The Secret History

The Secret History Donna Tartt

Resenhas - The Secret History

Marina 27/03/2024

Que. Livro. É. Esse
Estou dando 5 estrelas para esse livro pela forma em que eu fui completamente transportada para esse mundo. Mas, meu deus, que viagem.

No começo do livro eu imaginava que seria aqueles tipos de história que te dão conforto, que você pode reler e reler quando quiser para se sentir quentinha. E agora que terminei percebi que esse livro me enlouqueceu um pouco. Por isso não sei bem como escrever essa resenha. É um livro incrível, mas me deixou apavorada com a forma em que aquela juventude linda do começo do livro é corrompida ao longo da história. E de maneira tão sutil, mas ao mesmo tempo horrorosa.

Faz você refletir sobre muita coisa. Os personagens e diálogos são maravilhosos. Uma experiência tocante, mas agora que terminei, preciso de água e terapia.

icryoverbooks 19/03/2024

Muitas emoções
Tenho um carinho muito especial e pessoal por esse livro pq namorei ele na Amazon por 3 anos antes de conseguir comprar a edição física em inglês, conforme eu queria. Quando recebi meu primeiro salário, sabia que parte dele eu gastaria com The Secret History.
A história é tudo aquilo que esperamos de algo que se encaixe na estética dark academia: estudo dos clássicos e de uma língua morta, assassinato, outono e, neste caso, apenas um toque de homossexualidade.
Donna Tartt tem uma escrita muito distinta, faz com que adentramos no universo como alguém que olha de cima e, apesar de ser narrado em primeira pessoa, conseguimos ver outras nuances facilmente, coisas que o próprio narrador deixa passar batido.
Richard é pouco confiável, então temos perguntas ao final do livro que nunca serão respondidas, mas acho que uma parcela do encanto desse livro reside aí.
Foi uma leitura um tanto arrastada, confesso, precisei dar uma pausa de uns meses e voltar depois pois achei a trama enrolada, mas isso é característica da autora, pois "O Pintassilgo" é parecido.
Num geral é um livro que vale a pena ser lido, mas deve ser apreciado com paciência, então leia se a tiver, caso contrário, não conseguirá apreciar esse livro da maneira correta.

Lele.reads 14/03/2024

Girl what
The OG? whatever I write won?t do it justice. You have to read it to understand. I thought about for weeks, hard to find anything like it.

Isabella.Farroco 29/02/2024

Nunca demorei tanto pra terminar um livro, provavelmente acabaria "Os miseráveis" e a Bíblia Sagrada mais rápido. A escrita é muito detalhada e apesar de apreciar análise comportamental de personagens por muitas vezes os monólogos do Richard pareciam só preencher as páginas do que adicionar ao enrredo principal do livro. Por isso, o clímax demora para chegar e deixa espaços com pouco conteúdo entre.

Nas ultimas páginas história começa a se desenrolar muito rápidamente, o que a deixou mais interessante, mas corrida demais para um livro de 600+ páginas que manteve um ritmo lento até então. Além disso, não foi explicitado o veredito da investigação da polícia e acabou em esquecimento por conta dos novos acontecimentos do livro.

Sobre os personagens realmente são os mais desprezíveis e doentes, no começo da história jamais imaginaria que o Bunny seria o mais sã do grupo e a Judy Poovey acabou sendo a melhor pessoa dali.

jufavaro 24/02/2024

Seria 5 estrelas se acabasse na metade ??
Parece que a segunda parte vira outro livro e os personagens que eram insuportáveis mas interessantes se tornam insuportáveis e chatos.

nanda !! 07/02/2024

Tava a muito tempo pra ler esse, mas tinha medo de ser muito maçante e não me prender, e acabou sendo o contrário. me senti muito intrigada pelos diversos rumos que a história toma, além dos pensamentos perversos e mórbidos dos personagens. é o tipo de livro que quando tu acha que não tem como piorar a situação, ela piora progressivamente. muitas coisas absurdas? sim. mas não deixa de ser um livro muito bem escrito e estruturado, e que me deixou estranhamente apaixonada.

Liliumamabile 07/02/2024

Um desperdício de tempo
O livro começa com uma premissa super interessante. Só que o que vem a seguir não é tão bom. Foi uma leitura arrastada, com raros momentos em que me prendiam (justamente quando acontecia alguma coisa). O final foi decepcionante. Desde o começo já não gostava tanto da escrita mas me forcei a dar uma chance. As personagens eram detestáveis e o desenrolar da história foi patético. Me deixou muito frustrada já que tinha uma razoável expectativa para esse livro.

iamtereza 02/02/2024

Que LIVRO, uma obra prima de escrita, uma história que te envolve e te engana, os plots do livro que te fazem ficar cada vez mais intrigada, eu achei genial, um dos meus favoritos com toda certeza

mrynht_ 30/01/2024

The Secret History #4
Vou começar falando que eu acho que esse livro é um livro de conforto. Ele não tem nada de mais, nem nada que você espera que vá te prender tanto, mas mesmo assim a história te fisga muito! Eu acredito que seja pela complexidade dos personagens ou pela escrita da Donna. Tais personagens não são nada admiráveis, no meu ponto de vista, mas são pessoas falhas, que sofrem psicologicamente e deixam transparecer os efeitos que o acontecimento central (morte do Bunny) deixou neles. Eu amei como o grupo de amigos deles é totalmente problemático e complicado (amo livros com pessoas lelés da cabeça) e, mudando de assunto, eu adorei as aulas de Grego, o ambiente, o suspense...
O livro é muito completo, porém, acho que ainda existem pontas soltas, mais coisas que poderiam ser explicadas. Existem frases no livro que são muito tocantes e eu fiz diversas marcações durante a leitura. O livro inteiro passa essa vibe melancólica e antiga. Eu queria que existisse a possibilidade de uma continuação, mas, ao mesmo tempo, acho que o final foi bem chocante e deu pro gasto. Durante a história existem algumas reviravoltas e eu me vi torcendo por esses queridos egocêntricos até o fim (apesar de algumas vezes ficar com um medo, nojo, vergonha etc... O livro aborda tudo mesmo ???). Mais uma vez, vou dizer que a Donna escreve lindamente, poeticamente e envolventemente. Foi realmente uma experiência entrar nesse universo e essa foi a maior resenha que eu já fiz, mas mesmo assim não coube nem a metade dos sentimentos de ler essa história pela primeira vez.
PS: Esse livro combina muito com as músicas da Lana (Del Rey), recomendo vocês lerem ouvindo.
PS²: O livro não é muito rápido de ler, você tem que aproveitar a história. Eu li em 9 dias, o que é demorado pra mim, mas eu já vi gente que demorou meses.
PS³: O livro é incrível, faz você sentir todas as sensações e tem esse ar de aconchego e manipulação (além de que os personagens são impressionantemente inteligentes e atraentes de alguma forma??)

Lare 21/01/2024

Um dos sucessos do TikTok
Abro a resenha dizendo que tenho receio dos livros indicados pelo tiktok, pois li dois que me renderam horas perdidas e uma leitura beeeeem medíocre. Entretanto, A História Secreta se destaca positivamente: o livro é excelente. Ele te prende em cada palavra, em cada personagem e situação. Verdade seja dita: eu o li em menos de dois dias; tão viciada que fiquei. A escrita é leve e interessante, as personagens são distintas, cômicas, sérias e satirizadas ao mesmo tempo, o que contribui para o tom que o livro busca seguir. Com toda certeza se tornou um dos meus favoritos e já me deu vontade de ler mais das obras da autora.

julia 08/01/2024

Chato
Meu deus que livro mais chatinho. ?até? quando tinha uma mini reviravolta era tão dissecado e tão antecipado que já dava pra entender pra onde ia a história. me decepcionei, pra se dizer o mínimo

annerice_ 07/01/2024

In æternun vive
Esse livro me tirou o sono, os personagens por mais desagradáveis, imorais, pretensiosos e mentirosos nos fazem simpatizar e torcer por suas atrocidades, apesar de não serem nem um pouco dignos da nossa empatia.

Logo no início do livro já somos apresentados ao fato de que Bunny (um dos melhores personagens por pior que ele seja) irá ser assassinado por seus amigos, e a motivação vai se dar com o decorrer da história, sendo ela plausível ou não (depende talvez do ponto de vista) mas pra mim ela não foi tão crível quanto pensei que seria, mesmo assim não amei nenhum personagem, assim que começava a os entender eles agiam de maneira detestável, e só eram compreensíveis quando eu passava a romantizar suas falhas.

A linguagem do livro é maravilhosa, porém as vezes ficava arrastada, a história passava a ser inútil e rasa (umas cem ou duzentas páginas podiam ter sido retiradas perto do fim e a história continuaria a mesma), o narrador não é confiável
e muito menos agradável, a maneira como Donna Tartt escreve Richard (que por sua vez descreve Camilla e outras mulheres) tem todos os maneirismos de um narrador homem, o ego gigantesco, a romantização de imoralidades, e fragilização das mulheres, além de ser um mentiroso autodeclarado, entre outros.

Mesmo assim, considero esse livro um dos melhores que já li, o final chocante e explosivo, se torna melancólico e assustador de sua própria maneira, as citações e referências são muito bem colocadas e os paralelos com a tragédia grega são o que fazem com que esse livro tão provocante deixe saudade assim que você termina de ler.

Julis 03/01/2024

Cubitum Eamus? ?
Não sei nem como começar essa resenha de tão impactada que eu fiquei com esse livro. Eu acho que o que eu mais gostei dele, e o que, na minha opinião, comprova que é um livro muito bem escrito, é que nenhum dos personagens é 100% gostável e AINDA ASSIM o livro não deixa de ser interessante e de prender a sua atenção e te fazer querer saber mais. Eu ODIEI a maioria dos personagens (menos você, Francis), não consegui me identificar com nenhum, não senti um pingo de empatia por nenhum, não achei nenhum minimamente agradável. Mas ainda assim eu torci por eles ??????? Isso, a meu ver, se deve totalmente à escrita super envolvente da Donna. E, assim, não vou mentir - não é um livro que você devora de uma vez, pq tem momentos, sim, que a história fica extremamente arrastada; é, na real, um livro que você degusta, saboreia. Mas, nossa, eu não conseguia parar de ler (e quando eu não tava lendo, eu tava pensando sobre ele).

Richard é simplesmente o pior narrador possível (no sentido de confiável), me fez sentir que eu li o livro todo de trouxa pq não dá pra acreditar em uma palavra do que ele diz. Amei que mesmo no final a gente sente que conhece os personagens exatamente na mesma medida que eles conhecem uns aos outros - ou seja, nem um pouco. E o final? Nossa, chocada. Não esperava o que aconteceu e acho que o que eu mais odiei foi saber o que acontece depois kkkkk por mim podia ter acabado com o estouro (rs).

Mas nossa muito bom exatamente por ser meio controverso. Terminei o livro irritada e frustrada por ter lido quase 600 páginas sobre uma galera riquinha, mimada e sem noção, mas a escrita dela fez tudo valer a pena, sério. E pra ser bem sincera eu não sei explicar EXATAMENTE o pq de eu ter gostado TANTO desse livro mas eu gostei ???????

nossa sei lá lelé das ideia. Acho que não é pra todo mundo, mas aparentemente foi pra mim kkkkkkk é aquela coisa: eu recomendo, mas quem achar uma merda, paciência né kkk