O Livro de Lilith

O Livro de Lilith Barbara Black Koltuv
Barbara Black Koltuv

Resenhas - O livro de Lilith

Beatriz.Lopes 27/02/2024

Boa leitura para quem quer conhecer mais sobre Lilith.
Iniciei com expectativas que me trouxessem mais a Lilith, como arquétipo e entidade.
Porém achei bem raso, por mais boas referências que trouxesse.

Alceste. 18/01/2024

''Ela é a parte do Eu feminino com a qual a mulher moderna precisa voltar a se relacionar, a fim de não ser mais uma proscrita espiritual. Lilith pode ajudar as mulheres a lembrar-se de que: Houve um tempo em que não eras uma escrava, lembra-te disso. Caminhavas sozinha, alegre, e banhavas te com o ventre nu. Dizes que perdeste toda e qualquer lembrança disso, recorda-te... Dizes que não há palavras para descrevê-lo, dizes que isso não existe. Mas lembra. Faça um esforço e recorda-te. Ou, se não o conseguires, inventa.'' Esse livro é incrível, acho um essencial para todas as mulheres que querem se reconectar consigo mesmas, recuse-se a ser apenas Eva, recuse-se a ser mera terra para os outros prosperarem. A reivindicação de Lilith por igualdade fundamenta-se no fato de que tanto ela como Adão foram criados do pó ou da terra; contudo, Lílith se recusa a ser mera terra para Adão. Ela quer a liberdade de se mover, de agir, de escolher e de decidir.

LAminos 07/01/2024

Sinceramente por mais que o livro aborde sobre fatos e histórias interessantes, eu achei o livro bem raso e sem muito aprofundamento.
Bem, ele não é um dos favoritos, mas também não é meu desafeto. Ele é meio que neutro ?-?

Cristian38 19/05/2023

O titulo chama atenção
Acredito que o título seja o grande chamariz. A leitura acaba sendo um comparativo de escrituras e estudos, descrições sobre como Lilith é retratada, além de sua origem.

Eliza.Rezende 05/05/2023

Lilith, a expulsa, a proscrita, a bruxa, a assassina de crianças, a esposa de Leviatã, a amante de Adão, o demônio, aquela que é associada com toda a maldade e pecabilidade humana.

A detentora do Eu feminino instintivo, sexual, do conhecimento lunar. É também a "mãe da multidão misturada", a Deusa da Vida e da Morte. Lilith é a parte do Eu feminino que mais precisamos nos conectar, Lilith é aquela que pode nos lembrar de que:

"Houve um tempo em que não eras uma escrava, lembra-te disso. Caminhavas sozinha, alegre, e banhavas-te com o ventre nu. Dizes que perdeste toda e qualquer lembrança disso, recorda-te...Dizes que não há palavras para descrevê-lo, dizes que isso não existe. Mas lembra-te. Faze um esforço e recorda-te. Ou, se não conseguires, inventa."

Asheley.Jesus 30/04/2023

Esperava um pouco mais de desenvolvimento ma questão da psicologia, claro que consegui ter um bom entendimento com a relação mito e psicologia apresentada no livro, porém o foco maior foi no mito. Fiquei um tanto chocacada com algumas coisas e a maior parte do livro eu falava "isso a bíblia não mostra" principalmente relacionado a Adão e Eva. Mas foi uma ótima leitura pra questão de desenvolvimento pessoal

Stefhany9 19/04/2023

Durante a leitura percebe-se que toda maldade existente na face da terra era e é atribuída a Lilith (o feminino), um ponto que deve ser bastante refletido, afinal, porque associar as atrocidades do mundo ao feminino?
O livro conta com releituras, mitos, contos, amuletos e etc, tudo que possa complementar a escrita. Traz muitos questionamentos, externos e internos. É uma leitura que vale a pena

Camila1856 11/02/2023

Por que tudo ELA?
UM OLHAR FEMININO
A narrativa principal dessa obra, abrange que toda maldição ou erro ocorrido tanto na terra , quanto no céu, e perante a maldade humana, era culpa de Lilith, considerada a mulher que não se submeteu a Adão, ela também, foi praguejada por todos os malefícios e pecados humanos que eram ocorridos.
A abordagem geral dessa obra, trás muito o que foi criado em prol da Lilith, e impõe com julgamentos, o lado conflitante, imoral e errado do feminino agir, como se tudo fosse percorrer as atitudes que a mulher não deveria obter ou determinado também que ela não poderia se opor sobre as decisões do homem como ser criado, e definido por deus.
Em muitas partes do livro, Lilith é comparada com Eva, sendo que Eva, foi predefinida em criação, para ser a esposa perfeita para Adão, e que como todos sabemos através de um erro cometido, ela não recebeu perdão, e isso acarretou a expulsão dela, do local que vivia com Adão. Engraçado, que Adão não se obteve em nada, tudo foi repulsado sobre Eva, e Lilith, é como se o papel dele fosse cumprido, e ordenado a não defender ou se opuser a estar ao lado de Eva. Mas há muitos mistérios que não são revelados nessa história, do ponto de vista da autora Barbara, ela trás o levantamento de vários livros sagrados e que narram a participação e existência de Lilith dentro da história, cultuada e descrita apenas como algo ruim, um erro, julgamento e condenação, de toda atitude e presença dela.
Nas margens de toda narrativa a autora, trás conselhos que se olharmos com atenção, são bem presentes nos dias de hoje ainda, e são meramente camuflados, como algo que nunca mudará seu percurso totalmente, porque os seres humanos pensam a certo ponto diferente, mas não abrangem isso na sua realidade, e isso muda tudo quando é questionado, ou levado para um impasse de debate, ou diálogo aprofundado englobando diversos assuntos, e trajetórias não só sobre a mulher, mas sobre vários pontos de vistas diferentes, que mesmo aparentemente demonstrem que houve mudança, ainda estão camuflados em nossa sociedades, convívio familiar, e no cotidiano de todas nós mulheres.
A recomendação de alguns trechos dessa obra, de não só a leitura ser feita por conhecimento, mas que esses pontos de vista da autora divergentes, e inclusos sejam pensados e repensados sempre, não só em uma primeira leitura, como também em uma releitura de cada uma das partes, para que possamos olhar para trás, para a historia que se passou e que não venhamos a inserir esses mesmos erros, nas sociedades de hoje, porque uma parte do mundo mudou e se encontra em mudança, mas muitos dos julgamentos e alterações contidas nos ocorridos, não são aceitas e digeridas, por falta de informação, e olhar reflexivo aprofundado no passado, desde os acontecimentos, até as imposições que foram definidas, sem serem questionadas, e que hoje de uma forma mais moderna, e acarretaria,ainda perseguem nossos dias, e direito de viver, fazer escolhas, e ser livre não só por atitudes como também por opiniões e definições que venhamos a estabelecer nas escolhas e atitudes feitas e contidas da vida.

Patricia318 03/02/2023

Lilith, o lado sombrio do feminino
Adorei a leitura! Pude fazer muitas relações com a minha vida pessoal, experiências, e vivências com o sagrado feminino.
É interessante observar como a obra traz a crítica a figura do patriarcado. E a submissão de Eva.
Na verdade, nós mulheres, que cultuamos o nosso ciclo menstrual, sagrado, tradicional, e temos a consciência da magia do período do ciclo, com todas as suas fases, conseguimos compreender a verdadeira magia de Lilith.
A energia de Lilith vive em todas nossas. Experimentamos ela toda vez na fase pre menstrual, e no próprio período menstrual. É lindo como é tratado através de metáforas a perspectiva da energia feminina com a Deus Lilith.
Lilith Nao era uma figura ruim.. onde nós devemos ter medo? na verdade ela é uma transgressora. Uma mulher que não aceita ser submissa a ninguém. Onde a sua liberdade é o maior amor da sua vida. Mais forte até que o amor por Adao, porque embora ela o amasse, ela não ficou presa a ele, por que? Porque amava mais a sua liberdade.
A sua fúria, coragem, sedução, e o mistério, são qualidades importantes, que existem nas mulheres. O mistério da noite, descreve a imagem de Lilith, porque apesar dos apesares, ela ainda é mistério para todas nós., porque ela se encontra nos aspectos mais profundos e internos, de uma mulher.

Julia.Rodrigues 24/01/2023

Lilith e a essência feminina
Resenha o livro de lilith
Das lágrimas de Eva nasceram os lírios e estes se assemelham ao nome de Lilith. Por mais que Deus idealizasse Eva com perfeição e isenta de pecado,ela se assemelhava mais com Lilith e do mesmo modo que
Lilith, Eva mantinha relações sexuais com a serpente e tornou-se
também a mãe de gerações de demônios. Lilith foi a primeira mulher de Adão como mostra as passagens bíblicas,só que ao se sentir traída se virou a Deus e traçou sua jornada solo. Há rumores de que Lilith nasceu das borras do vinho que Deus bebia ou também da relação do Sol e da Lua. A Lua antes tinha o seu próprio protagonismo,mas com a chegada do Sol ela passou a ser coadjuvante,figurante. Então os dois brigaram e dessa briga nasceu Lilith. O que podemos concluir é que Lilith representa a força da mulher que se rebela à regras e padrões,a solitude empoderada de traçar seus caminhos e a antiserviencia. Ela seduz Eva como serpente não para sabota-la e sim para convidá-la a não ser mais subserviente. O texto trata da conexão das duas em uma passagem em que Lilith incita Eva a transar com Adão em seu momento de " impureza " que era a menstruação. Vemos como isso era revolucionário. Sabemos através do sagrado feminino que nossos ciclos não tem nada de impuros,pois essa é uma concepção cristã e ainda sobre esses ciclos,vemos muito Eva e Lilith agindo,sendo Eva agindo na ovulação,na fertilidade desse momento e Lilith no encerramento do mesmo. As mulheres modernas,como diz a autora,filhas de Eva, encontram sua natureza Lilith no espelho e quando essa natureza é acessada,a mulher passa a um alto nível de desenvolvimento e a conhecer suas próprias e profundas fontes de sabedoria
feminina. E além disso, Eva está,portanto ligada ao lado feminino instintivo que nutre a vida e Lilith por sua vez,à morte. A autora fala também que antes de conhecermos o arquétipo de lilith ,esta fora outrora foi perseguida e expulsada como se só tivesse seu lado sombra. O livro contém muitas passagens do Zohar e toda essa crítica feminista e de cunho psíquico só de mostra nos capítulos finais." Tanto Lilith como Shekhina são formas do Eu feminino essen-
cialmente órfãs de mãe. Elas surgiram com o advento do patriarcado
como a encarnação dos aspectos negligenciados e rejeitados da
Grande Deusa" ,diz a autora,sendo Shekhina o lado feminino de Deus. Antes Lilith era tachada a esses olhares patriarcais como bruxa,prostituta,sombra,matadora de crianças e arruinadora de lares,. Lilith representa as qualidades do Eu
feminino que Shekhina, sozinha, não possui. Ap final de tudo Lilith tem várias faces,a de bruxa representando ciclos lunares ,a de jovem sedutora e de velha assassina de crianças. Ela é parte que toda mulher deve retomar de si.

Ribeiro 11/01/2023

Sobre Lilith
O livro é um compilado de informações históricas, releituras bíblicas, imagens e amuletos sobre a trajetória de Lilith no mundo. Em alguns aspectos é uma leitura interessante sobre a formação do eu feminino e todos os mitos que circundam a psique feminina. Por outro lado, o recorrente retorno a símbolos que talvez façam referência a Lilith e a construção histórica de sua presença na evolução humana torna a leitura mais informativa e menos verídica.

renata;) 05/01/2023

Um resgate!
Lilith representa tudo o que é negado à mulher na sociedade patriarcal e essa leitura é um resgate ao nosso eu feminino, em sua grande essência: "para que a individuação possa ocorrer, uma mulher precisa ser fiel ao seu próprio sentimento feminino e não ao contrário ou à lei". Vale a leitura e os insights para seguirmos sendo!

Sam 06/11/2022

Book of Lilith
O nome Lilith para mim não me é estranho pela lore do jogo RPG da banda Iron Maiden.. mas lá é outra lore completamente diferente. Então sempre tive interesse em saber mais sobre ela e só agr tive a chance de me aprofundar mais nos principais contos e mitologia desse ser da escuridão. Gostei bastante do livro, detalhe bem cada aspecto dela, seus feitos.. nao fazia ideia que ela é a serpente da árvore do paraíso..!

Gabi 01/10/2022

Livro interessante, li mais por curiosidade, estava esperando uma coisa, porém descobri que é mais sobre mitos e outras coisas do que o que eu realmente estava buscando. Mas no geral é bom.

Hadelen 14/08/2022

Um livro bemm completinho para quem quer saber mais sobre Lilith e a complexidade do lado "sombrio" do feminino.