Nudez Mortal

Nudez Mortal J. D. Robb

Resenhas - Nudez Mortal

MThais 27/12/2022

Leitura emocionante
Nora Roberts é uma das minhas autoras favoritas, e essa série de investigação com romance é tudo, gostei dos personagens, fiquei intrigada para ler mais dos livros dessa série e o que vai acontecer a partir daí.

gabye srs 26/12/2022

incrível demaisss
foi o primeiro livro que li no ano, não me recordo detalhes, só a sensação que tive durante a leitura dele.
a descrição nele é tão meticulosa que você chega a sentir e imaginar tudo nos mínimos detalhes, as cenas de ação são perfeitas e to ansiosa pra ler outros livros da Jd Robb
(não sei muito como por em palavras o quanto eu gostei dessa leitura, terminei o livro e continuei querendo mais, recomendo super)

Babih Bolseiro 25/12/2022

o início de uma série fabulosa!
A série Mortal é uma das minhas preferidas, tem de tudo um pouco: humor, romance, suspense policial. Nesse primeiro volume, somos apresentados aos protagonistas e ao caso através do qual eles se conhecem (assassinatos de prostitutas). Nos próximos, vamos conhecendo um pouco mais de cada um e quanto você vê já foi fisgado pela série.

Hobbits Leitores 25/12/2022

O início de uma série simplesmente fabulosa!

bruna 23/12/2022

Mediano
Cenário e ambientação incríveis, não tenho o que reclamar quanto a isso. No entanto, achei os personagens meio "passados", sem personalidade mas provavelmente é assim por ser o primeiro livro de uma saga. Além disso, tem tanto nome que acabamos nos perdendo (e Norinha nem recaptula os nomes ou locais).

Jussara 18/12/2022

Nudez Mortal
E o 1 volume da série polícia, com suspense e uma pitada de romance, a história de se passa em 2058.
A escritora criou uma policial sagaz e determinada, que vive a sombra do seu passado, até que encontra no meio de um caso de assinado, alguém em que posso confiar as suas angústias, e irá ajudar a enfrentar os seus traumas.

Andy.Sena 30/11/2022

Tinha esquecido como a Nora gosta de romancear histórias policiais, fora que aqui estamos muito a frente do nosso tempo, quase as portas do ano 3000 e me causou certa estranheza. Juntando tudo isso, não curti a trajetória da Dallas e foi um livro que demorei horrores para continuar lendo porque não conseguia me conectar com o enredo em si. Amo histórias policiais, sendo policial mesmo, essa junção com romance, não me atrai e fora que jogar para uma realidade futura, com altas tecnologias, num mundo distópico, acabou com meu desejo por conhecer essa série.

@bialendo.books 17/11/2022

SENSACIONAL ??
Provando que sempre pode se reeventar, Nora, nos apresenta a Detetive Eve Dallas e o bilionário Roarke, que se tornaram o casal mais cativante que conheci ultimamente.
Aqui nesse livro vamos acompanhar a investigação de alguns crimes hediondos e o surgimento de um amor lindo.
Eve é excepcional no que faz, Roarke simplesmente é um apaixonado sem reservas.
A mistura explosiva dessa química com toda tensão e aura de suspense, deixou esse livro incrível.

Lety.Ellen 13/11/2022

O mistério por trás desse livro nos envolve de uma forma
Que você fica maluco pra terminar e saber quem fez o que e porque fez

Emanuele 03/11/2022

Nora roberts no seu melhor.
Demorei pra começar a saga Mortal, por ficar pensando que talvez 'isso' de futurista fosse tirar o foco, mas quase não vi diferença desse livro, para outros da autora.
A principal tinha seu passado triste, o mocinho rico e tudo, me lembrou alguns clichês utilizados por ela em outros livros.
Mas a investigação policial teve um desenvolvimento melhor, por não ser centralizado na personagem principal.
O final não tão surpreendente, que descobri de cara o assassino, não tirou o prazer do plot secundario e o verdadeiro motivo do assassinato.
Queria ter visto mais da primeira vítima, pois sua história parecia fascinante, e ela incrivelmente ambígua.
Gostei muito desse começo, mas estou curiosa pela relação da tenente e de Roarke.

Iara.Tavela 26/09/2022

Perfeito
Foi o meu primeiro livro com temática policial, e o primeiro livro que eu li da Nora.
Como primeira leitura foi um livro fantástico, a descoberta de quem matou foi uma surpresa incrível e o romance estava na dose certa. Certamente Eve e Roarke se tornaram um dos meus casais preferidos.

Laáh 12/09/2022

Fascinante!
É o primeiro romance policial que leio na vida e a primeira vez também conhecendo a escrita de Nora Roberts. E sinceramente, que surpresa MARAVILHOSA!

Eve é o tipo de mulher que é impossível de admirar, tem a casca dura por fora mais foi se abrindo de uma forma deliciosa para Roarke que é um verdadeiro príncipe. O final foi bem óbvio e com toda certeza irei ler toda a saga!

fernandaugusta 10/09/2022

Nudez Mortal - @sabe.aquele.livro
Estava meio com o pé atrás de começar esta série (é enorme!), mas Nora Roberts conseguiu me fisgar. Nudez Mortal é de 1995, se passa em 2056, mas pode ser lido tranquilamente hoje, pois não "envelheceu" nada. É até interessante ver o que conseguimos alcançar e o que talvez nunca veremos da criação de Nora do futuro.

Robôs, resorts espaciais, carros aéreos... muitas mudanças sociais e, no entanto  poucas mudanças morais. Afinal de contas, crimes continuam acontecendo e sendo investigados. E aqui conhecemos a tenente Eve Dallas, da polícia de Nova York, incumbida de investigar o assassinato cruel de uma prostituta com uma obsoleta arma de fogo (revólveres viraram peças de museu/coleção). A falecida, apesar da curiosa escolha profissional, era a neta de um importante senador. O assassino não deixou pistas, apenas um aviso: "1 de 6".

Eve logo se vê enredada em uma sórdida trama, envolvendo grandes figurões. Um deles é o misterioso Roarke, homem mais rico do mundo. Logo percebemos que Roarke se sente atraído pela tenente Dallas, mas ele é um dos principais suspeitos. Eve, apesar de extremamente cautelosa, manda o bom-senso às favas e se deixa seduzir pelo charmoso irlandês. E assim se forma o par mais conhecido da autora, famoso pela química e sintonia (e que também me fez ficar curiosa por esta série).

Então temos aqui a investigação em si - muito bem colocada e com bons plots - ligados à apresentação de Dallas e sua vida, seu envolvimento com Roarke e a ambientação futurística, bem conduzida. Apesar de introduzir todo esse contexto futuro, o livro não traz descrições enfadonhas. Muito pelo contrário, Nora vai tecendo a trama e a ação em cima de muitos diálogos, o que me chamou atenção por dar uma sensação de agilidade bem envolvente na história.

Logo já estava lendo sempre que tinha um tempinho, presa na trama e curiosa pelo que viria adiante. Gostei bastante! Ainda bem que já tenho o próximo volume (risos).

karolyne.vaz.3 30/08/2022

Romance e criatividade
O que mais gostei foi a ideia futuristica, li há anos mas me lembro bem do termo computador de mão (olha o Tablet ai), da pra saber quem é o assassino antes do final, o legal disso é mostrar uma faceta real: não importa o que sei, importa o que posso provar.
O livro mostra muitos traumas que não podem ser trabalhados em um único volume.
Minha dica: Leia a série! A complexidade dos personagens aumenta a medida que a história da vida deles decorre.

Monica 16/08/2022

Nudez Mortal é uma esquisita amálgama entre o policial, protagonizado pela tenente Eve Dallas, o romance levemente erótico e a distopia. O primeiro género é aquele que efetivamente mais me interessa.

O primeiro livro da série Mortal apresenta-nos a protagonista num ápice: após não ter conseguido impedir a morte de uma menina, Dallas, que está mentalmente desgastada, é chamada para resolver um novo caso, sem ter qualquer tempo para descansar ou ser avaliada psicologicamente nas suas capacidades. O crime em questão é um de muitas reviravoltas: uma prostituta chamada Sharon é encontrada morta no seu apartamento, parece ter sido violada, foi baleada múltiplas vezes e deixada sobre a cama completamente nua. Não há sinais de arrombamento, não há ADN presente no apartamento, não há sémen ou pelos púbicos de outrem no corpo da vítima. Mas apesar de todo este cuidado, a arma do crime foi deixada na cena.

Aquilo que vai complicar a já complicada investigação da tenente Dallas é o facto de Sharon não ser uma zé-ninguém. Os pais dela são dois advogados extremamente bem conceituadas na sociedade norte-americana e o seu avô é um deputado de extrema-direita com imenso poder e prestígio no Senado dos EUA. Juntos, esta família irá exercer uma grande pressão, quer mediática, quer política, sobre a investigação de Dallas.

O desenvolvimento da parte criminal acontece como em todos os outros livros. Gradualmente, os detetives vão aprendendo mais sobre o caso, reunindo mais elementos, passando também grande parte do tempo em deduções acerca do caráter psíquico do assassino, fazendo juízos de valor e "e ses" acerca dos mais variados assuntos. Aquilo que distingue Nudez Mortal de outros romances policiais (para além, talvez, de realmente haver romance) é o desenvolvimento de todo um mundo paralelo ao nosso. Embora publicado em 1995, este livro ambienta-se no ano de 2058, quando a tecnologia evoluiu formalmente, as bases de dados expandiram-se, formaram-se estações interespaciais e é possível carregar um computador no bolso. É também em 2058 que noticiamos uns EUA liderados pela extrema-direita, em que os deputados já podem transgredir o mínimo dos dois mandatos consecutivos, como é o caso do avô da vítima:

«O senador, pelo que Eve notou, havia se beneficiado da mudança de temperatura que ocorrera no país, muito quente na opinião dela, e também da revogação da Lei dos Dois Mandatos. De acordo com a legislação atual, um político poderia manter o seu cargo para toda a vida. Tudo o que tinha a fazer era convencer os seus eleitores a reelegê-lo indefinidamente.»

Roberts complementa esta hipótese de mundo com muitas mais características dignas de dissecação, como as críticas à corrupção política, altamente intemporal pelo que notamos, e até as feridas do planeta, vítima da ação humana nefasta durante as alterações climáticas. São frases singelas que aparecem ao longo do livro, mas que intensamente contribuem para tornar a narrativa mais rica.

Dallas é uma personagem forte e determinada, resoluta de que conseguirá trazer justiça às suas vítimas, mas que, ao mesmo tempo, cai nos amores instantâneos de um bilionário francês, também uma figura de enorme relevância em toda a história, numa construção amorosa que deixa muito a desejar. O desenvolvimento do casal é rápido demais, especialmente tendo em conta que a série conta com 55 livros atualmente, e que se fomenta maioritariamente num fervor sexual que perde mais no que ganha. Apesar de ser um casal em que consigo ver um futuro (e até nem desgosto), entendo que lhes faltava algo mais — quiçá um pouco de sensibilidade no que toca ao ambiente circundante.

Não obstante, a escrita fluída, rápida e viciante da autora é um bom combustível durante todo o livro, o que o torna uma boa fonte de entretenimento. Nudez Mortal tem um pouco de tudo: um romance para os aventureiros, um crime porreiro e acessível (que me lembrou, ligeiramente, do American Psycho) e um world-building digno de alguns debates e análises para quem estiver a fim disso.