The Secret History

The Secret History Donna Tartt

Resenhas - The Secret History

Victoria (Vic) 24/06/2022

Completamente viciada na escrita do livro. Não tinha nenhuma intenção de ler rápido e me debrucei sobre the Secret history durante quase um mês e é isso que eu recomendo. o livro é riquíssimo e deve ser lido com paciência.
Ouso dizer que meu personagem favorito foi Bunny, não por gostar dele (pelo contrário!), mas por achar o personagem mais bem construído. A escrita da autora é impecável e eu conseguia ouvir a voz do Bunny na minha cabeça.
O livro não é exatamente sobre um mistério, mas sim sobre as consequências psicológicas de escolhas terríveis. Muitos falam que não gostam do livro pois os personagens são pessoas terríveis, mas eu acho interessantíssimo ler sobre pessoas falhas! detesto livros onde todos são perfeitos e irreais.
Sinto que os personagens poderiam ser mais bem apresentados. Alguns muito importantes como Julian tiveram suas personalidades obscurecidas. Quem eram aquelas pessoas? O que realmente aconteceu na noite do Dionísio? Richard é um narrador confiável? Teria ele transtorno de personalidade antissocial? E a relação dos gêmeos?
O final foi eletrizante e eu conseguia enxergar tudo como se fosse um filme inclusive com trilha sonora. Mas não consigo negar que me decepcionei um pouco com o livro. Durante as 600 páginas, poderíamos ter mais das aulas de mitologia e de grego, por exemplo, o que aconteceu no início. O começo do livro foi perfeito. Mas esperava algo mais revelador no final, senti que faltou algo, o que talvez foi justamente a intenção da autora.
Apesar disso, me envolvi intensamente com a leitura e recomendo MUITO! É algo que eu gostaria de estudar e ler com outras pessoas, discutir sobre as camadas e nuances do livro. Sensacional.
#### SPOILERS ####
- richard mostra em alguns momentos a possibilidade de um transtorno de personalidade, além de mitomania (ele mesmo diz que mente com extrema facilidade). herny também. o momento que eu estava mais aguardando era a conversa dos dois sobre isso, mas a autora escreveu bem pouco
- por algum motivo eu acredito que julian já sabia sobre o assassinato do primeiro homem
- e essa relação incestuosa do charles e camilla? ele abus4va dela? era de comum acordo? o que isso significa em um nível mais profundo sobre eles e sua solidão?
- em um momento do livro acreditei que o richard poderia ter orquestrado tudo... mas acredito que seria mais o henry
- charles foi a pessoa que mais se afetou com os assassinatos
- como foi a morte do primeiro homem? foi henry de propósito? o que aconteceu realmente naquela noite?
anne 12/06/2023minha estante
Dá para ler com um inglês básico ?

Sohfii 22/06/2023minha estante
oii Anne, não sou a victoria. Mas iniciei o livro a pouco tempo e posso te responder. Acredito que com inglês básico a leitura desse livro fica bem difícil

bruno 16/02/2023

"death is the mother of beauty"
Tinha começado esse livro a um tempo atrás, li o primeiro capítulo e não continuei. Após a minha leitura de "como se fôssemos vilões", comecei a ficar com medo pois não tive uma boa experiência com o livro, e eu via muita gente comparando os dois. Entretanto, fui surpreendido positivamente.

O livro segue Richard que, após ter sido transferido para uma faculdade de elite, consegue entrar em um grupo super seleto de 5 alunos que estudam sobre a Grécia antiga, cujo curso é ministrado por um professor super pitoresco, e em decorrência disso ele acaba se envolvendo em uma cadeia crimes e descobrindo segredos obscuros dos seus companheiros.

Fiquei encantado pela escrita da Donna Tartt, quero ler tudo que ela já escreveu, a escrita ao mesmo tempo em que é cansativa, ela é imersiva, poética, detalhada e fluída. Confesso que os capítulos gigantes (alguns com mais de 150 paginas) me incomodaram, pois a certa altura eu não aguentava mais.

Gostei bastante da construção de personagens, como todos tinham nuances, ao mesmo tempo que tinham partes boas tinham ruins e também como ela conseguiu mostrar que não importava o que o Richard tentasse, ele sempre seria um outsider(?). Senti que o Richard era usado como um peão para eles conseguirem o que queriam. A ambientação não fica para trás, a descrição dos cenários, do clima, da sala de aula foram feitas magnificamente.

Gostei da forma com que ela tratou a dependência emocional e a deterioração da saúde mental do Richard quando seus amigos passaram um tempo fora (tal qual a bella em lua Nova kkkkkk). E assim, tratando sobre depressão sazonal e mostrando como ele foi afundando-se aos poucos de uma forma extremamente incômoda e sufocante.

Estava um pouco cético em como um livro em que logo na primeira página vc já sabe quem vai morrer e quem matou, fosse me interessar, porém eu estava surtando mais do que se eu não soubesse. Impossível lagar esse livro sem descobrir como aconteceu e o porquê de ter acontecido, e a partir desse momento vemos o pior do ser humano.

O livro ser narrado em primeira pessoa me deixou cheio de questionamentos, como, até que ponto o Richard estava envolvido em tudo? Será que ele estava contando a verdade? Até o título me deixou pensando isso, a história secreta seria a que ele contou, ou tem alguma coisa escondida aí?

Sobre o final, gostei muito, fiquei bem surpreso, pois ele foi por um lado completamente diferente do que eu esperava. Porém achei bastante pertinente com a história e dá pra vc tirar várias interpretação dele.

Portanto, amei o livro, fiquei obcecado por ele kkkkk. Tive uma ótima experiência de leitura e consegui aproveitar cada momento. Gostei muito da dualidade dele, a ideia que que algo que é completamente bonito é também de alguma forma extremamente feio em sua entrelinhas. Acredito que o propósito final da história é mostrar que devemos ser críticos com as coisas que são romantizadas e que em tudo há hipocrisia!!!
Que resenha de milhões

É meu amigo tá gente???

Lacra mesmo

Lucelia16 16/02/2023minha estante
Eu amei tanto esse livro que nem soube fazer uma resenha depois kkkkkkk

Lucelia16 16/02/2023minha estante
Pretendo ler O pintassilgo tbm, deve ser ótimo

falo mesmo, gi kkkkkkk

bruno 17/02/2023minha estante
eu tava assim Lucelia, passei dias pensando no que eu ia escrever, parece que quando lemos um livro que gostamos muito não sabemos o que falar, nada que pensamos parece ser o suficiente pra descrever a experiência. também quero muito ler o pintassilgo, pretendo ler esse ano ainda, quero também ler o outro dela o the little friend, mas só depois.

Sabrina758 17/02/2023minha estante
Que resenha, meus amigos! Mais empolgada ainda pra ler essa obra-prima.

bruno 17/02/2023minha estante
já tô pronto pra gente comentar muito quando vc for ler!!!

Wes 12/01/2022

"A verdadeira beleza sempre nos assusta."
"A morte é a mãe da beleza?, Henry disse.
?E o que é a beleza??
?Terror.?

É sem dúvida uma das melhores leituras da minha vida, e eu me pergunto nesse exato momento porque eu não li esse livro antes?

É incrível, é inteligente, pespicaz, reflexivo e imersivo, e eu poderia passar horas falando sobre todos os adjetivos que tornam desse livro uma das maiores obras que eu já li, se não a maior delas.

Eu me conectei com essa história, com os personagens complexos e cativantes que foram meticulosamente pensados fazendo com que a imersão do leitor se torne fluída e natural.

As aulas de grego, as citações, as frases em latim, a estética, a vibe dark academia tornam esse livro único é inesquecível. Eu sinto que a autora foi muito clara e direta, a escrita dela é poética e me cativou desde o início.

Esse livro é lindo, áspero e cruel.
Juh 12/01/2022minha estante
QIERO TANTO MAS TANTO LER ESSE LVIIROOOO

Wes 12/01/2022minha estante
É perfeito!!! Lêeeeeee

Juh 12/01/2022minha estante
AAAAA okkk

Camila 10/05/2022minha estante
Vc leu em inglês ou traduzido? Se leu em inglês, diria que é uma linguagem difícil ou intermediária?

Nanda 05/03/2023

A beleza e o Terror
Esse livro sempre aparecia para mim, não importava o que eu estivesse fazendo, ele sempre aparecia. Um dia eu estava fazendo uma breve pesquisa para um trabalho e ele apareceu umas cinco vezes em poucos minutos, foi aí que eu tive a iniciativa de lê-lo.

Nas primeiras páginas, o Richard, me lembrava muito da Tereza da novela, personalidades semelhantes posso dizer. A estética do livro é tão "A Sociedade dos Poetas Mortos". A descrição de cada mínimo detalhe te teletransportava automaticamente para o cenário do livro. O Henry me ganhou desde o começo, com o seu ar misterioso, erudito, poético, melancólico, fascinante... simplesmente encantador.

Quando Julian indagou sobre o fato de "não gostarmos de admitir, porém a ideia de perder o controle fascina pessoas controladas como nós mais do que a maioria dos outros temas", e o Francis simplesmente respondeu com um dos maiores e mais fantásticos pontos de vista que eu pude já pude ler falado por um personage. Fiquei deslumbrada com cada palavra e como ele as usou perfeitamente bem. Uma das coisas que mais me encantou foi a riqueza do vocabulário, as citações, as frases em latim, os diálogos filosóficos, as anologias e os detalhes.

Em muitos momentos eu fiquei confusa e observadora como Richard, fascinada e curiosa como Henry, corajosa e desolada como a Camila, triste e preocupada como Francis e aterrorizada como Bunny. Esse livro me surpreendeu de todas as maneiras possíveis, seja no lado positivo e negativo. Cheio de altos e baixos, uma história cheia de reviravoltas.

Finalizo com essas duas frases marcantes:

"O que são os mortos, afinal, exceto ondas e energia? A luz brilhante de uma estrela morta?"

"A beleza raramente é suave ou reconfortante. Pelo contrário. A verdadeira beleza sempre nos assusta."

LavAnia38 12/09/2023

Henry Winter casa comigo
Li pela primeira vez em 2021, e desde então sou completamente obcecada por esse livro. Não sei que droga a Donna Tartt estava utilizando ao escrever essa obra prima mas posso afirmar que ela é bem poderosa e funcionou muito bem. Não há absolutamente nada nesse livro que não seja perfeito. Os personagens, a narrativa, o enredo, os plots.. TUDO foi muito bem calculado e escrito. Já li ele duas vezes e ainda fiz questão de ouvir em áudio book. Fantástico. Nunca mais fui capaz de achar uma obra de arte que superasse essa

Maria 05/06/2021

Destruída
Sabia que seria bom e que tinha grandes chances de amar, mas não esperava o impacto que teria em mim mesma. Chorando muito e nem é tanto pelo últimos acontecimentos, mas sim por ter chegado no fim. O início é um pouco puxado mas depois você não vai conseguir parar de ler. RECOMENDO DEMAISSS. leiam

yascastro 13/09/2021

Eu realmente amei esse livro não só pela história, mas também pela ambientação. O início é um pouco arrastado, mas quanto mais avançamos na história mais surpreendentes são os acontecimentos e mais difícil é parar de ler. Já quero ler mais coisas da autora e com certeza reler esse livro!

rafa 09/08/2022

?É perigoso ignorar a existência do irracional?
Esse livro tem pontos muito fortes a serem destacados, gosto do narrador, Richard não é muito confiável e admite ser apenas observador, que de fato ele foi. Tudo é muito descritivo, não tem como não imaginar a beleza dos lugares em que a história se passa. No começo, todos os personagens são escritos de uma forma bela, encantadora, que faz você ter uma curiosidade de conhecer quem eles realmente são, os diálogos com Julian também são incríveis, repenso em muitas das coisas que ele falou , mas no final tudo isso se degenerou, não tem beleza nenhuma nisso tudo. ?A beleza ? a não ser que esteja vinculada a algo mais significativo ? é sempre superficial?

?A universidade, para eles, não passava de um intervalo, de uma diversão juvenil. Mas aquela era a minha chance, minha única chance. E eu a desperdiçara.?Gosto, também. Do fato de Richard relatar esse tipo de coisa, entre todos eles o único que tinham condições realmente boas era Henry,
mas todos agiam de modo como se fossem superiores. Esse é o ponto da história.

nanda !! 07/02/2024

Tava a muito tempo pra ler esse, mas tinha medo de ser muito maçante e não me prender, e acabou sendo o contrário. me senti muito intrigada pelos diversos rumos que a história toma, além dos pensamentos perversos e mórbidos dos personagens. é o tipo de livro que quando tu acha que não tem como piorar a situação, ela piora progressivamente. muitas coisas absurdas? sim. mas não deixa de ser um livro muito bem escrito e estruturado, e que me deixou estranhamente apaixonada.

soph:) 26/08/2022

incrível
Com certeza se tornou meu livro favorito! Muito bem escrito e os personagens muito bem desenvolvidos, foi uma ótima leitura que eu recomendo muito pra quem gosta de mistério e angústia!

isis 29/12/2022

MONEY POWER GLORY- LANA DEL REY
?You say that you wanna go
To a land that's far away
How are we supposed to get there
With the way that we're living today?
You talk lots about God?

São quase quatro da manhã e pouco me resta a dizer sobre esse livro, meus pensamentos se perderem ao longo dos meses de leitura porém alguns raciocínios ainda prevalecem!! Nunca li um livro cujo protagoniza me interessava tão pouco, sua personalidade é puramente baseada no que ele queria ser e nunca foi e para mim resume bem o livro, não tenho pena de ninguém, absolutamente ninguém, para mim eles apenas merecem cada dor que é escrita.

De fato muito bem escrito mas não vale as 600 páginas de enrolação, não sei se é por que eu não manjo muito de história grega mas nada pareceu me fazer muito sentido, a única coisa que te mantém lendo as vezes é curiosidade genuíno de onde esse TREM vai parar. E o fim foi a parte que mais me prendeu, foi a única parte que me fez amar o livro mas não vale ficar
bom nas últimas páginas ta!!! enfim fodase todos os homens da terra q parecem esse protagonista por que provavelmente iria acabar os beijando e depois me arrependendo.

amanda 11/11/2021

é... então
eu estava esperando mais desse livro....... foi decepcionante, queria ter gostado mais.
mesmo assim, é uma boa história, mas é muito lenta! teve tantas partes desnecessárias que me fizeram querer jogar o livro pela janela do quarto andar kkkkkkk, porém, eu gostei da escrita da Donna, é deveras interessante! e eu ainda irei ler o pintassilgo, espero que minha experiência seja melhor que essa.

sophiaXxX 30/07/2023

Não é a dor, porém, que nos dá consciência do ego?
Era disso que eu precisava para começar a semana, FINALMENTE terminar esse livro. estou sendo carregada por uma corrente de reflexão irônica e densa em contrapartida. engraçado, sugestivo, não sei dizer. interessante. acho que vou pensar sobre essa história por mais um tempo, só não sei o que exatamente.

anaaraujo 30/06/2021

Dark academia com assassinato? Temos.
QUE LIVRO!

Quando eu comecei a ler eu não esperava que a escrita da Donna Tart ia me impressionar tanto! Realmente nem parece que esse foi o primeiro livro dela de tão bem escrito e tão cheio de detalhes que é (o que me irritava um pouco no início mas eu acostumei fácil e me vi apaixonada por tudo nele).

A história sobre o grupo de alunos que estudam grego na universidade de Hampden tem tudo pra ser um dark academia perfeito, até mesmo quando é anunciado no primeiro capítulo que o Bunny ia morrer e que o grupo de amigos estava envolvido nisso. A tensão construída até a morte do Bunny que só acontece mesmo lá pro meio do livro é cansativa no início mas depois você não quer mais soltar o livro. Confesso que achei ainda mais interessante o que acontece depois disso tudo e como vemos os personagens lidando com a morte dele. O final é completamente chocante, os personagens são MUITO bem construídos e tudo que acontece tem uma explicação coerente (até o nome do Henry tem um significado por trás- governante, que combina bem com a personalidade dele).

Eu realmente amei cada página de The Secret History. Não é um livro pra todo mundo e sinto que ele é meio 8 ou 80, mas eu com certeza recomendaria.

(PS: chegou um momento da história que eu tava torcendo para que matassem logo o Bunny pois ele realmente é insuportável.)