Cultura Geral

Cultura Geral Dietrich Schwanitz

Resenhas - Cultura Geral

LV 08/02/2009

Excelente
Recomendo. Um livro que fornece uma visão geral de diversos assuntos: História da música, da filosofia, do conhecimento. Saboreei cada página desse maravilhosa obra. No fim, o autor sugere outros livros com ênfase no conhecimento. Uma pena que outros livros de Dietrich Schwanitz não foram traduzidos, e mais triste ainda, é que o autor faleceu há pouco tempo.

13marcioricardo 22/01/2022

Não merece, mas não posso deixar de dar 5 estrelas.
O Livro, que no titulo original se chama Educação, se divide em duas partes, a primeira e maior Saber e a segunda Poder. No Saber refrescamos a memória em relação à história europeia. Bem sei que alguém haverá de ler isto e pensar ¨ah o eurocentrismo¨, mas paciência.. O mundo tem seis continentes, dos quais cinco são habitados. E nestes a Europa constitui um, fundou e/ou forjou três e moldou também o destino da Ásia, por isso a história da Europa se confunde com a história do mundo sim. Após esta que é a maior parte do livro, encontramos também a história da arte, da música, filosofia, ciências, literatura e o tão atual debate entre sexos.

Na parte do Poder começamos com a importância da linguagem, do livro e da escrita ( ai como a vontade de jogar este livro na cabeça de quem defende preconceito linguistico é grande.. ) . Na sequência o autor me surpreendeu com uma visita guiada pelos hábitos de espanhóis, italianos, alemães, franceses, ingleses e estadudinenses e o por quê de seu modo de agir. Foi agradável, pareceu que de repente eu estava nesses países. A seguir a obra fala um pouco sobre inteligência, talento e criatividade, acerca do que não convém saber ( eu diria não perder tempo ou encher a memória com coisas que não nos agregam ) e o saber reflexivo.

Nas últimas cinquenta páginas contamos com uma cronologia da história dividida por séculos, seguido de outra da história da cultura e por fim uma lista com livros que mudaram o mundo aliada a outro conjunto de livros que o autor recomenda. Só por esta listas o livro já vale a pena, pois já é uma base do que se deve ler pra quem quer crescer e alimentar o espírito. Se somarmos à lista do livro ¨ Como ler livros ¨ do Mortimer Adler ( obviamente a maioria dos livros são os mesmos ) a base de uma pessoa culta fica completa.

Um livro destes, com uma missão destas, jamais poderia ser escrito em 516 páginas sem faltar muita coisa. Isso me desagradou, preferia que o livro tivesse mil páginas ou que fossem três ou quatro volumes, apesar de claro, muito do que falta se encontrar nos livros sugeridos. Portugal foi muito pouco referênciado para a importância que teve e isso também é negativo. O autor privilegiou os países derivados do germânicos como Suiça, Holanda ou Austria. Apesar do eurocentrismo o autor podia pelo menos fazer uma referência a outros países e continentes. Somente os EUA tiveram essa primazia; Japão, China, India ou Brasil não foram sequer mencionados.

O autor sendo alemão fez esta obra para os alemães e isso pode ser bom ou mau. Eu gostei da experiência, de ver pela perspectiva deles e com certeza aprendi muito sobre o eixo Inglaterra - França - Alemanha. É um livro com muita informação, onde Dietrich dá umas boas dicas de como ser culto e o caminho a trilhar. É um livro que vale a pena ser lido e ter na estante.

Livreiro Bruno 17/10/2013

Tudo o que se deve saber
Imagine TODO o conhecimento que seus professores não te passaram em mais de dez anos na escola e TUDO aquilo que você jamais aprenderia sem passar anos assistindo à documentários e lendo livros de artes, história, filosofia e demais ciências humanas. Pois bem, este livro te oferece TODO ESSE CONHECIMENTO!

"Tudo o que se deve saber"

O já falecido professor universitário alemão Dietrich Schwanitz nos convida a conhecer tudo o que é vital saber sobre História e Literatura européia, História da música, da arte e da linguagem, Política, Geografia e mais uma cacetada de coisas que imaginamos competir apenas aos mais cultos e instruídos eruditos. Com uma linguagem incrivelmente simples e, em alguns pontos até divertida, o professor nos surpreende a cada página com todo um novo universo de conhecimento.

De fato, é tanta informação introduzida em nossas mentes em tão pouco tempo, que este se torna um livro para ler durante meses.
Logo na introdução, o autor já nos revela o motivo de compilar tanto conhecimento em uma só obra. Como muitos, Dietrich se sentia desconfortável ao perceber que tudo o que aprendemos no ambiente acadêmico parece "não ter vida", elementos, teorias e práticas que aumentam nossa capacidade de raciocínio e interpretação de sinais que passaremos a vida toda encarando, mas não se aprendem verdades sobre a cultura humana, não formando seres humanos completos, que só vão descobrir o que lhes falta mais tarde, quando sentem sede de cultura ao amadurecerem. Para evitar que mais pessoas passem por essa situação, como comprovou em muitos de seus alunos, Dietrich nos presenteia com este volumoso título com mais de 500 páginas de pura cultura ocidental.

Indispensável para apreciadores das diversas formas do saber e para aqueles que sempre tiveram curiosidade sobre obras de arte, teatro e até mesmo as origens do pensamento filosófico.
Minha maior recomendação para aquele amigo/pai/esposa que adora saber de tudo um pouco, mas apenas do que realmente importa para compreender a nós mesmos como seres humanos e sociedade.
Presente certo para o professor que tanto admiramos ou para aquele seu amigo que xingava o professor de história por passar anos ensinando História do Brasil e não comentar nada sobre a Constituição Americana.

"Com esta obra Dietrich Schwanitz consegue deixar claro o que significa cultura" - Jornal Die Zeit

site: http://livreirobruno.blogspot.com.br/2011/04/cultura-geral.html

Iranilson.Ribeiro 21/02/2021

Um livro pra ser degustado aos pouquinhos.
Se trata de uma grande obra com bastante densidade. O livro traz uma grande quantidade de informações sobre História da Europa, sobre a Antiguidade Clássica, Idade Média e Idade Moderna perpassando pela Literarura, História da Arte e História da Música, além de uma boa dose das principais teorias e ideologias cunhadas pelos principais filósofos ocidentais.
Um livro recomendado para qualquer pessoa que queira ampliar sua visão de mundo.

Graciano 30/03/2021

Sensacional
Simplesmente sensacional.
Além da revisão da história europeia uma avaliação muito boa da influencia dos principais pensadores de cada época. O autor consegue expor como esses pensadores e as condições geopolíticas foram por exemplo responsáveis pela recriação da democracia em um país e só depois em outro...

LuizTrent 27/11/2023

Incrível. Fundamental.
Texto rico e surpreendentemente conciso ? daqueles que nos fazem refletir sobre como o autor conseguiu falar tanto em tão poucas páginas, sem ter perdido a profundidade sobre os assuntos.

Faz jus ao nome e merece ser lido por todo mundo.