muito desde que o livro foi publicado, é ainda muito atual. Não é uma leitura fácil, e sim muito maçante, com linguagem difícil. Mas recomendo muito para quem gosta de política.

Anderson Rick 19/01/2023

Um que livro nos faz ver a política de outra forma, faz percebemos melhor a ética política, e também analisarmos nossa própria conduta ética, em fim um livro que falava sobre a natureza humana.

Rafaela.Rohrs 21/11/2022

obra escrita a 5 séculos atrás, e ainda assim, muito atual
Sinto que não tenho conhecimento o suficiente para falar da obra da maneira que ela deveria ser abordada, mas posso dizer a minha visão leiga sobre ela.
A leitura (não sei se é em específico dessa edição, ou da maneira que costumam traduzir a obra por ser bem antiga) foi complicada por ser muito culta; com um esforço é possível compreender, mas temo que várias ideias passaram pois não foram entendidas por mim.
Mesmo tendo sido escrita a tantos e tantos anos atrás, seu assunto sobre a forma que um líder deve ou não deve governar, sem levar em conta nenhum princípio ético (pelo extremo de Maquiavel), tão se remete aos dias atuais que chega a ser assustador.
Em conclusão, recomendo para quem deseja conhecer melhor os apectos políticos relacionados a história e filosofia. Mas lembre-se sempre de exercer seu senso crítico.

Renzo 11/11/2022

Se faz por meio de parábolas
Particularmente eu achei o livro um pouco complicado com a linguagem muito culta, é claro que para um livro muito antigo, é de se esperar um linguajar do nível. Logo quando iniciei a leitura não me senti muito convencido de ler até o final, mas tive que dar uma chance, por ser um clássico do mesmo patamar de "A arte da guerra", me esforcei e percebi que no final do livro a leitura ficou melhor.

O livro tem alguns termos de guerra, claro, governo, que se fizermos um comparativo com o dia de hoje e trouxermos mais para o dia a dia, fica mais compreensível. Vale a leitura sim e confesso que fiquei um pouco chatedo por ter acabado justo quando entendi o conceito por trás dessa obra atemporal. Termino a resenha com uma das frases mais emblemáticas na minha opinião:

"Precisando, portanto, um príncipe, de saber utilizar bem o animal, deve tomar como exemplo a raposa e o leão: pois o leão não é capaz de se defender das armadilhas, assim como a raposa não sabe defender-se dos lobos."

Legos 02/11/2022

poder, virtude e fortuna
curti o que o maquiavel fez, foi uma analise bem a frente do tempo dele. li pra universidade. ate que foi gostosinho.

Manu Tavares 26/05/2022

Literalmente 'os fins justificam os meios' e 'eh melhor ser temido do q amado', um belo exemplo do q lideres n devem fazer ou ser.

Paulo Vitor 21/04/2022

Interessante
É o tipo de livro que você ler uma vez e precisará ler mais vezes, pois são muitos ensinamentos e necessários aprender ou pelo menos saber de alguns para começar a notar na forma que os governantes lidera o povo. No livro aborda sobre os príncipes, têm muitos exemplos de como seguir e principalmente os de não fazer na hora de governar um povo.

EllenDarfnny 20/03/2022

Leitura necessária
Não concordo com os extremismos do autor mas muita coisa que ele fala é válida. Leitura necessária para entender a eloquência e o modo de governar de qualquer geração.

Leonardo.Silva 05/03/2022

Um clássico indispensável
Maquiavel cita com maestria os pontos que um príncipe deve possuir para manter-se tal, bem como a causa da ruína dos mesmos. Um grande clássico da filosofia, sem dúvidas, indispensável.

Luiz.Eduardo 08/02/2022

Aprendi a governar
O livro te ensina não só como se tornar um príncipe, mas como se portar diante de várias situações, te ensina sobre a vida, política, maneiras de pensar e muito mais. Sem dúvidas o maior ensinamento foi sobre a fortuna e a virtude, aprendi a aproveitar cada uma delas e até mesmo juntar as duas para obter um bom aproveitamento da minha vida, esse livro me completou e me fez tornar uma pessoa mais atenciosa em relação as minhas ações e pensares.