Marketing Esportivo

Marketing Esportivo Melissa Johnson Morgan...




Resenhas - Marketing Esportivo


1 encontrados | exibindo 1 a 1


lumarino 19/11/2010

Um material completo
O livro das autoras Melissa Johnson Morgan e Jane Summers mergulha no universo esportivo contemporâneo e apresenta uma abordagem absurdamente pertinente para qualquer profissional de comunicação. Não deixe de ler sob hipótese alguma, afinal de contas, o consumo esportivo tornou-se uma das funções de lazer mais difundidas da sociedade moderna. Ele invade todos os aspectos da vida humana e possui apelo mundial. Em outras palavras, o esporte não apenas funciona como parte de uma cultura, mas também contribui para moldá-la.

É até difícil transmitir num texto curto a real importância do esporte para algumas empresas, não há limites para os tipos de organizações que se envolvem no esporte como parte de sua estratégia de marketing. Quer um exemplo? A Lego. Uma empresa dinamarquesa de brinquedos que se juntou à tendência do marketing esportivo ao assinar um acordo com a Major League Soccer para lançar uma nova linha de produtos temáticos sobre o futebol.

Voltando ao livro, um dos pontos que mais me chamou a atenção é o fato do produto esportivo ser altamente incontrolável - as pessoas adoram seus times favoritos e sentem-se pessoalmente ofendidas se a cobertura televisiva de seus times e de seu jogo favorito for alterada. Trata-se de um produto inconsistente e imprevisível, tornando-o atraente para muitas pessoas, porém, seu marketing fica muito mais difícil. Outros fatores interessantes na obra de Morgan e Summers são as previsões referentes ao futuro do esporte mundial. Hoje, os estádios modernos são obrigados a competir com o padrão de conforto e conveniência das salas de estar.

A pesquisa também é apresentada com todo o cuidado que ela merece, sendo abordada dentro de um capítulo inteiro do livro. Vale lembrar que decisões desinformadas e suposições são praticamente a mesma coisa, e não se pode sobreviver em uma indústria tão competitiva, como a do esporte, sem o benefício de uma pesquisa de marketing confiável. Ou seja, decisões bem-sucedidas no marketing esportivo baseiam-se em boas informações. Outro ponto importante é o patrocínio, que tem a capacidade de fazer coisas que a publicidade não faz. O patrocínio esportivo permite aos profissionais de marketing recorrer à emoção e alcançar clientes como nenhum outro elemento. Não por acaso este é o terceiro maior meio de publicidade no mundo, atrás apenas da imprensa e da televisão. É um erro comprá-lo como propaganda.

E para finalizar, deve-se ter ciência de que o produto esportivo está se tornando cada vez mais complexo e diversificado, e no que tange a decisões de marketing estratégico, é sensivelmente diferenciado dos demais produtos graças a uma série incontável de fatores. Marketing Esportivo é um material completo e altamente recomendado.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR