O Idiota Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O Idiota

sophia 09/10/2023

Liev você é maravilhoso
Misturando Dom Quixote com Jesus, Dostoyevsky cria o questionamento de como uma pessoa genuinamente boa seria tratada na época, como forma de crítica. O idiota que não tem nada de idiota, mas deixa as pessoas passarem por cima dele pois ele sabe que elas provavelmente precisam fzr isso mais doq ele

joaoggur 24/09/2023

Idiota; aquele que é conivente perante a podridão mundana.
Tolstoi definira ?O Idiota? como ?caótico?. Não consigo achar nenhum outro adjetivo que melhor pode exprimir os sentimentos ao lê-lo.

Como toda a obra Dostoiévskiana, acompanhamos um personagem principal (O Príncipe Michkin, uma especie de ?Dom Quixote Cristão-Ortodoxo) e vários outros personagens que o acompanham, adentrando e saindo de sua vida pelos mais variados motivos.

A ?idiotice? do personagem principal, apelido que até nomeia o livro, é o ponto mais interessante da obra. O autor, tal como em todas as suas ?Magnum opus?, dispõe-se não só de mostrar a podridão humana, mas estudar seus radicais (digo, entender a raiz de tais pensamentos e atos).

O protagonista é completamente deslocado da sociedade, um homem sem qualquer habilidade social, somado a sua ingenuidade e seus constantes ataques epiléticos. Se observarmos de caráter elitista, isto é, observarmos de uma perspectiva burguesa (onde o personagem está incluso, mas não inserido?), ele é um completo pária. A ingenuidade não tem vês em um contexto de ardis. Por diversas vezes o príncipe é renegado, tido como louco, incapaz de casar-se e, acima de tudo, não percebe este estigma posto em seus ombros. Tudo isso torna-o, idiota.

Não é uma leitura fácil. Sinto que, para se ler Dostoiévski, precisa de uma extensa bagagem literária; não só dado ao fato que ?não vale a pena começar a refeição com a sobremesa?, mas sim a perspicácia do autor ao não temer mostrar da sofreguidão (ademais, o sentimento de achar alegorias na história é imenso; tal como é difícil acompanhar os questionamentos morais, filosóficos, sociológicos e religiosos aqui presentes). Há uma pluralidade de personagens (que muitas vezes ?enroscam em si mesmos?; admito que por diversas vezes tive dificuldade de saber quem estava falando, ou sequer sabia ?aonde estavam na (s) árvore (s) genealógica (s)?.), e cada um representa alguma punção humana. O final é arrebatador (e o plot twist é intenso), mas falar que é uma batalha fácil chegar nas últimas páginas é uma calunia.

Marion 15/09/2023

O coitadinho
Conta a história de um príncipe muito bonzinho que chega do nada no meio de um círculo russo. Final arrebatador.

Gabriel Santos 07/09/2023

O Idiota
Bom, por onde começar? Esta obra de arte escrita por Fiodor Dostoievski onde seguimos a acompanhar a vida de um Príncipe chamado Liév Nikoláievitch Míchkin, Míchkin tem uma paixão imensa por Nastássia Filíppovna. Ao longo do livro o Míchkin há tendência de sofrer crises, estas crises que são obra da epilepsia terminam a dar um toque de perturbação ao mesmo. Filíppovna não se trata de uma dama normal também, não passa de uma louca, onde tem medo do príncipe e acaba a ter momentos de surto durante o livro. O que temos como base é que o príncipe é uma pessoa adorável, inteligente, simpático e ingênuo. As pessoas usam de sua boa vontade para no final ele se tornar um idiota através da boca de tais seres. Sem palavras, apenas leiam !!!

Gualberto.Junior 20/08/2023

O idiota é uma obra extraordinária que vasculha as profundezas da mente humana através de seu protagonista, o Príncipe Michkin. Este romance escancara a corrupção e decadência moral da sociedade russa da época, inserindo em seu meio a figura de um idiota, o Príncipe Liév Nikoláievitch Michkin, que surge como uma nota dissonante a iluminar a podridão por trás das aparências. O texto explora muitas formas diferentes de relacionamentos humanos e sua problemática, discute a fé e o ceticismo, alude ao racional e o insano, e evidencia as complexidades do amor. Imperdível!!!

Cris 19/08/2023

Ótimo
É aquilo clássico é clássico. É o terceiro livro que leio de Dostoiévski, não foi o que mais gostei, mas eu adorei. Às vezes se tornou uma leitura arrastada, cansativa. Mas no geral gostei muito e recomendo.

DanseMacabries 09/08/2023

Idiota!
Nossa, que leitura! Todo o contato com as obras de Dostoiévski que eu tive até o momento não decepcionou. E não poderia ser diferente com ?O idiota?. Uma obra completa, expressa por meio de tom autobiográfico, em que o autor veicula suas convictas opiniões, por meio de narrações, diálogos e discussões. Opiniões essas que permeiam campos religiosos, de costumes, filosóficos e psicológicos. Seu personagem principal, o príncipe Míchkin, de natureza pura e sincera, é confrontado por uma Rússia secular e, de acordo com o autor, influenciada por idéias estrangeiras, que não fazem jus ao nacionalismo ideal de Míchkin.
Esse romance é um dos mais sinceros que já li, não havendo espaço para ironias ou contradições. É, também, muito bem escrito e bastante denso (essa versão que adquiri possui mais de 900 páginas), e por ser denso acaba sendo desafiador chegar ao seu fim, mas eu não desistiria dessa leitura por nada, é um ótimo livro.
Por mais que eu tenha certo contato com filosofia e literatura, alguns dos diálogos entre os personagens foram difíceis para eu acompanhar, principalmente pelo tom quase até ?de sonho? da narração de Dostoiévski. Foram horas que eu tentei absorver as ideias de alguns personagens e tentei compreende-los. Tenho certeza que daqui a um tempo, quando eu tiver uma carga maior, vou voltar a esse livro com outros olhos, porém minha leitura foi mais que proveitosa.
O enredo do livro pode ser considerado até simples, pois são os diálogos entre os personagens, nos quais Dostoiévski veicula seu modo de pensar e suas críticas, que te prendem e te fazem pensar. Por mais que seja um livro antigo, ainda possui relevância na sociedade atual.
Além disso, nada te prepara pro final do livro. Seu ritmo febril te faz delirar junto com o personagem principal, e a grandiosidade do autor faz jus ao que todos dizem.

Paula1908 04/08/2023

Decidir começar Dostoievski por O Idiota foi uma desafio. Não conseguia ler rápido de maneira alguma, demorei meses até compreender que tudo bem demorar em um livro, faz parte até da própria experiência dele.
Foram meses acompanhando o príncipe, refletindo sobre religião, morte e política.. Foram meses acompanhando o preconceito pelo menos afortunados, acompanhando Hipólito e sua doença incurável, os dramas de Aglaé e loucura de Nastásia.. Eu sentirei falta de todos os personagens, de absolutamente todos.
Obrigada Dostoievski por esse livro.

Erick.Silva 28/07/2023

O Idiota
Pra mim é bem difícil falar sobre Dostoiévski, tendo em vista a quantidade de sentimentos que me trazem as obras deles. São tantos temas tratados, política, sociologia, preconceitos, religião, Deus, culturas, costumes, etc. Isso tudo definitivamente requer uma certa maturidade e conhecimento pra que seja acompanhado. Posso dizer isso com propriedade, pq é justamente a primeira obra dele que consigo aproveitar ao máximo, acompanhando de fato os argumentos, posições, ironias, analogias e todo o enredo da história em si. Quando li os outros livros dele era bem mais jovem e menos maduro e ficou muito claro como absorvi bem menos da leitura. Enfim, existe sim uma complexidade nos temas tratados, mas é recompensador poder acompanhar isso tudo. Poder questionar também os posicionamentos e entender mais sobre a vida em geral. Acho sempre importante dizer que as leituras dele não me deixam confortável, são, por vezes, sombrias e estranhas e parecem até a descrição de um sonho em muitas partes. Mas é justamente essa posição de desconforto que nos traz questionamentos tão interessantes, como o lugar do bem na sociedade, o julgamento alheio, o destino da cultura e muito mais. Opiniões contrárias, discussões e debates são de fato tensos e desconfortáveis, mas nos fazem aprender e crescer em contrapartida. Enfim, Dostoievski viveu em 1800 mas todos os temas abordados por ele ainda são muito atuais e presentes em nossa sociedade e eu tive, definitivamente, muitas opiniões transformadas depois dessa leitura.

Julia3342 01/07/2023

Denso, mas com toda certeza um acerto.
Para quem não está acostumado com as obras de Dostoiévski, O Idiota pode ser um pouco (muito) complexo de se compreender no início, até se situar na narrativa do autor, você vai passar por vários perrengues de interpretação - ainda mais por se tratar de uma tradução direta do russo, mas eu garanto que depois valem a pena.

Ao escrever O Idiota, Dostoiévski tentou retratar ?a beleza do ser humano? como muitos dizem. Tudo começa com três estranhos em um trem a caminho de Petersburgo. Um príncipe chamado Michkin, um homem não muito brilhante e atravessa a sociedade de forma simples, mas é uma pessoa boa, honesta, simpática e agradável; devido a essa ?ingenuidade? todos o veem como um idiota: ele encontra um espertalhão Rogójin, que guarda uma obsessão doentia por uma linda jovem, e um funcionário do governo chamado Liébediev, que aparece de forma proeminente em todo o romance.

Ao longo da narrativa é possível notar que para o idiota é possível dizer ?sim? a tudo. Se cada coisa proibida, cada maldade tiver uma base sólida, pode se transformar em lei e, assim que essa lei seja testada, pode servir de base de um novo modo de ver as coisas, uma nova ordem. O bem e o mal são permutáveis.

Na visão de Michkin, a experiência mágica está no reverso de todos os valores morais. Michkin não tem como objetivo quebrar as tábuas da lei, ele simplesmente mostra o outro lado onde as leis estão escritas nas tábuas. Se na realidade da cultura humana o mundo está dividido entre o claro e o escuro, o bem e o mal, tudo é permitido.

Michkin não é um santo. Ele apenas estabelece uma relação franca com aqueles que conhece, uma relação que foge aos comportamentos ou costumes sociais. Ele produz um estranho efeito sobre todos, trazendo respostas sinceras e autênticas, o que permite a nós leitores entender a sua verdadeira natureza.

Ao longo da obra a narrativa passa por diversos cenários sociais de Petesburgo que são um deleite aos olhos da psicologia - atuando de maneira errônea afim de conquistar suas reais intenções, a manipulação aqui é uma consequência dos desejos internos de cada personagem.

Por fim, dizer qualquer detalhe a mais, será trazer spoilers ou criar teorias em sua cabeça que talvez não vão condizer com as mais diversas interpretações que se possam ter dos personagens. Mas uma coisa eu digo com toda certeza, qualquer obra de Dostoiévski nunca será uma perda de tempo na sua estante.

Bruna Peixoto 25/06/2023

Muito bom. A riqueza e a diversidade de personagens é algo incrível. É um livro denso, com muitos temas.