Cabocla

Cabocla Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

Resenhas - Cabocla

BlueandCherry8 24/02/2023

Jussara
Jussara no fala de sua vida sofrida como cabocla que viveu como escrava e de sua experiência qdo desencarna, relembrando vidas anteriores e aprendendo novas lições. Seu relato como escrava no leva a refletir o quanto devemos valorizar pequenas coisas que nos passam despercebidas?
uma ressalva: a trama do casal homossexual que é tratado como erro? acho q devido ao ponto de vista ainda em aprendizado de Jussara, ela enxerga a relação como pecado. Isso deveria ser atualizado, observado e corrigido em novas edições com a devida explicação para não alimentar preconceito com os irmãos e irmãs do meio. Afinal, a humanidade evolui e como bem vemos no livro, o referido casal foi o melhor que aconteceu a colônia de escravos em que Jussara viveu? o que só corrobora para o quanto o amor verdadeiro só faz bem?
Sheyliga 24/02/2023minha estante
Sabe, acho q a visão espírita ainda ta meio atrasada e apegada em preconceitos antigos. A gente precisa de uma galera mais jovem e progressista dentro da doutrina.

Jéssica 22/10/2023minha estante
Jussara relatou a história do modo que ela enxergava nessa época, portanto ela não tem que agradar aos eleitores que se dizem "decepcionados" com os seus dizeres sobre os homossexuais. Até porque é um romance e não doutrina espírita. O Mundo está repleto de decepções, e por isso estamos encarnados, para aprimorarmos pensamentos, atitudes, inclusive mossas falas.

Guilherme Ramos 27/06/2021

Sem muitas emoções, mas, com importantes lições.

O livro conta a história de Jussara e embora haja uma possível referência a cabocla Jussara entidade cultuada na Umbanda dentro da linhagem dos Caboclos, a história não tem nada a ver com essa linda entidade, mas, sim, "Cabocla' era o termo que se referiam na época da escravidão no Brasil à pessoas de raças mistas entre índios (vermelhos) e o homem branco.

Jussara era uma dessas crianças, "filha de ninguém", era livre, pois não era negra, mas, também não era privilegiada como uma pessoa branca, porém como seu pai sumiu no mundo e sua mãe desencarnara cedo, foi criada pelos escravos vivendo assim como uma escrava.

O livro vai relatar um período difícil que foi a escravidão no Brasil e vai falar muito sobre a diversidade racial e como era tratado o assunto na época. Vai abordar muito sobre causa e efeito e trazer muito conhecimento espiritual.

O livro peca e peca feio quando toca no assunto da homossexualidade, passa um tom de moralidade como se isso não fosse normal, que é errado, mas, que está "dentro dos planos de Deus" ao mesmo tempo, muito ambíguo, nessa parte parecia que eu nem estava lendo um livro espírita, tamanha frustração.

Retirando a parte acima, a história em si do livro é muito bem desenvolvida e muito bonita embora não passe uma real emoção ao leitor, apenas lições, boas lições e o ponto forte é que foi o livro espírita que mais explicou, a meu ver, o porque de ter existido a escravidão, não somente em nosso país, mas, principalmente por aqui e por que tantas pessoas foram escravizadas, achei muito boa as lições explanadas sobre este assunto.

No entanto, ainda espero ler uma livro da Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho que me emocione de verdade como foi com o livro Reconciliação.

Frases de destaque:

"A terra é uma grande escola e as provas nada mais são que ocasiões que nos mostram se estamos ou não aptos, se aprendemos de fato a lição que nos foi dada."

"Enquanto o homem não resolver trocar seus vícios por virtudes, aprender a amar e exemplificar os ensinamentos de Jesus, há verá sofrimentos."

Livroseliteratura 16/12/2020

Resenha do Livros & Literatura
Uma obra que nos traz ensinamentos importantes e muita emoção. Recomendo a leitura!

Meri 15/10/2020

Cabocla
Nem as piores atrocidades podem mudar a alma de quem é bondoso na sua essência!
A escravidão foi uma época sombria da humanidade e serviu para mostrar exatamente isso!

Aline 22/04/2019

Muito bom.
Pra mim foi um dos livros que mais gostei da Vera Lúcia Marinzeck. É de leitura fácil e simples que muito me agrega ao dia a dia. Lembrando que ele é um romance e não um livro de estudo da doutrina espírita.

Vale a pena ler.

Cíntia 12/06/2011

Gosto muito dos livros da Vera Lúcia. Esse livro tras ensinamentos interessantes, mas acho muito fraco. Talvez essa não seja a palavra certa, mas o que quero dizer é que poderia trazer histórias mais elaboradas, ou abordar melhores pontos do espiritismo. Esse é o tipo de livro que no máximo em 3 meses vc esquece toda a história.

Celia.Rabelo 31/07/2009

um lindo livro
Muito legal esse livro, ele conta a historia de uma filha de indio com branco que foi criada como escrava. Livro tb de Vera Marinzeck de Carvalho. Ele explica o por que da escravidão, que não foi apenas uma injustiça de Deus e que Deus tem suas proprias maneira de traçar o nosso caminho para o bem sempre para o bem. Recomendo muito esse livro.