Essa mulher e outros contos

Essa mulher e outros contos Rodolfo Walsh

Resenhas - Essa mulher e outros contos

Alexandre Kovacs / Mundo de K 19/05/2012

Rodolfo Walsh - Essa mulher e outros contos
Editora 34 - 253 páginas - Tradução de Sérgio Molina e Rubia Prates Goldoni.

A lembrança do escritor argentino Rodolfo Walsh (1927 - 1977) ficará para sempre associada à forma brutal com que foi assassinado aos cinquenta anos por um comando militar nas ruas de Buenos Aires. Ele foi criador de um estilo que viria a ser conhecido como obra jornalística ou de testemunho, em que sempre deixou claro o seu engajamento político, apesar do preço que pagaria no futuro. Estreou na literatura no início da década de 1950 escrevendo contos policiais e deixou dois exemplos de romance-reportagem com os livros: "Operação massacre" (1955) e "Caso Stanowski" (1958).

Esta edição reúne onze contos escritos entre 1964 e 1967, chamados de "contos literários" pela crítica, apenas como uma forma de diferenciá-los da sua produção anterior. Os contos foram publicados originalmente em: "Los oficios terrestres" (1965), "Un kilo de oro" (1967) e "Un oscuro dia de justicia" (1973). Foi acrescentada também a este volume uma entrevista que Walsh concedeu a outro grande escritor argentino, Ricardo Piglia, em 1970.

Nos textos de Rodolfo Walsh fica sempre evidente a carga biográfica e os elementos históricos da Argentina, mas isto é muito pouco para definir a sensibilidade literária de Walsh que era um verdadeiro estilista, independente da técnica narrativa ou influências literárias que poderiam oscilar de James Joyce a Charles Dickens. Os seus livros acabam extrapolando o contexto político local e se transformando em referências universais, como toda boa literatura deve ser.

O conto "Essa mulher" tem como inspiração o desaparecimento do corpo de Eva Perón da sede da CGT e teria sido escrito com base em uma suposta entrevista do próprio Rodolfo Walsh com Carlos Eugenio de Moori Koenig, ex-chefe do Serviço de Informações do Exército (SIE) e responsável pela operação de sequestro do corpo de Evita. Mas, na minha opinião, os melhores contos são os que compõem a trilogia dos irlandeses, chamados: "Irlandeses atrás de um gato", "Os ofícios terrestres" e "Um sombrio dia de justiça", todos de cunho biográfico e ambientados em um internato para orfãos, textos que poderiam ser incluídos em qualquer antologia de melhores contos do século XX.