O Idiota

O Idiota Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O Idiota

andressa308 07/06/2023

uma alma extremamente gentil
mais um livraço do dostoievski, incrível o que esse cara conseguiu produzir na sua literatura. narrativa abrange temas para o leitor ler e ficar o resto do tempo debatendo sobre.
personagens muito bem trabalhados, final um pouco previsível, michkin por sua extrema bondade, nastacia por sua criação e uma percepção errada de si mesma infelizmente terminaram a história de tal maneira.

Iasmin 02/05/2023

O sanatório parece ser o único lugar...
Unicamente genial, esse livro discute moral, religião, sociedade aristocrata, e ele vai além em todos os conceitos dos muitos assuntos que ele propõe e expõe. Que relato imersivo, acompanhar o impacto do nosso príncipe Míchkin com sua entrada naquela sociedade, e ver tantas estruturas abaladas. Além disso o livro tem diálogos densos e fantásticos, alguns cômicos, outros melancólicos, e em todos podemos presenciar a genialidade de Dostoiévski. Apenas leiam, e não desistam!

Marcos606 24/03/2023

A narrativa diz respeito ao efeito perturbador do príncipe “primitivo” Myshkin sobre a sofisticada e conservadora família Yepanchin e seus amigos. Myshkin visita os Yepanchins, e seus modos estranhos e falta de preocupação com as aparências rapidamente o tornam um objeto de fascínio. Seus anfitriões, que são dados à sensualidade, ganância e crime, testam sua bússola moral. Myshkin mantém uma benevolência inocente para com todos, mas, embora sua fé e personalidade radiante os atraiam para ele, sua mensagem de serviço, compaixão e amor fraterno finalmente falha.

Velho 21/03/2023

Didática do Coração Humano
Não me julgo capaz de criticar tal obra, pois desde já, considero todas as minhas palavras insuficientes. Coloco o título da resenha "Didática do Coração Humano", porque sempre pensava nisso quando estava lendo o livro. Todas as complicações, contradições, raciocínios, religiosidade e paixões que o ser humano pode vir a ter durante a vida estão contidas na obra. Para que possa existir tal possibilidade, Dostoiévski, talvez um dos únicos escritores da história com tal talento, forma personagens bastante vivos, tanto os ditos normais quanto os excêntricos, como ele mesmo explica.
Para que a resenha não fique cansativa, vou me fixar no personagem principal, no qual logo no primeiro contato me prendeu muito a atenção. O príncipe Míchikin, como a própria sinopse do livro o descreve, é a mistura de Jesus Cristo com Dom Quixote. O seu jeito santificado de ação leva todo mundo a pensar que ele é um idiota, mas longe de o ser, compreende as carências da alma humana como ninguém e pode vir a ser um ponto de reflexão para muitos niilistas ateus da atualidade.
A título de curiosidade, muitos acontecimentos que estão na obra foram vividos pelo autor. Como Míchikin, Dostoiévski também sofreu com a epilepsia, assim como no relato do homem condenado à morte.

Arthur 20/03/2023

O Idiota
Romance sobre um príncipe, que retorna para a Rússia após um tempo passado fora de seu país para se tratar de sua doença, ao retornar irá entrar em contato com a alta sociedade russa, nesse contato teremos uma história em que aos poucos o príncipe vai se mostrando cada vez mais próximo do título a ele atribuído, isto é, Idiota.

Felipe Augusto 18/03/2023

Concluindo mais uma obra do Fiódor Dostoiévski e que livro, com Dosto aprofunda nos sentimentos humanos, relações, amores, paixões. Tudo isso como muita intensidade e as vezes calmaria com detalhes surpreendentes dos personagens, um livro que pode assustar num primeiro momento pela tamanho mas é uma leitura fluída e até fácil mas com vários pontos de reflexões humanas no seus mais profundos desejos e sonhos, sobre Deus de quem acredita e o não acredita, niilismo. Leitura altamente recomendada

Michela Wakami 13/03/2023

O nosso protagonista é alguém que você vai levar na memória, para sempre, na minha opinião o único que se salva na história.
Os outros personagens são pessoas difíceis de lidar.
Eu tive bastante dificuldade para concluir essa leitura, abandonei o livro duas vezes.
Embora tenham partes interessantes que me prenderam a atenção, infelizmente me deparei com outras tediosas, tornando a leitura em alguns pontos muito cansativa.
Mas no geral, achei um livro bom, mas longe de ser espetacular.
Geraldo Marçal 17/03/2023minha estante

Michela Wakami 17/03/2023minha estante
Geraldo, você já leu esse?

Geraldo Marçal 17/03/2023minha estante
Ainda não, mas pretendo. Comprei um "Box Digital" do autor contendo todas as suas obras inclusive essa.

Michela Wakami 18/03/2023minha estante
Que maravilha, ótima aquisição.????

Geraldo Marçal 18/03/2023minha estante
?????

Tay 19/04/2023minha estante
Eu ainda estou doida para ler esse livro .. agora q lançou na versão da Penguin ?

Michela Wakami 19/04/2023minha estante
Tay, depois que você ler, me conta o que achou. Torcendo para você gostar.

Thomas.Jordao 03/03/2023

Novela russa
Comecei a leitura desse livro pela fama do autor, porém confesso não ter procurado saber sobre o que ele se tratava. Descobri que era um dos tipos de livros que menos gosto, romance. Um novelão, onde os acontecimentos mais importantes a saber é quem vai casar com quem, quem ama quem, barracos de família, etc etc. Sinceramente isso não me atrai, pra mim é de uma pobreza intelectual. Quem sou eu para criticar Dostoiévski, essa é apenas minha visão sobre o estilo, talvez eu mude algum dia. A escrita também não me agradou e demorou até que eu me acostumasse com os nomes próprios super diferentes. Não dei nota mais baixa por ser um livro centenário, e isso torna uma boa viagem pela cultura e preconceitos da época. Alguns poucos momentos de epifania e filosofia são sensacionais, porém se perdem no meio da tediosa descrição dos acontecimentos novelísticos. Embora seja uma baita história da vida do personagem principal, preferiria ouvi-la em uma roda de conversa, uma fofoca de amigos. Bons pontos existem, como o personagem principal, que deixa o leitor indeciso quanto a gostar ou não dele, quanto a acha-lo um ingênuo, idiota, sem "tato" social ou um homem bom, humano, empático. Meu medo é um dia descobrir que essas coisas são intrínsecamente obrigatórias, e esse livro flerta muito bem com essa ideia. Me divertiu saber que o autor tinha epilepsia, assim como o personagem principal. Considerei um bom final, inesperado e coerente.

Romeu Felix 01/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro conta a história de Pável Pávlovitch, príncipe Míchkin, um homem que retorna à Rússia após passar anos em uma clínica psiquiátrica na Suíça. Sua história é permeada por vários personagens, entre eles o enigmático Rogójin e a ambiciosa Nastássia Filíppovna. O príncipe Míchkin é um homem de alma pura e bondosa, mas que tem dificuldades em lidar com a sociedade russa, marcada por intrigas e disputas de poder. Ele se apaixona por Nastássia Filíppovna, mas a mulher tem uma vida complicada e é disputada por Rogójin, que representa o mal na história. O livro aborda temas como amor, inveja, morte, religião, culpa e redenção.

Palavras-chave: Dostoiévski, O Idiota, romance, amor, redenção.

Análise crítica: O livro é considerado uma das obras-primas de Dostoiévski, ao lado de Crime e Castigo e Os Irmãos Karamázov. O príncipe Míchkin é um personagem complexo e intrigante, que representa a bondade em sua essência. Ele é um homem que tenta se ajustar a um mundo corrompido e, por isso, muitas vezes é incompreendido pelas pessoas ao seu redor. A história é narrada com riqueza de detalhes, permitindo que o leitor mergulhe no universo criado pelo autor. Além disso, o livro traz reflexões profundas sobre a natureza humana e os dilemas morais que todos enfrentam ao longo da vida. A obra é uma leitura obrigatória para quem aprecia a literatura russa e a reflexão sobre a condição humana.

Conclusão: O Idiota é uma obra-prima da literatura russa e uma das melhores criações de Dostoiévski. O livro aborda temas profundos e universais, como amor, morte, redenção e culpa, e traz um personagem que representa a bondade em sua essência. A narrativa é rica em detalhes e a história é envolvente, prendendo a atenção do leitor do começo ao fim. É uma leitura indispensável para quem aprecia a literatura clássica e a reflexão sobre a condição humana.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Cinara... 25/02/2023

"I think I'm dumb... Or maybe I'm just happy..."
"Eu discordo e fico até indignado quando o chamam - bem, quando alguém o chama - de idiota; o senhor é inteligente demais para receber tal denominação; mas o senhor também é estranho o suficiente para não ser como todas as pessoas, convenha o senhor mesmo."

Já dizia o Kurt Cobain... "I think I'm dumb... Or maybe I'm just happy..." E acho que esse é o caso do príncipe Míchkin.
O livro é repleto de personagens todos eles desprezíveis, arrogantes, abusivos e maldosos com o coitado do Míchkin que só perdoa e segue sua vida com seus devaneios de felicidade. Agora sim entendo a comparação que fazem com Cristo e Dom Quixote, um sonhador que perdoa todo mundo 70x7.
É um dos livros mais lentos que já li de Dostoiévski, não tira do meu favoritismo Crime e Castigo e os Irmãos Karamazov, mas está em terceiro lugar de favorito.

Mickael 18/02/2023

O idiota (do leitor que vos fala)
Tentei ler 3 vezes e só na última a leitura fluiu. Não por conta do livro, mas por conta do leitor. É um romance longo, cheio de vida. Então se você é um apressado como eu, não leia ainda. Este livro merece sua melhor atenção. E você também merece essa história incrível. Não seja um apressado.

Ivan Fonseca 12/02/2023

Espetacular
É um dos melhores livros que já li na minha vida! Hoje faz 3 anos que terminei a leitura deste e lembro até os dias atuais o impacto que este livro teve. Lembro do final. Do meu coração batendo forte. Parecia que estava vendo um filme.

É um livro espetacular.

derkr13g 29/01/2023

PERFEIÇÃO
Nunca um livro me pegou tanto como esse, são personagens tão complexos que eu amei odiar e odiei amar, ler esse livro foi uma experiência incrível principalmente pelo momento da vida em que me encontrava, desejo agora comprar o físico para em momentos de saudade reler trechos que me marcaram.

@quixotandocomadani 29/12/2022

Sabem, a meu ver, ser ridículo é às vezes até bom, até melhor: é mais fácil perdoar uns aos outros, é mais fácil fazer as pazes;
Dostoiévski ao criar o Principe Míchkin queria descrever o homem absolutamente belo, mas sabia que não era uma tarefa fácil definir o que era o belo, por isso se baseia em Dom Quixote e Jesus Cristo.

E ele consegue, de fato, construir esse personagem: Michkin sabe rir de si mesmo, tem uma intuição aflorada e é capaz de ler as pessoas enxergando coisas que outros não conseguem, é simples e sempre muito franco com todos e tem uma capacidade muito grande de influenciar os que estão ao seu redor. Por ser ingênuo, não enxergar a arrogância e a malícia das pessoas é considerado um idiota pela sociedade....

A narrativa, a descrição das personagens e seus pensamentos... todas as paixões humanas, a influência que os fatos e a pessoas exercem sobre nós fazem com que a gente se envolva com esse romance.

O grande x da questão nesse livro, foi a luta entre o belo x caos. Depois de um final com cenas de cair o queixo, não pude deixar de traçar um paralelo entre o que acontece com o príncipe Michkin ao retornar para o convívio com a sociedade e com Jesus Cristo ao ser rejeitado e crucificado.

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/