Lilith, a Lua Negra

Lilith, a Lua Negra Roberto Sicuteri

Resenhas - Lilith, a Lua Negra

Maria17661 03/03/2024

Não funcionou para mim
Acredito que há outras opções melhores no mercado que tratem do mesmo tema.
Achei o começo do livro interessante, com ideias intrigantes, porém que se perdem com o passar da leitura.
Talvez seja uma leitura que funcione pra você, para mim definitivamente não foi o caso, mas é sempre bom tirar a própria conclusão.

Bruna Valentim 08/01/2024

Foi o melhor estudo de símbolo e imagem arquetipicia que eu já li. Aborda muito bem um conceito difícil da psicologia Junguiana que é o arquétipo da anima e a sua cisão entre luz e sombra. Assim, a humanidade permanece dívida entre Eva e Lilith, mas a junção das duas nos leva até Sofia, a parte feminina de Deus. No mais, é um livro muito bem organizado e muito bem pesquisado. O capítulo sobre os sonhos é ótimo como estudo de técnica terapêutica. O único problema eu diria é o último capítulo. O autor dá uma viajada na questão da astrologia. Mesmo assim a parte de Rimbaud e seu "complexo de nigredo" foi muito interessante de ler.

Ash A Orlowska 09/02/2020

A Mulher Mais Importante
Lilith é a mulher mais importante de nossas vidas, ela deve ser encontrada dentro de cada um de nós, com certeza trazendo a igualdade e o espírito livre que habita em nós.

_Du_ 04/09/2016

Muito bom!
Lilith a Lua Negra
Um panorama muito bem delineado da imagem de Lilith através da história, e do psicológico coletivo humano. A sombra da Deusa Negra, o assombro, uma lembrança no consciente compartilhado. Suas manifestações e o seu entendimento através do tempo. O arquétipo presente no comportamento humano, nas tradições, nos deuses e demônios.

Robert Sicuteri consegue trazer a termos populares todo o conceito de arquétipo, de consciente coletivo... desenha o contorno mitológico de uma das criaturas, mais controversas da história humana. Sua origem e sua presença na natureza da humanidade. Suas manifestações e a apresentação numa idade contemporânea do inconsciente humano.

Uma leitura que abre as portas das percepções e você passa a reconhecer a sombra da deusa, ou da bruxa, na literatura, música e pintura... O inconsciente coletivo querendo se expressar. Em algum momento você viu algo ou leu algo que nessa explanação de Lilith, a lua negra, você percebe que tinha um significado mais profundo e oculto e sem precedentes na história humana. Para apaixonados, por história, mitologia e psicologia... essa é uma leitura indispensável.

Monocromatico 10/02/2009

Interessante como um mito e suas personagens podem evoluir e serem adaptados aos diferentes contextos com os quais entra em contato.