O Idiota

O Idiota Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O Idiota

RhD 07/12/2022

Uma obra magnânima
Sem palavras. Dostoievski constroi aqui personagens complexos, uma trama intricada e uma tensão que tem um desfecho surpreendente. Gostei muito do personagem principal, Príncipe Michkin, e consegui me identificar com ele em muitos aspectos. Uma leitura que levou 2 meses mas que entrou para minha vida. Meu sexto do Dostoievski. VENHA AGORA IRMÃOS KARAMÁZOV!!

Nicolas.Czuchraj 01/12/2022

Idiota
Eu gostaria muitíssimo de fazer uma resenha razoavelmente boa, mas sinceramente não faço ideia sobre como fazer isso, por que não posso negar que esse livro acaba sendo meio maluco, acontecendo vários acontecimentos que muda totalmente o decorrer da história. Mas não posso negar é um ótimo livro te ensina bastante coisa e também te prende no enredo. Então vale a pena fazer a leitura

Yeda 22/11/2022

ainda sem palavras, apenas absorvendo o tanto de questionamentos, análises e emoções que surgiram no decorrer dessa leitura. pretendo escrever uma resenha, mas antes preciso refletir sobre muita coisa.

Joice 19/09/2022

Dostoiévski, impecável como sempre
Apesar de não ser uma leitura fluida, o autor traz diversas reflexões muito profundas, além de personagens muito bem construídos e complexos de diferentes formas.
Impossível não querer ser amigo do príncipe Michkin, com sua personalidade tão amável e empática.

Carolina.Gomes 15/09/2022

O idiota
Logo após concluir a leitura de Irmãos Karamazov, resolvi ler O idiota e, talvez, não tenha sido o melhor momento.

Comecei super empolgada e fluiu. A medida que o autor ia introduzindo os personagens e foi delineando a personalidade do príncipe Míchkin, eu fui me encantando por sua bondade, sua humildade além da singular capacidade de ler o ser humano, a partir de uma conversa.

As duas primeiras partes, do romance, me ganharam e eu pensei: será um favorito.
Na terceira, porém, o autor introduziu vários personagens secundários sem qualquer relevância para a história e eu não sabia mais quem era quem no meio daqueles diálogos confusos. A narrativa truncada me fez perder o ritmo e eu prossegui a leitura, às cegas, tentando me achar. O narrador, quando você mais precisa dele, desaparece.

Daí em diante, eu não sabia bem no que ia dar e a impressão que tenho é que nem Dostô sabia o que faria do livro a partir da segunda metade.

Procurei contextualizar a obra com o momento de vida do autor: as muitas mudanças, perda da filha, perseguição por dívidas, constantes crises epiléticas e ai, talvez se justifique o caráter obscuro e confuso que o livro assumiu, para mim.

Ler Dostô não é tarefa fácil, mas de todos os livros lidos, esse foi o mais difícil, para mim.

No fim, a bonomia do príncipe se transformou em apatia e a sua inação, diante de alguns acontecimentos, me fizeram concluir que o personagem é contraditório, incoerente e realmente um grande idiota.

Gostei de ter lido, mas não está entre os meus preferidos, do autor.
Daniel 15/09/2022minha estante
Ótima resenha, Carolina! A melhor parte foi a conclusão. ????

Carolina.Gomes 15/09/2022minha estante
Obrigada, Daniel! Resenhar sobre clássicos é desafiador ?

Joao 15/09/2022minha estante
Resenha maravilhosa, Carolina! Pena que a leitura não foi das melhores :/

Carolina.Gomes 15/09/2022minha estante
Pois é, John! Queria ter amado.

Eliza.Beth 15/09/2022minha estante
Acontece! Vamos agora de Memórias do Subsolo

DANILÃO1505 26/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Lucas.Silva 04/09/2022

Espetacular!
Mais uma leitura de Dostoiévski que me conquistou. Não pretendo discorrer muito pois há resenhas que escreveram perfeitamente sobre a obra.

O protagonista, chamado de idiota, é uma pessoa que recebe tal título por praticar boas ações, não julgar o próximo, acolher todos etc. Para a sociedade, essa seria a atitude de uma pessoa doente, e não algo a ser imitado.

O príncipe é um protagonista atípico. A sua atitude de submissão é tal que a história em momento quase nenhum é conduzida por suas ações, mas sendo ele mesmo conduzido por outros personagens.

Para além da narrativa, o livro traz críticas contundentes à sociedade russa (e por que não ao mundo capitalista que estava se desenvolvendo?), à pena de morte? além de trazer muitas perspectivas pessoais de Dostoiévski.

Em suma, é um livro espetacular e com um final impactante.

Kaliane 09/08/2022

Poderia ser melhor
Há vários personagens e as intrigas ficam se repetindo, apesar do tempo entre elas.
A linguagem é rebuscada e há muitos discursos ou narrativas de pensamento que não convém à história.
Não gostei nem do protagonista, para ser sincera.

Li alguns capítulos com uma indignação tão grande, que meu pensamento era "qual o sentido disso?"

A história é mais ou menos, ainda prefiro o livro "Memórias da casa dos mortos" do mesmo autor

O final foi tão ??????? que estou indignada

Mds mais um final ruim pra conta

Camila.Moura 06/08/2022

Me surpreendeu
Essa foi a minha primeira experiência lendo algo do Dostoiévski, e confesso que me surpreendeu muito positivamente.

Apesar de ser um livro grande, a leitura é muito fluida, com dramas que lembram novela das 9.

Nele conhecemos o jovem príncipe Míchkin que sofre de epilepsia.

Após passar anos afastado para tratamento médico, ele retorna a São Petersburgo e acaba se envolvendo em triângulos amorosos da alta sociedade.

Tido por muitos como idiota, o príncipe possui qualidades que estão em escassez entre os membros da sociedade Russa.

O que acaba causando um choque cultural e ele faz amigos e inimigos poderosos.

Nessa narrativa publicada originalmente em formato de Folhetim, podemos notar como a busca por dinheiro é capaz de ultrapassar as barreiras da moralidade.

E o final me deixou de queixo caído!

Cinthia.Carlos 24/07/2022minha estante
Dos que li do autor, para mim, foi o mais arrastado e mais difícil. Ótima resenha!

Leila 24/07/2022minha estante
Obrigada Cinthia

Mauro72 24/07/2022minha estante
Quando li os Demônios achei um livro difícil, sofri para acabar. Tinha muitas expectativas com O Idiota, depois da resenha acho que vou postergar a leitura e reler Crime e Castigo. Thanks.

Leila 24/07/2022minha estante
Mauro, eu acho que tem outras obras menores dele que são fantásticas, como gente, que valem super a pena. Eu tb estou a fim de reler crime e castigo. Abçs

Salvia 21/07/2022

Belezas e crueldades da alma humana em "O idiota".
"O idiota" é uma narrativa arrebatadora do século XIX que carrega temas importantes e ainda muito atuais. Nesta obra, Dostoiévski traz inúmeras belezas da alma humana para a narrativa, ao mesmo tempo em que revela as atrocidades que essa alma é capaz de cometer. Recomendo profundamente a leitura.

Tay 17/07/2022

- ?O Idiota? segue a fórmula Dostoiévski de escrita: críticas sociais e políticas com uma boa dose de drama familiar. A história tem um plot muito interessante e criativo, e explora muito a temática do ?você está sendo extremamente gentil ou só um trouxa mesmo??.

- O personagem principal se mostra muitas vezes alguém inocente, capaz de sempre acreditar na bondade que existe dentro do outro (mesmo que seja no mesmo nível de maldade do Stitch). Só que isso acaba lhe trazendo imensos problemas, e é o tema principal do livro, tanto que ele é constantemente chamado de ?idiota? (adoro quando referenciam os títulos).

- Em muitos momentos a leitura foi extremamente cansativa, porque o autor foi bem prolixo. E devo minha nota 3 exclusivamente a isso. Era cansativo me sentar para pegar o livro e eu precisa me dar muito gás pra continuar.

- Finalizo dizendo que foi uma leitura até bem instigante, mas que pecou no excesso de descrição.

Carolinad 11/07/2022

Sobre ética, ser uma pessoa boa e hipocrisia humana
A narrativa de O Idiota gira em torno do príncipe Michkin que foi criado longe da Rússia devido a graves crises de epilepsia. Após uma longa internação na Suiça, ele resolve voltar para sua terra natal. O homem de vinte e sete anos é claramente alguém sincero, bondoso e complacente e tais características não vão ajudar na hora de se reinserir socialmente.

Um homem com grande caráter deixa o questionamento junto ao título dessa obra maravilhosa: afinal, ele é um ser incrível e "superior" ou ele é apenas um simples idiota por viver de forma inocente sem ver maldade nos outros? O livro é cercado por reflexões sobre a natureza humana, hipocrisia e finalidade da vida.

A obra é baseada em diálogos e pouca ação, discussões filosóficas e debates referentes à época e repleta de detalhes e minúcias.

Me senti vivendo na Rússia ao acompanhar todas as reviravoltas e assuntos que compõem a história. É um livro muito bom e que vale a pena ser lido! E digo para finalizar: vou sentir saudades dos personagens!

Spolaor 19/06/2022

Forte oralidade
"... a cada instante parece narrar de um só ímpeto, com sofreguidão, sem tomar fôlego, como quem está certo de que a história tem de ser contada hoje, agora, neste momento..." esse trecho do prefácio define o sentimento durante a leitura.

Vinícius 17/06/2022

Parte do escritor.
Como na maioria de suas obras, Dostoiévski em O Idiota, retrata passagens como se fosse sua própria vida de doenças, vícios e sofrimentos. A história do Príncipe Míchkin outrora pobre passou por oscilações facinantes no livro e cada personagem entra na história fazendo do livro parte da vida do autor, a culto a cultura francesa e ao cristianismo também fazem parte da longa história, como em outras obras. Um desfecho brutal coloca uma cereja neste grande bolo de intrigas em forma de torre de Babel que é O Idiota. Crime e Castigo e os Demônios são mais envolventes na minha opinião. Mas considero Dostoievski um dos maiores autores de todos os tempos.
Marion 11/09/2023minha estante
Medo desse final

Vinícius 12/09/2023minha estante
Vale a pena sentir. É o grande Dostoievski.

Toni Nando 13/06/2022

TRADUÇÃO: Paulo Bezerra
ONDE SE PASSA: Russia
DATA: 07 / 06 /2022
NOTA: 8

O Idiota é um daqueles livros que te toca a alma, os relatos no qual o príncipe Michkin faz da sua vida na suíça é de arrepiar, ele possui uma bagagem de vida bastante triste. Portador de epilepsia, e um coração gigante inspirado em Jesus e Dom Quixote, é quase impossível não se emocionar com a bondade e perspicácia desse personagem. O príncipe está rodeado de muitas pessoas interesseiras e algumas desajuizadas, como Filippovna que deixa todos os homens desse romance fora de si. Falando em personagens Dostoiévski não os poupa, eles brotam aos montes alguns com três nomes diferentes, onde o leitor acaba se perdendo em alguns momentos, falando nisso este é o ponto negativo da obra. Dostoiévski quando escreveu esse livro estava passando por um momento bem conturbado da sua vida, afundado em dividas e fugindo dos credores, doente e com o caos explodindo ao redor, ele ainda consegue a façanha de construir o personagem no qual ele mais ama. Porém esses percalços deixam a obra um tanto confusa, e com certeza, será preciso uma releitura para melhor o entendimento. Contudo recomendo demais essa experiência, que é muito rica em seus diálogos e vale muito a pena se aprofundar.