Sândalo

Sândalo Sergito de Souza Cavalcanti

Resenhas - Sândalo

Vanessa Vieira 15/06/2014

Sândalo_Sergito de Souza Cavalcanti
O livro Sândalo, do escritor e orador mineiro Sergito de Souza Cavalcanti, nos traz sábios ensinamentos para reflexão e até mesmo para a cura da alma. Se inspirando no sândalo, uma árvore indiana conhecida pelo agradável aroma que possui, ele nos oferece, através da sua escrita, lições importantes e sutis acerca da espiritualidade, sempre preconizando o perdão.

Ao longo do livro, somos agraciados por diversos ensinamentos, sempre nos trazendo belíssimas mensagens de amor e esperança e que conseguem trazer alívio para as mais diferentes causas, como perdas, sofrimentos e desilusões.

"Quando a calúnia, a maldade e a incompreensão doerem fundo no íntimo, lembremo-nos do sândalo, madeira que, ao ser cortada pelo lenhador, transfere seu perfume ao machado que a fere."

Sândalo é bem diferente dos livros espíritas convencionais. Enquanto alguns são psicografados e nos trazem diversos romances, aqui o autor se focou na doutrina de sua religião e soube sintetizá-la em seus ensinamentos com maestria e coesão. Se engana quem pensa que se trata de uma obra de auto-ajuda ou até mesmo de um manual sobre o espiritismo, visto que Sergito intercalou diversas situações do cotidiano, de maneira simples e fluída, nos orientando sob a ótica do amor e do perdão, baseando-se nos ensinamento de Jesus. Narrado em terceira pessoa, de forma bem assimilável e clara, encontramos diversas reflexões a respeito da vida, família, amor e comunhão, que conseguem realmente trazer alento para a alma.

Nas últimas semanas, passei por diversos acontecimentos na minha vida, que acabaram me deixando fora de órbita. Sei que foram mudanças pelas quais eu deveria passar e que lá na frente, irão fazer toda a diferença, mas como ser humano, fiquei extremamente machucada. Quando iniciei a leitura de Sândalo, confesso que não tinha muitas pretensões, e acabei me surpreendendo com o livro, que agiu como um bálsamo para o meu coração. Várias situações que eu vivenciei foram narradas na obra, me orientando e até mesmo, confortando. Acredito que outros leitores também se identificarão bastante com os ensinamentos preconizados pelo autor.

Em síntese, Sândalo é um livro que sabe lidar com várias questões atuais e que nos traz respostas claras e sábias, baseadas no espiritismo, para levarmos a vida com sabedoria e pacificidade. Me identifiquei bastante com o livro e foi uma leitura bastante prazerosa e acalentadora. A capa é simples e possui um efeito abstrato e a diagramação está bem caprichada, com fonte em tamanho agradável, páginas decoradas e poucos erros de digitação. Recomendo.

site: http://www.newsnessa.com/2014/06/resenha-sandalo-sergito-de-souza.html

Tulio Carvalho 24/01/2023

Excelente, tranformador
Livro excelente. Nós faz refletir, trazendo mensagens reconfortantes, porém direcionadas ao caminho para nossa reforma íntima e transformação moral. Baseada nos ensinos de Cristo, a obra nos remete à nossa imperfeição, porém nós instruindo quanto ao nosso processo gradativo.

Graça 12/10/2014

O que difere dos outros livros espíritas que li foi o fato deste não ser psicografado e sim a visão do autor em relação à religião e aos acontecimentos da vida.
Quando comecei a ler, por causa da frase que dá nome ao livro pensei que seria a visão budista sobre Lei de causa e efeito ou Lei do retorno e como transformar o mal carma.

Religiões há muitas, mais a consciência religiosa é uma só. - Um homem que sustenta a verdade deve dizer: Essa é a minha verdade. Mais por causa disso não pode tirar a conclusão absoluta e dizer: Só há essa verdade, qualquer outra é falta. (Buda).

Porém, este livro fala do evangelho segundo o espiritismo por meio das palavras de Jesus que ensina a amar ao próximo e perdoar os inimigos ou aqueles que não nos querem bem. Aponta o mal que a mágoa e o rancor pode nos causar e nos mostra como nos livrarmos dos sentimentos ruins e mantermos nossa alma em paz, pois enfatiza a importância do amor, do perdão e da humildade.

O livro é um pouco repetitivo em relação às argumentações bíblicas, acredito que foi a forma que o autor encontrou para enfatizar o seu ponto de vista.
Baseando-se na fé em Deus e em nós mesmos, e que quando uma pessoa realmente acredita, ela consegue manter a tranquilidade espiritual e alcançar os seus sonhos.
Tem várias situações para fazer o leitor refletir sobre sua circunstância atual ou passada, compreender que nem tudo possui resposta imediata, e que é preciso ter paciência e confiança. Dessa forma consegue confortar a alma de quem esta passando por momentos difíceis.

Não há dificuldade insolúvel e maior que nossa capacidade de supera - lá. Felicidade, portanto, depende de nós.

A capa é linda, com relevo e verniz, a escolha das cores também é excelente, com fundo negro e roxo. As páginas apesar de serem brancas não dificultam a leitura, as margens possuem leves gravuras em cinza e a diagramação é boa.

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/