Ubu Rei

Alfred Jarry

Resenhas - Ubu Rei

Kvvvnn 28/03/2024

Patetico e sem graça
Senhor Bostamolengona, o que voce acha da matarmos o nosso rei? Senhor Bostamolengona: Claro, quem vai nos impedir? *Todos do teatro começam a chorar e gritar:GENIO!!!!!*

Fuzue 23/06/2023

A Imbecil Marionete do Pai Ubu
Ubu Rei é uma perseguição à um desejo de um rei egoísta. Pai Ubu, protagonista da história, é um plebeu que mata o rei da Polônia para assumir o trono. Sua ação é motivada simplesmente pelo seu desejo ao trono e a ambição por riquezas.
Ao assumir uma posição real, seus primeiros feitos se resumem em matar os nobres e a todos que o contrariasse. As mortes (e outras tragédias) acontecem ligeiramente e são tratadas como soluções para possíveis problemas.
Ubu Rei é uma representação análoga entre as relações sociais e marionetes. Ao passo que as personagens não detém nenhuma empatia do público que a consome, afinal estão distantes da realidade - ou próximas demais.

Camila0831 20/06/2021

Anti-herói que não é digno de simpatia
Excelentes textos de apoio que nos orientam um pouco ao entrarmos nessa obra desnorteante. Ubu rei nos apresenta um anti-herói que não é digno de simpatia e parece só acumular perspectivas negativas a sua pessoa. Instiga a conhecer uma montagem dessa peça.

Flávio Café 22/03/2010

O outro lado da moeda para o teatro europeu
Alfred Jarry conseguiu, com o seu Ubu Rei, trazer o outro lado da moeda do teatro europeu psicológico da época. Com seu carismático glutão chamado de Pai Ubu e a sua inseparável e maldita mulher Mãe Ubu, personagens no extremo da estilização física, ele nos faz imergir no universo cômico e infantil das lutas pelo poder e pelo dinheiro. Contudo, como quase a totalidade das peças de teatro, mas sobretudo Ubu rei, não foi feita para ser lida, mas para ser encenada. Como obra literária este livro não é das melhores, nem das mais bem escritas, em realidade a sua escrita é infantil e simplória, mas isso é exatamente o que faz a sua força como texto dramatúrgico. Além do mais as soluções infantis dos personagens constituem o par perfeito para a mesquinha estória da peça e o par perfeito para o Pai Ubu e suas ambições profanas. A leitura é simples. É possível ler a peça toda em menos de uma hora pela fluidez e rapidez dos seus acontecimentos, mas, como já disse, a leitura somente não é suficiente para que se absorva a completa mensagem do autor. Impressiona-me que Jarry não tenha sido mais conhecido, pois esta é realmente uma obra de arte e é muito difícil encontrar personagem mais forte e característico do que Pai Ubu.