A Volta da Grauna

A Volta da Grauna Henfil

Resenhas - A Volta da Graúna

Heurj 16/09/2010

Parece q foi escrito ONTEM...
É engraçado, infantil + mordaz e ataulíssimo.

Son 19/11/2012

A Volta da Grauna -Resenha Resumo-

Seleção de diversas charges da personagem Graúna e seus companheiros,
o cangaceiro Zeferino e o bode Orelana, sempre usando o sarcasmo
e o humor negro para apontar as contradições cotidianas da política
brasileira.São Histórias publicadas nas páginas de quadrinhos do Jornal do Brasil,
do Pasquim e no Caderno 2 de O Estado de S. Paulo.
Conta ainda com uma introdução do filho do cartunista,
além da apresentação do amigo e parceiro de Pasquim,
Ziraldo (criador do Menino Maluquinho, do Pererê etc.)

Carina 11/09/2013

Bom, mas não universal
Na apresentação da obra, o também cartunista Ziraldo aponta a Graúna como um personagem capaz de atingir a todos, independentemente da idade ou do contexto em que esteja situado o seu leitor - seria uma espécie de protagonista de problemas universais, assim como a Mafalda, do argentino Quino.

Entretanto, por mais que algumas tirinhas sejam realmente boas e consigam fazer jus aos comentários de Ziraldo, a maioria das piadas do livro é fortemente ancorada na época em que foi escrita. Desta forma, lidas em outro tempo, as charges perdem um pouco de seu valor.

Fogui 15/08/2015

A Volta da Graúna - Henfil
A Volta da Graúna
Henfil
Prefácio de Ivan Cosenza de Souza
Apresentação Ziraldo Alves Pinto
Geração Editorial
2003

Para quem gosta de quadrinho, tem que conhecer a obra deste cartunista simplesmente fantástico que é o Henfil.

Além dos quadrinhos, Henfil escreveu artigos ("Cartas da Mãe"), livros ("Diário de um Cucaracha", "Henfil na China"), teatro, TV e cinema.

Neste livro vamos rever as aventuras de um trio de personagens da caatinga: a Graúna, o bode Francisco Orelana e o cangaceiro Zeferino. De primeiro já se percebe que as historinhas se passam no Nordeste com um sol escaldante e que o coronelismo ainda está presente, tentando impedir que seu povo de viver e ser feliz....

Quer ler a resenha completa e muito mais, visite o blog Momentos da Fogui:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/07/a-volta-da-grauna-henfil.html

Momentos da Fogui 24/10/2016

Momentos da Fogui
Leia a resenha no blog:

site: http://foguiii.blogspot.com.br/2015/07/a-volta-da-grauna-henfil.html

Marco.Escobar 07/12/2018

A-pai-xo-na-do!
A Graúna é a voz da consciência dizendo que estamos fazendo a coisa errada. Polêmica, com momentos cruéis e sátiras ardidas. Fala de política... mas de qual tempo? Parece que Henfil está vivo publicando tudo novamente. Leitura atemporal, rápida e crescente, a cada página nossa relação com a ave parece mais próxima.
Vou pensar bastante em algumas coisas "que ela me disse".

23/12/2022

Sensacional
Grande Henfil, com críticas ácidas e inerentes até os dias de hoje no nosso país. Acho que afirmar que as "piadas" desse livro se tornam sem graça é falta de informação e o esquecimento do que já aconteceu aqui. O livro é cômico e interessante, instiga o pensamento e mostra a realidade que vivemos no Brasil há anos. Acho fundamental estudar um pouco a história do Brasil, não só pra entender o conteúdo dessa obra, mas pra tentar não repetir e nem apoiar certos cenários que aconteceram no passado. Enfim, ótimo livro.

z..... 25/03/2023

A experiência de muitos leitores com essa obra foi prevista nos textos de apresentação. Meu caso, pois também curti tiras de Henfil na infância, fascinado pelas personagens diferentes e divertidas, porém, sem entender a crítica social e política do momento, que se revelam agora de maneira admirável no reencontro, graças a essa bela coletânea da Graúna, Zeferino e Bode Orelana.

Leitura sensacional, destacando a simplicidade e complexidade de Henfil, seja nos traços ou nas histórias, com ironia, humor, inteligência e diversidade de temas que instigam criticidade em assuntos ainda muito atuais.

Curiosidades à parte, gostaria de ver impressões dos leitores sobre a tira que finda na página 69 (a minha foi de ignorância fomentada pelos governantes); a história que mais gostei foi a busca de esperança pelo povo (entre as páginas 76 a 83) e tive que também buscar informação sobre a tal Lei Falcão, criticada acidamente (criação no militarismo para inibir oposições, proibindo, por exemplo, qualquer ação crítica ao governo no horário eleitoral).

Vale demais a conferida e vou atrás de outras republicações das tiras de Henfil, que felizmente existem, para as antigas e novas gerações.